Estudante de Xique-Xique fará parte da equipe de alunos que irá defender o estado da Bahia nessa competição
Pela primeira vez, a Universidade do Estado da Bahia/UNEB Campus XV, vai participar da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos do WASHINGTON COLLEGE OF LAW, que acontecerá Washington, EUA, no primeiro semestre de 2019.
A competição é um evento que ocorre desde 1995 e visa treinar os acadêmicos do curso de Direito no uso do sistema legal interamericano como um núcleo legítimo para a reparação de violações de direitos humanos.
São reunidos estudantes de várias partes das Américas para debater casos específicos apreciados no âmbito do sistema interamericano de Direitos Humanos. Cabe a cada equipe a elaboração de um memorial escrito, assim como a sustentação oral perante especialistas que desempenham o papel de juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
A equipe da UNEB, será formada pelas discentes do Curso de Direito: Andréa Souza, Bianca Teixeira, Bruna Oliveira, Érica Landim e Eucileine Santos, sob a responsabilidade do professor e advogado Diogo Assis Cardoso Guanabara.
"Há alguns custos de participação que precisam ser cobertos. No momento, esse é o nosso maior obstáculo. Diante disso, pedimos a sua colaboração" ressaltou Érica Landim, que é de Xique-Xique, a 107 Km de Irecê e fará parte dessa equipe de guerreiras.
Doe qualquer quantia e faça parte dessa corrente do bem.
Ajude a UNEB chegar a Washington, nos Estados Unidos. Saiba mais aqui.
Fonte: Equipe/Uneb
Após uma denúncia anônima de tráfico de drogas e posse de armas, guarnições Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) partiram para averiguar no Loteamento Felix, em Irecê.
A polícia informou que chegando ao local foi visto uma movimentação suspeita num imóvel, o que ensejou a abordagem à edificação, onde foi detida Maria Socorro dos Reis.
Ainda segundo a polícia, na residência de Maria do Socorro foi encontrado aproximadamente 120g de maconha, munições calibre 38 e 2 balanças de precisão, confirmando a denúncia.
A mulher o material apreendido foi encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Nos dias 16, 21, 22, 23 e 24/06/2018 aconteceram os tradicionais festejos do aniversário do município de Barra, bem como o São João da Barra, ao 7º Batalhão da Polícia Militar coube a segurança de tão grandioso evento, atuando através da 5ª Cia/PP/4º Pel/Barra, com o apoio da CIPE CERRADO. Foram aplicados no terreno mais de 80 (oitenta) Policiais Militares, distribuídos nos 05 (cinco) dias de festa.
Atrações Principais: Psirico, Seu Maxixe, Tayrone, Os Clones, Desejo de Menina, Mala 100 alça, Forrozão das Antigas, Moleca 100 Vergonha e artistas regionais e locais.
Os maiores públicos foram registrados nos dias 16 e 21/06/2018, quando se apresentaram Psirico, Seu Maxixe, Tayrone, Os Clones, quando mais de 15.000 (quinze mil) pessoas passaram pela Praça Barão de Cotegipe.
Ocorrências oficialmente registradas:
CVLI : 00
CTCV : 00
VCM: 00
POSSE / PORTE DE ENTORPECENTE: 00
ROUBO/FURTO VEÍCULO: 00
VIAS DE FATO: 01
PORTE DE ARMA BRANCA: 00
Pelo porte do evento, o serviço de segurança foi considerado um sucesso.
Agradecemos aos Barrenses e visitantes pelo excelente comportamento durante os festejos, este engrandece ainda mais o evento, colocando-o de forma definitiva no rol das grandes festas da região e faz com que os visitantes retornem no ano seguinta.
Gilson Soares Seixas – Ten Cel PM
Comandante do 7º BPM
Lourival Tavares de Barros Júnior - Cap PM
Cmt. da 5ª Cia/PP e Coordenador do Policiamento
Marcos Antônio Freire de Oliveira – Ten PM
Cmt. do 2º Pel/Barra e Cmt. do Policiamento
Fonte: Polícia Militar
Na manhã do último domingo (24), por volta das 07h, um grave acidente de carro ceifou a vida de uma garota de apenas 15 anos, Lorena Santos de Meneses.
