Quinta-feira, 27 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas definiu, em fevereiro de 1993, 22 de março como Dia Mundial da Água. Desde então, nessa data, várias instituições divulgam produções sobre o tema. As escolas, por exemplo, trabalham essa temática por meio de cartazes, seminários e feiras de ciências. Em Seabra, na região da Chapada Diamantina, os recursos hídricos, tão escassos e tão discutidos no munícipio, poderão ser tema de uma campanha publicitária permanente, sem uma data específica para ser propagada. A ideia é do vereador Selson José de Souza, que apresentou a proposta à Câmara Municipal de Seabra na sessão da noite de ontem (25).

De acordo com Marcos Pires Ferreira Vaz, presidente da casa legislativa, o Poder Executivo não teria grandes custos para realizar esse pedido, que tem finalidades educativas: “Água potável está se tornando cada vez mais um bem precioso devida à sua escassez. Consumo consciente é cultura. E, aos poucos, vamos implantar essa cultura no município de Seabra”.

Além da frase “Combate ao desperdício”, o projeto de lei sugere a divulgação de medidas já conhecidas para evitar o desperdício: diminuir o tempo no banho, fechar a torneira enquanto se escova os dentes e dar preferência a baldes quando se lava o carro. A pretensão é que mensagens desse tipo sejam espalhadas, por meio de placas, em terminais rodoviários, escolas e órgãos públicos. A publicitária Patrícia Rocha de Araújo apresenta caminhos para a efetivação dessa proposta: “Hoje, o comportamento das pessoas muda o tempo todo. Assim, é preciso investir em campanhas duradouras, e não apenas em algo pontual. E o marketing verde é uma ferramenta poderosa para transformar as várias áreas da vida em sociedade”.

Gestor ambiental na Secretaria de Meio Ambiente da cidade, Sisnando Vilas Boas tem uma visão semelhante sobre a pertinência dessa ação: “Mesmo com a constante falta de água, algumas pessoas se esquecem da importância do consumo consciente. Por isso, o ideal é realmente uma campanha desenvolvida em longo prazo”.

Fonte: Central Notícia/ Rair Oliveira



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

O prefeito do município de  Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, Leonardo Rebouças Dourado Lima, conhecido por  Léo Dourado, virou réu em uma ação penal em que é acusado de fraudar licitação.

De acordo com o Ministério Público do Estado (MP-BA), o gestor feriu o artigo 89 da lei de licitações ao contratar, sem licitação, em 2017, uma mesma empresa para dois processos.

Segundo o site Bahia Notícias, a soma das contrações tinha ultrapassado o valor de R$ 15 mil [teto para não precisar de licitação], o que previa concorrência para a compra dos serviços.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Policiais da Cipe Chapada prenderam Rafael Vieira da Silva, o 'Galego' que praticava assaltos com uma motocicleta roubada e uma faca (Foto: Divulgação/SSP)

Em posse de uma faca e uma moto, um indivíduo foi preso na noite desta terça-feira (25), por volta das 20 horas, acusado de praticar assaltos na cidade de Utinga, região da Chapada Diamantina há 442 quilômetros de Salvador, por guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Chapada.

Após receber denúncias de que uma dupla vinha praticando delitos no município, os PMs se deslocaram até a lugar indicado, conhecido como 'Ponte da Tábua', onde localizaram Rafael Vieira da Silva, conhecido 'Galego', em posse de uma motocicleta Honda Fan CG 125, cor preta, placa NTG 7759 que utilizava para efetuar os assaltos.

'Galego' confessou os crimes e indicou que há duas semanas atrás havia roubado a moto com o seu comparsa Adonias Alves Correa, o 'Don', que já está preso. Galego, Don e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Utinga onde será lavrado o flagrante.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

A Caravana de Teatro Itinerante tem rodado municípios baianos e levado cultura para a população do interior baiano. Desta vez, a ação segue para Utinga, município da Chapada Diamantina, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, para o Centro Cultural local.

Lá acontecem apresentações para todos os gostos e idades. Entre as atrações está teatro, música, poesia, dança e palhaçaria. No município, o evento conta com o apoio da gestão ‘Utinga de Todos’, do prefeito Joyuson Vieira (PSL), por meio do departamento de cultura.

A Caravana de Teatro Itinerante acontece a cada dois meses em uma das 18 cidades que está inserida na Rede Cênica e Cultural da Bahia (RCCB) e, esse mês, é a vez de Utinga, que realizará a sua VIII Caravana organizada pela comissão cênica da cidade. 

Fonte: Central Notícia com informações do Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Luiza Maia, visitou Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, na manhã da última quinta-feira (20). Ela foi verificar a experiência do empreendimento Bioenergia Orgânicos, que desenvolve tecnologia com sustentabilidade no município. A visita é desdobramento do protocolo de intenções assinado entre o Governo da Bahia e o projeto, para apoio na instalação da infraestrutura da fábrica de polpa de frutas orgânicas desenvolvida na fazenda.

O prefeito Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, da gestão ‘Do jeito que o povo quer’, esteve com a secretária e também conheceu a área experimental da Bioenergia, desenvolvida em parceria com a Embrapa, e que caminha para ser uma das maiores áreas irrigadas de frutas orgânicas do país. “Os crescentes investimentos no setor em nossa região irão gerar mais oportunidades de emprego e renda para a nossa região”, afirmou o gestor de Lençóis.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Um caminhão Baú Ford Cargo que seguia de Piritiba, Região de Jacobina, com destino a cidade de São Desidério, no oeste do estado, pegou fogo na altura do KM 102 da BA-432, sentido Iraquara a Souto Soares, na Chapada diamantina.

O veículo transportava aparelhagem da empresa Ricardo Som para uma festividade em São Desidério. Uma falha mecânica nas lonas traseiras de freios pode ter causado o incidente.

O caminhão e toda aparelhagem de som ficaram completamente destruídos pelas chamas. O prejuízo gira em torno de R$ 4 milhões de reais. Ninguém se feriu.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Os promotores de Justiça Adriano Marques (Cruz das Almas), Daniele Cochrane (Senhor do Bonfim) e Ítala Suzana (Senhor do Bonfim) apresentaram e explicaram na última segunda-feira, dia 17, em Lençóis,  na Chapada Diamantina, os fundamentos jurídicos que basearam ações do Ministério Público estadual que levaram à proibição da “Guerra de Espada” nos três municípios.

Em uma aula aberta ao público, com participação de estudantes do ensino médio, cujo tema foi “Práticas tradicionais, Cultura e Cidadania”, os promotores abordaram a “Guerra de Espadas” sob a ótica dos direitos criminal, ambiental, do consumidor e de defesa do patrimônio. O evento ocorreu na Casa do Patrimônio, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi a primeira aula do curso “Educação Patrimonial”, coordenado por Maria Paula Fernandes Adinolfi, mestre em Antropologia Social pela USP e coordenadora da Casa do Patrimônio de Lençóis.

A “Guerra de Espadas” está proibida, por força de decisões judiciais que apreciaram ações ajuizadas pelo MP, em Cruz das Almas desde 2011, em Campo Formoso desde 2015 e em Senhor do Bonfim desde 2017. Segundo os promotores, a fabricação, comercialização e a utilização do artefato são vedadas em diversos diplomas legais, como o Código Penal, Estatuto do Desarmamento, Lei de Crimes Ambientais e Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: MP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

O dia de campo é promovido pela Embrapa e conta com a participação do engenheiro da empresa pública (Foto: Divulgação)

A cidade de Utinga, receberá nesta sexta-feira (21), o ‘Dia de campo sobre cultivo do Limão Taiti na Chapada Diamantina’. O início da atividade acontece às 14h, na Fazenda Miragem, localizada na BA-142, que liga Utinga a Wagner. Às 16h tem a continuação do evento no sítio de Patrícia, na rodovia BA-046, que liga Utinga à Bonito, após à antena de uma operadora de telefonia celular.

O dia de campo é promovido pela Embrapa e conta com a participação do engenheiro da empresa pública, Orlando Passos. Na oportunidade, serão apresentados cinco clones da planta. O evento é aberto ao público e são esperados participantes dos municípios de Andaraí, Bonito, Iraquara, Lençóis, Lajedinho, Nova Redenção e Wagner. Já às 19h acontecerá o evento ‘Meu pé de limão’ – O cultivo da Lima ácida na Chapada Diamantina, no Salão Paroquial, localizado na Praça do Banco do Brasil.

Lá será possível saber mais sobre o cultivo do limão Tahiti, com as palestras do engenheiro Passos, e de Christopher Fontaine, Fernando Herrera, Vinícius Pina, da Adab, além de representantes do Bando do Nordeste e do Banco do Brasil. O evento conta com o apoio da administração municipal.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Na sessão da última terça-feira (18), a Câmara Municipal de Seabra divulgou o conteúdo do ofício enviado pela Embasa, no dia 17 deste mês, sobre o atraso no fornecimento de água para as residências dos bairros Tamboril e Alto da Boa Vista. Segundo o texto, assinado pela gerente, Ana Carolina Dias, o poço de número 7, que abastecia o Alto da Boa Vista e parte do Tamboril, foi desativado em maio deste ano. O motivo: uma queda drástica de vazão.

Por conta disso, esses bairros estão sendo abastecidos pelos poços 15 e 16, que também suprem as demandas do centro da cidade, o que provoca atrasos na distribuição. Ainda conforme o documento, o reservatório de número 16, atualmente, só é operado por meio de gerador durante o dia, pois a população local já reclamou do barulho à noite. Mesmo assim, a empresa aguarda a eletrificação do poço 16, previsto para hoje (19). Com essa ação, será possível dobrar a operação do sistema, ou seja, ir de 12 para 24 horas.

Ao cobrar medidas para reverter essa situação, a Câmara Municipal de Seabra recebeu a seguinte resposta: o plano da Embasa, por ora, é contratar uma máquina para recuperar e aprofundar o poço 7, localizado na Prata. A montagem dos equipamentos no local está prevista para 28 de setembro.

Todas essas informações foram encaminhadas à Câmara como resposta ao ofício de número 131/2018, enviado em 16 de agosto.

Ciente de que a falta de água é uma realidade também fora da sede, o vereador Alípio de Souza Neto, por meio de uma indicação legislativa, solicitou à Prefeitura Municipal a perfuração de um poço artesiano na comunidade de Baixio do Angical.

Fonte: Ascom/ Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Na manhã do último domingo (16), a Polícia Militar (PM) comemorou o registro de um recorde na Segurança Pública na Chapada Diamantina. Segundo a corporação, já são oito meses sem ataques a bancos nas 28 cidades sob responsabilidade da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada).

Uma nota oficial da Cipe-Chapada afirmou que “esse feito só foi possível, graças à perfeita interação e ações conjuntas das forças de segurança pública, integrantes do Comando de Policiamento Especializado, Comando Regional da Chapada, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp