Subiu para 61 o número de casos confirmados da Influenza A H1N1 na Bahia. Desses, 12 acabaram em morte, número que permaneceu o mesmo em relação aos últimos dados informados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) no dia 18 de abril.
De acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), desde o dia 21 de abril, foram notificados 416 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 37 mortes. Dentre esses casos, 72 foram confirmados para Influenza. Ainda segundo a Sesab, em relação mesmo período do ano passado, cresceu a quantidade de ocorrências de SRAG. Até a mesma data, em 2017, tinham sido notificados 161 casos de SRAG, com 15 óbitos. Dentre eles, 15 foram confirmados para Influenza sem registro de óbitos, sendo dois casos de Influenza A H1N1.
Os registros de A H1N1 foram encontrados em 17 municípios. Em cinco deles, ocorreram mortes. Salvador registrou oito óbitos. Os outros municípios foram Camaçari (1); Lauro de Freitas (1); Saúde (1) e Serrinha (1). Cinco das 12 mortes foram registrados em pessoas maiores de 60 anos, enquanto três delas em menores de dois anos. Além disso, duas mortes foram em pacientes entre 20 e 29 anos, um na faixa etária de 2 a 4 anos e outra confirmada entre pacientes de 40 a 49 anos.
Fonte: Bahia Notícias
Um homem identificado por Luiz Carlos de Souza, 39 anos, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (26), por volta das 05h30, com aproximadamente 11 disparos de arma de fogo. Os tiros atingiram diversas partes do corpo de Luiz Carlos, que morreu na hora.
De acordo com as primeiras informações, a vítima morreu em frente uma fazenda, localizada no povoado de Laranjeira, zona rural do município de Uibaí, região de Irecê.
A vítima que era natural de Presidente Dutra, tinha passagem pela polícia. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para o Instituto médico Legal de Irecê. A autoria e motivação do crime são desconhecidas.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Na manhã de quarta-feira (25), por volta das 10h30, uma equipe da Polícia Civil de Buritirama, comandada pelo delegado Marcus Pina, fez buscas na localidade de Pratos Finos, zona rural do município, a fim de recapturar um foragido da delegacia de Barra.
Segundo o delegado, o suspeito ao perceber a presença da polícia empreendeu fuga em meio à caatinga. Na sequência, foi comunicado à Polícia Militar de Barra, que promoveu incursão e conseguiu localizar e prender Gilmar de Souza, o “Galego Do Manguba”.
O fugitivo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barra.
Fonte: Central Notícia
A jornalista Camila Marinho participou nesta quarta-feira, 25, de roda de conversa com crianças e jovens atendidos no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), localizado na Ribeira.
Logo na entrada, a euforia tomou conta das crianças que esperavam ansiosas pela chegada da jornalista. Camila foi recebida com apresentação musical e cartazes confeccionados pelos próprios pequenos. A música foi para homenageá-la pelo Dia do Jornalista, celebrado no último dia 7.
Durante a visita, a convidada ainda conheceu os espaços do Centro Comunitário e ficou impressionada com o trabalho que a LBV desenvolve em favor de crianças e adolescentes de baixa renda. “Fiquei encantada com o projeto. Quando estamos de fora, não temos noção do que é feito aqui. É um trabalho complementar a escola, aqui eles têm aulas de artes, de música, de valores humanos. Fiquei maravilhada! ”, afirmou.
Já no bate-papo, Camila falou sobre a sua trajetória profissional, retratando o início de sua carreira e formação, narrando as experiências em rádio, assessoria até chegar na TV e assumir como âncora do principal telejornal da emissora. A jornalista revelou também os desafios da profissão. Camila destacou ainda a importância dos valores éticos e morais. “Vi aqui que eles aprendem isso no dia-a-dia, através do carinho que é dado por toda à equipe. Essas são coisas importantes e que com certeza farão delas uma criança e consequentemente um adulto melhor. Então, parabéns para Legião da Boa Vontade! ”, finalizou.
A ação teve o objetivo de possibilitar aos atendidos pela Instituição o contato com profissional e levar-lhes conhecimentos sobre a profissão de jornalista. A LBV oferece constantemente atividades, palestras e rodas de conversa para que as meninas e os meninos conheçam diversas áreas de atuação e possam fazer suas escolhas profissionais com embasamento e segurança.
O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Avenida Porto dos Mastros, 19 - Ribeira. Informações: (71) 3312-0555.
Fonte: Ascom/LBV
O diretor do Sinterp/BA - Sindicato dos Radialistas Regional Noroeste Irecê, radialista Ray Cruz, comunica aos profissionais radialistas, que mesmo diante das dificuldades de diálogo com donos de algumas emissoras, conseguiu firmar em Acordo Coletivo de Trabalho, com algumas delas, um reajuste 5,5% a incidir nos salários as ser pagos em 2018.
Informa ainda, que a data base da categoria é 1º Abril, que o reajuste definido nos salários, incidirá proporcionalmente no valor do quinquênio, devendo ser pago de maneira retroativa a data base. “Espera-se, que as demais empresas de radiodifusão estabelecidas em Irecê e região possa seguir este reajuste, e temos certeza que será, haja vista, que todas as emissoras obtiveram significativos incrementos em suas receitas”, disse.
Fonte: Sinterp/BA
O repórter fotográfico do jornal Correio, Betto Júnior, foi agredido na noite desta quarta-feira (25) por agentes da Transalvador, enquanto cobria o jogo entre Vitória e Corinthians, no Barradão, pela Copa do Brasil. Por conta das agressões, o profissional teve um corte na cabeça e chegou a levar cinco pontos.
Em entrevista coletiva, ele contou como tudo aconteceu. “Nós chegamos com o carro do jornal para cobrir o jogo. Ele falou que a gente não podia entrar porque o carro estava sem a logomarca da empresa. Eu disse que estava com crachá da empresa, com identificação do veículo e questionei por que a gente não podia entrar. Falei que está sem logomarca porque a gente teve um incidente no Ba-Vi, quebraram nosso carro. Resolvemos tirar o timbre por precaução e segurança da equipe”, relatou.
Ainda segundo ele, o agente foi até uma barreira de policiais militares para resolver a questão, mas recebeu a resposta de que a Transalvador teria que fazer isso. Betto contou que foi até ele, quando um outro preposto do órgão chegou, em tom agressivo.
Segundo o fotógrafo, esse último foi o responsável pela agressão. “Ele já chegou alterado, dizendo que ia fazer e acontecer. A gente começou uma discussão. Um outro agente foi até a barreira, chamou os policiais, os policiais vieram. A gente começou a discussão, esses agentes. Um agente começou a me filmar, eu fotografei ele. Ele veio e me agrediu e entramos em luta corporal”, afirmou.
O fotógrafo ainda contou que também foi agredido por outros agentes, levando socos no maxilar. Teve também uma fratura no nariz, no maxilar, uma unha quebrada e escoriações pelo corpo. Após o ocorrido, Betto disse que vai prestar queixa e tomar as demais medidas cabíveis.
Fonte: Bahia Notícias
As despesas com a contratação de atrações e serviços para realização dos festejos juninos alcançaram o montante de R$1.294.633,82, que equivale a 1,24% da receita arrecadada pelo município no exercício, e foi considerada elevada pela relatoria. Além disso, o gestor não comprovou em sua defesa o encaminhamento pelo e-TCM do processo de inexigibilidade de licitação nº. 058/2016 e do contrato nº. 143/2016, o que implica na imposição de multa.
O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, afirmou que o gestor não conseguiu desconstituir as irregularidades apontadas no termo de ocorrência, motivo pelo qual também opinou pela procedência.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM/BA
Andréia Bastos dos Santos, mãe de Kevin Alessandro Bastos de Lima, 14 anos, garoto assassinado com dois tiros na cidade de Barra do Mendes, região de Irecê, pede Justiça. O crime foi tema de reportagem do programa Cidade Alerta, apresentado por Luiz Bacci da Record TV. A reportagem foi exibida para todo o País nesta terça-feira (24).
Kevin foi morto a tiros no dia 11 de junho de 2017, na rua Tancredo Neves, numa emboscada, quando ele e um amigo voltavam de um evento de motocicleta que ocorria na cidade.
Quem atirou contra Kevin foi um menor de 17 anos, que está em liberdade. Segundo informações, o alvo era o amigo da vítima, que conseguiu fugir.
Assista a reportagem:
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por Deleon Gonzaga dos Santos, 35 anos, foi morto a tiros. Segundo a polícia, o crime ocorreu na noite desta terça-feira (24), dentro de um bar, localizado na comunidade de Angical, zona rural do município de Irecê. A vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e removeu o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal de Irecê para ser periciado.
O município de Irecê estava há 45 dias sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Fonte: Central Notícia
“A AMAB é órgão que representa a classe dos Magistrados. Logo, a iniciativa reflete o intuito de evitar a desmoralização de um de seus membros. Desse modo, é natural a conduta de solidariedade perante o colega da Magistratura”.
Cabe salientar ainda que em nenhum momento Luizinho Sobral questionou a atuação da classe, mas em específico, a conduta do Juiz José Onofre, diante da parcialidade de decisões e ausência do exercício do dever legal da profissão, já que o mesmo agiu claramente no intuito de prejudicar a sua carreira política, mediante amizade intima com umas das partes envolvidas no processo.
Entretanto, embora a referida nota da associação dê uma conotação de insatisfação de Sobral diante das decisões eleitorais vindas do juiz, vale esclarecer que, em verdade, a representação de Luizinho busca apenas apurar a conduta do Juiz diante da parcialidade de decisões e ausência do exercício da profissão, já que o mesmo agiu claramente no intuito de persegui-lo.
Como provam os autos, o Juiz procedeu de forma proposital ao arquivar mais de 20 representações eleitorais, um ano após Sobral ter ingressado com as mesmas, sem sequer apreciar os pedidos liminares, o que demonstra que o mesmo tem agido de forma tendenciosa, o que vem refletindo na sua baixa produtividade, fato que já é de conhecimento público na cidade.
É importante esclarecer que a representação de Luizinho Sobral contra o Juiz foi manejada com o intuito de abrir processo disciplinar, sindicância, abertura de inquérito para verificação da sua produtividade, prática de favorecimento ilegal e decisões conflitantes, tendenciosas e contraditórias. Portanto, não se trata de mera insatisfação, mas de um emaranhado de irregularidades incompatíveis com o exercício do cargo que o doutor José Onofre ocupa, razão pela qual poderá até ser afastado do cargo.
Ao expressar seu profundo respeito pela Associação dos Magistrados, Luizinho Sobral reafirma que busca apenas e tão somente a apuração dos fatos em questão, que sem dúvida, trarão os esclarecimentos que são necessários para que toda verdade dos fatos venha à tona.
Matéria relacionada:
AMAB considera lastimável as declarações e acusações de Luizinho Sobral contra o juiz José Onofre
Fonte: Ascom/Luizinho Sobral
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...