O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), se emocionou com o apoio dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade paulista após o temporal que deixou ao menos 44 pessoas mortas. Mesmo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele louvou a ajuda de Lula, que deixou de passar férias na praia de Inema, na Bahia, para visitar o município destruído pelas fortes chuvas.
“Não consigo descrever em palavras o sentimento que está dentro de mim neste momento. O apoio e respeito do Lula a cidade de São Sebastião/SP vem como combustível para lutarmos até o último minuto em busca de vidas dentro deste cenário devastador que estamos enfrentando!”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
Ao lado do prefeito e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também é aliado de Bolsonaro, Lula minimizou as divergências políticas e reforçou a necessidade da união para acelerar a recuperação da cidade.
“Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor. Por isso, precisamos estar juntos”, disse. “O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter”, defendeu, em seguida.
Fonte: Metro 1
Na madrugada de segunda-feira (20), Iranete Borges de Oliveira, conhecida por Nete, de 52 anos, foi morta a tiros em frente a sua residência na cidade de América Dourada.
Segundo informações da polícia, a vítima vinha de um balneário na região de Morro do Chapéu, quando foi surpreendida pelos disparos ao abrir o portão de casa.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, mas a mulher já estava morta. Ainda, segundo a polícia, o ex-marido da vítima é o principal suspeito do crime.
A vítima era diretora da Escola Maria Eugênia, em América Dourada. Por meio de nota, a Prefeitura de América Dourada lamentou o ocorrido. “Iranete era servidora pública e querida por todos. A comunidade escolar e todo o município estão em choque. Estamos abalados com um ato monstruoso como esse”, diz o comunicado.
O corpo da professora foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), em Irecê. A Polícia Civil investiga o caso.
Fonte: Da Redação
Com risco de desmoronar, a Igreja do Senhor do Bom Jesus na comunidade do Vale do Paraíso, no município de Seabra, na Chapada Diamantina, precisa urgente de intervenção em sua infraestrutura. Para isso, uma comissão foi criada para encampar uma campanha para unir forças para restaurar todo o espaço da igreja. Essa campanha começou na quinta-feira (16) e une dezenas de apoiadores para mobilização social entorno do projeto.
“Contamos com sua ajuda por meio da chave pix: 75 99213 3026 em nome da senhora Joanizia Souza Novaes [D. Joinha], moradora da comunidade e membro da comissão”, solicita a comissão em nota enviada ao Jornal da Chapada. De acordo com as informações enviadas para a redação, a Igreja do Bom Jesus do Vale do Paraíso representa um valioso patrimônio arquitetônico. “É tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia [Ipac], inserida em Área de Proteção Rigorosa do Conjunto ‘Povoado Vale do Paraíso’, através do processo nº 014/02”.
A comissão também informa que ao serem constatadas as rachaduras na igreja, em janeiro de 2022, foi buscado apoio do pároco de Seabra e representantes da sociedade dispostos a colaborar, entre eles um vereador e um deputado estadual, que por meio de uma vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Obras e Urbanismo de Seabra, notificaram o Ipac, que posteriormente esteve no local.
Relato aponta que após 10 meses com a igreja fechada e sem solução para o caso, a líder da comissão foi pessoalmente até a sede do Ipac, em Salvador, para reforçar a urgência na restauração e retorno das atividades do templo. Em 5 de outubro de 2022, o Ipac enviou nota técnica e oficio referentes à questão. Ambos os documentos reconhecem a importância do bem, assim como a necessidade de intervenção urgente, mediante instruções e monitoramento dos danos por profissionais habilitados.
“Apelamos ainda ao poder público municipal para cumprir as exigências feitas pelo Ipac, para assim fazermos a restauração com segurança e conforme manda a lei”, salienta nota da comissão. “Se nada for feito no âmbito institucional, nos próximos dias, não vamos mais aguardar, pois temos urgência em restaurar a igreja para que possamos fazer o uso do espaço de fé e convivência entre os moradores. E que evite a perda futura desse patrimônio arquitetônico, que faz parte da história local e atrai visitantes e turistas”, conclui a comissão.
Fonte: Jornal da Chapada
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), também interrompeu o momento de folga para ir para o litoral norte de São Paulo, que teve cidades afetadas pelas fortes chuvas neste fim de semana. Em sua conta oficial no Twitter, o ex-governador da Bahia disse estará nesta segunda-feira (20) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi para SP neste domingo (19).
"Estarei hoje com o presidente Lula no litoral norte de São Paulo. A tragédia requer todo o nosso empenho, trabalho e solidariedade. Meus sentimentos às famílias que perderam entes queridos", anunciou Rui.
São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela estão sofrendo com deslizamentos, alagamentos e interdições de rodovias. A última atualização indica que 36 pessoas já foram mortas em decorrência da tragédia no litoral norte de São Paulo.
Fonte: Metro 1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje (20) as áreas afetadas pelas fortes chuvas e desabamentos no litoral paulista, especialmente em São Sebastião, onde morreram pelo menos 36 pessoas. Uma criança morreu em Ubatuba.
A previsão é de que o presidente deixe Salvador agora de manhã e chegue a São José dos Campos por volta das 10h. De lá sobrevoa a região e desce em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.
Em mensagem divulgada ontem à noite no Twitter, Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.
O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto sobre a situação.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.
As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...