Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Esporte

O observador da Seleção Brasileira, Ricargo Gomes, concedeu uma entrevista coletiva ao lado do coordenador Juninho, o preparador de goleiros Taffarel, o auxiliar técnico César Sampaio, nesta terça-feira (29). Perguntado sobre o processo de recuperação de Neymar e Danilo, ambos com lesões ligamentares no tornozelo, Ricardo revelou que os atletas retornam aos gramados ainda no Mundial do Qatar.

"Pela experiência de ter sido cortado, não tem nada a ver com os dois casos. Eles estão muito bem, e vão nos ajudar para o melhor. Esse tipo de papo não tive e nem pensei nisso, são situações bem diferentes", concluiu Ricardo Gomes.

Neymar e Danilo se machucaram na partida de estreia, na última quinta-feira (24), na vitória por 2x0 sobre a Sérvia. Ambos os jogadores tiveram lesões ligamentares no tornozelo. O camisa 10 ainda teve um pequeno edema ósseo.

Fonte: TNT SPORTS



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Bahia

Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29), decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais estará reestabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça em todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19.

O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres.

Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”.

A necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Publicidade

Quer lucrar ainda mais e garantir sucesso em suas vendas?

Distribuidora Mega Moda, atende a diversos segmentos da moda. Trazendo para você um mix de produtos incríveis.

Aqui você encontra peças de alta qualidade e com preço justo!

A Mega Moda facilita a vida do lojista. Vem ser gigante, vem ser MEGA!

E hoje a Mega Moda completa três anos de existência. Aproveitem! Façam suas compras e ganhe brindes exclusivos!

E o melhor de tudo, você pode comprar com comodidade! Ficamos pertinho de você em Irecê-BA. Venha nos fazer uma visita ou entre em contato pelo WhatsApp.

Avenida Coronel Terêncio Dourado - 4B - Irecê BA

 (74)999239241 ou (74) 999490617

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
BRASIL

Termina hoje (29) o prazo para os mesários que não compareceram no segundo turno das Eleições 2022, em 30 de outubro, apresentarem a justificativa pela ausência. O prazo para justificar é de 30 dias após o pleito, sendo cada turno considerado uma eleição diferente.

As justificativas podem ser entregues nos cartórios eleitorais. O requerimento deve ser destinado ao juiz da zona eleitoral à qual o mesário está vinculado, com a comprovação do fato que levou à ausência.

A multa para o mesário que não apresentar a justificativa varia de meio a um salário mínimo. Se o faltoso for servidor público, incluindo de autarquias, a penalidade será de suspensão de até 15 dias de trabalho.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as penas previstas serão aplicadas em dobro se a mesa receptora deixou de funcionar por culpa dos ausentes. Será também aplicada em dobro a pena ao membro da mesa que abandonou os trabalhos durante a votação, sem justa causa apresentada ao juiz até três dias após a ocorrência.

Calendário eleitoral

Nesta terça-feira também é o último dia para os candidatos, partidos políticos, federações e coligações removerem as propagandas relativas ao segundo turno das eleições. Além da remoção, eles devem restaurar o bem em que as propagandas foram afixadas, se for o caso.

Na quinta-feira (1°/12), 60 dias após o primeiro turno, é o prazo final para o eleitor que deixou de votar no primeiro turno das eleições justificar a ausência. A justificativa pode ser feita em qualquer cartório eleitoral ou pelos serviços digitais da Justiça Eleitoral.

Já o próximo dia 15 de dezembro, é o último dia para a publicação da decisão eleitoral sobre as contas dos candidatos eleitos. Nesse caso, deve ser observado o prazo de até três dias antes da data da diplomação.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
Publicidade

Construa seu sonho!

Fazemos todos os tipos de projetos. A sua construção merece o melhor!

Além da Construção Civil,  atuamos também com instalação de serviços eletrônicos, jardinagem, representantes de marcas, agentes de portaria e terceirização de serviço de secretária.

A PROTEGES - Prestadora de Serviços, agora atende toda Região de Irecê.

Para mais informações, entre em contato pelo  WhatsApp (77) 99907-1761 ou (77) 99906-4447.

Telefone Fixo (77) 2122-2811.

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
PRESIDENTE DUTRA

Na última sexta-feira (25), a Prefeitura de Presidente Dutra, por meio de suas secretarias, realizou importante mobilização governamental e comunitária de combate ao "Mosquito-da-dengue" e seus agravos, no povoado de Barro Branco.

A população de Barro Branco compareceu em massa.

