Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (6), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josemar Bento (Balili), utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores para apresentar demandas e solicitar medidas para melhoria da saúde no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. Em sua fala, o presidente relatou situações que acometem o município no que diz respeito ao transporte e transferência de pacientes, regulação e a falta de uma ambulância semi intensiva (UTI) para trânsito de pacientes em estado grave.
“O episódio que envolveu o vereador Adriano Pela Frango nos liga mais uma vez o alerta para a saúde de Morro do Chapéu. O nosso objetivo é sensibilizar esta Casa, desprovidos de ideologias e bandeiras políticas, para buscar soluções para o problema da falta de ambulância de suporte avançado no município”, relatou Balili. Ainda entre as demandas apresentadas, estão a liberação de equipamentos de estabilização e monitoramento cardíaco e a retomada da ambulância de suporte avançado regimentalmente pertencente a Morro do Chapéu.
Os vereadores em plenário se sensibilizaram com as pautas apresentadas e se comprometeram a dar seguimentos às demandas. O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Júnior Rocha (Podemos), relatou que solicitou audiência com o secretário de saúde do estado, para discutir melhorias para o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, buscando melhorar o atendimento para a comunidade. A vereadora Aloysia Godinho (PDT) reiterou as palavras do presidente do Conselho de Saúde e relatou dificuldades no episódio de transporte de paciente em que esteve envolvida.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador José Ribeiro (MDB), parabenizou ao Conselho pela atuação e defendeu a busca por soluções suprapartidárias. O vereador Augusto Bley (PR) reiterou a preocupação e se colocou a disposição para pleitear junto ao deputado que mantém relação para pleitear emendas e melhorias para a saúde de Morro do Chapéu. “A gente precisa lutar para garantir estas melhorias para o nosso município, esta é uma causa de todos nós”, finalizou a vereadora Isabela Rocha (PV).
Fonte: Assessoria
O ‘Rally Chapada Diamantina’, uma corrida de regularidade de categoria Turismo Light, acontecerá entre 11 e 13 de outubro no município de Lençóis. As vagas para participação são limitadas e as inscrições acontecem no dia 10 de setembro. O rally tem patrocínio do território Amarok, que prepara roteiros turísticos especialmente para seus clientes.
Normalmente os passeios têm duração de um a quatro dias e contam com infraestrutura completa para os participantes desfrutem das belíssimas paisagens, desta vez na Chapada Diamantina. Por se tratar de uma prova oficial, a Confederação Brasileira de Automobilismo realizará a fiscalização.
Fonte: Central Notícia com informações do Jornal da Chapada
Um homem foi morto em confronto com a polícia e outro foi preso na manhã desta quinta-feira (6), na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a troca de tiros ocorreu durante a segunda fase da ‘Operação Caninana’, ação conjunta entre a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido, e Polícia Federal.
Conforme a Secretaria da Segurança, Adilson Madureira Castro resistiu a abordagem dos policiais e foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O órgão informou ainda que Adilson é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e sequestro. Durante a ação, Alessandro Alves de Oliveira, conhecido como ‘Sandro de Dema’, foi preso.
Ainda segundo a SSP-BA, Adilson é comparsa de Amauri Francisco de Souza, conhecido como ‘Babá’, um dos integrantes do Baralho do Crime, e que ainda é procurado pela polícia. Com ele, foram encontrados um revólver calibre 38 e 140 gramas de entorpecentes. Já com ‘Sandro de Dema’, a polícia apreendeu uma emulsão explosiva, quase dois quilos de explosivo granulado e uma balança.
Fonte: SSP/BA
Parlamentares seguem exemplo de outras cidades brasileiras: transcendem a discussão religiosa e reconhecem a relevância das ações desenvolvidas pelos centros espíritas
Na última terça-feira (4), a Câmara Municipal de Seabra realizou sua primeira sessão ordinária do mês de setembro e aprovou o projeto de lei que institui 18 de abril como o Dia Municipal do Espiritismo na cidade. Concebida pelo vereador Joaquim Inácio de Souza Neto, a proposta foi bem aceita pela casa legislativa, que a admitiu por unanimidade dos votos. Agora resta a sanção do prefeito.
As três casas espíritas da cidade receberam reconhecimento entre cidadãos de diversas religiões pelo trabalho social que desempenham já há muitos anos, como arrecadação e doação de roupas e de alimentos. Segundo o presidente da Câmara, Marcos Pires Ferreira Vaz, essas entidades auxiliam na distribuição justa e igualitária das doações para todos os necessitados – sem a promoção pessoal de ninguém. Vários outros vereadores também se manifestaram e elogiaram a pertinência do projeto.
Como forma de agradecer e conscientizar a população, Clécio Teixeira, representante da religião, proferiu um discurso sobre a importância das casas espíritas na sociedade. Em sua fala, ele relembrou as origens da doutrina, seu compromisso com os trabalhos sociais e sua chegada à cidade. Em Seabra, o Centro Espírita Caminho da Verdade, fundado em 10 de outubro de 1976, foi a primeira instituição dessa natureza a ser instaurada na cidade.
O espiritismo foi codificado em 1857, na França, pelo pedagogo francês Allan Kardec, e logo se difundiu por todo o mundo. Segundo dados do IBGE, mais de 3,8 milhões de brasileiros se definem como seguidores da religião, além de milhares e milhares de simpatizantes – fato que torna o Brasil o maior país espírita do mundo. Reencarnação, imortalidade da alma e fraternidade são alguns dos fundamentos da doutrina. Clécio, inclusive, rememorou uma máxima bastante conhecida pelos adeptos: “Fora da caridade não há salvação”.
Fonte: Ascom/Câmara de Seabra
Dois homens foram detidos por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) em Iraquara, município da Chapada Diamantina, na última sexta-feira (31), após denúncia de agressão física. Segundo a polícia, a vítima disse ter sido agredida por três homens, de prenomes Galvão, Luan e Carlos. A motivação, ainda de acordo com a vítima, era que Galvão, que seria traficante, afirmou que o denunciante teria entregado o local da boca de fumo.
A guarnição encontrou e prendeu Luan Neves da Silva, conhecido por ‘Luanzinho’, e Carlos Manoel C. de Souza, o ‘Carlão’. Contudo, o homem de nome ‘Galvão’ conseguiu fugir da abordagem policial. Os dois detidos foram presos e conduzidos para a Delegacia do município de Seabra, também na Chapada Diamantina, onde foram apresentados.
Fonte: Central Notícia com informações da Cipe-Chapada
A pavimentação em mais de 7 quilômetros da BA-849, do entroncamento da BR-242 até Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi inaugurada na última quinta-feira (30). A obra recebeu aproximadamente R$ 3 milhões em investimentos.
Na região, outra estrada vai passar pela mesma intervenção. A ordem de serviço para a pavimentação da rodovia que liga a BR-122 até a BA-848, em Iraquara, foi assinada. As obras serão realizadas em 2 quilômetros da rodovia. O valor aplicado é de R$ 1 milhão.
Também está em andamento na região a restauração em 4,5 quilômetros da BA-427, entre Souto Soares e o distrito de Campo Alegre. A execução do serviço chega a 92%.
Além disso, o Consórcio Chapada Forte finalizou neste mês de agosto a manutenção na BA-148, de Boninal a Abaíra, passando por Piatã, e na BA-900, no acesso à cidade de Ibicoara.
Fonte: Central Notícia com informações do Jornal da Chapada
Proprietários de cães que moram no Vale do Capão, distrito do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, estão preocupados com o surto de cinomose que acontece no local. A cinomose é uma doença causada por um vírus, altamente contagiosa, mas não é uma zoonose, ou seja, não atinge aos humanos. No entanto, a doença tem levado muitos cães à morte na área do Capão.
Para Thaís Cunha, do grupo Bichos do Capão, que cuida de animais em situação de rua na localidade, é preciso cuidar dos cães antes que a doença se manifeste de forma grave. “Tem tratamento, mas a depender do estágio da doença, o animal não sobrevive”, disse. “Quanto antes detectar a doença e iniciar o tratamento, melhor”, pontuou. Ela afirmou que, pelo menos, 10 animais já morreram no Capão em decorrência da cinomose.
No estágio inicial da doença, o animal pode apresentar perda de apetite, corrimento ocular e nasal, diarreia, vômito, dificuldade para respirar e febre. Já na fase crônica o vírus compromete o sistema nervoso e o animal pode ficar cambaleante, apresentar tiques nervosos, ter convulsões e paralisias. A doença é grave e, na maioria dos casos, cruel. Se o seu animal apresentar um ou mais sintomas mencionados acima, procure um veterinário. A doença evolui rapidamente, o quanto antes iniciar o tratamento, maiores as chances de salvar a vida do bichinho.
Prevenção e mutirão
A melhor prevenção são as vacinas que protegem os cães da cinomose. Normalmente a primeira dose é dada com 45 dias de vida do animal. Mais duas ou três doses são dadas enquanto o cão ainda é filhote, depois disso é preciso manter o reforço anual.
O grupo Bichos do Capão, inclusive, está organizando um Mutirão de Saúde, que acontecerá entre a próxima segunda-feira (27) até quinta (30), na Rua da Harmonia, com atendimento clínico, vacinação de cães e gatos, castrações e venda de remédios anti-pulga.
Fonte: Jornal da Chapada
O cabo da Polícia Militar (PM), Crenildo Freitas, de 42 anos, foi morto a tiros na noite da última quinta-feira (23), durante uma operação realizada no bairro do Oriente, em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina. A informação foi confirmada com policiais do município. Segundo os policiais da cidade, a troca de tiros ocorreu entre dois suspeitos, militares das Rondas Especiais (Rondesp), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) e da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), onde Crenildo era lotado. Os dois suspeitos também foram atingidos e mortos. O crime será investigado pela Polícia Civil.
A Polícia Militar da Bahia emitiu nota de pesar e informou detalhes da morte do cabo. De acordo com a nota, “o militar estava de serviço quando a guarnição dele foi acionada em apoio às diligências de outras unidades com informações de que dois suspeitos armados estavam escondidos em uma residência no bairro Oriente”. Ao entrar na casa indicada na denúncia, o militar foi atingido na região da cabeça. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar socorreu o policial até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas infelizmente ele não resistiu aos ferimentos.
O cabo Crenildo, que era lotado no 11º Batalhão, integrou o quadro funcional da corporação há 21 anos e deixa um filho de 8 anos. O velório acontece no Memorial Itaberaba, na Avenida São Paulo, e o sepultamento foi às 15h de sexta-feira (24), no cemitério do município.
Fonte: Jornal da Chapada
A prefeitura de Utinga emitiu nota e destacou que a manutenção e o cuidado com equipamentos públicos são de todos os cidadãos e não apenas do poder público (Foto: Reprodução)
Apesar dos esforços da gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSL), de Utinga, na Chapada Diamantina, em proporcionar à população uma melhoria dos equipamentos municipais, como as reformas e muitas manutenções em escolas, hospitais, unidades de saúde, vândalos estão depredando o patrimônio público. Em nota oficial, a prefeitura de Utinga afirmou saber da importância da construção, melhorias e manutenção da infraestrutura dos prédios e espaços públicos. O que tem sido realizado por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
No entanto, lembrou também que a manutenção e cuidado devem ser tido por todos cidadãos e não apenas pelo poder público. Segundo a prefeitura, a ação de vândalos atingiu, por exemplo, a quadra localizada no bairro José Bonga, próximo ao Sítio Casalgrande, que foi construída durante a gestão do prefeito Joyuson. “A iluminação deste espaço já foi reparada várias vezes neste mandato e, logo após os reparos são novamente destruídos”, diz a nota.
Outro espaço público que sofreu com a ação de vândalos e nem chegou a ser utilizado é uma pequena casa próximo à essa mesma quadra. No local seria lançado mais um projeto para a comunidade. Por conta das constantes ações de vandalismo na região, e por saber da importância do Sítio Casalgrande para toda a comunidade, a gestão municipal tem dado atenção especial ao local.
Cercou o espaço com muros e possibilitou ao Sítio Casalgrande ter controle ao acesso de pessoas. Toda a comunidade é bem-vinda, porém, agora com o portão único, só entra no sítio após ser identificado. Segundo a administração ‘Utinga de Todos’, esse mecanismo proporciona mais segurança ao sítio, aos alunos, pais, funcionários e comunidade.
Fonte: Jornal da Chapada
A fábrica vai extrair a polpa integral do fruto que será envazado em embalagens adequadas de 200 litros que poderão ser armazenadas sem refrigeração por até 2 anos ( Foto: Divulgação )
Quando alguém ouve falar em Chapada Diamantina pensa logo em turismo de aventura, a região é considerada um dos melhores lugares do mundo para este tipo de passeio. Mas as agroindústrias também têm mirado a Chapada e planejam torná-la um polo de alimentos orgânicos. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), cinco empreendimentos estão em implantação e juntos somam investimentos na ordem de R$ 2,15 bilhões.
Um exemplo é a Bioenergia Orgânicos, instalada em Lençóis. Na sua primeira fase, investiu R$ 40 milhões em pesquisa e no cultivo de oito frutos (abacaxi, acerola, manga, maracujá, limão, umbu, banana e goiaba). Na fase de industrialização, que está prevista para 2019, serão investidos mais R$ 60 milhões.
“Nós entendemos que o alimento orgânico é o futuro, por isso, investimos no negócio. A Bahia foi escolhida após uma pesquisa entre três estados do Nordeste e a Chapada foi a que melhor se adequou ao projeto que inclui sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e inclusão social. Há sete anos mantemos uma parceria com a Embrapa para encontrar a fruteira adequada para o clima da região”, afirma Osvaldo Araújo, um dos sócios-proprietários da Bioenergia.
De acordo com Araújo, a fábrica vai extrair a polpa integral do fruto que será envazado em embalagens adequadas de 200 litros que poderão ser armazenadas sem refrigeração por até 2 anos, dependendo da fruta, e serão vendidas para o mercado nacional e externo. A Bioenergia já é certificada pelo Instituto Bio-Dinâmico (IBD) que permite a comercialização dos produtos para o Brasil, a comunidade européia, Estados Unidos e Canadá.
Quando a unidade industrial estiver funcionando na sua capacidade máxima, em três turnos, serão gerados em torno de 2 mil empregos diretos. “Nosso objetivo é implantar uma MZP [Macro Zona de Produção], com unidades próprias de cultivo, parceiros produtivos de agricultura familiar e grupos quilombolas. Vamos fornecer mudas, composto orgânico, monitorar a produção e garantiremos, via contrato, a compra de 100%. Em contrapartida, o parceiro terá o compromisso de vender no mínimo de 50% da sua produção”, explica Araújo.
“Uma equipe técnica da SDE percorreu recentemente os municípios de Lençóis, Mucugê, Morro do Chapéu, Ourolândia, Várzea Nova e Jacobina, para acompanhar de perto as obras e o desenvolvimento destes negócios na Chapada, oferecendo todo suporte necessário para a efetivação pactuada nos protocolos de intenções com o Governo da Bahia. São os investimentos saindo do papel e gerando emprego e renda para o baiano”, afirma Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Ventos e Turismo
E se o turismo é uma vocação da região, o projeto PIVOT 30, implantado pela Fazenda Progresso, está alinhando industrialização e diversão em Mucugê, com a produção de vinhos, espumantes, geleias e sucos. O investimento previsto é de R$ 50 milhões e a previsão de operação é 2021. O complexo vai integrar a produção das bebidas ao turismo e contará com visita guiada, hotel e restaurante. Segundo o produtor e administrador, Fabiano Borré, a ideia de aliar o turismo ao vinho, vem exatamente do interesse que a bebida desperta.
“Geralmente onde existe a produção, o enoturismo está presente, justamente porque as pessoas se sentem atraídas para conhecer o vinho e a origem, além de desfrutar de alguma experiência diferenciada na região. A Chapada Diamantina já possui um turismo muito consolidado, então acredito que o projeto vai tornar a região ainda mais atrativa. Além de contribuir com o desenvolvimento cultural da região e promover uma interação maior com a sociedade e o comércio local”, afirma.
Os complexos eólicos que há alguns anos vêm mudando a paisagem do interior baiano, com seus imponentes aerogeradores, ainda são responsáveis pelos maiores investimentos na região (Foto: Divulgação)
Borré acrescenta dizendo que o projeto PIVOT 30 é o mais arrojado que a sua família já se envolveu. “De fato ser pioneiro em algo tão complexo quanto a cultura e preparo do vinho é mais desafiador do que qualquer um dos outros negócios que nós já tivemos. Mas de certa forma isso acaba contribuindo para elevar nossos padrões de negócios, governança e gestão familiar. Acreditamos muito no potencial que a Chapada tem a oferecer. Esse projeto, em especial, pode nas próximas décadas vir a contribuir não só para nossa empresa mas para região como um todo”, finaliza.
Os complexos eólicos que há alguns anos vêm mudando a paisagem do interior baiano, com seus imponentes aerogeradores, ainda são responsáveis pelos maiores investimentos na região. A EDP Energias Renováveis investiu aproximadamente R$ 1 bilhão na construção do Complexo Babilônia, que tem um total de 65 aerogeradores e geração de 142,8 MW. Os parques eólicos Babilônia I a V ocupam os municípios de Ourolândia, Morro do Chapéu e Várzea Nova. O empreendimento aguarda a autorização da Chesf para iniciar a fase de testes e a liberação da Licença de Operação pelo Inema para começar a operar comercialmente ainda este ano.
O Complexo Morro do Chapéu Sul entrou em operação comercial no mês passado, no município que leva o mesmo nome. A Enel Green Power investiu mais de R$ 1 bilhão na construção dos seis parques eólicos: Ventos de Santa Esperança (28 MW), Ventos de Santa Dulce (28 MW), Ventos de São Mário (30 MW), Ventos de São Paulo (28 MW), Ventos de São Abraão (28 MW) e Boa Vista (30 MW). Juntos somam 86 aerogeradores e possuem umas das melhores médias mundiais em potencial energético. A Enel possui 78 MW contratados no último leilão e a intenção é contratar mais 172 MW no próximo do dia 31 de agosto.
Implantada em 2015, a Torres Eólicas do Nordeste vai ampliar sua fábrica em Jacobina. A previsão de investimento é de mais de R$ 6 milhões, com a criação de 40 novos postos de trabalho. A empresa, que produz uma média de cinco torres por semana, já investiu aproximadamente R$ 100 milhões e gera 461 empregos.
Fonte: SDE
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...