bd9e3db491fb02822ee0fd2c8e6e00c2

Sábado, 15 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Brigadistas combatem as chamas na Serra da Tromba (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O incêndio que atingiu a Serra da Tromba, localizada entre os municípios baianos de Abaíra e Piatã, na região da Chapada Diamantina, foi controlado nesta quinta-feira (13), após cinco dias. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

O fogo começou no último sábado (9). Desde o início, bombeiros e brigadistas trabalham no local. Com o incêndio debelado, a equipe permanece com o rescaldo da área, para evitar o surgimento de novos focos. Conforme os bombeiros, o trabalho deve seguir por 72h.

Ainda de acordo com os bombeiros, as equipes estão percorrendo o perímetro e fazendo monitoramento de forma minuciosa. Por se tratar de uma área rica em nascentes e com muita matéria orgânica no subsolo, segundo os bombeiros, há risco de incêndio subterrâneo.

De acordo com moradores da região, os primeiros focos começaram a aparecer na região da nascente do Rio de Contas, que corta 14 municípios baianos. Ainda não há informações sobre as causas do fogo.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Na noite da última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Seabra, na região da Chapada Diamantina, realizou na comunidade de Lagoa da Boa Vista, sua segunda sessão ordinária de setembro. A iniciativa de percorrer os vários povoados da cidade uma vez por mês partiu do presidente da instituição, Marcos Pires Ferreira Vaz: “A ideia é aproximar a população das atividades da casa, ouvir a demanda de cada lugar e apresentar o papel dos vereadores”. Com esse objetivo em mente, ele conduziu o encontro de forma didática e explicativa.

O local, que fica a 18 km da sede, foi tema de três indicações legislativas apresentadas na ocasião. Escrita pelo vereador Marcos Pires Ferreira Vaz, uma delas defende uma reforma geral no Mercado Municipal (conhecido como Barracão), o mesmo espaço que abrigou a sessão. As outras duas, lavradas, respectivamente, por Marcílio Luiz de Souza Oliveira e por Mário do Carmo Pinto, sugerem a pavimentação de ruas e avenidas da comunidade, e a construção de asfalto na estrada que liga a sede ao povoado.

Esses assuntos permearam toda a reunião. Na tribuna, o morador da localidade e professor Stênio Erson Santos afirmou que o último calçamento em Lagoa da Boa Vista foi efetuado há 18 anos – o que torna a pauta urgente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um terço das residências no Brasil estão situadas em ruas sem pavimento.

O cidadão ainda aproveitou sua fala para discutir a pertinência do Lamparinas do Sertão, que, ao longo de 15 anos, desenvolve atividades como gincanas, espetáculos e oficinas de arte. Segundo Stênio, o projeto só recebe ajudas pontuais, ou seja, as demandas da equipe não são supridas. Conhecedora de pedidos desse tipo, a Câmara votou em primeiro turno no projeto de lei Artistas da Nossa Terra, que propõe que 30% das atrações de eventos culturais realizados com financiamentos do Poder Público Municipal seja composto por artistas ou grupos locais.

Bem-sucedido, esse primeiro encontro itinerante foi reconhecido pela população, que, além de lotar o Mercado Municipal para prestigiar, questionar e criticar, condecorou a atitude dos vereadores por meio de um agradecimento escrito e emoldurado entregue ao presidente da instituição.

Fonte: Ascom/Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

A ação aconteceu na zona rural de Iraquara, região da Chapada Diamantina

Três motocicletas roubadas foram recuperadas,na última segunda-feira (10), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, no povoado Iraporanga, situado na zona rural de Iraquara.

As unidades faziam rondas na região quando perceberam a movimentação suspeita dos condutores. Os criminosos abandonaram os veículos e fugiram.

Foram localizadas uma Honda CG 125, vermelha, placa JOQ 9963, com chassi adulterado, e duas Bross 150, pretas, sem placas, e chassis raspados. Os veículos apreendidos foram levados para a delegacia territorial da cidade.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

A equipe localizou Sandro Araújo dos Santos, nesta segunda-feira (10), na Avenida Doutor Inocêncio Monteiro de Souza.

