Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
BRASIL

O rompimento entre PT e PDT no Ceará abalou a relação entre os irmãos Ciro Gomes, Cid e Ivo Ferreira Gomes, que nos últimos anos ditaram os rumos políticos no estado.

Ciro Gomes, que disse ter sido traído por aliados, evitou visitar o Ceará durante sua campanha para presidente.

“Eu dei minha vida ao povo cearense e algumas lideranças, todas que ajudei a formar, se reuniram e meteram a faca nas minhas costas”, disse Ciro Gomes em entrevista ao Flow Podcast, na segunda-feira (26).

Nesta terça (27), em entrevista à TV Record, Ciro afirmou que “a facada ainda está doendo aqui”. “A ferida está aberta, está sangrando neste momento. Sabe por quê? Eu dei minha vida inteira ao povo do Ceará. E tive de volta do povo do Ceará honras e privilégios que hoje me permitem dizer ‘Ceará, cearense, façam o que você quiser de mim'”, afirmou.

Ciro confirmou que não fez campanha no estado por causa do atrito com os irmãos. “Está doendo.”

A indicação do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato do PDT ao governo, em detrimento à governadora Izolda Cela (sem partido), fez o PT desembarcar de uma aliança que durava 16 anos e dividiu os irmãos.

Ciro sempre defendeu a indicação de Roberto Cláudio, enquanto o senador Cid Gomes (PDT) e Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral, preferiam a manutenção da aliança com Izolda como candidata com apoio do ex-governador petista Camilo Santana, que concorre a uma cadeira no Senado. Sem acordo, o PT lançou o deputado estadual Elmano de Freitas ao governo.

Na pesquisa Ipec para governador do Ceará mais recente, encomendada pela TV Verdes Mares em 22 de setembro, Elmano de Freitas apareceu com 30% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Capitão Wagner (União Brasil), que tem 29% (a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos). Roberto Cláudio está em terceiro, com 22%.

Cid e Ivo Gomes têm pedido em suas redes sociais voto a Ciro Gomes para presidente, mas não declararam apoio a Roberto Cláudio. Na semana passada, Camilo Santana foi a Sobral e Cid e Ivo estiveram com ele publicamente –ambos posaram para foto com adesivo colado na camisa com o número de urna de Camilo.

Para o Senado, o PDT tem em sua chapa a deputada estadual Érika Amorim (PSD). “Me sinto meio que patrono dessa aliança [PT e PDT]. Por razões alheias, contra minha vontade, se desfez. Mas tenho a esperança de que essa relação possa ser reatada no segundo turno e, para que isso aconteça, vou me preservar no primeiro turno, para ser o cupido da renovação dessa aliança no segundo turno”, disse Cid Gomes no início de setembro.

Ao perder para Roberto Cláudio a indicação para tentar a reeleição, a governadora Izolda Cela deixou o PDT, mas nas primeiras semanas de campanha se manteve neutra. Isso acabou nesta segunda-feira (26), quando ela gravou um vídeo em que declarou apoio a Elmano de Freitas.

Cela citou Cid Gomes, lembrando que foi secretária de Educação entre 2007 e 2014, quando o atual senador foi governador. No fim de julho, Lula esteve no Ceará para o lançamento das candidaturas de Elmano e Camilo e se reuniu com Cela para conversar sobre educação.

Ao Flow Podcast Ciro disse que teria sido traído por dinheiro. O PDT acusa o governo estadual de ter direcionado verba a algumas prefeituras para ganhar apoio, o que Izolda Cela nega. No início de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará suspendeu repasse de dinheiro do governo cearense às prefeituras até o fim da eleição.

Fonte: Folhapress



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022
Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 365 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 395 recuperados (+0,02%) e 1 óbito. Dos 1.696.286 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.664.990 já são considerados recuperados, 598 encontram-se ativos e 30.698 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (27) contabiliza ainda 2.030.396 casos descartados e 358.405 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 68.560 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.658.662 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.819.309 com a segunda dose ou dose única, 7.327.343 com a dose de reforço e 2.249.555 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.044.737 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 679.871 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 48.360 tomaram a primeira dose e 8.686 já tomaram a segunda dose.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 27 de Setembro de 2022
Notícias

Durante o mês de setembro foram executadas atividades de conscientização, discussão e reflexão sobre o suicídio 

Pertencente à Ânima Educação, a Ages realizou diversas ações de conscientização, discussão e reflexão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, nos campi de Irecê, Jacobina e Senhor do Bonfim, no Centro-Norte baiano. 

Planejadas e executadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI), foram trabalhadas temáticas que envolveram educadores e discentes nas atividades de valorização da vida. 

De acordo com a psicóloga do NAPI, Isa Santana, esses momentos são essenciais para ouvir o outro, compartilhar ideias, vivências e maneiras de autocuidado. “Além de ser uma excelente oportunidade para gerar reflexão acerca da campanha do Setembro Amarelo e a conscientização sobre saúde mental”, ressaltou a profissional.

No dia 05 de setembro foi realizado o ‘Momento da Leitura’ com o livro ‘Não Nascemos Prontos’, do filósofo e escritor Mário Sergio Cortella, que possibilitou reflexão e interação dos líderes da Ages. A atividade aconteceu simultaneamente nas três cidades.

‘O que o meu filho quer me dizer?’ Foi o tema da palestra voltada aos colaboradores que são pais e aconteceu em Irecê no dia 02/09, em Jacobina dia 15/09, e em Senhor do Bonfim no dia 16/09.

Cento e vinte discentes participaram no dia 14 de setembro da roda de conversa ‘Setembro Amarelo: Informar é prevenir’, o momento permitiu troca de conhecimento entre os alunos dos três campi e uma psicóloga convidada.

As atividades do Setembro Amarelo foram finalizadas nos dias 22 e 23 com o cine-debate para os educadores, num momento de leveza e com relatos que reforçam ainda mais a importância da inclusão, empatia, autocuidado e amor à vida. 

Fonte: Ascom - Ages



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 27 de Setembro de 2022
ELEIÇÕES 2022

O debate da TV Bahia, marcado para a noite desta terça-feira (27), promete começar quente com um possível confronto entre os candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). No bloco inicial, que tem tema livre, o ex-secretário da Educação do estado será o primeiro a perguntar e terá a oportunidade de partir para cima do ex-prefeito de Salvador e líder nas pesquisas.

No meio político, a expectativa é que Jerônimo escolha ACM Neto como principal rival no debate, até porque o candidato do PT passou boa parte da campanha desafiando o ex-prefeito da capital ao debate, embora o petista tenha recuado quando o postulante do União Brasil aceitou o desafio para um encontro direto entre os dois.

Analistas políticos acreditam que seja natural que Jerônimo direcione não apenas a primeira pergunta para Neto como também os demais confrontos ao longo do debate. Contudo, ponderam que, caso o candidato petista não escolha o ex-prefeito de Salvador como oponente no início, quebrará o discurso que ele mesmo tentou criar.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 27 de Setembro de 2022
Notícias

Um incêndio atingiu uma área de vegetação no município de Jacobina, na Chapada Diamantina, na noite de segunda-feira (26), por volta das 19h, perto do bairro ‘Catuaba’.

O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros ainda na mesma noite. Até então, não há informações sobre as causas do incêndio.

Contudo, populares dizem que as chamas iniciaram após uma queima de fogos de artifício, durante carreata política. Ninguém se feriu.

Fonte: G1 Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 27 de Setembro de 2022
Publicidade



Terça-feira, 27 de Setembro de 2022
BRASIL

 A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável.

A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro cidadão, prejudicando assim o livre exercício do voto. Quem for pego praticando o delito poderá ser preso pela autoridade policial.

A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. O artigo é o mesmo que veda a prisão de candidatos, fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos nos 15 dias que antecedem o pleito.

A vedação não se aplica a quem for pego cometendo crime, ou logo depois de cometê-lo. Isso inclui crimes eleitorais. No dia da votação, por exemplo, poderá ser detido quem desrespeitar algumas proibições, como fazer propaganda de boca de urna, tentar arregimentar eleitores, usar equipamento de som na rua e promover comícios, entre outros.

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu proibir a presença de armas de fogo num raio de 100 metros de qualquer seção eleitoral. As poucas exceções incluem apenas agentes de segurança. A regra vale mesmo para quem possui permissão para o porte e vigora nas 48 horas que antecedem o pleito até as 24 horas que o sucedem.

A polícia também não está impedida de prender quem já tenha sido condenado por crime hediondo – por exemplo, tráfico, homicídio qualificado, estupro, roubo a mão armada, entre outros (Lei 8.072/1990). A proibição de prisões também só atinge quem for eleitor, ou seja, quem tiver gozo do direito político de votar.

No caso de qualquer prisão, a partir desta terça-feira (26) a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de reclusão. 

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp