Segunda-feira, 23 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

Que a Chapada Diamantina esconde belezas inimagináveis muita gente desconfia, outras pessoas têm certeza. Muitos desses tesouros estão nas delimitações do Parque Nacional administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área de preservação é só uma pequena parte de um território que guarda uma quantidade incrível de animais, montanhas, cha­padões, rios, cachoeiras e grutas. A cultura garimpeira deixou o seu legado e, junto com tantas outras, deu sentimento, sabor e identidade à Chapada. Com uma rica arquite­tura, em grande parte, tombada pelo Institu­to do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o lugar é um reduto para o intercâm­bio cultural entre nativos e turistas.

Cidades

O Parque tem como cenário principal as cida­des de Lençóis, Mucu­gê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e as vilas de Igatu e Vale do Capão. Lençóis possui a maior quantidade de hos­pedagens e também algumas das mais confortáveis. Os quartos com as melhores vistas estão nas pou­sadas do Vale do Capão. Nas demais localida­des, a maioria dos hotéis é mais simples e com pouca estrutura. Portanto, a partir daí, dá para se organizar para conhecer os principais atrati­vos, espalhados de norte a sul do território.

As agências de turismo oferecem diversas op­ções de roteiros que variam de um a oito dias. São visitados pontos turísticos localizados no entorno do Parque Nacional da Chapada Dia­mantina. Os passeios possuem diferentes níveis de esforço físico e ainda podem ser adequados ao perfil de cada pessoa. Os guias garantem que quem decide o ritmo da caminhada é o tu­rista e, para facilitar, nas trilhas mais longas são oferecidos serviços como a contratação de uma pessoa para levar as bagagens.

A Chapada Diamantina possui uma enorme área silvestre. Por isso, é imprescindível que se esteja acompanhado por alguém que co­nheça bem cada lugar e que tenha treinamento em primeiros socorros. Além disso, o guia po­derá enriquecer sua viagem com informações sobre a fauna, flora, geologia e história. Você pode iniciar o seu roteiro visitando a Cachoeira da Fumaça, por exemplo. É possível conhecer os principais atrativos do Parque Nacional da Cha­pada Diamantina a partir de localidades como Lençóis, Mucugê, Andaraí e do Vale do Capão, em Palmeiras.

O acesso se dá, na maioria das vezes, por meio de caminhada. Muitos lugares famosos estão localizados ao seu redor, como os Poços Azul e Encantado, o famoso Morro do Pai Inácio e diversas grutas, a exemplo da Lapa Doce. As opções são diversas é preciso ter foco para não desperdiçar tempo dentro de carros, por exemplo, e aproveitar o que a natureza nos dá.

Fonte: Central Notícia com informações de Qual Viagem



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 21 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

Na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Caninana envolvendo equipes da Polícia Civil da Bahia cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pelas Justiças de Seabra, Iraquara e Barra da Estiva, na região da Chapada Diamantina. As informações são da Polícia Civil.

A polícia informou que um homem identificado por Adeilson Teixeira, o Déda, suspeito de prática de crimes, reagiu à voz de prisão e foi alvejado, sendo socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Na localidade de Pocinhos, zona rural do município de Souto Soares, foram cumpridos três mandados de busca apreensão. Ainda de acordo com a Polícia Civil, na tentativa de prender Amaury Francisco de Souza, conhecido por Babá, um imóvel escondido em meio à caatinga foi localizado. O local servia de esconderijo para o bando liderado por Babá. A PC apreendeu três motocicletas com suspeita de adulteração, cinco coletes balísticos (inclusive um da PC/BA), touca ninja, material para embalar drogas, balanças, munições e carregadores, e cerca de 100 quilos de maconha recém colhida. Com a aproximação das equipes policiais, Babá conseguiu fugir pela caatinga.

A Polícia Civil ressaltou que outras operações serão realizadas na região da chapada e em todo o estado para por um fim definitivo às ações da quadrilha que age no tráfico de drogas, roubos a bancos, veículos e cargas, sequestros e homicídios. O material foi apreendido e apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Seabra.

Participaram da ação, o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado – DRACO, Departamento de Polícia do Interior – Depin, Coordenação de Operações Especiais - COE e as coordenadorias de Irecê, Seabra e Brumado.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 20 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

As grutas existentes na região da Lapa Doce, localizadas no município de Iraquara, na Chapada Diamantina, podem ser consideradas um grande complexo espeleológico. A área abriga, atualmente, três roteiros turísticos. O Lapa Doce I (com 9,3 quilômetros), Lapa Doce II (com 16,5 quilômetros) e a Lapa do Sol (um sítio arqueológico com diversas pinturas rupestres), são contabilizados mais de 25 quilômetros de extensão ao total. Os turistas que passam por lá não deixam de se encantar com as formações geológica proporcionadas pela natureza.

No interior da Lapa Doce, repleto de salões amplos, avista-se uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras belíssimas formações. Algumas foram batizadas com nomes sugestivos como Presépio, Lustre, Anjo, Leão e Sapo. Todo o percurso é acompanhado obrigatoriamente por um guia munido de lampião e lanterna, e os visitantes têm de estar calçados com tênis, uma vez que andar de sandálias é proibido no local. Há, também, o Roteiro do Lima, uma área de preservação ainda fechada para o turismo.

“No momento, estamos em trâmites com o Plano de Manejo, que é um documento elaborado a partir de estudos do local, a fim de estabelecer normas e restrições para o uso, visando minimizar os impactos, garantir a preservação das formações e a segurança dos visitantes”, explicou Cláudia Lima Mattedi, administradora do Complexo Lapa Doce e coordenadora da Sociedade Baiana de Espeleologia, que prevê a abertura do roteiro em 2019.

Fonte: Guia Chapada Diamantina



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 19 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

A Polícia Militar do município de Bonito, na região da Chapada Diamantina, prendeu Jevisson da Silva Lima, que estava com um mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça da comarca de Morro do Chapéu.

O referido preso foi recambiado e está custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Morro do Chapéu, à disposição da Justiça.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

Na tarde desta terça-feira (17), por volta das 16h, iniciou-se uma operação me Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, a fim de intensificar ações de policiamento ostensivo. A ação tem também o objetivo de aumentar a sensação de segurança nas localidades onde há maior índice de crimes violentos letais intencionais e crimes violentos contra o patrimônio.

A operação contou com a participação de do 7º Batalhão de Polícia Militar, CETO - Companhia de Emprego Tático Operacional, guarnição local, serviço de inteligência e motopatrulhamento, Companhia de Ações Especiais do Semiárido  - CAESA, Rondesp (Rondas Especiais) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

A polícia informou que realizado pontos de bloqueio e abordagens em rodovias, centro e bairros periféricos da cidade, onde a mancha criminal indica maior índice de ocorrências. As informações são da CAESA.

Durante a ação foram  recuperados dois veículos com Restrição de furto/roubo e removidos sete veículos por infrações administrativas. De acordo coma políca, por causa da  saturação da área e as condições do clima, a operação foi encerrada às 22h00.

Produtividade:

Pessoas abordadas: 140

Bares: 06

Veículos 04 rodas: 04

Veículos 02 rodas: 14

Veículos Recuperados: 02

Veículos Removidos: 07

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 14 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

Três vereadores de Seabra, na Chapada Diamantina, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. O motivo foi que eles incluíram falsas candidatas na coligação que participaram, nas eleições de 2016, como forma de cumprir a cota feminina exigida. Segundo informações desta sexta-feira (13), via G1, a decisão foi expedida pelo juiz Pablo Venício Novais Silva, da 88ª Zona Eleitoral. Os vereadores cassados são: Marcos Pires Ferreira Vaz (PDT), Selson José de Souza (PRB) e Lília Carneiro da Silva (PDT).

Em nota, a Câmara de Vereadores de Seabra disse que vai recorrer da decisão. Ainda segundo a Justiça Eleitoral, duas mulheres concorreram nas eleições com os vereadores, pela coligação "Unidos Por Uma Seabra Melhor" - formada por PRB, PDT e PR. No entanto, as duas nem divulgaram as candidaturas delas. A postulante, identificada como Ana Cristina, recebeu apenas um voto. Já a outra, Rilma Quinheiro, não recebeu nem um. A candidata Ana Cristina é irmã da vereadora Lília Carneiro.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 13 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

O evento organizado pela equipe de corredores Licuri ainda distribuiu R$2 mil como premiação (Foto: Divulgação)

Mais de 150 atletas se reuniram em Souto Soares, cidade localizada na Chapada Diamantina, para participar da 1ª Corrida de Rua do município. Na categoria feminina, a atleta de Lençóis, Edielza, se sagrou campeã, alcançando a marca de 18 minutos e 15 segundos para percorrer os cinco quilômetros da prova.

Depois da prova, os atletas saborearam um café tropical. Todos os participantes ganharam medalhas. Dos 150 atletas apenas 18 receberam troféus. O evento organizado pela equipe de corredores Licuri ainda distribuiu R$2 mil como premiação.Entre os homens, o atleta de Ibiquera, Adriano, levou o troféu ao fazer o percurso de 10 quilômetros em apenas 32 minutos e 40 segundos.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

A Rondesp Chapada, unidade pertencente ao Comando de Policiamento da Região da Chapada, realizou no último sábado (07/07/2018) a Operação Itaberaba em Paz, onde o policiamento foi intensificado conforme diretrizes traçadas para a referida operação. Dentre as ações desenvolvidas, com foco na redução dos crimes contra a vida e contra o patrimônio, foram feitas abordagens a pessoas em estabelecimentos comerciais e veículos.

Dentre outros resultados obtidos, duas motocicletas foram apreendidas no Bairro Campo do Governo, travessa da Rua 10, Itaberaba – BA. Tratando-se da moto HONDA/CG 150 TITAN KS, placa JQR-9189, com restrição de furto/roubo; e outra da marca HONDA com placa JPG-3699, que não pertence à moto, mas sim ao automóvel FORD/FIESTA GL, cor CINZA, ano/modelo 2001, licença de CAMACARI – BA, chassi: ************82194. Os responsáveis pelos citados veículos não foram localizados, mas a apreensão foi formalizada na sede da 12ª COORPIN em Itaberaba-BA, sendo a ocorrência registrada.

Fonte: Rondesp Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 07 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

A operação ocorreu na tarde de ontem (05/07), onde equipes da Polícia Civil, Rondesp Chapada, CIPE Chapada e CETO do 11º BPM, deram cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão na Rua Manoel Vaz Sampaio, bairro Jardim das Palmeiras, Itaberaba-BA.

No local, alvo das buscas, os policiais encontraram cinco tabletes de maconha prensada e conduziram para a delegacia quatro mulheres e dois homens, sob suspeita de estarem traficando o entorpecente na região. A ocorrência foi registrada na 12ª COORPIN/Itaberaba.

Fonte: Rondesp Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

Todos os envolvidos e os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Itaberaba (Foto: Divulgação/Cipe-Chapada)

Seis traficantes foram presos com grande quantidade de drogas, na última segunda-feira (3), durante operação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada) no município de Itaetê, na Chapada Diamantina. A ação aconteceu por volta das 16h após denúncia de que homens estavam cometendo roubos na cidade e traficando drogas numa residência. Conforme informações enviadas para a imprensa pelo major Ricardo Passos, comandante da Cipe-Chapada, de imediato a guarnição se deslocou até o local denunciado, onde foram encontrados dois homens embalando drogas.

“[Foi] dada voz de prisão aos mesmos, identificados como Denyson Luiz da Silva Alves, vulgo ‘Buiú’ e Ruy Macêdo Jordão, com eles foram encontrados 152 buchas de maconha, 31 pinos vazios para cocaína, três pedras de crack, uma balança de precisão, vários recipientes para embalar a droga e um caderno com anotações do comércio do tráfico”, salienta nota da Cipe. Ainda segundo os dados, após serem questionados se teriam mais drogas, ‘Buiú’ informou ter passado outra parte para um terceiro homem, Lucas Lopes Santos.

Os traficantes estavam com drogas no momento das abordagens policiais; todo o material foi apresentado (Foto: Divulgação-Cipe)

Dando prosseguimento à diligência, os policiais militares se deslocaram até a residência de Lucas, onde ele mesmo confirmou ter em sua posse uma quantidade de maconha e que teria escondido na casa do vizinho Josemar Lopes Leão, e a outra parte teria passado para outra pessoa, Silas Almeida Schramm. “Silas foi localizado em sua residência e com o mesmo foi encontrado uma porção de aproximadamente 128 gramas de maconha e R$19. Ele informou que ainda teria vendido uma outra parte para Fábio Barbosa Queiroz”, informa o major Ricardo Passos.

De acordo com os dados, Fábio foi localizado em um bar, e com ele foram encontrados três papelotes de cocaína, sendo um cheio e dois vazios. Ao total, com os seis traficantes foram encontradas 205 buchas de maconha, mais 128 gramas da erva, três pedras de crack, além de um papelote de cocaína, 31 pinos vazios, uma balança de precisão, várias embalagens, sete celulares, um caderno de anotações e R$ 19. Todos os envolvidos e os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Itaberaba.

Fonte: Jornal da Chapada com informações da Cipe-Chapada



Compartilhar no Whatsapp