"Foi um momento de suma importância para a população. Vamos fazer mais instantes como este. Aproveito a oportunidade para agradecer em nome da enfermeira ,Morgana Levi, aos profissionais do PSF José Simplício, que tanto tem colaborado neste projeto”, disse a secretária de saúde, Grazia Novaes.

Na oportunidade, teve apresentações culturais e entrega de mudas para a população.

O Presidente da Câmara, Dezão, marcou presença e disse que "vencer o 'Mosquito-da-dengue' é uma luta de todos nós e não vamos descansar, pois a saúde do nosso povo é sempre o mais importante”.

O prefeito, Robertão, compareceu e proferiu: “A saúde é o carro chefe. Todos os envolvidos estão de parabéns. A população tem que fazer o dever de casa para vencermos a Dengue”.

O representante da Secretaria do Meio Ambiente, Fabrício Carvalho, também marcou presença no evento.

As equipes da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica compareceram integralmente.

Marceli Neiva representou a Vigilância Epidemiológica, Rafael Porto e Jeferson Porto representaram a Vigilância Sanitária.

O professor Bal representou a coordenação de cultura. Ele apresentou o trabalho realizado com as crianças do nosso município.

A Prefeitura de Presidente Dutra agradece à população de Barro Branco pela recepção brilhante que nos foi concedida.

Fonte: Ascom - PMPD



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
Notícias

De vegetação e relevo exuberantes, a Chapada de Diamantina guarda 80% das nascentes que abastecem a Bahia — com as Bacias do Paraguaçu, Rio de Contas, Paramirim, Salitre e Jacaré e alguns afluentes do Rio São Francisco. Mas o agronegócio avança sobre o ecossistema.

Para expandir plantações de tomates e cebolas, produtores fazem uso de agrotóxicos que contaminam as águas e solos, uma ameaça à vida no território quilombola de Velame, uma das comunidades mais tradicionais da região. Junto aos danos à produção agroecológica de subsistência da comunidade, as substâncias têm causado intoxicação da população local.

A contaminação das águas por agrotóxicos, bem como todas as consequências negativas inerentes à exposição a essas substâncias são denunciadas pelo Movimento de Pequenos Produtores (MPA-BA). O uso irregular das substâncias tóxicas também é alvo de investigação do Ministério Público da Bahia.

Um indício do envenenamento causado por essas substâncias é a procura de pessoas da comunidade do Velame às unidades de saúde. Embora as notificações por intoxicação não estejam sendo realizadas, são muitos os casos reportados ao MPA-BA e ao Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Outro agravante apontado pelo Ministério Público é que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) deveria monitorar a contaminação das águas pelas substâncias tóxicas, só que as análises para atestar a qualidade do recurso hídrico não têm sido feitas.

As fazendas de modelo produtivo extensivo e com uso de agrotóxicos se instalaram há cerca de cinco anos na região. No entanto, desde 2019, a comunidade do Velame vem apresentando queixas relacionadas à contaminação. As vistorias realizadas não surtiram efeitos. Uma fiscalização foi realizada, em 2015, pelo programa de Fiscalização Integrada (FPI). Segundo relatos de moradores, porém, as provas foram maquiadas e os gestores podem ter sido avisados da ação.

Fazendeiros derrubam umbuzeiros para plantar cebola

Localizado na zona rural de Morro do Chapéu, o território Velame fica próximo das comunidades de Queimada, Malhada de Areia, Ouricuri, Carfarnaum, que também sofrem com os efeitos da contaminação. O uso de agrotóxicos começou com a chegada do agronegócio em Irecê, a oeste da Chapada Diamantina. Além da intoxicação, a agricultura extensiva colabora para a desertificação da região.

Luciano Bernardo de Brito, de 44 anos, afirma que a contaminação do ar por agrotóxicos chega a níveis tão altos que é necessário colocar máscaras e panos para proteger o nariz: “Ouvi relatos e até presenciei pessoas com sangramento de narinas, lacrimejamento dos olhos, gargantas secas e ardência, tontura, tosse e náuseas”. Residente na comunidade de Velame, ele conta que recém-nascidos, gestantes e idosos foram hospitalizados em consequência da intoxicação.

O maior impacto do uso de agrotóxicos, conforme ele pontua, é a contaminação dos lençóis freáticos: “O dano maior é a contaminação do subsolo e, consequentemente, da água que abastece as comunidades”. A situação das águas fica ainda pior, devido à derrubada das florestas. Segundo o quilombola, para abrir espaço para as plantações de tomate e cebola, os produtores derrubam espécies endêmicas, como umburana e umbuzeiro.

O Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênico e pela Agroecologia aponta que o problema decorre da falta de regulamentação da pulverização terrestre e da falta de controle da pulverização aérea. Sem a regulamentação terrestre, não foram estabelecidas regras de distanciamento dessas plantações em relação às águas, aos povoados e à produção agroecológica e orgânica.

A coordenadora do fórum, a promotora Luciana Espinheira da Costa Khoury, diz que a facilitação da entrada de produtos no país, entre eles alguns já banidos em outros países, e a grande dificuldade de realizar controle nos usos, seja no monitoramento da água, dos alimentos, torna os problemas maiores — e sem mensuração. “A ampliação de produtos é completamente absurda, diante de tamanhos descontroles no uso”, afirma.

Luciana destaca que as populações, que produzem com a agroecologia ou de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos, como é o caso do território do Velame, são muito prejudicadas pelos vizinhos que pulverizam os venenos. Ela condena o uso de agrotóxicos, seja de qual forma for: “A pulverização aérea é de grandes problemas ambientais e para a saúde das pessoas. A grande deriva dispensada no ambiente causa danos que não tem sido mensurado”.

Desde 2014, somente quatro multas aplicadas em todo o estado

O problema se agrava com as deficiências na fiscalização. O Ministério Público aponta que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre 2014 a 2019, emitiu somente quatro autos de infração relacionados aos pesticidas nos 417 municípios baianos. Segundo o relatório de gestão da Adab, apresentado ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia, a agência, em 2018, fiscalizou o uso de agrotóxicos em 1.080 propriedades rurais, em todo o estado.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, 145.469 propriedades rurais declararam usar agrotóxicos na Bahia. Pelo ritmo atual, seriam necessários 134 anos para que todas essas propriedades rurais fossem devidamente fiscalizadas. Ou 706 anos, para todos os 762.848 estabelecimentos rurais identificados pelo IBGE no estado. Durante a Fiscalização Integrada foram analisados 2.068 receituários agronômicos para agrotóxicos aplicados na região, e identificados vinte produtos mais utilizados.

O Ministério Público aponta que a Embasa não realiza o monitoramento na água oferecida à população de dezoito dessas substâncias, entre elas o mancozebe e a permetrina, listadas entre as dez mais usadas na atividade agrícola dos municípios. As substâncias estão também entre as 27 de monitoramento obrigatório pela portaria de consolidação 5 do Ministério da Saúde.

O promotor Pablo Almeida, do Ministério Público da Bahia, conta que o mancozebe é o agrotóxico mais utilizado na região. Segundo ele, a portaria determina que compete ao responsável pelo sistema de abastecimento de água para consumo humano manter e controlar a qualidade da água produzida e distribuída, com a realização de análises laboratoriais da água, o que não é feito.

A fiscalização identificou ainda o descumprimento, nas unidades de saúde locais, de norma do Ministério da Saúde, que obriga todos os profissionais de saúde a reportar ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) casos ou suspeitas de intoxicação por agrotóxicos.

A reportagem entrou em contato com a Embasa e Adab, mas até o momento não obteve resposta.

Fonte: Com informações do site De Olho nos Ruralistas.



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
COPA

As duas seleções que foram derrotadas na primeira rodada do Grupo G se enfrentaram na manhã desta segunda-feira (28) e acabaram no empate. Em jogo disputado e eletrizante, Sérvia e Camarões ficaram no 3 a 3 e deram a chance para que a Seleção Brasileira garanta seu passaporte para a próxima fase já na tarde desta segunda-feira (28).

Camarões abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, com Jean-Charles Castelletto, na sobra de um cabeceio dentro da área. Mesmo atrás no placar, a seleção da Sérvia permaneceu pressionando e trocando passes na área de ataque, até que, no final da primeira etapa, conseguiu virar, com um cabeceio de Strahinja Pavlovic e depois com um Dusan Tadic.

No segundo tempo a Sérvia teve mais volume de jogo e conseguiu marcar primeiro com Aleksandar Mitrovic, mandando de perna direita para o fundo do gol. Camarões precisou correr atrás e conseguiu o empate com Vincent Aboubakar, que fez um golaço de cobertura e depois deu passe para Choupo-Moting deixar tudo igual.

Com o resultado, a seleção camaronesa fica em terceira colocação no grupo, com um ponto. Já os sérvios estão na lanterna, também com um. O placar foi uma boa oportunidade para que o Brasil garanta seu passaporte para as oitavas de final ainda na tarde desta segunda-feira (28), no jogo contra a Suíça.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp