Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022
ELEIÇÕES 2022

Agenda do candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues.

Manhã

7h às 9h – Entrevistas;

9h30 – Barro Alto | Carreata pelas ruas da cidade;

11h – Barra do Mendes | Carreata pelas ruas da cidade.

Tarde

12h30 – Ibipeba | Carreata pelas ruas da cidade;

14h – Ibititá | Carreata pelas ruas da cidade;

15h30 – Lapão | Carreata pelas ruas da cidade;

17h – Irecê | Comício no município.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022
Região de Irecê

Os primeiros pivôs do projeto de irrigação Baixio de Irecê começaram a funcionar. A informação foi divulgada nessa terça-feira (16), por meio do Instagram do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, resgatou do abandono o Baixio do Irecê, perímetro irrigado no sertão baiano que vai permitir a produção de alimentos e a geração de milhares de empregos”, diz a publicação.

“Os primeiros pivôs começaram a funcionar. É riqueza para o sertanejo que você não verá na maior parte da imprensa”, concluiu.

O Baixio de Irecê é considerado o maior projeto de irrigação do Brasil. Localizado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. Grãos de milho, soja e feijão são as principais culturas potenciais do projeto.

E junho deste ano, a área do Projeto de Irrigação do Baixio do Irecê foi arrematada por R$ 83 mi, no primeiro leilão de irrigação do Brasil. O certame ocorreu na B3, em São Paulo. O vencedor foi o BRL T 2010 Fundo de Investimentos Multiestratégia Investimento no Exterior.

A previsão de investimento inicial é de R$ 1,1 bilhão em até 35 anos, com a projeção de beneficiar mais de 250 mil pessoas e gerar cerca de 180 mil novos empregos.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022
ELEIÇÕES 2022

Foi dada a largada da campanha do candidato a deputado estadual, Cafu Barreto.

Na noite desta terça-feira (16), Cafu foi recebido nos braços, por uma multidão que se reuniu na avenida principal de Ibititá, e logo após sua chegada, saiu em arrastão até o local do evento.

O evento que contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e outras lideranças de todo o estado, marcou o início de uma nova fase da trajetória de Cafu Barreto rumo à Assembleia Legislativa da Bahia e evidenciou mais uma vez a força da sua candidatura.

Em sua fala, o candidato começou agradecendo a Deus por ter lhe dado saúde, tranquilidade, foco e fé para chegar até aqui e destacou que não poderia deixar de começar a sua campanha em sua terra mãe:

"Hoje, como dizíamos, tinha que ser aqui, onde me sinto em casa, onde fiz minha história na política até aqui, dei minha contribuição como prefeito, inclusive construindo o hospital municipal."

Em seguida, Cafu falou sobre o início da sua trajetória em prol da Bahia e destacou as alianças que construiu até aqui:

"Comecei a pensar na Bahia, em sair de Ibititá para levar a minha contribuição para todo o estado. Em minha correria não fiz grupos políticos, fiz amigos e amigas, que estarão juntos comigo na luta pelo bem da Bahia. Me sinto tranquilo de ter rodado mais de 180 municípios do estado e ter construído alianças em mais de 100 cidades".

Também citou a importância de dialogar com todos, independente de lado político: "Sempre fiz política, tenho um lado, mas nunca tive problema em dialogar com todos, sempre foi assim em Ibititá, e levo isso nessa caminhada. Fico feliz em fazermos várias alianças, mesmo em grupos adversários".

Cafu destacou que se eleito, fará um mandato ao lado do povo e que irá valer a pena:

"Com a força de Deus e o apoio dos baianos e baianas, faremos um mandato junto com o povo. Vamos trabalhar em prol do desenvolvimento da Bahia, das regiões e dos municípios que eu represento. Convoco a todos para fazer um mandato que irá valer a pena".

Por fim, o candidato a deputado estadual também falou sobre a sua confiança e comprometimento para seguir sua campanha e como este momento o fortaleceu:

"Saio hoje da minha terra mãe com essa energia positiva, feliz por ver vários amigos saírem de suas cidades para virem dar um abraço, um carinho. Temos um novo caminho a percorrer, sempre respeitando todas as pessoas e junto com o povo, iremos vencer e fazer um mandato de muito compromisso e trabalho. Deixo um abraço a cada um de vocês, esse carinho e essa energia me fortalece para vencer as eleições e fazer um trabalho para todo o estado da Bahia".

O momento que aconteceu nesta terça-feira em Ibititá mostrou mais uma vez a força de Cafu Barreto, que, por sua história na política e por tudo que tem feito nos últimos meses, desponta como um forte candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022
BRASIL

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse, na terça-feira (16), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante a cerimônia, Moraes discursou defendendo a urna eletrônica e criticando a disseminação de fake news.

"Reafirmo aqui minha confiança na Justiça Eleitoral, ainda mais neste momento desafiador do país, para que tenhamos eleições livres, transparentes e seguras, em um ambiente de respeito mútuo entre os candidatos", disse Moraes.

Em outro trecho do discurso, o ministro prometeu rigor no combate à divulgação de informações falsas e fraudulentas e afirmou que liberdade de expressão não é "liberdade de destruição da democracia".

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que foi acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do filho Carlos Bolsonaro. Estiveram presentes ainda os ex-presidentes José Sarney, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer.

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados, senadores e 22 governadores também marcaram presença na cerimônia. Ao todo, mais de 2 mil pessoas foram convidadas para o evento que aconteceu no plenário da Corte.

A cerimônia marcou também a posse de Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE. Os dois foram eleitos para os cargos no último dia 14 de julho e vão ser responsáveis por conduzir as eleições gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o tribunal estava sendo presidido pelo ministro Edson Fachin.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022
Publicidade



Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022
BRASIL

O Ministério da Saúde (MS) deverá saber nesta semana quando terá as primeiras vacinas disponíveis contra a varíola dos macacos.

Segundo a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, a fase de tratativas com o laboratório produtor da vacina terminaram, mas falta uma posição do laboratório sobre o calendário de entrega.

“Esperamos ter o calendário das vacinas nesta semana”, disse ela. “Não temos como apresentar um calendário [de entrega de vacina] neste momento. Sabemos que uma parte das vacinas vai chegar em breve. Esperamos que o fornecedor nos especifique quando nós poderemos transportar a vacina para o Brasil”, disse ela, em coletiva de imprensa, no Ministério da Saúde.

A aquisição dessas vacinas deve ser feita através da Opas, uma vez que o laboratório responsável por elas fica na Dinamarca e não tem representante no Brasil. Assim, o laboratório não pode solicitar o registro do imunizante junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e caso o país queira comprá-lo, a OPAS deve intermediar a transação.

Socorro Gross estava acompanhada do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e de secretários da pasta. Queiroga esclareceu que as 50 mil doses solicitadas pelo Brasil, caso cheguem, irão para profissionais de saúde que lidam com materiais contaminados.

“Se essas 50 mil doses chegarem aqui no ministério amanhã, não terão o condão de mudar a história natural da situação epidemiológica em relação à varíola dos macacos. Essas vacinas, quando vierem, serão para vacinar um público muito específico”.

Queiroga também não considera, até o momento, declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) por causa da doença. Segundo ele, a área técnica do ministério não se manifestou nesse sentido.

Além disso, de acordo com Queiroga, mecanismos de vigilância em saúde já foram reforçados; pedidos de registros de testes rápidos já foram feitos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e outras providências podem ser tomadas fora do âmbito da Espin, caso seja necessário.

Até o momento, Estados Unidos e Austrália já declararam emergência em seus territórios.

Dados

Na coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde também divulgou dados atualizados sobre a doença. No mundo inteiro foram registrados 35.621 casos em 92 países.

Os países com mais casos são Estados Unidos (11,1 mil), Espanha (5,7 mil), Alemanha (3,1 mil), Reino Unido (3 mil), Brasil (2,8 mil), França (2,6 mil), Canadá (1 mil), Holanda (1 mil), Portugal (770) e Peru (654).

Até o momento, 13 mortes foram registradas, em oito países. São eles: Nigéria (4), República Centro-Africana (2), Espanha (2), Gana (1), Brasil (1), Equador (1), Índia (1) e Peru (1).

No Brasil, foram confirmados até o momento 2.893 casos. Além disso, existem 3.555 casos suspeitos de varíola dos macacos, com uma morte.

Entre os contaminados, 95% são homens e a maioria está na faixa dos 30 anos de idade. Apesar de ser uma doença que acomete, em sua maioria, homens que fazem sexo com homens, o ministro faz um alerta para não se estigmatizar a doença a esse grupo específico ou mesmo discriminá-lo.

“Essas referências feitas aqui a homens que fazem sexo com homens é uma constatação tão somente epidemiológica. Não podemos incorrer nos erros do passado. Nós já sabemos o que aconteceu na década de 80 com HIV/Aids. Não é para discriminar as pessoas, é para protegê-las”.

Queiroga também afirmou que apesar do nome, a doença não é transmitida pelos macacos e fez um apelo para a não agressão desses animais, por medo da doença.

“A varíola dos macacos é uma zoonose e o roedor é a provável origem da zoonose. Não é o macaco. O macaco é tão vítima da doença quanto nós, que também somos primatas. Portanto, não saiam por aí matando os macacos achando que vão resolver o problema da varíola dos macacos”.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Agosto de 2022
Emprego

O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abriu nesta terça-feira (16) cinco vaga de emprego.

Os cargos ofertados são para Psicólogo Clínico, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Técnico de Segurança do Trabalho  e Auxiliar de Serviços Gerais I. Para os cargos,  interessados devem ter curso superior completo, técnico e ter concluído o ensino médio.

Currículos podem ser encaminhados para o e-mail curriculo.hrmds@irmadulce.org.br, e colocar no assunto o nome da vaga.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Agosto de 2022
Notícias

Embarcações, automóveis, imóveis, joias e antiguidades “sumiram” da lista de bens do senador Fernando Collor, candidato ao governo de Alagoas pelo PTB, em relação à lista que entregou à Justiça Eleitoral em 2018, quando também foi candidato ao governo alagoano. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo a coluna, na relação entregue este ano Collor declarou R$ 6,2 milhõesem bens ante R$ 20,6 milhões há quatro anos. Ou seja, seu patrimônio encolheu R$ 14,4 milhões.

Em 2018, por exemplo, apareciam 11 automóveis terrestres na lista declarada. Este ano, apenas um, no valor de 180.000 reais. Recentemente foram publicadas reportagens mostrando que, por não pagar impostos, alguns carros do senador estão sendo leiloados.

Fonte: O Globo



Compartilhar no Whatsapp