Foto: SEC
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), colégios estaduais em diversas regiões do interior baiano promoveram uma série de atividades voltadas para a conscientização e proteção ambiental. As ações, que envolvem diretamente os estudantes e a comunidade escolar, incluíram plantio de mudas, exposições, feiras e oficinas.
Em Irecê, está sendo realizada a 2ª Feira de Agroecologia. Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado, que fica na cidade de Central, participam do evento. Ao todo, 74 estudantes estão empenhados em realizar as atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a feira, estão sendo exibidos produtos cultivados na horta escolar, além de doações de produtos da zona rural feitas pelos próprios alunos. Uma das principais ações do evento é a doação de mudas de plantas nativas da Caatinga e de plantas frutíferas para a comunidade escolar do município.
Guilherme Bernardes de Freitas, 17 anos, estudante do 2° ano, destacou a relevância das ações em prol da causa ambiental. “Participar dessa ação é uma experiência muito interessante. É super importante realizar atividades que visam trazer a conscientização das pessoas da nossa cidade para ajudarem e cuidarem do meio ambiente. Para mim está sendo muito bom fazer parte disso, eu gosto sempre de estar junto com a escola nesses eventos”.
Também em Irecê, 23 estudantes dos colégios estaduais de tempo integral Leila Janaína Brito Gonçalves, em Presidente Dutra; Democrático Castro Alves, em Ipupiara; e do Centro Estadual de Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano, em Xique-Xique, estão participando da II Ecofeira de Educação Ambiental.
Durante o evento, os estudantes apresentaram projetos como a produção de sabonetes naturais e desinfetantes feitos com produtos biodegradáveis e a produção de doces, geleias, brigadeiros e outros, com as partes não comestíveis das frutas, ambos dos estudantes do CETI Leila Janaína Brito Goncalves.
Fonte: Ascom - SEC/BA
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O aroma prazeroso do café pode ser elemento importante para reduzir o vício do tabagismo. Essa foi a conclusão de estudo preliminar de pesquisadores brasileiros com 60 fumantes, dos quais 30 inalaram fragrância de aroma de pó de café e metade voltou a fumar.
Os pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) descobriram, em 2014, que a fragrância do café ativa uma região específica no cérebro, que faz parte do sistema de recompensas, em especial o núcleo acumbens, estrutura cerebral que é ativada também com substâncias psicoativas, como a cocaína. “Esse sistema de recompensas é ativado com atividades prazerosas como, por exemplo, escutar música, ter relações sexuais, tudo que dá prazer, beber água inclusive, mas também é um sistema que pode ser mal utilizado por meio de substâncias psicoativas”, confirmou a pesquisadora do IDOR e diretora científica da Café Consciência, startup de biotecnologia parceira do instituto, Silvia Oigman.
Como o café ativou de forma intensa essa região do cérebro, os pesquisadores decidiram utilizar o aroma do café para substituir a vontade de fumar dos participantes de um segundo ensaio clínico pequeno, feito com 16 fumantes, em 2016. Esse ensaio serviu de base para o estudo mais amplo, realizado em 2022, com 60 fumantes, cujos resultados foram divulgados agora.
Resultados
Silvia Oigman informou nessa segunda-feira (3) que da metade dos 60 fumantes expostos à fragrância do aroma do café, 50% fumaram logo depois que ocorreu a intervenção. Entre a outra metade dos participantes, que não inalou a fragrância do café, mas uma fragrância neutra à base de sabão, 73,3% voltaram a fumar. “Foi um número expressivo, mas não é significativo. Na prática, não houve diferença estatística. Mas é um resultado considerado indicador de potencial dessa abordagem, inclusive porque era um ensaio clínico piloto. A gente estava fazendo um estudo prévio com a fragrância do pó do café. Não é a fragrância final que a gente espera empregar para um paciente de fato”, explicou Silvia.
Segundo Silvia, o ensaio clínico foi importante para os pesquisadores encontrarem questões a serem resolvidas e fazer um novo ensaio de maior porte. O ensaio clínico foi conduzido durante seis meses. “Não foi tão rápido como a gente gostaria. Quando a gente lida com fragrâncias, como o pó de café e o vinho, eles perdem muitos voláteis. Ainda que o armazenamento e toda a entrega tenham sido monitorados e feitos da melhor forma possível, cai a qualidade pelo tempo”, disse a pesquisadora do IDOR. Esse foi um aspecto que pode ter prejudicado o desempenho da fragrância. “É nesse aspecto que a gente está pretendendo atuar”.
A pesquisa recebeu investimentos de R$ 373 mil da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Formulação terapêutica
O projeto final visa a utilizar a fragrância do café para redução do desejo de consumo do tabaco por usuários crônicos. Silvia afirmou que a ideia é avançar ainda mais e dar continuidade ao projeto. “A gente entendeu o resultado obtido como um indicador de potencial”. Os pesquisadores estão desenvolvendo agora uma formulação terapêutica à base de voláteis de café e vão adaptá-la em dispositivo eletrônico, para realizar novo ensaio clínico com maior número de fumantes. “Ainda há alguns passos até isso ser feito”. A expectativa é que essa nova fase do projeto seja realizada antes de 2026. A abordagem multidisciplinar é conduzida por especialistas brasileiros em diversas áreas.
Silvia desconhece a existência de outros grupos de pesquisa que usem a inalação inócua do aroma do café como ativador do sistema de recompensa para fins medicinais. Os resultados obtidos até agora levaram o grupo a depositar e ter concedidas nove patentes nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Mais três patentes estão em andamento no Brasil, na Austrália e no Canadá.
De acordo com as últimas estimativas do relatório de tendências de tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em janeiro deste ano, há em todo o mundo 1,25 bilhão de adultos usuários de tabaco. O vício de fumar mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, sendo mais de 7 milhões dessas mortes resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão das mortes são de fumantes passivos.
Fonte: Agência Brasil
Vítima com sinais de disparo de arma de fogo ainda não foi identificada
A Polícia Civil da Bahia tomou as seguintes providências: solicitação de perícias no local do crime, necropsia e identificação da vítima, além da instauração de um inquérito policial para investigar o caso. A autoria do crime ainda é desconhecida.
A Delegacia de Irecê foi informada de que um corpo sem sinais vitais foi encontrado em um terreno baldio na Rua Nova Zelândia, no Bairro Shampoo Charme, em Irecê/BA, na manhã de terça-feira, 4 de junho de 2024, por volta das 11h45. A informação é fornecida pela Polícia Civil da Bahia.
Após uma visita ao local, uma equipa do Serviço de Investigação (SI) da 14a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) confirmou que as informações eram verdadeiras.
De acordo com a Polícia Civil, o corpo era de um homem, com mãos e pés amarrados, e na cabeça havia sinais de tiros de arma de fogo. A vítima, que permanece não identificada, não tinha nenhum documento de identificação.
A Polícia Civil da Bahia iniciou um inquérito policial para apurar o caso, solicitando perícias no local do crime, necropsia e identificação da vítima. A autoria e motivação do crime seguem desconhecidas.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução/JC
Os moradores da Chapada Diamantina serão beneficiados com a construção de um novo hospital através de uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Lençóis. A informação foi anunciada no último sábado (1°), pelo govenador Jerônimo Rodrigues (PT), que ainda ressaltou o investimento de R$ 8,5 milhões no empreendimento.
Ainda conforme revelado pelo governador do estado, a nova unidade hospitalar terá capacidade para 22 leitos, distribuídos em enfermarias feminina, masculina, obstétrica, pediátrica e de observação, além de dois leitos de isolamento.
O equipamento ainda contará com um PPP (pré-parto/parto/puerpério), um ambiente aconchegante preparado para o parto humanizado. No local, a gestante poderá relaxar e vivenciar todo o processo do parto com mais conforto, segurança e tranquilidade.
O hospital também promete incluir consultórios, laboratório, sala de urgência, raio-X, sala de cirurgia, sala de parto, além de dependências essenciais como cozinha, refeitório, lactário, lavanderia, Central de Material Esterilizado (CME) e administração.
Fonte: Aratu Online
Gestão de Tacinho Mendes continua investindo em infraestrutura e desenvolvimento
O prefeito de Jussara, BA, Tacinho Mendes, celebra mais uma conquista para o município com a liberação da primeira parcela do convênio para a construção da Praça de Eventos na Vila de Recife. Este importante projeto é resultado de uma emenda do deputado estadual Pedro Tavares e representa um avanço importante para a população local.
Em visita a Salvador, Tacinho Mendes destacou a importância da parceria com o deputado Pedro Tavares para a realização de mais esta obra. “Estamos muito felizes em anunciar que conseguimos a liberação da primeira parcela para a construção da Praça de Eventos da Vila de Recife. Esta é mais uma obra importante que trará muitos benefícios para nossa cidade e nossa população”, afirmou o prefeito.
A gestão de Tacinho Mendes tem se destacado pela transformação do município de Jussara, com obras e investimentos espalhados pelos quatro cantos da cidade. A nova Praça de Eventos será um espaço essencial para a realização de atividades culturais, esportivas e sociais, fortalecendo o senso de comunidade e proporcionando um local adequado para eventos públicos.
“Agradeço ao deputado Pedro Tavares por essa parceria e pela constante ajuda à nossa cidade. Tenho certeza de que nossa população está muito feliz com mais essa conquista”, concluiu Tacinho Mendes.
A administração municipal continua empenhada em promover melhorias e desenvolvimento para todos os setores da cidade, beneficiando diretamente os cidadãos de Jussara.
Fonte: Da Redação
Foto: Renata Meneses/HF Brasil
As regiões de Irecê e Vale do São Francisco registraram um aumento na oferta de cebola, após enfrentar desafios significativos no mercado devido às chuvas intensas ocorridas em março e início de abril. O alto volume de precipitação prejudicou todo o ciclo de produção, desde o plantio até o desenvolvimento dos bulbos, impactando a disponibilidade do produto nas regiões. A informação é do site HF Brasil.
Nas últimas semanas, a situação tem melhorado gradualmente, com aumento na produtividade e na qualidade das hortaliças, graças à melhoria das condições climáticas. No entanto, uma grande parte do volume colhido ainda apresenta calibre abaixo do ideal, sendo classificada como caixa 2. No Vale do São Francisco, a cebola amarela híbrida foi negociada a R$ 123,33 por saca de 20 kg, mantendo-se estável em relação à semana anterior, enquanto em Irecê o preço caiu 4,2%, sendo negociada a R$ 115,00 por saca de 20 kg.
Segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, as condições climáticas favoráveis e os bons preços têm estimulado os produtores da região de Irecê a expandirem suas áreas de cultivo. Entretanto, a insuficiência de sementes para atender à demanda limita esse crescimento, mesmo com a intenção de um aumento substancial na produção.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Foto: HRI
Com o tema “Onde há enfermagem, há cuidado com a vida”, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou a Semana da Enfermagem 2024 que aconteceu de 17 a 22 de maio na unidade hospitalar.
Destaque na programação para a celebração da Missa com a Benção do Jaleco, Almoço Especial Happy Hour da Enfermagem e palestra do COREN-BA “Registro de Enfermagem - Direitos e Deveres”.
“Ficamos felizes com a participação de toda equipe nesse evento. O intuito é enaltecer o belíssimo trabalho desenvolvido por técnicos em enfermagem e enfermeiros que atuam em vários setores do hospital”, enfatiza Thaís Magalhães, enfermeira coordenadora da Hemodinâmica.
Fonte: Ascom - HRI
Evento territorial destaca bons frutos da Rede Municipal de Ensino
O prefeito de Presidente Dutra, BA, Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido como Robertão, expressou sua satisfação com os resultados positivos da Rede Municipal de Ensino através de sua página oficial no Facebook. "Passando aqui para trazer a minha alegria de ver, mais uma vez, os bons frutos dos serviços desenvolvidos pela nossa Rede Municipal de Ensino", afirmou Robertão.
O prefeito destacou a apresentação musical das crianças durante a abertura do Encontro Territorial de Gestores em Educação, realizado em Presidente Dutra, no último dia 29. O evento contou com a presença de Ancelmo Machado, secretário municipal e Diretor Territorial da Undime-BA. "Me senti contagiado pela apresentação musical das nossas crianças", ressaltou Robertão.
Além disso, o líder político elogiou os resultados exemplares apresentados pelas equipes locais e visitantes, evidenciando o alinhamento do município e do Território de Irecê com as inovações tecnológicas na educação. "Muito feliz também com os exemplos de excelentes resultados apresentados pela nossa equipe e equipes visitantes", afirmou o prefeito.
Robertão esteve acompanhado pelo vice-prefeito Oberdan Machado, vereadores e amigos. Ele também expressou sua alegria ao receber uma surpresa dos alunos da Rede de Ensino, que lhe presentearam com uma linda camisa temática, concluindo: "Fiquei feliz também com a surpresa dos alunos da Rede de Ensino".
Fonte: Da Redação
Foto: Sesab
Há quatro anos, a aposentada Hildete Messias de Freitas, 68 anos, sofreu um desmaio e depois de fazer vários exames cardiológicos foi diagnosticada com bradicardia. Residente em Irecê, Hildete, que é mãe de quatro filhos e tem duas netas, teve a vida transformada após atendimento e implante de marca-passo realizado no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que neste mês de maio comemora 65 anos. Histórias de superação como a de dona Hildete se reúnem a tantas outras que fazem parte da trajetória de amor e serviço da obra fundada por Santa Dulce dos Pobres.
Hildete relata que sentia muito cansaço, dor nas pernas, indisposição, pressão alta e que chegou a ter uma cirurgia ginecológica suspensa em Salvador, devido ao ritmo muito baixo de seus batimentos cardíacos. “Vivi momentos difíceis, mas graças a Deus, fui acolhida pelos profissionais do Hospital Regional de Irecê. Fui atendida pela médica Poliana Roriz, que confirmou a necessidade de implante de marca-passo. A cirurgia foi realizada no dia 3 de maio, sob as bênçãos de Santa Dulce. Hoje, eu me sinto outra mulher e tenho qualidade de vida. Vocês transformaram minha vida, gratidão”, compartilha.
Dona Hildete é a 35ª paciente submetida ao implante de marca-passo implementado em agosto de 2023 na Hemodinâmica da unidade hospitalar. O setor iniciou suas atividades em 2021 e comemora ter ultrapassado a marca de três mil procedimentos de alta complexidade. Entre esses, destacam-se a realização de cateterismos cardíacos e angiografias (diagnósticos), angioplastias coronarianas e vasculares periféricas, além de implantes de cateteres vasculares de maior permanência (terapêuticos) para a análise ou a correção das mais diversas patologias.
O responsável técnico pelo serviço, o médico cardiologista intervencionista Carlos Vinícius Espírito Santo, relata que os grandes diferenciais do serviço são a possibilidade de oferecer atendimento para urgências e emergências 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, e a possibilidade de oferecer dispositivos terapêuticos de ótima qualidade pelo SUS na cidade de Irecê, que fica a cerca de 480 quilômetros de distância de Salvador. “Muitos dos aparatos tecnológicos e materiais que utilizamos na Hemodinâmica do Hospital de Irecê são equivalentes aos que utilizamos em hospitais privados de referência da capital baiana”, pontua.
Carlos Vinícius destaca ainda os nomes dos profissionais, que são fundamentais para o trabalho conjunto que tem trazido os resultados positivos do setor de Hemodinâmica da unidade hospitalar: Thaís Magalhães, coordenadora de Enfermagem do setor; Magno Baunieri, coordenador do serviço de Cirurgia Vascular; Igor Lessa, coordenador da Cardiologia; e Polliana Roriz, responsável pelo serviço de Arritmologia.
Fonte: Ascom - Sesab
Foto: Reprodução/Google
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (28/05), acataram as conclusões contidas em relatório de auditoria realizada na Prefeitura de Barra, com o objetivo de analisar a remuneração e a qualificação dos profissionais do magistério – Metas 16 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE) – no exercício de 2019. Em razão das irregularidades apuradas durante a fiscalização, o conselheiro Paulo Rangel, relator do processo, imputou multa de R$2 mil ao ex-prefeito Dionísio Ferreira de Assis.
A auditoria temática na área da Educação se destinou a avaliar o cumprimento da Meta 16, que trata da formação continuada e pós-graduação de professores, e da Meta 18, referente ao atendimento do piso salarial e plano de carreira do docente, ambas do Plano Nacional de Educação, estabelecido em 2014.
Sobre a análise da Meta 16, o município de Barra não apresentou os planos/planejamentos de formação continuada para os professores da educação básica e formação em pós-graduação. A planilha encaminhada pelo gestor em sua defesa não pode ser aceita, já que sequer possuía a assinatura de quem a elaborou, nem documentos que comprovassem o nível de formação dos servidores.
Para o conselheiro Paulo Rangel é necessário que a prefeitura estabeleça o plano e planejamento de formação em pós-graduação para os profissionais efetivos da educação básica e o execute, para que seja cumprido o percentual de pelo menos 50% de formação com pós-graduação até o ano de 2024, conforme determina a Meta 16.
Além disso, apesar do município ter apresentado a Lei de Plano de Carreira para os profissionais da educação básica, eles não eram pagos de acordo com a sua titulação, vez que as gratificações pertinentes não foram implementadas, em descumprimento à Meta 18.
Em seu voto, o conselheiro Paulo Rangel acolheu o parecer técnico da auditoria e o opinativo do Ministério Público de Contas. O procurador Guilherme Costa Macedo, do MPC, acompanhou as conclusões do relatório técnico, e opinou pelo conhecimento e procedência das conclusões da auditoria temática.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...