As emissoras de rádio do município de Irecê, a Líder e Caraíbas, comandam a audiência na cidade de Central. Em um levantamento realizado, as duas emissoras lideram horários, sobretudo no período matutino, onde o veículo rádio ainda tem maior penetração e força em todo o Brasil.
O espaço que deveria ser ocupado pelas rádios comunitários locais, está sendo ainda dominado por emissoras comerciais. Isso se dá, talvez, pela falta de criatividade dos locutores de rádios comunitárias, músicas sem qualidade, falta de inovação e a abertura de opções por meio da internet.
Fonte: Central Notícia
Durante a 20ª Expoagri, no Parque de Exposição de Irecê, o maior especialista em palma forrageira do Brasil, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna apresentou aos produtores rurais participantes do evento a tecnologia de plantio e aproveitamento da palma forrageira como alimentação de animais, a exemplo de bovinos e caprinos.
A escolha do tema do seminário (Tecnologias de Convivência com o Semiárido) e do especialista [Paulo Suassuna] está relacionada com a região de Irecê que atravessa um prolongado período de estiagem e a agropecuária sofre com secas.
“Um grande evento com uma grande figura. Paulo Suassuna abrilhantou o Seminário de Tecnologias de Convivência com o Semiárido, dentro da Expoagri, em Irecê. Ele é o principal nome no país em se falando de produção da Palma. Seus usos são imprescindíveis para os produtores do Semiárido brasileiro. A forma adequada do cultivo da palma promove grande produtividade nos momentos em que o produtor mais precisa, que é o da estiagem”, acrescentou através da rede social Facebook, Edirlan Souza - Gerente Regional do Sebrae Irecê.
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por José Batista Cupertino morreu no Hospital Regional de Irecê no último final de semana. As informações são da Polícia Civil.
Segundo a Polícia Civil, no dia 16 de abril, a vítima e Ronifon Santos estavam juntos ingerindo bebidas alcoólicas na cidade João Dourado, região de Irecê, momento em que houve um desentendimento entre os dois, o que ocasionou uma luta corporal.
Na ocasião, a vítima foi encaminhada à unidade hospitalar devido às agressões e lesões recebidas. A polícia informou que a vítima e o autor eram amigos e trabalhavam juntos na roça.
A Polícia Civil realizou a ocorrência e testemunhas já foram intimadas.
Fonte: Central Notícia
A pré-candidata a deputada federal Meirinha (REDE), teve uma agenda bastante concorrida neste final de semana. Na quinta-feira ela esteve na Sessão Ordinária da Câmara e em seguida participou da abertura da 20ª Expoagri em Irecê. Na sexta-feira ela visitou vários estandes do evento e no sábado já estava na estrada, rumo às regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim.
Em Jacobina, ela foi recebida por lideranças simpatizantes da Rede Sustentabilidade, com quem discutiu a organização do partido no município e firmou agendas relacionadas às eleições deste ano. Ainda na “Cidade do Ouro”, Meirinha concedeu entrevista à Serrana FM, versando sobre diversos temas.
Em Senhor do Bonfim, o perito civil e suplente de vereador George Nascimento foi o anfitrião que apresentou a pré-candidata em diversos povoados, onde Meirinha teve a oportunidade de falar da sua história e apresentar proposta de inclusão social em um eventual mandato de deputada. Uma das pautas foi a demanda dos grupos de espadeiros, movimento forte na região, pelo qual Meirinha defendeu pautar para definição de normas que permitam o fortalecimento da tradição, assegurando práticas de prevenção a acidentes.
Na oportunidade Meirinha conheceu o vereador Sandrinho, de Pindobaçu, com quem firmou alianças políticos, envolvendo projetos de interesse do município.
Em diversas oportunidades Meirinha falou de superação aos desafios e da necessidade do empoderamento das comunidades a partir do fortalecimento dos espaços políticos sendo ocupados pelas forças populares, “por gente que entende de gente, que sabe do sofrimento das pessoas e possam de fato, defender políticas de interesse de quem mais precisa”.
Fonte: ASCOM do Mandato Coletivo da vereadora Meirinha
O prazo de adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) termina nesta segunda-feira (30). A adesão ao programa deverá ser feita na unidade de atendimento da Receita Federal do domicílio tributário do devedor, sem a obrigatoriedade de agendamento do serviço, informou o órgão.
Segundo a Receita, a primeira prestação tem que ser paga ainda hoje para que o pedido de adesão ao parcelamento seja aceito.
O contribuinte que já aderiu ou que aderir ao programa, além da redução de 100% dos juros, já prevista, terá também reduções de 100% sobre as multas de mora e de ofício.
No caso de pessoa jurídica, poderá utilizar créditos de Prejuízos Fiscais ou de Bases de Cálculo Negativas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para quitação de parte da dívida.
Esses benefícios não se aplicam aos 2,5% da dívida correspondentes à entrada, lembrou a Receita.
PRR
O Programa de Regularização Tributária foi instituído pela Lei nº 13.606, de 9 de janeiro de 2018, e permite que as dívidas dos produtores rurais com a Fazenda Nacional, vencidas até 30 de agosto de 2017, sejam renegociadas em condições especiais, ou seja, mediante o pagamento, sem reduções, de 2,5% da dívida consolidada, em duas parcelas, vencíveis em abril e maio de 2018, e o restante da dívida com redução de 100% dos juros de mora e das multas de mora, observado o seguinte:
1 – se o optante for produtor rural, pessoa física ou jurídica, o restante da dívida será parcelado em 176 meses, e o valor da parcela corresponderá a 0,8% da média mensal da receita bruta proveniente da comercialização da produção rural do ano imediatamente anterior ao do vencimento da parcela. A prestação mínima é de R$ 100;
2 – se o optante for adquirente de produção rural de pessoa física ou cooperativa, o restante da dívida será parcelado em 176 meses, e o valor da parcela corresponderá a 0,3% da média mensal da receita bruta proveniente da comercialização do ano imediatamente anterior ao do vencimento da parcela. A prestação mínima é de R$ 1.000.
Fonte: Agência Brasil
(Foto: Divulgação/Polícia Militar)
A Polícia Militar do município de Cafarnaum, região de Irecê, prendeu José Roberto Batista dos Santos.
Segundo a PM, José Roberto é suspeito de ter praticado o crime de estupro contra uma sobrinha de 14 anos. As informações são da Polícia Militar.
José Roberto estava com um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela Justiça local. Ele foi localizado e preso nas imediações de uma lixão, que fica cerca de 5 quilômetros da cidade. O Central Notícia entrou em contato com o delegado titular de Cafarnaum, Alex Rocha, que confirmou as informações.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cafarnaum onde está à disposição da Justiça.
Fonte: Central Notícia
Dois carros roubados em São Paulo e Minas Gerais foram recuperados por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, nas cidades de Brotas de Macaúbas e Milagres. Dois criminosos terminaram presos em flagrante.
O caso envolvendo o carro roubado em São Paulo ocorreu, no município de Brotas de Macaúbas, na última sexta-feira (27). Os militares faziam rondas, no distrito de Cocal, quando desconfiaram de um carro modelo Fox, cor vermelho, estacionado próximo ao cemitério. Com as portas destravadas os militares fizeram uma busca e encontraram um documento falso. Após verificação do motor, comprovou-se que o veículo era clonado.
Já em Milagres, durante patrulhamento na Festa do Vaqueiro, na madrugada deste domingo (29), os PMs abordaram o veículo modelo Uno Vivace, placa GRE-9968, e constataram que a numeração da placa não correspondia a do vidro. Após consulta descobriu-se que a numeração correta seria PVZ-1317, e que o carro pertence a uma locadora de Belo Horizonte. O baiano Vinícius Benevides Serafim e o pernambucano Anselmo Antônio Lopes foram presos em flagrante. Dentro do automóvel foi localizada ainda uma porção de maconha.
"Redobramos a atenção nas abordagens de veículos, pois alguns criminosos tentam esconder carros irregulares em cidades do interior, principalmente nas zonas rurais", comentou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.
