O município de Presidente Dutra foi contemplado nesta segunda-feira (13), com mais uma obra de infraestrutura do prefeito correria, Roberto Carlos Alves de Souza, o popular Robertão (MDB).
Acompanhado pelos vereadores, secretários municipais, técnicos, assessores, ex-prefeito Silvão, vice-prefeito Oberdan e o presidente da Câmara Dezão, o prefeito que tem no DNA “amor pela nossa gente”, assinou ordem de serviço para pavimentação em paralelepípedos, no povoado de Gameleira.
Na página oficial da Prefeitura Municipal de Presidente Dutra, o prefeito Robertão falou do sentimento de transformação vivido pelo município. “Estou muito feliz com mais essa conquista; é muito gratificante ter a convicção que o nosso município é um verdadeiro canteiro de obras”, publicou.
Durante evento que contou com a presença da população presidutrense, o chefe do Executivo municipal destacou a pessoa de Milton Porto para agradecer a parceria com o Deputado Estadual, Júnior Muniz(PT) , que contribuiu para viabilizar recursos para realização dessa obra, e também foi feita uma menção de agradecimento ao Deputado Federal, Daniel Almeida (PCdoB), pelo habitual apoio à gestão municipal.
O prefeito Robertão destacou ainda a marca do seu governo em buscar a todo momento a melhoria qualidade de vida do povo de Presidente Dutra.
“A marca da nossa administração é essa que vocês já conhecem: Labuta diária para trazer benefícios para a sede e para os povoados, a gente trabalha pelo município como um todo”, ressaltou.
“Obrigado a todos, e seguimos com fé! Que o grande arquiteto do universo continue nos guiando para continuarmos caminhando e trabalhando com muita humildade’, completou.
Fonte: Central Notícia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O PIB do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 22,7 bilhões no primeiro trimestre de 2022, representando 24,3% do PIB estadual para o período. Essa participação é superior à verificada no mesmo trimestre de 2021 quando era equivalente a 24% do PIB total baiano; ou seja, entre os dois períodos o agronegócio baiano aponta trajetória de aumento de participação na economia.
Apesar da ampliação da participação no total da economia, o PIB do agronegócio registrou recuo de 0,7% no primeiro trimestre de 2022 quando comparado ao primeiro trimestre de 2021. Neste período, o agregado I (produção de insumos) e agregado III (processamento dos produtos agropecuários) aumentaram as participações no PIB da Bahia, passando de 1,65% para 1,77% e 3,57% para 6,59%, respectivamente.
João Paulo Caetano, coordenador de Contas Regionais da SEI, explica porque mesmo com taxa de crescimento negativa, o Agronegócio ganhou participação: “Quando analisamos a participação de um segmento no PIB, estamos considerando, além das variações em termos reais, as variações em termos de preços. Nesse sentido, podemos ter, por exemplo, uma queda em termos reais, mas ainda assim a possibilidade de aumento de participação em decorrência de uma oscilação nos preços superior à queda calculada em termos reais. Como os preços agrícolas apresentaram alta, esse efeito se verificou na economia baiana”.
É importante salientar que o primeiro trimestre, apesar da relevância pela ocorrência de algumas importantes safras, não é o principal para o agronegócio haja visto que a maior parte da produção agropecuária baiana se desenvolve no segundo trimestre e isso caracteriza impactos positivos tanto no próprio segmento agropecuário (agregado II) quanto nos demais segmentos, especialmente nos segmentos de transporte e comercialização que compõem o agregado IV. Segundo Caetano, “considerando essa especificidade e com base em alguns indicadores mais atualizados relativos à produção agrícola baiana, a expectativa é que no segundo trimestre se tenha um desempenho mais favorável para o segmento do agronegócio baiano”.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Leonardo Bandeira, analisou que “determinadas sazonalidades no setor do agronegócio são normais e até esperadas. Mas, o que nos chama atenção nos novos números oferecidos pela SEI é que o setor se consolida como responsável por uma grande fatia das riquezas geradas pela Bahia. O agronegócio vem, já há muito, sendo responsável por cerca de ¼ (um quarto) do PIB do estado, e repetimos a performance nessa parcial. Tudo isso é fruto de uma política acertada, muito trabalho e a dedicação daqueles que empreendem e trabalham no campo”.
Fonte: Secom-BA
No primeiro semestre de 2022, cerca de 677.550 pés de maconha foram erradicados pela Polícia Militar, durante Operação Terra Limpa, deflagrada pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N). As últimas ocorrências foram nestes sábado (11) e domingo (12), na zona rural do município de Sento Sé, com destruição de 46.500 mil pés do entorpecente.
A ação do final de semana foi realizada por equipes da 96ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Sobradinho), nas localidades conhecidas como do Cajuí, Pau d’Arco, Rancho do Padre, Boa Nova e Lagoa de João Inocêncio.
