Um terreno baldio com vegetação, próximo da rua ‘São Bernardo’, no bairro de ‘Mundo Novo’, em Jacobina, na Chapada Norte, ficou em chamas na noite de quarta-feira (10). O incêndio precisou ser combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Segundo relatos ao site ‘Jacobina Notícias’, este já é o segundo incêndio no local em menos de um mês. A suspeita é que a causa das chamas seja ação humana. Contudo, as circunstâncias deste caso ainda são desconhecidas.
Antes de ser controlado, o fogo chegou a se alastrar para o Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, que fica próximo ao local. Os militares debelaram o incêndio e apesar da fumaça ter gerado mal-estar aos moradores, ninguém se feriu.
Fonte: Jacobina Notícias
Hoje (15) é o último dia para que partidos, coligações e federações partidárias peçam o registro de candidatos para qualquer um dos cargos em disputa nas eleições deste ano. Amanhã (16), começa a campanha eleitoral nas ruas. O primeiro turno de votação está marcado para 2 de outubro.
Eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, no caso das disputas para governador e presidente. Além desses, neste ano os eleitores votam para os cargos de senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
No caso de envio pela internet, o prazo para oficializar as candidaturas se encerrou às 8h desta segunda-feira (15). Ainda há chance de entregar, até as 19h, as mídias com a documentação necessária diretamente nas secretarias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – se a candidatura for para presidente e vice – ou dos tribunais regionais eleitorais (TRE) para os demais cargos.
Cada partido pode apresentar apenas uma candidatura a presidente, governador e senador, com os respectivos suplentes. No caso de deputado federal, estadual ou distrital, cada sigla poderá indicar candidatos no número de todas as cadeiras a serem ocupadas, mais uma.
No caso das eleições proporcionais – para deputado, seja federal, estadual ou distrital – a legislação prevê que 30% das candidaturas apresentadas por cada legenda sejam obrigatoriamente de mulheres.
No ato de registro deve constar sempre o nome a ser mostrado na urna, a relação de bens do candidato, fotografia recente nas especificações dadas pelo TSE, certidões criminais e prova de alfabetização, entre outras informações e documentos.
Até o momento, foram registradas, por exemplo, 12 candidaturas à Presidência da República, com os respectivos vices. Para governador, até o momento há 185 candidatos, espalhados por todas as unidades da Federação. No caso de senador, 192 se registraram.
Para as eleições proporcionais foram registradas, até as 9h de sexta-feira (12), 14.552 candidaturas a deputado estadual, 9.211 a deputado federal e 544 a deputado distrital. Os dados são disponibilizados em tempo real no sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral.
Uma vez apresentado o registro, ele ainda deve ser julgado pela Justiça Eleitoral, que pode deferi-lo ou não, conforme o atendimento aos requisitos legais. O prazo para o julgamento de todas as candidaturas é 12 de setembro, 20 dias antes do pleito.
Fonte: Agência Brasil
Dois homens foram presos suspeitos de tráfico de drogas na tarde da última quarta-feira (10), em Iraquara, na Chapada Diamantina.
Na ocasião, os policiais abordaram um indivíduo com atitude suspeita em um veículo. Nas buscas, encontraram drogas.
O suspeito informou que ele e mais um outro pegaram a droga com um terceiro suspeito em Souto Soares. O terceiro indivíduo foi encontrado e, com ele, os policiais também acharam mais drogas.
Foram apreendidas na ação 48 trouxinhas de maconha, dois veículos, dois celulares e sacos plásticos para embalagem dos entorpecentes. Todo material e os acusados foram apresentados na delegacia de Seabra.
Fonte: Jornal da Chapada
Com base em projeção realizada na lei eleitoral, o Jornal O GLOBO divulgou a minutagem dos principais candidatos ao Governo da Bahia. Na divisão do tempo de TV, o candidato do União Brasil, ACM Neto, foi quem obteve o melhor resultado.
O ex-prefeito de Salvador aparece com 4 minutos e 39 segundos, enquanto Jerônimo Rodrigues (PT) tem um minuto a menos (3m39s). João Roma (PL), surge em seguida com 1m14s de inserção. O quarto colocado nas pesquisas, Kleber Rosa (PSOL), tem apenas 27 segundos.
A reportagem lembra, ainda, que liderar as pesquisas de intenção de voto, além de ter o controle da máquina pública nas mãos, são fatores decisivos para conquistar mais espaço. Outro fator determinante são as alianças com outros partidos concretizadas ao longo da pré-campanha.
Fonte: Do site Bahia.Ba
Três homens foram presos em flagrante por prática de caça ilegal em Barra, no Território do Velho Chico.
O caso ocorreu na sexta-feira (12). Com eles, a Polícia Militar apreendeu três espingardas e animais silvestres (tatus) já mortos.
O caso foi registrado pela Polícia Civil de Barra. O crime tem pena prevista em lei de seis meses a um ano de detenção, além de pagamento de multa.
Além da caça ilegal, estudos apontam que tatus são reservatório para bactérias da hanseníase no Brasil. Relação é corroborada pelas altas taxas da doença em áreas rurais no país.
Fonte: Da Redação
O candidato a governador da Bahia, João Roma (PL), declarou que a região Oeste é esquecida pelo governo estadual. “Uma região que gera tantas riquezas para o estado precisa de mais atenção do governo. Se for eleito, vou implantar uma representação governamental no Oeste, ligada diretamente à governadoria, para atendermos com eficiência às demandas regionais”, disse ele ao lado da postulante ao Senado, Dra. Raíssa (PL), em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães neste final de semana.
O ex-ministro da Cidadania acrescentou que a proposta se estende também ao Extremo-Sul, outra região baiana distante da capital, desamparada pelo governo estadual. “Vamos descentralizar e aproximar a gestão do governo das regiões mais distantes”, assinalou, explicando que essas zonas territoriais, devido à distância da capital, acabam sendo prejudicadas no atendimento de suas necessidades pelo estado.
As representações governamentais nessas regiões, segundo o deputado federal, terão o papel de acompanhar e coordenar todas as ações do governo na região, com foco na qualidade dos serviços públicos prestados, funcionando como um elo entre o poder governamental e as populações locais. “O objetivo é levantar e transmitir diretamente ao governador as necessidades e prioridades regionais”.
Na opinião do ex-ministro da Cidadania, o verdadeiro desenvolvimento regional, com interiorização e integração da Bahia, somente se efetivará pela desconcentração dos investimentos e pela descentralização administrativa. “Além da ênfase na retomada do processo de atração de investimentos direcionados para o interior, a efetiva presença do governo nas regiões mais distantes do estado vai eliminar a sensação de abandono governamental e um possível sentimento separatista”, asseverou.
Fonte: Do site Bahia.Ba
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou nesta qua...