Quarta-feira, 04 de Abril de 2018
Notícias

Um homem identificado por Alexsandro Pereira de Freitas, de 35 anos, conhecido por Neguinho, está desaparecido desde o último domingo (01).

Ao Central Notícia, familiares disseram que ele [Neguinho]  saiu da casa onde mora, no povoado de Nova Vista (Serra Queixo), zona rural do município de Central/BA,  para Irecê, e até o momento não apareceu.

Quem  souber de alguma informação que leve ao paradeiro de Alexsandro Pereira, pode ligar para o telefone (74) 9 9946 6879.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Abril de 2018
Notícias

Diante de delegações de emancipacionistas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, comissão especial da Câmara aprova novas regras para a criação de municípios. Por unanimidade, o colegiado, presidido pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA), acatou nesta terça-feira (03) um projeto de lei complementar (PLP 137/15) do Senado que prevê plebiscito e estudos de viabilidade municipal para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.
Entre os novos critérios exigidos, está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de pelo menos 6 mil habitantes, nas regiões Norte e Centro-Oeste. A população municipal mínima sobe para 12 mil habitantes no Nordeste; e para 20 mil, no Sul e Sudeste.
Para evitar atrasos na tramitação, o relator da proposta, deputado Carlos Henrique Gaguim (Pode-TO), rejeitou outros seis projetos de lei de deputados que tramitavam apensados à proposta do Senado. Gaguim também anunciou o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na busca pela aprovação definitiva do texto.
"O presidente Rodrigo Maia fez um compromisso com a gente de que, no dia 15 de maio, vamos votar no Plenário. Ele está estudando todo o projeto com as viabilidades técnica, jurídica e financeira que serão encaminhadas às assembleias legislativas. Não queremos criar novas despesa para o Brasil. Queremos melhorar o Brasil", explicou.
Vários deputados da comissão especial também anunciaram reuniões com a equipe econômica do governo Michel Temer a fim de prevenir eventuais vetos ao texto. A ex-presidente Dilma Rousseff chegou a vetar duas tentativas de regulação para a criação de municípios, sob os argumentos de redivisão do Fundo de Participação dos Municípios e de desequilíbrio nas finanças estaduais. Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios.
A proposta em análise na Câmara prevê que o processo de emancipação deve ser iniciado com requerimento à assembleia legislativa do respectivo estado. O documento deve ser subscrito por 20% dos eleitores da área, em caso de criação ou desmembramento de município; ou de 3% dos eleitores de cada um dos municípios envolvidos, em caso de fusão ou incorporação.
 
Novos municípios
 
A coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Revisão Territorial dos Municípios, deputada Flávia Morais (PDT-GO), lembrou que os emancipacionistas não estão apenas em regiões isoladas do país. Flávia citou um exemplo no entorno do Distrito Federal.
"Em Goiás, nós temos exemplos próximos aqui do DF, como o Jardim Ingá, em Luziânia: um distrito com 90 mil habitantes, que tem condições de se emancipar. E isso vai trazer condições de vida melhores para as pessoas que vivem nessas comunidades", argumentou.
A votação da proposta foi precedida de intensa mobilização do movimento Emancipa Brasil, que trouxe à Câmara delegações de vários estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O coordenador do movimento, Antônio Pantoja, citou potenciais emancipações no Pará.
"O distrito de Icoaraci, que tem 400 mil habitantes, precisa ter a sua vida própria, precisa ser emancipado. Talvez o maior absurdo neste movimento seja o distrito de Castelo dos Sonhos, distante 1.100 km da sede do município. Quase quatro dias de deslocamento pela Transamazônica para se dirigir do distrito para a sede", afirmou.
 

Fonte: Agência Câmara



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Abril de 2018
Notícias

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) convoca quatro estudantes aprovados no processo seletivo para estágio de nível médio e de nível superior em Direito para preencher vagas nas unidades do órgão em Salvador, Feira de Santana e Irecê.

Os estudantes de Direito Lais Santos Correia de Melo e Lucas Araujo da Silva foram convocados para Salvadore a estudante de Direito Iasmin Monteiro de Carvalho para Feira de Santana. Thiago Luan dos Santos Alves foi convocado para a vaga de nível médio em Irecê.

Os candidatos habilitados deverão se apresentar na respectiva unidade do MPF até o dia 6 de abril, às 14h, levando consigo os documentos detalhados no Edital de Convocação, que pode ser encontrado na página do candidato.

Fonte: MPF



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Abril de 2018
Notícias

Um homem de 27 anos, identificado pelo prenome de Jackson foi morto com vários tiros quando saia  de um bar, localizado no povoa de Queimada dos Martins, no município de Canarana/BA, região de Irecê.

Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 19h do último sábado (31). A mulher da vítima também foi atingida por um disparo. Ela foi socorrida para uma unidade hospitalar local.

O corpo de Jackson foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê para ser necropsiado. Até o momento, ninguém foi preso.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Abril de 2018
Notícias

Na manhã desta segunda-feira (02), um grave acidente de carro ceifou a vida da ireceense Isabela Bastos Carvalho, que seguia para Salvador.

Segundo informações repassadas ao Central Notícia, o acidente ocorreu na rodovia BA-052, imediações do distrito de Porto Feliz, no município de Piritiba, na região da Chapada Diamantina.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou o acidente. Mais duas pessoas, inclusive a filha da vítima, estavam no veículo que pegou fogo. Não há informação sobre o estado de saúde delas.  As circunstâncias do acidente ainda não foram  divulgadas pela polícia.

O corpo de Isabela que ficou preso nas ferragens do veículo foi removido para o Instituto Médico Legal de Jacobina.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Abril de 2018
Notícias

O senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, preferiu não entrar na polêmica criada pelo vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (MDB). Em entrevista na última semana, Reis, um dos articuladores do prefeito ACM Neto (DEM), disse que Otto mostra seu lado truculento de fazer política ao dizer que o deputado José Carlos Araújo, presidente do PR, lhe deve seus mandatos.

O embate ocorre em um momento em que o PR se aproxima do grupo de ACM Neto. “Otto com sua arrogância parece os antigos donos de currais eleitorais e hoje a serviço de Rui Costa e do PT não admite que os políticos possam escolher um novo projeto. Estamos recebendo o apoio de muitas lideranças que estavam com o governo, e que vieram justamente porque não suportavam o jeito Otto Alencar de fazer política”, afirmou Bruno Reis ao site Bahia.ba.

Em entrevista ao apresentador José Eduardo na Metrópole FM, na manhã desta segunda-feira (2), Otto Alencar disse não entender o motivo dos ataques do vice de ACM Neto. "Eu nunca falei o nome de Bruno Reis em nenhuma circunstância. Acredito que foi uma agressão e eu não provoquei. O Bruno Reis está conseguindo algum debate comigo e não vai conseguir", disse o senador.

"Não sei porque essa provocação", refletiu. O dirigente também negou que tenha curral eleitoral, como apontou Bruno Reis. "Acho que ele me confundiu, pois não sou filho de governador, de ex-senador. Sou filho de um agricultor lá do interior da Bahia", lembra.

O pessedista também disse que só briga "para cima" e frisou que não entrar na polêmica: "Não vou estabelecer polêmica com o vice-prefeito. Não vou levar isso a ponta de faca". 

Fonte: Bocão



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Abril de 2018
Notícias

O Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade Irecê - FAI, realizou na manhã de quarta-feira (28), uma Ação Solidária com a colaboração dos estudantes  de Psicologia do 1º Semestre, por meio do "Trote Solidário".

A ação arrecadou brinquedos e chocolates, os quais foram entregues às crianças da Creche Professora Alice Cardoso Rocha, localizada do Bairro Paraíso em Irecê-BA.

Fonte: Ascom/FAI



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Abril de 2018
Notícias

Banda “Gatos Multicores” este ano é a grande convidada para a festa de aniversário da cidade de Cafarnaum, na região de Irecê.

As crianças de todas as idades terão oportunidade de ouvir, cantar e dançar, músicas atuais, hits da década de 80, além das cantigas de roda tudo sem letras de cunho pejorativo.

Atualmente, há poucos eventos musicais voltados especialmente para o público infantil. Com o objetivo de mudar este quadro, a Banda “Gatos Multicores” tem realizado shows e bailes em micaretas, São João, festas do mês das Crianças com alguns diferenciais: resgate de cantigas de roda e músicas sem letras de cunho pejorativo, sempre com um figurino super elogiado assinado por Reginaldo Silva.

Formado há 18 anos, em Salvador, o grupo é composto por sete artistas, sendo um guitarrista (Nadson Nery), um contrabaixista(David), um baterista(Maurício Martins), um tecladista(Eduardo) e três gatos cantores: Tatá (um divertido gatinho azul), Mimi (gatinha rosa) e Kequinha (gata amarela). Ao dar preferência por ensinar a versão “Não atire o pau no gato” da conhecida e histórica cantiga, a Banda “Gatos Multicores” tem sido considerada uma das melhores atrações para crianças na atualidade.

Os felinos estarão se apresentando em um show com muitas brincadeiras e um repertório bem variado. Eles prometem que ninguém ficará parado. Toda essa alegria será aberta ao público como parte da programação do Aniversário da cidade de Cafarnaum, na Bahia.

Para conhecer mais, acesse www.gatosmulticores.com.br, ou envie e-mail para gatosmulticores@gmail.com ou ligar para (71) 99962-4239/98653-7800.

 

Fonte: Ascom/Banda Gatos Multicores



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 01 de Abril de 2018
Notícias

Um homem conhecido pelo apelido de Coiote foi morto por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe-Semiárido após resistir à prisão. O caso ocorreu na noite da última quinta-feira (29) na Rua 03, Bairro BNH Velho, Xique-Xique.

A polícia informou que após averiguação de denúncia de tráfico de drogas, as guarnições foram recebidas à bala. As informações são da Cipe-Semiárido.

Ainda segundo a polícia, com o resistente havia um revólver calibre 38, com numeração suprimida, marca Taurus, com capacidade para seis munições, sendo três disparadas e três intactas. Na residência foram encontrados 07papelotes de cocaína e 500 gramas de maconha. Foi prestado o imediato socorro do ferido ao Hospital Municipal de Xique-Xique, onde não resistiu aos ferimentos.

De acordo coma a polícia, Coiote já tinha duas passagens, uma por tráfico de entorpecentes e outra por porte ilegal de arma de fogo. O material encontrado na sua casa, foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil, onde a autoridade policial de plantão lavrou o auto de resistência e registrou o fato.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 01 de Abril de 2018
Notícias

A Câmara de Deputados deve votar nesta segunda-feira (2) o projeto de lei 333/99, que aumenta penas para quem comete crimes relacionados à pirataria.

De acordo com a Agência Brasil, o projeto, que define direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, tramita há nove anos no Congresso para estabelecer maiores penas em casos de crimes de falsificação. Atualmente a pena máxima é um ano de prisão em regime aberto ou semiaberto, com a aprovação do projeto passaria para três a quatro anos em regime fechado. Além disso, uma das pautas prioritárias para o governo neste ano, a segurança pública pode estar no centro dos debates na terça-feira (3), com a análise do Projeto de Lei 3734/12, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O projeto tem como eixo central a integração entre os órgãos policiais para que os entes federados compartilhem informações com o Ministério da Segurança Pública.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp