Os promotores de Justiça Adriano Marques (Cruz das Almas), Daniele Cochrane (Senhor do Bonfim) e Ítala Suzana (Senhor do Bonfim) apresentaram e explicaram na última segunda-feira, dia 17, em Lençóis, na Chapada Diamantina, os fundamentos jurídicos que basearam ações do Ministério Público estadual que levaram à proibição da “Guerra de Espada” nos três municípios.
Em uma aula aberta ao público, com participação de estudantes do ensino médio, cujo tema foi “Práticas tradicionais, Cultura e Cidadania”, os promotores abordaram a “Guerra de Espadas” sob a ótica dos direitos criminal, ambiental, do consumidor e de defesa do patrimônio. O evento ocorreu na Casa do Patrimônio, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi a primeira aula do curso “Educação Patrimonial”, coordenado por Maria Paula Fernandes Adinolfi, mestre em Antropologia Social pela USP e coordenadora da Casa do Patrimônio de Lençóis.
A “Guerra de Espadas” está proibida, por força de decisões judiciais que apreciaram ações ajuizadas pelo MP, em Cruz das Almas desde 2011, em Campo Formoso desde 2015 e em Senhor do Bonfim desde 2017. Segundo os promotores, a fabricação, comercialização e a utilização do artefato são vedadas em diversos diplomas legais, como o Código Penal, Estatuto do Desarmamento, Lei de Crimes Ambientais e Código de Defesa do Consumidor.
Fonte: MP/BA
O dia de campo é promovido pela Embrapa e conta com a participação do engenheiro da empresa pública (Foto: Divulgação)
A cidade de Utinga, receberá nesta sexta-feira (21), o ‘Dia de campo sobre cultivo do Limão Taiti na Chapada Diamantina’. O início da atividade acontece às 14h, na Fazenda Miragem, localizada na BA-142, que liga Utinga a Wagner. Às 16h tem a continuação do evento no sítio de Patrícia, na rodovia BA-046, que liga Utinga à Bonito, após à antena de uma operadora de telefonia celular.
O dia de campo é promovido pela Embrapa e conta com a participação do engenheiro da empresa pública, Orlando Passos. Na oportunidade, serão apresentados cinco clones da planta. O evento é aberto ao público e são esperados participantes dos municípios de Andaraí, Bonito, Iraquara, Lençóis, Lajedinho, Nova Redenção e Wagner. Já às 19h acontecerá o evento ‘Meu pé de limão’ – O cultivo da Lima ácida na Chapada Diamantina, no Salão Paroquial, localizado na Praça do Banco do Brasil.
Lá será possível saber mais sobre o cultivo do limão Tahiti, com as palestras do engenheiro Passos, e de Christopher Fontaine, Fernando Herrera, Vinícius Pina, da Adab, além de representantes do Bando do Nordeste e do Banco do Brasil. O evento conta com o apoio da administração municipal.
Fonte: Jornal da Chapada
Na sessão da última terça-feira (18), a Câmara Municipal de Seabra divulgou o conteúdo do ofício enviado pela Embasa, no dia 17 deste mês, sobre o atraso no fornecimento de água para as residências dos bairros Tamboril e Alto da Boa Vista. Segundo o texto, assinado pela gerente, Ana Carolina Dias, o poço de número 7, que abastecia o Alto da Boa Vista e parte do Tamboril, foi desativado em maio deste ano. O motivo: uma queda drástica de vazão.
Por conta disso, esses bairros estão sendo abastecidos pelos poços 15 e 16, que também suprem as demandas do centro da cidade, o que provoca atrasos na distribuição. Ainda conforme o documento, o reservatório de número 16, atualmente, só é operado por meio de gerador durante o dia, pois a população local já reclamou do barulho à noite. Mesmo assim, a empresa aguarda a eletrificação do poço 16, previsto para hoje (19). Com essa ação, será possível dobrar a operação do sistema, ou seja, ir de 12 para 24 horas.
Ao cobrar medidas para reverter essa situação, a Câmara Municipal de Seabra recebeu a seguinte resposta: o plano da Embasa, por ora, é contratar uma máquina para recuperar e aprofundar o poço 7, localizado na Prata. A montagem dos equipamentos no local está prevista para 28 de setembro.
Todas essas informações foram encaminhadas à Câmara como resposta ao ofício de número 131/2018, enviado em 16 de agosto.
Ciente de que a falta de água é uma realidade também fora da sede, o vereador Alípio de Souza Neto, por meio de uma indicação legislativa, solicitou à Prefeitura Municipal a perfuração de um poço artesiano na comunidade de Baixio do Angical.
Fonte: Ascom/ Câmara de Seabra
Na manhã do último domingo (16), a Polícia Militar (PM) comemorou o registro de um recorde na Segurança Pública na Chapada Diamantina. Segundo a corporação, já são oito meses sem ataques a bancos nas 28 cidades sob responsabilidade da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada).
Uma nota oficial da Cipe-Chapada afirmou que “esse feito só foi possível, graças à perfeita interação e ações conjuntas das forças de segurança pública, integrantes do Comando de Policiamento Especializado, Comando Regional da Chapada, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”.
Fonte: Jornal da Chapada
Brigadistas combatem as chamas na Serra da Tromba (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
O incêndio que atingiu a Serra da Tromba, localizada entre os municípios baianos de Abaíra e Piatã, na região da Chapada Diamantina, foi controlado nesta quinta-feira (13), após cinco dias. A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
O fogo começou no último sábado (9). Desde o início, bombeiros e brigadistas trabalham no local. Com o incêndio debelado, a equipe permanece com o rescaldo da área, para evitar o surgimento de novos focos. Conforme os bombeiros, o trabalho deve seguir por 72h.
Ainda de acordo com os bombeiros, as equipes estão percorrendo o perímetro e fazendo monitoramento de forma minuciosa. Por se tratar de uma área rica em nascentes e com muita matéria orgânica no subsolo, segundo os bombeiros, há risco de incêndio subterrâneo.
De acordo com moradores da região, os primeiros focos começaram a aparecer na região da nascente do Rio de Contas, que corta 14 municípios baianos. Ainda não há informações sobre as causas do fogo.
Fonte: G1
Na noite da última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Seabra, na região da Chapada Diamantina, realizou na comunidade de Lagoa da Boa Vista, sua segunda sessão ordinária de setembro. A iniciativa de percorrer os vários povoados da cidade uma vez por mês partiu do presidente da instituição, Marcos Pires Ferreira Vaz: “A ideia é aproximar a população das atividades da casa, ouvir a demanda de cada lugar e apresentar o papel dos vereadores”. Com esse objetivo em mente, ele conduziu o encontro de forma didática e explicativa.
O local, que fica a 18 km da sede, foi tema de três indicações legislativas apresentadas na ocasião. Escrita pelo vereador Marcos Pires Ferreira Vaz, uma delas defende uma reforma geral no Mercado Municipal (conhecido como Barracão), o mesmo espaço que abrigou a sessão. As outras duas, lavradas, respectivamente, por Marcílio Luiz de Souza Oliveira e por Mário do Carmo Pinto, sugerem a pavimentação de ruas e avenidas da comunidade, e a construção de asfalto na estrada que liga a sede ao povoado.
Esses assuntos permearam toda a reunião. Na tribuna, o morador da localidade e professor Stênio Erson Santos afirmou que o último calçamento em Lagoa da Boa Vista foi efetuado há 18 anos – o que torna a pauta urgente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um terço das residências no Brasil estão situadas em ruas sem pavimento.
O cidadão ainda aproveitou sua fala para discutir a pertinência do Lamparinas do Sertão, que, ao longo de 15 anos, desenvolve atividades como gincanas, espetáculos e oficinas de arte. Segundo Stênio, o projeto só recebe ajudas pontuais, ou seja, as demandas da equipe não são supridas. Conhecedora de pedidos desse tipo, a Câmara votou em primeiro turno no projeto de lei Artistas da Nossa Terra, que propõe que 30% das atrações de eventos culturais realizados com financiamentos do Poder Público Municipal seja composto por artistas ou grupos locais.
Bem-sucedido, esse primeiro encontro itinerante foi reconhecido pela população, que, além de lotar o Mercado Municipal para prestigiar, questionar e criticar, condecorou a atitude dos vereadores por meio de um agradecimento escrito e emoldurado entregue ao presidente da instituição.
Fonte: Ascom/Câmara de Seabra
A ação aconteceu na zona rural de Iraquara, região da Chapada Diamantina
Três motocicletas roubadas foram recuperadas,na última segunda-feira (10), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, no povoado Iraporanga, situado na zona rural de Iraquara.
As unidades faziam rondas na região quando perceberam a movimentação suspeita dos condutores. Os criminosos abandonaram os veículos e fugiram.
Foram localizadas uma Honda CG 125, vermelha, placa JOQ 9963, com chassi adulterado, e duas Bross 150, pretas, sem placas, e chassis raspados. Os veículos apreendidos foram levados para a delegacia territorial da cidade.
Fonte: SSP/BA
A equipe localizou Sandro Araújo dos Santos, nesta segunda-feira (10), na Avenida Doutor Inocêncio Monteiro de Souza.
Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada localizaram Sandro Araújo dos Santos, conhecido como 'Dolinha', após receberem denúncias de um morador que teve sua casa invadida, na madrugada de sábado para domingo. A ação aconteceu na última segunda-feira (10), na Avenida Doutor Inocêncio Monteiro de Souza, município de Itaeté, na região da Chapada Diamantina.
O cofre da residência foi arrombado, levaram dinheiro e, também, utensílios domésticos. Segundo o comandante da Cipe Chapada, major PM Ricardo Passos, assim que o morador fez a denúncia, apontando o esconderijo de Dolinha, as equipes foram fazer rondas no local. Ao perceber a presença da polícia, ele tentou fugir, invadindo residências, mas foi capturado.
O material recuperado e Dolinha foram encaminhados para Delegacia Territorial de Itaeté.
Fonte: SSP/BA
Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) e do Departamento da Polícia Militar (DPM) de Iraquara e Souto Soares, municípios da Chapada Diamantina, se uniram em uma ação na tarde do último sábado (8), no povoado do Alagadiço. Segundo as informações da Polícia Militar, um homem que realizava roubos na região de Souto Soares estaria escondido no povoado.
Após o cerco à casa indicada, foi verificado que o suspeito havia deixado o local. Lá foram deixadas uma espingarda de fabricação artesanal carregada, uma pedra de crack com aproximadamente 84 gramas e 20 sacos de embalagens para drogas. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia de Seabra, também na região da Chapada Diamantina.
Fonte: Central Notícia com informações da Cipe-Chapada
Motociclista morreu vítima de acidente em Morro do Chapéu(Foto: Reprodução)
Um homem conhecido por Cal morreu vítima de acidente de trânsito na tarde deste sábado (08), em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina.
Ele era o condutor de uma motocicleta Honda Biz que se envolveu em uma colisão frontal com um carro na rodovia BA-144.
O motociclista, morador do bairro Capelinha, em Morro do Chapéu morreu no local do acidente. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionada para o local. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro.
A Polícia Rodoviária Estadual compareceu ao local para o atendimento da ocorrência e a perícia também foi acionada para apontar as causas do acidente.
A moto ficou destruída após o impacto (Foto: Reprodução)
Fonte: Central Notícia
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...