Terça-feira, 24 de Maio de 2022
Chapada Diamantina

A greve de professores do município de Seabra, na Chapada Diamantina, terminou após decisão judicial contra a APLB, sindicato que representa a categoria.

Os profissionais retornam às atividades esta semana. Uma decisão judicial determinou retomada imediata das aulas, sob pena de multa diária de R$1,5 mil.

Essa decisão foi assinada pelo juiz José Luiz Pessoa Cardoso, magistrado substituto da desembargadora Ilona Márcia Reis, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

A representante local da APLB foi notificada na última quarta-feira (18) e a greve encerrada na sexta.

A pauta da greve foi a concessão do reajuste do piso salarial em 33,24%, demanda que, segundo a prefeitura, foi atendida logo nos primeiros dias da paralisação, inclusive com o pagamento do retroativo a janeiro de 2022.

Fonte: Bnews



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 24 de Maio de 2022
BRASIL

O Ministério da Saúde divulgou hoje (23) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem, no acumulado, 30,8 milhões de casos confirmados da doença e 665,6 mil mortes registradas. Os pacientes recuperados até agora são 29,8 milhões (96,9% dos casos).

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou mais 12,7 mil casos e 39 mortes pela doença.

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia (5,4 milhões) e mais óbitos pela doença (168,9 mil). Em seguida estão Minas Gerais (3,3 milhões de casos e 61,4 mil mortes); Paraná (2,5 milhões de casos e 43,2 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,3 milhões de casos e 39,4 mil óbitos).

Vacinação

Conforme o vacinômetro do Ministério da Saúde, 431,4 milhões de doses de vacinas contra contra a covid-19 já foram aplicadas. A primeira dose foi aplicada em 176,7 milhões de pessoas, e a segunda, em 158,4 milhões de pessoas. Receberam a dose de reforço 84,3 milhões de pessoas e a segunda dose de reforço, 3,4 milhões.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 23 de Maio de 2022
Notícias

Os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em Itabuna, e do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, em Irecê, estão participando da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que integra a olimpíada. Na sexta-feira (20), foi o último dia para os participantes responderem a prova da OBA e lançarem os foguetes para a MOBFOG.

A olimpíada é promovida, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e abrange a participação de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de todo o país. Os estudantes com as melhores notas classificados na OBA participarão de um processo seletivo para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em 2023. Saiba mais sobre a OBA no endereço.

O estudante Gustavo Silva, 17, 3º ano, do Colégio Modelo, que conquistou na edição de 2021 medalha de ouro, na OBA  e medalha de bronze, na MOBFOG, disse que fez uma boa prova. “Gosto muito de participar da olimpíada, porque estimula muito o raciocínio, pois as questões exigem interpretação e cálculo. Estou animado para ser medalhista novamente, nesta edição”, disse. Já o estudante João Henrique Santana, 17, 3º ano, está participando pela primeira vez. “Sempre gostei da área de exatas e fui incentivado pelos professores a participar da OBA. Achei a prova muito boa e estou confiante”, afirmou.

Em Irecê, os estudantes do CETEP também fizeram o lançamento dos foguetes da MOBFOG e realizaram a prova da OBA. O estudante Pedro Luca Matias, 17, do curso técnico de nível médio em Serviços Jurídicos, que também conquistou medalha de ouro, em 2021, diz que participar da OBA é estimulante. “As olimpíadas científicas são muito importantes para incentivar no aluno o desejo de aprender mais sobre determinado assunto e, dessa forma, ajuda no seu desenvolvimento. Espero conseguir outra medalha de ouro e ir para a fase da seletiva internacional”, disse, empolgado.

Bahia Olímpica – Através do Programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Entre os anos de 2019 e 2021, o programa registrou 1.510.591 inscrições nas mais de dez olimpíadas científicas realizadas, com a conquista de 2.750 medalhas por alunos baianos.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 23 de Maio de 2022
Notícias

Nesta segunda e terça-feira (23 e 24), o Corregedor-Geral da Justiça do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, continua o projeto “Encontro com o Corregedor”. As Comarcas visitadas serão Irecê (hoje) e Jacobina (amanhã).

O Encontro, que será realizado nos Fóruns das Comarcas, tem o objetivo de aproximar os magistrados, os servidores e os jurisdicionados da Corregedoria.

Em absoluto alinhamento com a Presidência do PJBA, a Corregedoria incentiva a capacitação das unidades judiciais em gestão estratégica, visando à melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.

Na Comarca de Irecê, haverá correição extrajudicial durante os dias 23 e 27 de maio e, em Jacobina, será realizada correição judicial no período de 24 a 27 de maio.

Fonte: Ascom - TJ-BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Maio de 2022
Chapada Diamantina

 O Conselho de Consumidores da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba - anunciou que a empresa de energia elétrica vai investir cerca de R$ 380 mil reais na recuperação e modernização da rede elétrica de Lençóis, localizado na Chapada Diamantina.

Os motivos do investimento são as constantes quedas de energia, que estão afetando a população local e todo o setor produtivo do município, especialmente o comércio e turismo. O acordo foi firmado na última quinta-feira (12/05), após audiência pública na Câmara Municipal da cidade, realizada na presença de políticos, lojistas e população de Lençóis.

“É a 27ª cidade da Bahia que visitamos, a primeira desde a chegada da pandemia. Nosso intuito é ir até municípios com problemas de energia, entender o que está acontecendo e tomar providências”, explica o coordenador do Conselho de Comércio da CDL Salvador, Haroldo Núñez, que também é membro do Conselho de Consumidores da Coelba. Associação essa, formada por representantes das principais instituições do setor produtivo baiano.

Marcaram presença na reunião, além de Haroldo, que estava representando CDL Salvador e FCDL Bahia, o representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB -, Max Muniz; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB -, Júlio Cotia; da Classe de Consumidores Residenciais, Rute Verás; e a Fecomércio Bahia, Roque Bittencourt.

Fonte: Ascom - Coelba



Compartilhar no Whatsapp