As integrantes da Associação de Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares (Dandaras), que fica localizada no município de Morro do Chapéu, foram surpreendidas positivamente com uma doação de quase R$ 500 mil, realizada pela Brazil Foundation, uma instituição que tem como objetivo conectar indivíduos e organizações interessadas em impulsionar a equidade social e criar oportunidades para todas as pessoas no Brasil.
A Associação das Dandaras teve origem como um coletivo de mulheres atuando desde 2018 no quilombo de Queimada Nova, zona rural de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina. Em 2019, em parceria com a Associação dos Produtores Remanescentes do Quilombo de Queimada Nova (APRQQN), o coletivo realizou o projeto “Sabores do Quilombo”, envolvendo oficinas de fabricação de bolos e biscoitos.
A formalização como associação ocorreu em 2020. Posteriormente, a associação foi selecionada no Edital “Mulheres em Movimento” do Fundo Elas, o que permitiu a construção de sua sede com instalações como cozinha comunitária, lanchonete e brinquedoteca. A associação busca a independência financeira das mulheres negras rurais, promovendo atividades para geração de renda e o fomento à economia solidária.
Segundo Bruno Faria, historiador e representante da Brazil Foundation, que visitou o quilombo de Queimada Nova, no sábado (23), o recurso financeiro poderá ser gasto conforme o prosseguimento das ações sociais que já estão sendo realizadas pela associação.
“A proposta da Brazil Foundation é apoiar projetos que transformam o Brasil, em seus territórios. Muita gente no Brasil, ainda não conhece o que está sendo feito no país. São várias iniciativas que as pessoas fazem na raça e nós queremos dar as mãos a essas inciativas, com uma estratégia de investimento para gerar mais resultados sociais”, explica Bruno.
“A gente nem acreditou quando recebemos esse valor. Isso não fazia parte dos nossos planos. Eu participei de uma pesquisa no linkedIn, da iniciativa Pipa, em outubro de 2022, e falei sobre o trabalho da nossa associação. Eles viram, gostaram e a Brazil Foundation sinalizou que iria selecionar instituições, que preencheram esse formulário da Pipa, para serem contempladas com a doação. Eu não sabia de nada”, comenta Sirlene Santos, presidenta da associação das mulheres quilombolas de Queimada Nova.
De acordo com Eliana Neri, tesoureira da associação, esse recurso chega ao quilombo para gerar benefícios para toda a comunidade. “Estamos muito felizes e gratas. Vamos fortalecer o quilombo e, quem sabe, gerar autonomia para todos e todas”, almeja Eliana.
O investimento da Brazil Foundation se soma aos incentivos da Enel Green Power, uma empresa de energia renovável que tem apoiado as iniciativas das Dandaras desde 2018, bem como à parceria com o Itaú Social, que também oferece suporte aos projetos destas mulheres quilombolas em Morro do Chapéu.
Fonte: Jornal da Chapada
Uliana Ferreira antecipa dicas para a Black Friday, que é uma ótima oportunidade para elevar o negócio a um novo patamar de lucratividade
Pode parecer que ainda está longe para a tão esperada Black Friday, mas para os lojistas, comerciantes e varejistas, já está na hora de começar a planejar como será esse período para seu empreendimento e criar as melhores estratégias para potencializar os resultados. No Brasil, essa data – que está entre as mais importantes do comércio brasileiro - será comemorada no dia 24 de novembro e é uma grande oportunidade para impulsionar as vendas e conquistar novos clientes. Pensando nisso, a especialista com mais de 20 anos de experiência batendo meta no varejo, Uliana Ferreira, apresenta o circuito de palestras “Lucrando na Black Friday: estratégias de sucesso para impulsionar suas vendas”. O road de palestras será gratuito e acontecerá em cidades do interior da Bahia durante o mês de outubro: Irecê (03), Juazeiro (04), Itabuna (05), Ilhéus (06) e Luís Eduardo Magalhães (17).
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Olist, os consumidores brasileiros estão planejando gastar mais na Black Friday deste ano. O estudo ainda diz que quase 50% do público pretende gastar mais de R$ 500. Isso representa uma ótima oportunidade para os lojistas aumentarem as vendas. “Será uma jornada única e transformadora, onde ensinarei as estratégias mais poderosas para lucrar na Black Friday e alcançar o sucesso nas vendas. Vou contar segredos exclusivos, táticas comprovadas e dicas práticas para preparar o negócio para este grande dia”, explica Uliana, que também é autora do livro best seller ‘A Dona do Negócio’. Nas palestras, Uliana irá ensinar estratégias vencedoras de venda, insights exclusivos sobre a Black Friday, dicas práticas para aumentar a conversão, técnicas de persuasão, como oferecer descontos atrativos, cases de sucesso de pequenos varejistas, além de gerar networking com profissionais do setor e muitas outras dicas para aumentar as chances de vendas durante o período.
Uliana Ferreira é formada em Administração e Marketing, possui MBA em Executive e Business Coaching e é CEO do Grupo Dona composto por 5 empresas. Já atendeu em consultorias e mentorias mais de 3.000 negócios para aceleração de resultados treinando líderes e times que faturam milhões por ano. É fundadora da comunidade “A Dona do Negócio”, a primeira plataforma de educação empreendedora social para mulheres no Brasil, que dá origem ao programa de imersão que vem provocando uma verdadeira revolução quando o assunto é mentalidade empreendedora de norte a sul do país. Se tornou uma inspiração para mulheres empreendedoras que desejam expandir não só seu faturamento assim como seu posicionamento. É ainda cantora, palestrante TedX Speaker e desenvolveu a técnica Mapa de Comportamento de Compra, que possibilita identificar o perfil de clientes de cada empresa.
A série de palestras Circuito Black Friday ministradas por Uliana Ferreira faz parte de uma iniciativa do SEBRAE. O projeto tem inscrições gratuitas e as vagas limitadas. Para fazer a inscrição, basta acessar os links abaixo para cada cidade.
SERVIÇO
O que - Circuito Black Friday
03/10/2023 – IRECÊ
Link de inscrição AQUI
Local e horário: Caraíbas Hall -19h
Fonte: As informações são de assessoria.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduziu à delegacia um motorista que apresentou uma Autorização Especial de Trânsito (AET) com informações falsas durante uma operação de fiscalização de peso e dimensões de veículos de carga no município de Seabra. Essa ação foi realizada na última quinta-feira (28), e visa coibir irregularidades ao longo de uma das principais rotas de escoamento de grãos.
A abordagem ocorreu na BR-242, quando os PRFs pararam uma carreta do tipo rodo-trem. O motorista, transportando mais de 60 toneladas de soja, apresentou a AET, documento obrigatório para combinações de veículos com pelo menos 25 metros de comprimento fabricados após 3 de fevereiro de 2006.
Essa prática configura o crime de falsidade ideológica, visando alterar o comprimento do veículo para aumentar o Peso Bruto Total Combinado (PBTC), possibilitando o transporte de mais carga e, consequentemente, mais lucro, além de tentar evitar os horários de restrição de tráfego.
O motorista, um homem de 41 anos e residente na cidade de Souto Soares, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre a falsidade ideológica, crime previsto no artigo 299 do Código Penal.
Fonte: Com informações da PRF.
LENÇÓIS-BAHIA, 02 de Outubro de 2023 – Uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na prisão de dois homens que transportavam 46 aves silvestres, entre elas espécies ameaçadas de extinção, na madrugada desta segunda-feira. Os criminosos foram flagrados com os animais em caixas de papelão no porta-malas de um carro, na BR 242, próximo ao Povoado de Iuna.
Segundo a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, CIPPA/Lençóis, os suspeitos tentaram se passar por motoristas com problemas mecânicos, mas foram abordados pela guarnição que fazia rondas na região. Entre as aves apreendidas, havia filhotes de papagaio e arara canindé, que são muito procurados no mercado ilegal de animais.
Os homens foram conduzidos à Delegacia de Seabra, onde foram autuados por crime ambiental, previsto no Art. 29, § 4°, Inc. IV da Lei 9605/98 - Crimes contra o meio ambiente. Eles podem pegar até três anos de prisão e pagar multa. Os animais foram resgatados e serão encaminhados para um centro de reabilitação.
A Polícia Militar Ambiental reforça o seu compromisso com a preservação da fauna e da flora da Bahia, e pede à população que denuncie qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.
Fonte: Ascom - CIPPA/Lençóis
A Feira Internacional de Turismo ( FIT) foi aberta, sábado (30), no espaço La Rural Buenos Aires, na capital da Argentina, e segue até terça-feira (3). O país portenho é o maior polo emissor de visitantes estrangeiros para a Bahia, representada no evento pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove os atrativos das 13 zonas turísticas baianas. Autoridades do setor, operadores e agentes de viagens e o público, que vai à feira em busca de novas experiências de lazer, são recebidos no estande da Setur-BA por uma baiana típica, atração que gera fila para as pessoas receberem a tradicional fitinha do Senhor do Bonfim.
“A baiana traz a atmosfera da cultura afro, um dos fortes atrativos do turismo étnico em nosso estado, que tem investido no incremento das atividades desse segmento, ligado à história e religiosidade do povo baiano”, pontuou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, visitou o estande da Bahia e falou sobre a negociação entre os governos federal e estadual e a Aerolíneas Argentinas, para a ampliação do número de voos de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro, na alta temporada. “A empresa aérea argentina deve anunciar, em breve, a ampliação de seis para oito voos semanais, ligando Buenos Aires à Bahia, no verão. Este ano, o Brasil conseguiu aumentar em 40% o número de voos internacionais, e vamos crescer mais”.
O estande da Setur-BA na FIT abriga também parceiros do trade, que fazem rodadas de negócios, como a gerente regional de vendas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Fernanda Moliterno. Ela ainda comemora a premiação do hotel, localizado na Costa dos Coqueiros, eleito o melhor resort de praia da América Latina, na edição 2023 do World Travel Awards Caribbean & The Americas, iniciativa global que reconhece a excelência em serviços turísticos. “O destino Bahia está sendo muito valorizado pelos brasileiros e também pelo público internacional, com os novos voos para o estado. O Tivoli continua investindo para manter a alta qualidade no atendimento ao hóspede, que é feito em sua maior parte por trabalhadores do litoral norte baiano”.
Para Roxana Rivilli, CEO da operadora de turismo Mediterránea, sediada na cidade argentina de Córdoba, “a Bahia é um dos estados mais importantes no turismo do Brasil e o destino mais procurado pelos nossos passageiros, que vão em busca da diversidade oferecida, desde a cultura do Pelourinho às belezas naturais de Morro de São Paulo e outras praias, que estão entre as preferências dos nossos clientes”.
Fonte: Ascom - Setur/BA
Um homem foi preso por suspeita de importunação sexual no município de Morro do Chapéu. A operação foi realizada pelos policiais militares da Companhia Independente da Policiamento Especializado (Cipe) na última sexta-feira (29).
Os agentes foram acionados por um investigador da Polícia Civil com o objetivo de localizar um homem que estaria cometendo crime de importunação sexual no município chapadeiro. Segundo informações, o suspeito teria praticado atos obscenos em público, constrangendo várias pessoas que passavam no local.
Após uma breve procura realizada pela guarnição na Rua das Orquídeas, bairro de Pedra Grande, o indivíduo foi localizado e detido pelos policiais. Posteriormente, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Morro do Chapéu, onde foram realizados os procedimentos legais.
Fonte: Jornal da Chapada
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou para a delegacia um motorista que apresentou Autorização Especial de Trânsito (AET) na qual foram inseridos dados falsos. A falsidade ideológica foi descoberta, na quinta (28), durante fiscalização voltada para as irregularidades no peso e dimensões dos veículos de carga. Esse tipo de fiscalização vem sendo intensificada frequentemente na Chapada Diamantina, por ser considerada uma das principais rotas de escoamento de grãos.
A carreta, do tipo rodo-trem foi abordada pelos PRFs na BR-242, no município de Seabra. Quando solicitada a documentação, o motorista apresentou uma Autorização Especial de Trânsito (AET), que é obrigatória para as combinações de veículos com pelo menos 25 metros de comprimento e fabricados depois de 03 de fevereiro de 2006. Ele transportava mais de 60 toneladas de soja.
Os PRFs descobriram, com uma simples medição do conjunto veicular, que informações contidas na AET são falsas. A carreta possuía 20 metros e não 25 metros como estava descrito no documento. A prática configura o crime de falsidade ideológica, que vem sendo praticado com o objetivo de alterar o comprimento do veículo para então aumentar o Peso Bruto Total Combinado (PBTC), ou seja, a capacidade de transportar mais peso, mais carga e assim auferir mais lucro e também tentar escapar dos horários de restrição de tráfego.
O condutor de 41 anos e que reside na cidade de Souto Soares (BA) foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para prestar outros esclarecimentos sobre a falsidade ideológica, crime previsto no art. 299 do Código Penal.
O que diz o CTB - A AET é o documento de porte obrigatório, para veículo ou combinação de veículos, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões regulamentares. É normalmente concedida por órgãos como DNIT e DERs de todos os Estados Brasileiros.
Este documento, tem como objetivo estabelecer as condições, dias, horários, trajetos, operações de escolta e batedores, alterações de fluxos das vias, definição de velocidade máxima de trânsito, definição de responsabilidades e das providências necessárias e todas as demais condições para que o deslocamento do veículo se dê de forma segura e que cause o menor prejuízo ao trânsito normal da via.
Assim, para que seja considerado veículo com carga de dimensões excedentes, esta deve ultrapassar 18m e 60cm de comprimento, 2m e 50cm de largura e 4m e 40cm de altura. Também necessitam de AET, conforme resoluções específicas do CONTRAN, as combinações de veículos com Peso Bruto Total (PBT) superior a 57 toneladas e comprimento superior a 19m e 80 cm, conhecidos como Treminhão, Bitrem e Rodotrem de 8 e 9 eixos, Tritrem e outros, conforme Portaria 63/2009 do DENATRAN.
Fonte: Com informações de assessoria.
Uma carga de argamassa sem nota fiscal foi retida, na manhã desta sexta-feira (29), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 242, em Seabra, na Região da Chapada Diamantina. A mercadoria também apresentou um excesso de peso .
O flagrante foi realizado pelos PRFs, durante a abordagem a um caminhão Ford/Cargo, conduzido por um homem de 36 anos. Durante a vistoria, a equipe constatou que as notas fiscais entregues pelo motorista não contemplava a totalidade da mercadoria que estava na carroceria do caminhão, o que configura crime fiscal.
Após pesagem, foi constatado também o excesso de peso. Além disso, o veículo foi autuado por outras infrações de trânsito como pneus desgastados.
O veículo foi encaminhado ao pátio para realizar o transbordo da mercadoria em excesso para outro veículo e a Sefaz foi acionada para providenciar a regularização fiscal.
Fonte: Com informações da PRF
Por volta das três horas da tarde da quinta-feira (28), as equipes da Embasa finalizaram os serviços no sistema adutor do São Francisco, que abastece Irecê e microrregião. Desde então, o sistema está funcionando normalmente. O abastecimento de água em oito cidades do centro norte baiano está sendo regularizado gradativamente.
Os serviços realizados envolveram uma correção de vazamento, além de manutenção preventiva em equipamentos eletromecânicos de uma das estações de bombeamento.
A estimativa da Embasa é que o fornecimento de água esteja normalizado até o fim de semana, em todas as localidades.
Cidades com abastecimento sendo regularizado: América Dourada, João Dourado, Irecê, Central, São Gabriel, Jussara, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Prefeito de Irecê denuncia ameaças em Boletim de Ocorrência registrado em delegacia
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia Civil nesta quinta-feira (28), após ter sido seguido e ameaçado por um grupo de pessoas enquanto seguia em um veículo pelas ruas da cidade.
O incidente ocorreu quando o prefeito se deslocava até sua residência depois de ter concedido uma entrevista à rádio Líder FM. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Elmo Vaz relatou que duas motos e carros lhe seguiram durante o trajeto. Preocupado com a situação, o prefeito decidiu dar voltas em uma das praças da cidade, mas a perseguição persistiu.
De acordo com o prefeito, uma viatura da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, que passava pelo o local, conseguiu localizar um dos suspeitos, que foi conduzido até a delegacia.
Em uma breve postagem no Instagram, o prefeito Elmo Vaz afirmou: “Com muita tristeza e indignação venho aqui conversar com vocês direto da Delegacia de Polícia de Irecê, onde, após ser perseguido pelas ruas da cidade por um pequeno grupo de pessoas, me senti ameaçado e precisei registrar um Boletim de Ocorrência”, escreveu.
A Polícia Civil segue investigando e tomará todas as medidas necessárias sobre o caso. “Lamentavelmente, o senhor Everton, que se diz líder do movimento que ocupou terras públicas e privadas na cidade, era uma das pessoas que estava me perseguindo. Espero que a Justiça apure o caso, pois não podemos admitir fatos como estes em nossa cidade”, postou o prefeito no Instagram.
Vídeo:
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...