De acordo com o comandante do CPR-N, coronel Valter Araújo, o município com mais plantações de maconha erradicadas foi o de Sento Sé, com 433.700 cultivos destruídos. “Além deste, Casa Nova, Remanso, Curaçá e ilha do Rio São Francisco são outros locais de atenção. É uma região com o solo propício para o cultivo, difícil acesso e faz divisa com outros estados. Por essas circunstâncias, estamos intensificando nosso trabalho nessas cidades”, disse o coronel.
O oficial informou que denúncias, aeronaves e drones são essenciais para a realização da Operação Terra Limpa. “Tem lugares que as equipes só chegam de barco. Nessa última ação, as guarnições levaram cerca de 10 horas nas embarcações para chegarem até as plantações. A união das informações e a garra do efetivo fazem a combinação ideal para essa missão continuar dando certo”, ressaltou o comandante.
Participam das operações policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes Caatinga e Semiárido), da Rondesp Norte, além das 73ª, 74ª, 75ª, 76ª, 25ª, 45ª e 96ª CIPMs.
Fonte: Ascom - SSP-BA
A festa em comemoração ao Dia de Santo Antônio voltou a acontecer na Vila de Campo Formoso, em Presidente Dutra, após dois anos suspensa por conta da pandemia do coronavírus.
O evento ocorreu no sábado (11) e contou com diversas atrações. “Foi uma festa linda. O público estava muito animado e as atrações musicais não deixaram a desejar, ou seja: contribuíram demais para proporcionar alegria ao público presente”, ressaltou o Prefeito Municipal, Robertão.
A Festa de Santo Antônio teve total apoio da Prefeitura Municipal. E, vale lembrar que este ano está de volta o tradicional São Pedro da ‘Capital da Pinha’. Além de artistas locais, já estão confirmados na grade de programação duas atrações de peso: os cantores românticos Amado Batista e Pablo.
“Vamos em frente, curtindo o que há de melhor no mês de junho. Faltam poucos dias para a volta do nosso tradicional São Pedro, oportunidade na qual desfrutaremos de músicas de artistas reconhecidos nacionalmente como Pablo e Amado Batista. Além disso, vamos prestigiar os artistas da terra”, completou o chefe do Executivo municipal.
Fonte: Da Redação
O presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Júnior, afirmou, em entrevista à Tribuna da Bahia, que a indicação do empresário Ângelo Dourado à vaga de vice na chapa de ACM Neto (União Brasil) busca dar visibilidade à região.
“É uma das cidades mais importantes da Bahia, já serviu muito à Bahia, e tem um potencial muito grande. Tem um potencial agrícola muito grande. É uma região que não tem representatividade, e precisa voltar a ter essa representatividade. Então, a gente indicou o Ângelo pela sua capacidade pessoal, tem uma reputação ilibada, é um jovem, tem se destacado, tem origem política”, afirmou.
Félix reiterou ainda que o empresário representa toda a região de Xique-Xique, Canarana, Barra, Morro do Chapéu, América Dourado. “Ali é uma região muito concentrada em cidades, onde Irecê é a principal cidade e concentra a todas as outras. Então, eu acho que é uma região que merece ter bem-vista e que com certeza cabe em qualquer chapa majoritária”.
Sobre seu próprio nome para compor a vaga, Félix acredita que o espaço para vice não é uma disputa. “Na minha cabeça, vice não se disputa. Vice é uma pessoa para ser convidada, e ninguém vai disputar. Não vou disputar eleição de vice. Eu sou candidato a governador, candidato ao Senado, mas vice não se disputa. Então, o que poderia acontecer é ficar na imaginação de ser vice, que é honrosa a lembrança do nome, mas não podia ficar na expectativa apenas disso”, falou.
Na avaliação do pedetista, as eleições na Bahia devem ser definidas em primeiro turno. “Acho que a tendência aqui na Bahia é de que haja uma eleição resolvida no primeiro turno. Por quê? Porque não desponta nenhum outro candidato que possa levar a eleição para o segundo turno”, disse.
Fonte: Caraíbas FM
O senador Otto Alencar (PSD-BA) passou por uma tomografia, na manhã de sábado (11), para tratar um cálculo renal. O procedimento médico foi realizado no Hospital Aliança, em Salvador. Segundo nota pública divulgada pela assessoria de Otto Alencar, o senador sentiu dores agudas causada por um cálculo renal, na noite de sexta-feira (10), o que o levou a procurar um médico urologista. Ainda na nota, a assessoria detalhou que o procedimento foi realizado com total sucesso e que o político se encontra em boas condições de saúde. Otto Alencar é candidato à reeleição e preside a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
“Estou pronto para trabalhar, pronto para o serviço, para continuar a minha missão pela Bahia”, afirmou o senador Otto Alencar (PSD), neste domingo (12), durante participação virtual na 15ª plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), em Eunápolis. “Graças a Deus e à ciência, a medicina, a quem respeito e louvo, porque sem ela não teríamos tantas vidas salvas em todos os cantos da Bahia e do Brasil”, agradeceu o pré-candidato ao Senado Federal do time de Lula na Bahia.
Liderada pelo pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, junto com o pré-candidato a vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o PGP da Costa do Descobrimento reuniu dezenas de lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada, além de milhares de simpatizantes de todo o Território de Identidade para discutir as ações de governo que serão implantadas a partir de janeiro de 2023.
Fonte: G1 Bahia
O fim de semana do pré-candidato a deputado estadual, Cafu Barreto, foi marcado por comemorações.
No sábado, Cafu foi a Xique-Xique, onde esteve com o presidente do PSD no município, George Santana, os vereadores Neilton do Sindicato, Dei de Kebrante, Zezinho das Baterias e Zezinho Alves, o ex-vereador Fabinho e outras lideranças, prestigiando as comemorações pelo aniversário de 94 anos da cidade.
Na oportunidade, o pré-candidato visitou comunidades rurais, participou de entrevista na rádio Cactus FM, e de um encontro político.
Também estiveram presentes, o Deputado Federal, Otto Alencar Filho, a pré-candidata a deputada federal, Ivoneide Caetano, o Secretário da SERIN, Luiz Caetano, prefeitos, vice-prefeitos e outras lideranças da região.
No domingo, o pré-candidato seguiu para Monte Gordo, em Camaçari, onde prestigiou o 10º aniversário da comunidade Canto do Ouro, ao lado dos líderes comunitários Damião e Neidinha, e do ex-prefeito de Gongogi, Roque Monteiro.
Com uma agenda intensa de viagens pelo estado, Cafu Barreto é destaque pelo compromisso em ouvir a população e construir parcerias importantes. Sua pré-candidatura a deputado estadual vem ganhando força a cada dia, e seu nome já é uma realidade no cenário político baiano.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
O nível de atividade econômica Produto Interno Bruto (PIB), divulgado na última quinta-feira (9) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o 4º trimestre de 2021 – com ajuste sazonal – registrou-se crescimento de 1,3%. Os dados do primeiro trimestre evidenciam a recuperação da economia baiana e a manutenção de trajetória de crescimento haja visto o PIB baiano ter crescido 4,1% em 2021.
“Este resultado aponta uma taxa significativamente acima do crescimento do Brasil no primeiro trimestre. Isso tem influência de importantes decisões de política pública tomadas pelo Governo Estadual desde o início da pandemia”, afirma Armando Castro, diretor de Estatísticas da SEI.
PIB em Valor Corrente
No 1º trimestre de 2022, o PIB baiano totalizou R$ 93,3 bilhões, sendo que R$ 81,6 bilhões são referentes ao Valor Adicionado (VA) e R$ 11,7 bilhões aos Impostos sobre produtos líquidos de subsídios. No que diz respeito aos grandes setores, a Agropecuária apresentou Valor Adicionado de R$ 6,9 bilhões, a Indústria, R$ 21,3 bilhões, e os Serviços, R$ 53,5 bilhões.
1º Trimestre 2022/1º Trimestre 2021
Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB da Bahia apresentou expansão de 2,8% no primeiro trimestre de 2022, conforme dados calculados pela equipe de Contas Regionais da SEI. O Valor Adicionado apresentou variação positiva de 3,0%, e os Impostos sobre produtos líquidos de subsídios, alta de 1,5%. Os três setores econômicos apresentaram crescimento nos três primeiros meses do ano de 2022, sendo que as principais contribuições vieram da Indústria, com taxa positiva de 4,9%, e dos Serviços, com crescimento de 2,5%.
No que se refere ao setor industrial, a expansão de 4,9% foi determinada pelo desempenho positivo na atividade de Eletricidade e água (+15,6%) – destaque para o crescimento de 47,0% na geração de energia elétrica –, Construção Civil (+3,3%), e Transformação (+3,3%) – com destaque para os segmentos de refino de petróleo e produtos químicos. Já o segmento extrativo foi o único a registrar retração dentro da indústria (-12,3%).
Com relação aos Serviços (+2,5%), observou-se crescimento em todas as atividades que compõem o setor com destaque para os segmentos de Comércio (+1,5%); Administração pública (+1,4%) – atividade com maior peso na economia baiana; Atividades imobiliárias com crescimento (+2,5%) e Transportes (+2,7%) – atrelado principalmente ao bom desempenho dos modais aéreo e aquaviário. Destaca-se ainda o crescimento no grupo Outros Serviços (+ 4,2%).
Mesmo não repetindo as taxas de crescimento de trimestres anteriores, o setor Agropecuário também contribuiu positivamente no primeiro trimestre com crescimento de 1,0%. As previsões de safra destacam o crescimento na produção de grãos, soja e algodão. Por outro lado, espera-se safras menores de Cacau e Mandioca.
Fonte: Com informações de assessoria
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...