Fonte: Ascom/SSP-BA
Um jovem identificado por Ramon Oliveira dos Santos, 21 anos, natural de Presidente Dutra, na região de Irecê foi esfaqueado e morto enquanto ingeria bebida alcoólica com um rapaz na tarde deste sábado (28), por volta das 12h30. O crime ocorreu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado.
Testemunhas disseram à polícia que houve um desentendimento entre eles [vítima e suspeito] e, que o colega teria pegado uma faca e desferido os golpes.
Uma Equipe Avançada do Samu (USA) foi acionada, mas quando chegou ao local, a vítima já estava morta. O suspeito fugiu e está sendo procurado pela Polícia Militar.
Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras para ser periciado.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Não há a informação se o corpo será transladado para ser sepulatado em Presidente Dutra.
Fonte: Central Notícia
A Secretaria de Segurança Pública do Paraná divulgou imagens de câmeras de segurança que mostram um homem disparando contra o acampamento de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Curitiba.
As imagens foram registradas às 3h45 da madrugada deste sábado (28). Um homem passa caminhando em direção acampamento. Pouco tempo depois, volta correndo e atira para trás.
Duas pessoas ficaram feridas no ataque. Jefferson Lima de Menezes, 38, foi baleado de raspão e Márcia Koakoski, 42, foi atingida por estilhaços de um banheiro público que também foi atingido. Ele segue internado no Hospital do Trabalhador.
O delegado titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, Fábio Amaro, informou que o suspeito chegou em um carro preto modelo sedan e foi caminhando até o acampamento. Ele fugiu depois de atirar.
Durante a tarde, o delegado ouviu testemunhas. Um inquérito foi aberto para investigar o caso e a Polícia Militar irá reforçar o policiamento no acampamento.
Peritos da Polícia Científica do Paraná já estiveram no acampamento, onde foram recolhidas seis cápsulas de pistola 9 mm.
Em nota, a secretaria afirmou: "Todas as forças de segurança do Estado estão trabalhando de forma conjunta para identificar e prender o suspeito dos disparos".
Nesta manhã, houve uma reunião entre a secretaria e lideranças do acampamento e do PT.
Segundo o presidente do partido no Paraná, Dr. Rosinha, ficou acertado que o policiamento será permanente no acampamento, que haverá segurança reforçada para o ato de 1º de Maio e que a investigação será a mais rápida possível.
Fonte: Folhapress
O desembargador Ney Belo, presidente da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) criticou neste sábado (28) o juiz Sergio Moro no caso da extradição do empresário luso-brasileiro Raul Schmidt. Schmidt foi preso em Portugal em 2016 e é alvo da Lava Jato.
Moro manteve a extradição de Schmidt mesmo depois de o juiz Leão Aparecido, também do TRF-1, ter a suspendido. Segundo a Agência Brasil, Moro decidiu manter o processo e alegou que o TRF-1 não tem jurisdição sobre o assunto.
Em nota divulgada neste sábado, o desembargador Ney Bello diz que, quando dois ou mais juízes se entendem competentes para decidir sobre o mesmo caso, o ordenamento jurídico brasileiro prevê solução para a controvérsia e, nesse caso, o conflito é julgado pelo Superior Tribunal de Justiça. “Não é minimamente razoável que um dos juízes arvore-se por competente e decida por si só, sem aguardar a decisão da Corte Superior”, registra a nota em referência à decisão de Sérgio Moro.
No texto, Ney Bello afirma ainda que “É inimaginável, num estado democrático de direito, que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça sejam instados por um juiz ao descumprimento de decisão de um tribunal, sob o pálido argumento de sua própria autoridade”. Raul Schmidt é acusado na Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele nasceu e viveu no Brasil, mas é neto de português e, por isso, requereu a nacionalidade portuguesa originária. Em abril, a defesa de Schmidt alegou que, se extraditado, ele estaria sujeito a violações dos direitos humanos por considerar que o sistema penitenciário brasileiro não garantiria tratamento digno conforme os padrões mínimos exigidos pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...