A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, torna público que as inscrições do processo seletivo para o curso técnico integrado ao ensino médio em Administração na modalidade Proeja, Edital 13/2019, foram programadas até o dia 31 de janeiro de 2020.
Lembramos que as atividades normais no Campus só retornarão no dia 06 de janeiro de 2019.
Fonte: IFBA Irecê
Muita emoção marcou mais uma colação de grau no IFBA Campus Irecê. A cerimônia aconteceu no último dia 01. Na oportunidade receberam grau correspondente ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) os(a) alunos(a) Débora Miranda da Gama, Harley Pontes Pereira, Helder Paiva Rodrigues, Luciano Alves Machada Júnior e William Gomes Borges.
Apesar de ter sido muito especial para todos, esse momento foi ainda mais marcante para William, primeiro cego a receber diploma de graduação no IFBA Campus Irecê.
William iniciou sua jornada no IFBA em 31 de março de 2014, ainda no curso técnico subsequente em biocombustíveis. Segundo ele essa experiência foi fundamental para eu conseguir uma vaga através do SISU no curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, curso este iniciando em 16 de março de 2015, primeira turma do curso no Campus.
Natural do povoado de Tiburcio, Canarana/BA, Willam teve de deixar sua família para morar com parentes naquela cidade.
De lá seria possível pegar o ônibus que o conduziria até o IFBA. Isso ainda representaria viajar cerca de 70 km todos os dias para ir e voltar da instituição.
O mesmo relembra que nos primeiros meses do curso, por mais de um ano e meio, não havia transporte para retorno logo após o período de aula, tendo ele que ficar das 18h20 até às 22h30 aguardando o ônibus que o conduziria de volta.
William lembra que quando ingressou no curso superior não tinha habilidades para utilizar o computador, nem como usuário comum. Por isso, a ajuda de alguns servidores foi fundamental. "Os professores sempre estavam prontos para me ajudar, desenvolvendo métodos e técnicas para promover meu aprendizado", comenta. " O desenvolvimento de programas, e sua adequação à minha realidade me fez aprender coisas muito boas na prática, saindo do campo teórico" ressalta o discente.
Os serviços e atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, também foram muito importantes para seu desenvolvimento. Segundo ele, "o setor atuava na orientação dos professores e adaptação dos materiais a serem usados nas atividades de aulas, tornando o aprendizado interativo e mais fácil". "O uso das tecnologias assistivas adquiridas pelo campus fez com que esse Núcleo pudesse desenvolver essa importante função," completa.
Iza Rocha, coordenadora do NAPNE, lembra como foram esses anos de trabalho com William. " Quando William chegou ao Campus, foram necessárias algumas ações para garantir a sua inclusão, ele conseguiu inicialmente o acesso, mas seria necessário assegurar sua permanência, aprendizagem e conclusão com êxito, para isso houve um empenho do Campus para aquisição de recursos referentes à Tecnologia Assistiva, com o objetivo de garantir a sua acessibilidade" relata. "Foi disponibilizado para o estudante um notebook com o software Virtual Vision, também uma máquina de escrever em Braille. Outros produtos em relevo e em Braille, inclusive uma impressora foram adquiridos para o NAPNE, onde foi disponibilizado para ele o atendimento no turno oposto à aula, para o estudo do Braille, visto que a sua alfabetização foi apenas oral, e também Orientação e Mobilidade, sendo que antes ele sempre dependia de outras pessoas para se locomover por não saber usar a bengala. Também se cuidou da acessibilidade arquitetônica com a colocação de piso tátil e sinalização em Braille", ressalta a servidora.
Iza se sente muito feliz por ter participado desse processo de inclusão. "Foi emocionante acompanhar o seu desenvolvimento acadêmico e a sua autonomia, mas, mais que aprender, aqui ele nos ensinou. Depois de conviver com ele, seus colegas, professores e demais servidores certamente passaram a ter outro conceito a respeito das pessoas com deficiência visual. William nos ensinou a ver as coisas com outros olhos," finaliza emocionada.
William mostra-se muito grato por tudo que a instituição fez para lhes proporcionar a inclusão e aprendizados necessários para sua formação. Para ele "foi muito gratificante e satisfatório estudar no IFBA, não tenho palavras para agradecer, mais feliz ainda por conseguir a graduação no IFBA, uma instituição federal, e na minha região".
Para Robério Batista, Diretor-Geral Pro Tempore, "essa colação de grau foi um momento muito importante para o instituto, em especial para o campus Irecê, por conta, além da formação dos outros alunos, a colação de grau de Willam, aluno cego". "Sabemos que conseguimos dar passos largos para garantir a inclusão desse aluno. Mas temos plena consciência de que há muito a ser feito para garantir o acesse e a formação de mais pessoas com necessidades específicas no campus" pontua. "É um momento de muita felicidade e ao mesmo tempo de reflexão, para que possamos garantir que mais pessoas com necessidades específicas possam entrar e formar nessa instituição" finaliza.
Fonte: IFBA Irecê
A professora Thaís está cursando Pedagogia e finaliza no próximo ano. A jovem empreendedora fala sobre a nova escola que vai trazer um ensino de qualidade com um preço acessível, que visa atender uma demanda da atual realidade sócio-econômica vivenciada em Central e nossa região.
“Na contemporaneidade, o estudante não cabe mais no papel de mero receptor de informações. Na Nova Escola, ele tem vez e voz”.
Educar para transformar
A educação tem o poder de mudar uma geração, educar com virtudes e competências pode transformar vidas. Investir na educação de crianças é fundamental para mudar um país, a transformação que o conhecimento gera no comportamento das crianças é percebida a longo prazo, poder ajudar as crianças a buscarem seus sonhos e realizações é a nossa maior gratificação.
Objetivo da educação na Escola Cantinho do Saber
Nosso objetivo é educar, cuidar e amar as crianças para fazermos deste mundo um mundo melhor. A escola vai trabalhar com a educação infantil e Ensino fundamental do 1º ao 5º ano.
Educação pode melhorar o futuro da sociedade
A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. A importância de aprender para si mesmo é compartilhar os conhecimentos com os outros. É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
Expectativas das famílias em relação à educação dos filhos
Ao inserir seu filho em uma escola a família busca um ensino de qualidade e uma relação de afeto e carinho entre professores e alunos. Para algumas famílias, existe o sentimento de que a escola é algo extremamente importante, manifestam a esperança e o desejo de verem os filhos “se saírem melhores que eles”.
Corpo docente no ensino primário
O corpo docente da escola é formado por professores pedagogos que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Inovação, qualidade e preços acessíveis
É possível a nossa escola [Cantinho do Saber] trazer uma educação inovadora e transformadora que estimulam os alunos o gosto por estudar com um preço acessível para todos. O que mais prezamos nesta nova escola é um ensino de qualidade.
Escola Cantinho do Saber
Excelente estrutura, preços baixos e o principal, professores capacitados, aptos a ensinarem na educação infantil e ensino fundamental.
Matrículas
A Escola Cantinho do Saber será inaugurada no dia 06 de janeiro de 2020. Neste mesmo dia, iniciaremos as matrículas com uma mega promoção de inauguração. Mais informações pelo WhatsApp (74) 9.9961- 2134.
Reforço escolar
O nosso reforço escolar será aberto para alunos de outras escolas atendendo a educação infantil e o ensino fundamental.
Considerações finais
Agradeço a todos pais e responsáveis que irão confiar em nossa escola para educar seu filho, garanto trazer uma educação transformadora e inovadora para a nossa cidade.
Fonte: Central Notícia
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, passa a ofertar essa semana mais um curso técnico na forma integrada para a comunidade da região de Irecê.Na última terça-feira (17), aconteceu no seu auditório, aula inaugural do curso técnico na forma Integrada ao Ensino Médio em Administração na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
O momento contou com a participação do Diretor-Geral, Robério Batista, a Direta de Ensino, Ana Carolina, a Chefe do Departamento Administrativo, Miyuki Karasawa, da Coordenadora do Cursos Maria Aparecida R. Alecrim. Somados a estes, servidores de ambas as categorias e os protagonistas do evento, os discentes.
O curso acontecerá no período noturno com duração mínima de 03 (três) anos, tendo uma carga horária total de 2.490. Totalmente presencial, o curso será em regime semestral. Sua forma de ingresso é mediante processo seletivo e transferências internas ou externas. Os estudantes poderão receber, além do diploma, certificação intermediária a cada dois semestres, sendo, Auxiliar de Recursos Humanos. Auxiliar Financeiro; Auxiliar Administrativo.
Agora o campus Irecê conta com 04 (quatro) cursos técnicos integrados ao ensino médio, pois já ofertava nessa modalidade os cursos de Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática. Estes na forma regular de ensino.
Fonte: IFBA Irecê
Nesta terça-feira (27), a centralense Eumara Maciel dos Santos apresentou sua tese de doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Na ocasião da defesa pública, a tese foi aprovada e indicada para publicação. A sua pesquisa trata da tradição oral com um valor civilizacional africano a partir da literatura do autor maliano Amadou Hampâté Bâ.
Eumara, no Ensino Fundamental, foi aluna da rede pública de ensino de Central, tendo terminado o Ensino Médio na Escola Cooperativista de Central. Fez graduação e mestrado pela Universidade do Estado da Bahia.
Atualmente, trabalha no Campus de Barra da Universidade Federal do Oeste da Bahia, mas é da zona rural do município de Central, localidade de Nova Vista I. É também autora de dois livros: “O sem-fim da infância”, e “Espaço do eu no livro ‘Infiel’ de Ayaan Hirsi Ali”.
Fonte: Central Notícia
Imagem Ilustrativa
O planejamento coletivo está mobilizando professores, coordenadores pedagógicos, gestores, estudantes e familiares, neste sábado (27), nas escolas da rede estadual de ensino. Em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a comunidade escolar participa da segunda etapa da Semana Pedagógica 2019, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, e se debruça nesta agenda que visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, a partir das discussões em torno do tema "Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação". Na área do NTE de Irecê (NTE 01), o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães é uma das unidades escolares envolvidas na atividade.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que participa do planejamento durante todo o dia, integra, nesta manhã, a equipe do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe. Ele destacou o significado deste momento para a Educação na Bahia. “Todos os dirigentes e suas equipes da Secretaria da Educação, assim como dos Núcleos Territoriais de Educação no interior, estão bastante empenhados em fortalecer o encontro na Bahia. Este é um gesto que estamos fazendo porque acreditamos em momentos como estes para a educação. A data faz parte do calendário acadêmico da rede estadual e foi aprovada por gestores, professores e sindicato. Para esta segunda etapa, temos duas expectativas: a primeira é a avaliação do que aconteceu no primeiro semestre, com enfoque maior no pedagógico, e a outra é fazermos uma avaliação do planejamento que foi esboçado para o segundo semestre, com a expectativa de solidificar o nosso planejamento, melhorando aquilo que consideramos fundamental para o avanço da qualificação de nossa pedagogia”, afirmou o secretário.
O planejamento alcança todas as modalidades de ensino, a exemplo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Inclusiva; Educação do Campo; Educação Quilombola; e Educação Profissional e Tecnológica. Nas unidades escolares, estão sendo discutidas questões estratégias como o desempenho dos estudantes no primeiro semestre do ano letivo e os resultados obtidos nas atividades avaliativas propostas pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A análise desses indicadores é base para que seja elaborada a proposta de um Plano de Intervenção Pedagógica para todos os componentes curriculares, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.
A professora de Geografia do Nadir Araújo Copque, Leila Assis, falou sobre a união de todos em torno do planejamento. “A Semana Pedagógica é muito importante, porque podemos pensar as necessidades dos alunos, aliadas à realidade da escola e, a partir disso, planejar práticas que possam ajudar no avanço do ensino e da aprendizagem destes jovens. Neste segundo momento também estamos analisando o que foi feito no primeiro semestre para tentarmos melhorar alguma dificuldade que tivemos anteriormente”, destacou.
Fonte: Ascom - Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Conheça o PROFAI, o programa de financiamento estudantil da Faculdade Irecê que parcela 50% do seu curso!
Sobre o PROFAI
O Programa de Parcelamento Próprio da FAI (PROFAI) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes calouros com renda familiar per capita de até três salários mínimos matriculados nos cursos superiores de Graduação da FAI – Faculdade Irecê. O PROFAI financia 50% do valor da mensalidade, possibilitando o pagamento após o término do curso a juros zero!
Com o PROFAI a mensalidade vai caber no seu bolso para você começar a estudar agora no 2º Semestre, pagando apenas 50% do valor da sua mensalidade e os outros 50% você começará pagar assim que concluir seu curso e sem juros, não é legal?.
Leia o Regulamento, o Edital 2019.2 e obtenha mais informações sobre o PROFAI e suas condições de contratação.
Acesse AQUI e saiba mais: ou fale conosco pelos telefones: (74) 3641.8000/4234 e Whatsapp 9.9904-3106.
Fonte: Ascom - FAI
Diretor da UNEB XVI Cláudio Meira e o Diretor geral da FAI Marcos Batista - Foto: Divulgação
Nessa quarta-feira (10), foi publicado em diário oficial, um acordo de cooperação técnica entre o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), em Irecê, e a FAI (Faculdade de Irecê), através de um convênio proposto em 2018.
Firmaram o acordo, o diretor geral da FAI, Marcos Batista e Cláudio Meira, diretor da UNEB XVI. O ato foi feito a partir da observação de que as duas instituições têm a possibilidade de trazer uma troca de acréscimos e assim, fortalecerem-se e consolidar a educação superior na região de Irecê.
De acordo com a publicação, os atos incluem projetos de pesquisa e extensão na área social, cultural e ambiental, como por exemplo, a criação de um núcleo de psicologia por parte da FAI para atender as necessidades dos discentes da UNEB, enquanto que a UNEB disponibilizará estágios; espaço e apoio para a apresentação de eventos científicos.
Fonte: Central Notícia
A Rede Municipal de Educação de Irecê foi mais uma vez destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Cinco alunos dos anos finais do Ensino Fundamental receberam em Seabra, nesse mês de junho, a premiação referente ao ano de 2018.
“É uma satisfação muito grande ver a evolução dos nossos alunos na disputa nos últimos anos”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, Graça Gonçalves, salientando que em 2016 o município de Irecê obteve dois alunos premiados, e já em 2018 foram cinco estudantes recebendo a premiação. “ Queremos parabenizar a todos pelo prêmio, e em especial a aluna Maryana Texeira que vem sendo premiada desde 2017 com medalha de bronze”, finalizou.
Receberam a premiação, em Seabra, os alunos da Escola Odete Nunes Dourado: Eduardo Cristian de Souza Nogueira, Maryana Texeira de Souza e Vitória Vanessa dos Santos Souza; e da Escola Joel Americano Lopes: Ana Estefane de Souza Campos e Walter Felipe Santos Silva.
Fonte: Ascom - PMI
O campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estará com inscrições abertas, de 04 a 23 de julho, para o Processo Seletivo Simplificado destinado ao curso Técnico em Administração na forma Integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Para concorrer a uma das 40 vagas que estão sendo oferecidas é preciso ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não ter concluído o ensino médio. De caráter noturno, o curso é ideal para quem deseja formação voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo.
A seleção para essa modalidade, totalmente gratuita, é diferenciada e consiste em inscrição e análise documental; entrevista socioeconômica e educacional; carta de intenção; participação em uma palestra, conforme cronograma estabelecido no edital.
Reserva de Vagas & Cotas Sociais
Das 40 vagas disponíveis para o semestre letivo 2019.2, 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.
Formação
O curso técnico em administração é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de 06 (seis) semestres (três anos), essa formação proporcionará atuação como apoio na gestão administrativa, financeira e de pessoal, utilizando instrumentos e meios tecnológicos disponíveis para a gestão das organizações, sensibilizar e preparar o aluno para a continuidade dos estudos, bem como desenvolver uma visão empreendedora, baseada no cooperativismo/associativismo.
Fonte: IFBA Irecê
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...