Construa seu sonho!
Fazemos todos os tipos de projetos. A sua construção merece o melhor!
Vendemos areia e brita no atacado!
Além da Construção Civil, atuamos também com instalação de serviços eletrônicos, jardinagem, representantes de marcas, agentes de portaria e terceirização de serviço de secretária.
A PROTEGES - Prestadora de Serviços, agora atende Irecê e região.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (77) 99907-1761, (77) 99965-6439 ou (77) 99906-4447.
Fonte: Publicidade
O décimo primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2022, relativo ao mês de novembro, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estimou a produção estadual de cereais, oleaginosas e leguminosas em 11,4 milhões de toneladas (t), o que representa um crescimento de 8,2% na comparação com a safra de 2021 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados.
Em relação ao levantamento do mês anterior, não houve variação do indicador. As áreas plantada e colhida permaneceram ambas estimadas em 3,38 milhões de hectares (ha), o que corresponde, nas projeções do IBGE, a uma expansão de 5,5% na comparação anual. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,36 t/ha) da lavoura de grãos no estado é 2,5% superior na mesma base de comparação.
Com a colheita concluída, a produção de algodão (caroço e pluma) obtida foi de 1,35 milhão de toneladas, que representa expansão de 6,4% em relação a 2021. A área plantada com a fibra (290 mil hectares) superou em 8,3% a do ano passado, demonstrando, assim, uma maior disposição de investimento dos produtores diante da melhoria nas condições de mercado.
O volume colhido da soja ficou mantido em 7,2 milhões de toneladas, o que corresponde a 6,0% acima do verificado em 2021. Dessa forma, a safra da oleaginosa atingiu safra recorde pelo terceiro ano consecutivo. A área plantada no estado ficou projetada em 1,8 milhão de hectares (7,2% superior ao observado em 2021).
As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, somam 2,84 milhões de toneladas, que representa uma expansão de 13,6% na comparação anual. Com relação à área plantada (700 mil hectares), o IBGE aponta uma expansão de 4,5% em relação à da safra passada. A estimativa da primeira safra do cereal é de 2,2 milhões de toneladas, sendo 15,3% superior à de 2021. Já o prognóstico para a segunda safra ficou mantido em 650 mil toneladas – crescimento de 8,3% em relação à colheita do ano anterior.
Para a lavoura do feijão, a expectativa é de que esta totalize 244 mil toneladas, representando avanço de 28,9% na comparação com a safra de 2021. O levantamento manteve a estimativa de 417 mil hectares plantados, a mesma observada no ano anterior. Estima-se que a 1ª safra da leguminosa (145,6 mil toneladas) seja 41,3% superior à de 2021, bem como a 2ª safra (98,3 mil toneladas) tenha uma variação positiva de 14,1%, na mesma base de comparação.
Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estima produção de 5,6 milhões de toneladas, alta de 1,4% em relação à safra 2021. A estimativa da produção do cacau está projetada em 126,1 mil toneladas, o que representa uma queda de 13,1% na comparação com a do ano anterior.
Em relação ao café, serão colhidas de 234,0 mil toneladas este ano, 12,8% acima da observada no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 101,0 mil toneladas, com variação anual positiva de 35,8%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora tem previsão de 133 mil toneladas, ficando mesmo patamar do ano anterior.
As estimativas para as lavouras de banana (904,3 mil toneladas), laranja (653,5 mil toneladas) e uva (60,8 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 2,9%, 3,0% e -0,8%, em relação à safra anterior.
O levantamento ainda indica uma produção de 856,3 mil toneladas de mandioca, 0,6% inferior à de 2021. A produção de batata-inglesa, estimada em 354 mil toneladas, apresenta recuo de 8,5%; e a do tomate, estimada em 178 mil toneladas, aponta queda de 14,5% na comparação com a do ano anterior.
Fonte: Ascom/SEI
Na última sexta-feira (9), aconteceu em Ibititá, a eleição para presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Apesar da mudança de nome, o órgão do poder legislativo continuará sendo administrado por uma mulher.
Após um ótimo trabalho da vereadora Maria Gilaide, que realizou um mandato marcado pelo compromisso e respeito às divergências políticas, a recém chegada ao grupo da situação, Cida da Pedra, será a sucessora e promete continuar o legado da atual presidente, com o mesmo foco e comprometimento.
A atuação de Cida no município resultou no apoio de sete colegas vereadores, que confiaram a ela este novo desafio em sua carreira política. Além do seu, Cida da Pedra recebeu os votos dos vereadores Ulisses, Gilaide, Celson, Cabelinho, Pacheco, Pastor Guima e Geovane.
Oposição de Ibititá sofre nova derrota e vê grupo da situação cada vez mais forte no município – Foto: Reprodução
A eleição de Cida da Pedra para presidente da Câmara de Ibititá foi mais um duro golpe para a oposição, que acumula outra derrota e vê o grupo da situação ganhar cada vez mais força no município.
Fonte: Com informações de assessoria.
Dois homens foram presos em flagrante em depósito de caminhões roubados, onde era feito o desmanche de veículos, no município de João Dourado, na região de Irecê. Segundo a polícia, a ação aconteceu na quinta-feira (09). As informações são da CIPE-Semiárido.
“A Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, em rondas na cidade de Irecê, recebeu informações do delegado de Polícia Civil da cidade João Dourado, relatando sobre um depósito, situado na estrada entre o município de João Dourado e o povoado de Gameleira, que estava funcionando como desmanche de caminhões roubados”, ressaltou a polícia em nota.
Ainda conforme o comunicado, prontamente, a equipe seguiu para o endereço mencionado e ao realizar a verificação, havia no interior do depósito, um caminhão M.BENZ/AXOR 2544, Cor Vermelha, que foi roubado no dia 25 de novembro de 2022, na BR-116, nas proximidades de Canudos-BA.
A polícia informou que o caminhão estava sendo desmontado por duas pessoas, naturais de Ibotirama, que foram presas em flagrante e conduzidas para a delegacia.
Ainda conforme o release da CIPE, havia no local também um bloqueador de sinal de telefonia, utilizado para impedir o rastreamento de veículos roubados.
Todo o material apreendido e as pessoas foram conduzidas e apresentados na Central de Flagrantes de Irecê.
Material apreendido:
.Caminhão, M.BENZ/AXOR 2544, placa OEN-3135, cor vermelha;
.02 - Vagões de carreta, placas QKU-5187 e QKU-5195, marca SR, modelo guerra AGGR;
.01 - Bloqueador de sinal de telefonia, cor preta;
.02 - Aparelhos celular.
Fonte: Da Redação
Na manhã desse domingo (11), parte da delegação da seleção brasileira desembarcou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, depois da derrota na Copa do Catar. O grupo incluía o técnico Tite e sua comissão técnica, os jogadores Raphinha, Rodrygo, Danilo, Weverton, Ederson e Everton Ribeiro e o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues. Os outros membros ficaram na Europa.
Tite, que estava bastante emocionado, agradeceu um grupo de pessoas que aplaudiu a equipe na passagem pelo saguão. No entanto, o técnico não quis dar entrevistas.
Um dos únicos a falar com a imprensa, o jogador Everton Ribeiro comentou que o clima no avião durante a volta era de tristeza. “É muito recente ainda. Todo mundo está frustrado, triste. Não esperávamos isso, estávamos confiantes de chegar à final. O trabalho foi feito para cima, estava caminhando bem, com uma equipe forte. Infelizmente, em um jogo, sofremos um chute no gol e perdemos nos pênaltis”, comentou o jogador do Flamengo.
“O Brasil não merecia. Só temos a agradecer à torcida, que desde o primeiro momento nos ajudou. A gente sentia essa energia, esse pensamento positivo, e isso nos deixou orgulhosos lá. É muito triste não ter sido campeão”, completou Everton.
Fonte: Metro 1
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Na manhã desse sábado (10), um idoso de 60 anos morreu após ser atropelado por um veículo Toyota Corola na rodovia BA-148, que liga as cidades de Ibititá e Ibipeba, na região de Irecê.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era conhecido pelo nome de Hildebrando, e veio a óbito no local.
De acordo com o condutor do veículo, ele trafegava sentido Ibipeba a Irecê, quando a vítima que estava em uma bicicleta fez "uma manobra para o outro lado da pista", não sendo possível evitar o acidente".
Após o ocorrido, o condutor acionou a SAMU, que confirmou o óbito. Ainda segundo a PM, o local foi isolado, e o Departamento de Polícia Técnica acionado para a remoção do corpo.
Fonte: Bahia Infoc
Chapada Diamantina oferece oportunidades para empresas brasileiras e internacionais – Foto: Banco de imagens
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Obra no povoado de Queimada do Floriano destaca compromisso da gestão Elmo Vaz, afirma Magno Dourado Nos qua...
Foto: Feijão Almeida/GOVBA Os beneficiários do Sistema de Assistência à ...
Evento reuniu autoridades regionais e destacou a importância da unidade para municípios atendidos — Foto: reprodução