O fato ocorreu na rodovia BA-122, trecho da rodovia que liga a cidade de Mulungu do Morro ao distrito de Segredo, em Souto Soares, região de Irecê.
De acordo com informações da polícia, um veículo modelo Golf, com quatro ocupantes saiu da pista e colidiu contra um poste de energia. Os outros três ocupantes do carro, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridos para uma unidade hospitalar local. Não há informação sobre o estado de saúde das três vítimas.
O corpo da jovem foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Um crime de feminicídio chocou a população de Jacobina, na Chapada Norte, no último final de semana. Na madrugada de sexta (22) para sábado (23), Débora Santos de Oliveira, de 28 anos, foi brutalmente assassinada a facadas. Conforme as informações, o acusado é o noivo, um carregador de carro, de identidade ainda não divulgada pela polícia. O crime aconteceu entre as comunidades de Sete Casas e Couro Velho, logo após o bairro Jacobina IV, onde os dois estariam participando de uma festa de São João.
O assassinato teria acontecido no retorno da festa, já próximo ao amanhecer do dia. Débora, que estava grávida de dois meses, teve o corpo perfurado por 22 facadas, sendo que um dos golpes atingiu o pescoço, praticamente, degolando-a. Segundo relatos de uma irmã, Débora namorava com o acusado há três anos, estavam noivos e com casamento marcado para o próximo mês. “Ela estava muito alegre, feliz, fazendo muitos planos e com o vestido do casamento já confeccionado”, declarou a irmã em entrevista à Rádio Jaraguar FM.
A família acredita que o motivo de crime tenha sido por ciúmes. “Ele era muito ciumento, possessivo, já havia ameaçado minha irmã, que inclusive chegou a registrar boletim na Delegacia de Jacobina; ele foi preso, mas, mesmo assim, continuaram juntos”, narra. A Polícia Civil de Jacobina está investigando o caso, e está prestes a prender o acusado a qualquer momento. Grupos ligados à defesa dos direitos das mulheres pretendem fazer mobilizações pela prisão e condenação do assassino.
Feminicídio
Na lei, o feminicídio é definido como a morte de uma mulher por razões de gênero, sendo caracterizado em quatro circunstâncias: quando há violência doméstica e familiar; violência sexual; mutilação ou desfiguração da vítima; emprego de tortura ou qualquer meio cruel ou degradante, antes ou depois do assassinato. O feminicídio é crime previsto no Código Penal com pena de reclusão de 12 a 30 anos.
Fonte: Jacobina 24 horas
Equipes da Polícia Civil e Militar de Central, na região de Irecê, prenderam em flagrante nesta segunda-feira (25), Rubens Nicolau de Lima, o Neguinho e Anderson Brasil Bonfim, conhecido por Ninho. A dupla é suspeita de ter assassinado à golpes de faca e pedra, Reinaldo Pires Maciel, de 64 anos, crime que ocorreu na madrugada de domingo (24), no povoado de Tanque Novo, zona rural do município. As informações são da Polícia Civil.
Após denúncias de moradores da localidade e testemunhas que presenciaram o fato, foi possível identificar os autores, diz a nota da Polícia Civil. De acordo com as investigações, um grupo de pessoas estava ao redor de uma fogueira, comemorando a festa do São João, quando os suspeitos tiveram uma discussão com a vítima e posteriormente atentaram contra sua vida, usando uma faca e uma pedra. A vítima foi encontrada com diversas perfurações pelo corpo, além de lesões na cabeça causadas por pedradas.
“Esta elucidação foi um esforço conjunto da Polícia Militar e Polícia Civil de Central que juntas conseguiram dar uma resposta rápida a este crime bárbaro”, ressaltou o delegado Michael Alves, responsável pelo caso.
Os suspeitos foram encaminhados à custódia da Delegacia de Polícia Civil local onde estão presos à disposição da Justiça.
Há cerca de um ano, Rubens Nicolau de Lima, “Neguinho", foi manchete em vários jornais da Bahia. Na ocasião, ele foi acusado por moradores da localidade de Tanque Novo, de balear e matar aproximadamente 80 cachorros. À época, o caso foi parar na delegacia.
