A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou o cronograma de matrícula para o ano letivo 2023, por meio da Portaria Nº 2209/2022. O documento também estabelece as normas e os procedimentos de matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD), transferência de estudantes entre unidades escolares da rede estadual, matrícula de estudantes oriundos das redes municipais e novos estudantes da Educação Básica nas unidades escolares da rede estadual de ensino.
O processo de matrícula começa para as Pessoas com Deficiência (PcD), no dia 16 de janeiro, via internet, através do endereço https://sigeduc.educacao.ba.gov.br, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual. Já o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual, quando do seu próprio interesse ou em razão de ausência da série na unidade escolar a qual concluiu o ano letivo 2022, deverá solicitar, no dia 17 de janeiro, a sua transferência diretamente na unidade escolar em que o mesmo está devidamente matriculado.
O calendário da matrícula segue, nos dias 18 e 19 de janeiro, para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental, apenas oriundos da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, via internet (https://sigeduc.educacao.ba.gov.br), ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
No dia 20 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já nos dias 23 e 24 de janeiro, poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita através da internet ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.
Documentos
A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida: via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF); via original e cópia legível comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada; cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal; e cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e ou do responsável legal.
Fonte: Ascom/SEC
Agência do Banco do Brasil de Irecê: Foto/Central Notícia
As festas de final de ano alteram o funcionamento dos bancos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), informa que o dia 23 de dezembro, sexta-feira, as agências bancárias terão expediente normal tanto para atendimento ao público quanto para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes. No dia 30 de dezembro (sexta-feira), não haverá expediente bancário e as agências não abrem para atendimento ao público.
Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.
Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro (Natal) e nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro (Confraternização Universal). No dia 2 de janeiro (segunda-feira), os bancos voltam ao expediente normal de atendimento ao público.
Durante os feriados, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
De acordo com a Febraban, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
Fonte: Agência Brasil
No último dia 6, durante a solenidade de reabertura da subseção do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), em Irecê, Edicleide Carneiro, líder de Enfermagem do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce, recebeu do Coren-BA a comenda “Amigo da Enfermagem”. O título é uma homenagem a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da Enfermagem na região de Irecê.
A reabertura da subseção do Coren-BA em Irecê beneficiará mais de 6 mil profissionais de 38 municípios da região. Somente no Hospital Regional atuam 422 profissionais da Enfermagem, entre enfermeiros e técnicos. “Ter a unidade do Coren funcionando novamente em nossa região é um ganho imenso para todos nós, uma vez que as instituições de saúde dependem do profissional formado e habilitado, ou seja, com a carteira profissional em mãos para que possa ser contratado. Além das resoluções e atualizações do registro profissional, o Coren também oferece capacitações e treinamentos que são de extrema importância em nossa área”, explica Edicleide.
Fonte: Ascom - HRI
Construa seu sonho!
Fazemos todos os tipos de projetos. A sua construção merece o melhor!
Vendemos areia e brita no atacado!
Além da Construção Civil, atuamos também com instalação de serviços eletrônicos, jardinagem, representantes de marcas, agentes de portaria e terceirização de serviço de secretária.
A PROTEGES - Prestadora de Serviços, agora atende Irecê e região.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (77) 99907-1761, (77) 99965-6439 ou (77) 99906-4447.
Fonte: Publicidade
Rumo à Espanha! Projeto desenvolvido na disciplina de Espanhol do Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) se classificou em 1º lugar da categoria Ensino Médio do Concurso Colegio del año en Español 2022, promovido pela Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil, instituição que representa o Ministério da Educação da Espanha no Brasil, em parceria com o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. O concurso, cujo resultado saiu no último dia 14, tem o intuito de reconhecer e valorizar boas práticas docentes no ensino e na difusão do idioma nas escolas brasileiras. Um esforço reconhecido pela Embaixada da Espanha em ensinar e difundir o espanhol e suas múltiplas culturas no semiárido baiano.
Essa foi a 4ª edição do concurso, do qual poderiam participar unidades escolares de ensino público ou privados, de Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Centro de Línguas, que incluíssem o Espanhol em sua grade curricular.
O processo foi realizado em duas fases, sendo a primeira a entrega de um portfólio dos principais projetos desenvolvidos no âmbito da Língua Espanhola nos últimos três anos, incluindo evidências das competências dos(as) estudantes. Nessa etapa, o IFBA Campus Irecê se classificou entre os sete finalistas da categoria Ensino Médio.
A segunda fase consistiu em uma entrevista da Consejería de Educación com diretor do Campus Irecê, professor Jeime Nunes, com duas alunas da disciplina em 2022, Vitória Oliveira e Labelle Leal, e com a professora de Língua Espanhola Juliana Santiago e o professor colaborador Ivan Dutra.
Entre as premiações estão uma bolsa de aperfeiçoamento para a docente com quatro semanas de duração em Madrid, capital da Espanha, Curso de Língua Espanhol em Salamanca, viagem à Espanha para realização dos cursos presenciais com despesas pagas, placa de Colegio del año em Español 2022 para a instituição e uma bolsa de estudos de graduação para um estudante do Ensino Médio do IFBA na Universidade de Jaén (Espanha).
Fonte: Ascom -IFBA/Irecê
As fortes chuvas que atingiram a região de Irecê afetaram o município de Canarana, no sábado (17), provocando alagamento e causando transtornos para moradores. Vídeos gravados por residentes do município mostram o momento que uma enxurrada invadiu as ruas. Ninguém ficou ferido, segundo publicou o g1.
Em uma das gravações, um dos moradores mostra seu estúdio de gravação totalmente tomado pelas águas da chuva. Na gravação, publicada nas redes sociais, ele lamenta os prejuízos. “Molhou tudo no estúdio, os aparelhos de som, o computador. Sorte que eu tirei os fios da tomada”, disse.
Apesar da força da água, a Defesa Civil informou que não há desabrigados nem desalojados. Além disso, o Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma ocorrência. A Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Sandra Dourado, confirmou algumas casas ficaram alagadas, mas que nenhum morador perdeu o imóvel.
Alagamentos na Bahia
A Bahia registra 146.741 pessoas atingidas pelas chuvas. A informação foi divulgada na quinta-feira (15), pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec, no último boletim publicado. Além disso, são 768 desabrigados, 14.576 desalojados.
A Sudec também confirmou que sete ficaram feridas e uma pessoa morreu. Os números correspondem às ocorrências registradas em 76 municípios afetados.
Fonte: G1 Bahia
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...