Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022
Publicidade

 

Construa seu sonho!

Fazemos todos os tipos de projetos. A sua construção merece o melhor!

Vendemos areia e brita no atacado!

Além da Construção Civil,  atuamos também com instalação de serviços eletrônicos, jardinagem, representantes de marcas, agentes de portaria e terceirização de serviço de secretária.

A PROTEGES - Prestadora de Serviços, agora atende Irecê e região.

Para mais informações, entre em contato pelo  WhatsApp (77) 99907-1761, (77) 99965-6439 ou (77) 99906-4447.

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022
BAHIA

O décimo primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2022, relativo ao mês de novembro, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estimou a produção estadual de cereais, oleaginosas e leguminosas em 11,4 milhões de toneladas (t), o que representa um crescimento de 8,2% na comparação com a safra de 2021 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados.

Em relação ao levantamento do mês anterior, não houve variação do indicador. As áreas plantada e colhida permaneceram ambas estimadas em 3,38 milhões de hectares (ha), o que corresponde, nas projeções do IBGE, a uma expansão de 5,5% na comparação anual. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,36 t/ha) da lavoura de grãos no estado é 2,5% superior na mesma base de comparação.

Com a colheita concluída, a produção de algodão (caroço e pluma) obtida foi de 1,35 milhão de toneladas, que representa expansão de 6,4% em relação a 2021. A área plantada com a fibra (290 mil hectares) superou em 8,3% a do ano passado, demonstrando, assim, uma maior disposição de investimento dos produtores diante da melhoria nas condições de mercado. 

O volume colhido da soja ficou mantido em 7,2 milhões de toneladas, o que corresponde a 6,0% acima do verificado em 2021. Dessa forma, a safra da oleaginosa atingiu safra recorde pelo terceiro ano consecutivo. A área plantada no estado ficou projetada em 1,8 milhão de hectares (7,2% superior ao observado em 2021).

As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, somam 2,84 milhões de toneladas, que representa uma expansão de 13,6% na comparação anual. Com relação à área plantada (700 mil hectares), o IBGE aponta uma expansão de 4,5% em relação à da safra passada. A estimativa da primeira safra do cereal é de 2,2 milhões de toneladas, sendo 15,3% superior à de 2021. Já o prognóstico para a segunda safra ficou mantido em 650 mil toneladas – crescimento de 8,3% em relação à colheita do ano anterior.

Para a lavoura do feijão, a expectativa é de que esta totalize 244 mil toneladas, representando avanço de 28,9% na comparação com a safra de 2021. O levantamento manteve a estimativa de 417 mil hectares plantados, a mesma observada no ano anterior. Estima-se que a 1ª safra da leguminosa (145,6 mil toneladas) seja 41,3% superior à de 2021, bem como a 2ª safra (98,3 mil toneladas) tenha uma variação positiva de 14,1%, na mesma base de comparação.

Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estima produção de 5,6 milhões de toneladas, alta de 1,4% em relação à safra 2021. A estimativa da produção do cacau está projetada em 126,1 mil toneladas, o que representa uma queda de 13,1% na comparação com a do ano anterior.

Em relação ao café, serão colhidas de 234,0 mil toneladas este ano, 12,8% acima da observada no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 101,0 mil toneladas, com variação anual positiva de 35,8%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora tem previsão de 133 mil toneladas, ficando mesmo patamar do ano anterior.

As estimativas para as lavouras de banana (904,3 mil toneladas), laranja (653,5 mil toneladas) e uva (60,8 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 2,9%, 3,0% e -0,8%, em relação à safra anterior.

O levantamento ainda indica uma produção de 856,3 mil toneladas de mandioca, 0,6% inferior à de 2021. A produção de batata-inglesa, estimada em 354 mil toneladas, apresenta recuo de 8,5%; e a do tomate, estimada em 178 mil toneladas, aponta queda de 14,5% na comparação com a do ano anterior.

Fonte: Ascom/SEI



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022
Região

Na última sexta-feira (9), aconteceu em Ibititá, a eleição para presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Apesar da mudança de nome, o órgão do poder legislativo continuará sendo administrado por uma mulher.

Após um ótimo trabalho da vereadora Maria Gilaide, que realizou um mandato marcado pelo compromisso e respeito às divergências políticas, a recém chegada ao grupo da situação, Cida da Pedra, será a sucessora e promete continuar o legado da atual presidente, com o mesmo foco e comprometimento.

A atuação de Cida no município resultou no apoio de sete colegas vereadores, que confiaram a ela este novo desafio em sua carreira política. Além do seu, Cida da Pedra recebeu os votos dos vereadores Ulisses, Gilaide, Celson, Cabelinho, Pacheco, Pastor Guima e Geovane.

Oposição de Ibititá sofre nova derrota e vê grupo da situação cada vez mais forte no município – Foto: Reprodução

A eleição de Cida da Pedra para presidente da Câmara de Ibititá foi mais um duro golpe para a oposição, que acumula outra derrota e vê o grupo da situação ganhar cada vez mais força no município.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022
Região

Dois homens foram presos em flagrante em depósito de caminhões roubados, onde era feito o desmanche de veículos, no município de João Dourado, na região de Irecê. Segundo a polícia, a ação aconteceu na quinta-feira (09).  As informações são da CIPE-Semiárido.

“A Guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, em rondas na cidade de Irecê, recebeu informações do delegado de Polícia Civil da cidade João Dourado, relatando sobre um depósito, situado na estrada entre o município de João Dourado e o povoado de Gameleira, que estava funcionando como desmanche de caminhões roubados”, ressaltou a polícia em nota.

Ainda conforme o comunicado, prontamente, a equipe seguiu para o endereço mencionado e ao realizar a verificação, havia no interior do depósito, um caminhão M.BENZ/AXOR 2544, Cor Vermelha, que foi roubado no dia 25 de novembro de 2022, na BR-116, nas proximidades de Canudos-BA.

A polícia informou que o caminhão estava sendo desmontado por duas pessoas, naturais de Ibotirama, que foram presas em flagrante e conduzidas para a delegacia.

Ainda conforme o release da CIPE, havia no local também um bloqueador de sinal de telefonia, utilizado para impedir o rastreamento de veículos roubados.

Todo o material apreendido e as pessoas foram conduzidas e apresentados na Central de Flagrantes de Irecê.

Material apreendido:

.Caminhão, M.BENZ/AXOR 2544,  placa OEN-3135, cor vermelha;

.02 - Vagões de carreta, placas  QKU-5187 e QKU-5195, marca SR, modelo guerra AGGR;

.01 - Bloqueador de sinal de telefonia, cor preta;

.02 - Aparelhos celular.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022
COPA

Na manhã desse domingo (11), parte da delegação da seleção brasileira desembarcou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, depois da derrota na Copa do Catar. O grupo incluía o técnico Tite e sua comissão técnica, os jogadores Raphinha, Rodrygo, Danilo, Weverton, Ederson e Everton Ribeiro e o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues. Os outros membros ficaram na Europa.

Tite, que estava bastante emocionado, agradeceu um grupo de pessoas que aplaudiu a equipe na passagem pelo saguão. No entanto, o técnico não quis dar entrevistas.

Um dos únicos a falar com a imprensa, o jogador Everton Ribeiro comentou que o clima no avião durante a volta era de tristeza.  “É muito recente ainda. Todo mundo está frustrado, triste. Não esperávamos isso, estávamos confiantes de chegar à final. O trabalho foi feito para cima, estava caminhando bem, com uma equipe forte. Infelizmente, em um jogo, sofremos um chute no gol e perdemos nos pênaltis”, comentou o jogador do Flamengo.

“O Brasil não merecia. Só temos a agradecer à torcida, que desde o primeiro momento nos ajudou. A gente sentia essa energia, esse pensamento positivo, e isso nos deixou orgulhosos lá. É muito triste não ter sido campeão”, completou Everton.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022
Publicidade



Domingo, 11 de Dezembro de 2022
Região

Foto: Divulgação / Polícia Militar

Na manhã desse sábado (10), um idoso de 60 anos morreu após ser atropelado por um veículo Toyota Corola na rodovia BA-148, que liga as cidades de Ibititá e Ibipeba, na região de Irecê.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima era conhecido pelo nome de Hildebrando, e veio a óbito no local.

De acordo com o condutor do veículo, ele trafegava sentido Ibipeba a Irecê, quando a vítima que estava em uma bicicleta fez "uma manobra para o outro lado da pista", não sendo possível evitar o acidente".

Após o ocorrido, o condutor acionou a SAMU, que confirmou o óbito. Ainda segundo a PM, o local foi isolado, e o Departamento de Polícia Técnica acionado para a remoção do corpo.

Fonte: Bahia Infoc



Compartilhar no Whatsapp