Matéria relacionada:
Fonte: Central Notícia
Na madrugada de sábado (23) por volta das 02h, após trabalho investigativo, foi possível realizar a prisão de 03 lanceiros”( pessoas que vão as festas para furtar aparelhos celulares e documentos pessoais das vítimas) que estavam na festa juninas da cidade de Irecê.
Após trabalho investigativo, a equipe da Polícia Civil que estava de plantão no evento, conseguiu recuperar 05 aparelhos celulares que foram furtadas nesta noite no circuito da festa.
Os aparelhos recuperamos são:
02 Moto G
01 celular Samsung J7 Preto
01 celular LG
01 celular Sansung J5
Além disso, um dos aparelhos celulares já foi devolvido à uma das vítimas que esteve no posto policial para registrar a ocorrência que foi vítima . Todos os celulares são de alto valor que juntos somam mais de R$ 7.000,00 reais.
Os autores ainda utilizavam dois adolescentes para realizarem as subtrações e darem apoio para a prática de crimes.
Os 03 flagranteados juntos já possuíam mais de 09 passagens por crimes de igual natureza.
Os aparelhos estarão à disposição das vítimas no dia de hoje no posto policial (Polícia Civil) e poderão ser devolvidos às vítimas após comprovação da propriedade dos objetos por elas, seja através de notsa fiscais, número de IMEI ou outras características que possam identificá-las como dono.
Fonte: Polícia Civil
Na madrugada de sábado (23), por volta das 01h, após ser flagrado pelas câmeras de segurança, a equipe de monitoramento realizou a condução de um homem e uma adolescente que estavam furtando diversas pessoas no circuito.
Apresentado a Polícia Civil, o suspeito foi prontamente identificado como o sendo o criminoso Hiltinho, que possui passagens policiais pelos crimes de homicídio, sendo investigado também por crimes de roubo e tráfico de drogas nesta cidade.
Além disso três vítimas estiveram no posto policial e reconheceram o flagranteados como uma das pessoas que estavam realizando subtrações no circuito junino que ocorria na cidade de Irecê.
Em diligência continuada, a menor que estava em companhia de Hiltinho levou a equipe de Polícia Civil até a residência do mesmo, sendo possível aprender uma arma de fogo e uma pequena quantidade de maconha.
Todo material foi apresentado à autoridade policial que realizou o flagrante do conduzido.
Fonte: Polícia Civil
O prêmio principal de R$ 38 milhões do concurso 2.052 da Mega-Sena, sorteado ontem (23) à noite em Campina Grande (PB), teve quatro ganhadores. Confira as dezenas sorteadas: 50 - 51 - 56 -57 - 58 - 59.
Os apostadores que acertaram as seis dezenas são das cidades de Salvador, Maranguape (CE), Marabá (PA) e Canoas (RS). Cada um levará um prêmio de R$ 9.627.559,21. Já a quinta contemplou 152 apostas, cada uma com um prêmio de R$ 17.089,52. Mais de 4,8 mil bilhetes acertaram a quina e cada um ganhará um prêmio de R$ 770,52.
O próximo concurso, que será sorteado na quarta-feira (27), tem um prêmio estimado em R$ 2,5 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas de todo o país. O valor da aposta mínima é R$ 3,50
Fonte: CEF
Com a missão de apoiar o policiamento em 28 municípios, esta Unidade Especializada vêm empreendendo esforços para garantir a paz e a ordem durante os festejos.
No dia 23/06(sábado) a aplicação do efetivo priorizou os seguintes eventos:
São João em Irecê
Emprego de Patrulhas no Mercadão e Praça Clériston Andrade, além de guarnições motorizadas, totalizando 34 PM escalados.
São João em Gentio do Ouro e Xique-Xique
Emprego de uma guarnição motorizada.
São João em Mairi e Ipirá
Emprego de uma guarnição motorizada.
São João em Barro Alto e Uibaí
Emprego de uma guarnição motorizada.
São João de Piritiba
Emprego de uma guarnição motorizada.
As ações ainda priorizam o patrulhamento nas cidades de Morro do Chapéu, Itaguaçu da Bahia, Central e Tapiramutá.
Fonte: Ascom/CAESA
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...