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada localizaram Sandro Araújo dos Santos, conhecido como 'Dolinha', após receberem denúncias de um morador que teve sua casa invadida, na madrugada de sábado para domingo. A ação aconteceu na última segunda-feira (10), na Avenida Doutor Inocêncio Monteiro de Souza, município de Itaeté, na região da Chapada Diamantina.

O cofre da residência foi arrombado, levaram dinheiro e, também, utensílios domésticos. Segundo o comandante da Cipe Chapada, major PM Ricardo Passos, assim que o morador fez a denúncia, apontando o esconderijo de Dolinha, as equipes foram fazer rondas no local. Ao perceber a presença da polícia, ele tentou fugir, invadindo residências, mas foi capturado.

O material recuperado e Dolinha foram encaminhados para Delegacia Territorial de Itaeté.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) e do Departamento da Polícia Militar (DPM) de Iraquara e Souto Soares, municípios da Chapada Diamantina, se uniram em uma ação na tarde do último sábado (8), no povoado do Alagadiço. Segundo as informações da Polícia Militar, um homem que realizava roubos na região de Souto Soares estaria escondido no povoado.

Após o cerco à casa indicada, foi verificado que o suspeito havia deixado o local. Lá foram deixadas uma espingarda de fabricação artesanal carregada, uma pedra de crack com aproximadamente 84 gramas e 20 sacos de embalagens para drogas. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Seabra, também na região da Chapada Diamantina.

Fonte: Central Notícia com informações da Cipe-Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 09 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Motociclista morreu vítima de acidente em Morro do Chapéu(Foto: Reprodução)

Um homem conhecido por Cal morreu vítima de acidente de trânsito na tarde deste sábado (08), em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina.

Ele era o condutor de uma motocicleta Honda Biz que se envolveu em uma colisão frontal com um carro na rodovia BA-144.

O motociclista, morador do bairro Capelinha, em Morro do Chapéu morreu no local do acidente. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionada para o local. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro.

A Polícia Rodoviária Estadual compareceu ao local para o atendimento da ocorrência e a perícia também foi acionada para apontar as causas do acidente.

A moto ficou destruída após o impacto (Foto: Reprodução)

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 09 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (6), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josemar Bento (Balili), utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores para apresentar demandas e solicitar medidas para melhoria da saúde no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Em sua fala, o presidente relatou situações que acometem o município no que diz respeito ao transporte e transferência de pacientes, regulação e a falta de uma ambulância semi intensiva (UTI) para trânsito de pacientes em estado grave.

“O episódio que envolveu o vereador Adriano Pela Frango nos liga mais uma vez o alerta para a saúde de Morro do Chapéu. O nosso objetivo é sensibilizar esta Casa, desprovidos de ideologias e bandeiras políticas, para buscar soluções para o problema da falta de ambulância de suporte avançado no município”, relatou Balili. Ainda entre as demandas apresentadas, estão a liberação de equipamentos de estabilização e monitoramento cardíaco e a retomada da ambulância de suporte avançado regimentalmente pertencente a Morro do Chapéu.

Os vereadores em plenário se sensibilizaram com as pautas apresentadas e se comprometeram a dar seguimentos às demandas. O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Júnior Rocha (Podemos), relatou que solicitou audiência com o secretário de saúde do estado, para discutir melhorias para o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, buscando melhorar o atendimento para a comunidade. A vereadora Aloysia Godinho (PDT) reiterou as palavras do presidente do Conselho de Saúde e relatou dificuldades no episódio de transporte de paciente em que esteve envolvida.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador José Ribeiro (MDB), parabenizou ao Conselho pela atuação e defendeu a busca por soluções suprapartidárias. O vereador Augusto Bley (PR) reiterou a preocupação e se colocou a disposição para pleitear junto ao deputado que mantém relação para pleitear emendas e melhorias para a saúde de Morro do Chapéu. “A gente precisa lutar para garantir estas melhorias para o nosso município, esta é uma causa de todos nós”, finalizou a vereadora Isabela Rocha (PV).

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

O ‘Rally Chapada Diamantina’, uma corrida de regularidade de categoria Turismo Light, acontecerá entre 11 e 13 de outubro no município de Lençóis. As vagas para participação são limitadas e as inscrições acontecem no dia 10 de setembro. O rally tem patrocínio do território Amarok, que prepara roteiros turísticos especialmente para seus clientes.

Normalmente os passeios têm duração de um a quatro dias e contam com infraestrutura completa para os participantes desfrutem das belíssimas paisagens, desta vez na Chapada Diamantina. Por se tratar de uma prova oficial, a Confederação Brasileira de Automobilismo realizará a fiscalização.

Fonte: Central Notícia com informações do Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 07 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Um homem foi morto em confronto com a polícia e outro foi preso na manhã desta quinta-feira (6), na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a troca de tiros ocorreu durante a segunda fase da ‘Operação Caninana’, ação conjunta entre a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido, e Polícia Federal.

Conforme a Secretaria da Segurança, Adilson Madureira Castro resistiu a abordagem dos policiais e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O órgão informou ainda que Adilson é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e sequestro. Durante a ação, Alessandro Alves de Oliveira, conhecido como ‘Sandro de Dema’, foi preso.

Ainda segundo a SSP-BA, Adilson é comparsa de Amauri Francisco de Souza, conhecido como ‘Babá’, um dos integrantes do Baralho do Crime, e que ainda é procurado pela polícia. Com ele, foram encontrados um revólver calibre 38 e 140 gramas de entorpecentes. Já com ‘Sandro de Dema’, a polícia apreendeu uma emulsão explosiva, quase dois quilos de explosivo granulado e uma balança.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018
Chapada Diamantina

Parlamentares seguem exemplo de outras cidades brasileiras: transcendem a discussão religiosa e reconhecem a relevância das ações desenvolvidas pelos centros espíritas

Na última terça-feira (4), a Câmara Municipal de Seabra realizou sua primeira sessão ordinária do mês de setembro e aprovou o projeto de lei que institui 18 de abril como o Dia Municipal do Espiritismo na cidade. Concebida pelo vereador Joaquim Inácio de Souza Neto, a proposta foi bem aceita pela casa legislativa, que a admitiu por unanimidade dos votos. Agora resta a sanção do prefeito.

As três casas espíritas da cidade receberam reconhecimento entre cidadãos de diversas religiões pelo trabalho social que desempenham já há muitos anos, como arrecadação e doação de roupas e de alimentos. Segundo o presidente da Câmara, Marcos Pires Ferreira Vaz, essas entidades auxiliam na distribuição justa e igualitária das doações para todos os necessitados – sem a promoção pessoal de ninguém. Vários outros vereadores também se manifestaram e elogiaram a pertinência do projeto.

Como forma de agradecer e conscientizar a população, Clécio Teixeira, representante da religião, proferiu um discurso sobre a importância das casas espíritas na sociedade. Em sua fala, ele relembrou as origens da doutrina, seu compromisso com os trabalhos sociais e sua chegada à cidade. Em Seabra, o Centro Espírita Caminho da Verdade, fundado em 10 de outubro de 1976, foi a primeira instituição dessa natureza a ser instaurada na cidade.

O espiritismo foi codificado em 1857, na França, pelo pedagogo francês Allan Kardec, e logo se difundiu por todo o mundo. Segundo dados do IBGE, mais de 3,8 milhões de brasileiros se definem como seguidores da religião, além de milhares e milhares de simpatizantes – fato que torna o Brasil o maior país espírita do mundo. Reencarnação, imortalidade da alma e fraternidade são alguns dos fundamentos da doutrina. Clécio, inclusive, rememorou uma máxima bastante conhecida pelos adeptos: “Fora da caridade não há salvação”.

Fonte: Ascom/Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp