Apesar de muitos artistas preferirem não se posicionar politicamente, algumas personalidades já manifestaram publicamente suas intenções de voto nas redes sociais, em entrevistas ou shows.
Segundo o site F5, do jornal Folha de S. Paulo, o petista parece ter até aqui o maior apoio da classe artística. Já declararam abertamente que vão votar nele: Pabllo Vittar, José de Abreu (um petista histórico), Daniela Mercury e Silvero Pereira, além de Teresa Cristina, Duda Beat, Lenine, Chico César, Gilberto Gil e sua família, entre outros.
Recentemente, o cantor e compositor baiano Caetano Veloso também sinalizou com apoio a Lula.
Do lado ideologicamente oposto, entre aqueles que defendem o governo e a reeleição de Jair Bolsonaro, estão nomes como Latino, Thiago Gagliasso, Ratinho e a modelo Andressa Urach .
É entre os sertanejos que o bolsonarismo tem mais apoio, incluindo neste balaio músicos de várias gerações, como Amado Batsita, Chrystian, que formava dupla com o irmão, Ralf, e o cantor Sérgio Reis. Zezé di Camargo também foi às redes em 2021 para chamar a população para as manifestações pró-Bolsonaro e pedir pela volta do voto impresso.
Já Fábio Porchat e Tico Santa Cruz demonstraram interesse em apoiar o presidenciável Ciro Gomes (PDT).
Fonte: Metro 1
A Faculdade Ages de Medicina de Irecê/BA, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, está com dois novos cursos na unidade: Biomedicina e Psicologia.
Os candidatos se inscreveram acessando a página da instituição https://ages.edu.br/vestibular/ou por meio do telefone (75) 4020-2340, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no horário das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 12h, até as 16h, do dia 21 de maio.
As provas do formato online foram realizadas nesse sábado, 21 de maio e constituídas de 60 questões de múltipla escolha e de uma Redação. Mais informações referentes ao Vestibular 2022.2 da Ages como número de vagas, critérios de classificação e pré-requisitos para participação, poderão ser consultadas nos Editais, também disponíveis no site da inscrição.
Alguns interessados puderam optar por participar das provas no formato presencial ou online para todos os cursos de graduação, exceto Medicina Humana. O campus de Irecê está localizado na rua Dr. Ângelo Dourado, nº 27 - Prédio Anexo a Praça Góes Galmon, nº 33, Centro.
Fonte: Ascom - Ages
Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil.
A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade.
A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida.
“A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.
Histórico
No último dia 12 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou, a pedido do Ministério da Saúde, o prazo de validade das autorizações para uso emergencial de vacinas contra covid-19, que deixariam de ser usadas na campanha de vacinação contra a doença com o fim do Epin. A medida vale também para medicamentos que só deveriam ser usados durante a crise sanitária. Segundo a decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa, as autorizações permanecerão válidas por mais um ano.
No mesmo dia, a Anvisa alterou a resolução que permite a flexibilização das medidas sanitárias adotadas em aeroportos e aeronaves, em virtude do encerramento do estado de emergência. Entre as mudanças, estão a retomada do serviço de alimentação a bordo e permissão para retirada de máscaras para se alimentar, durante o voo.
Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal empenhou quase R$ 34,3 bilhões para a compra de cerca de 650 milhões de imunizantes contra a covid-19.
“Por conta da vacinação, o Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Os critérios epidemiológicos, com parecer das áreas técnicas da pasta, indicam que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional”, ressaltou o Ministério em nota.
Fonte: Agência Brasil
O mês de junho aproxima e várias cidades da Bahia já se preparam para apresentar os festejos de São João. Em Uibaí, o evento é tradicional e se destaca na Região de Irecê.
Entretanto, a Prefeitura de Uibaí informou por meio de postagem no Facebook que este ano o São João, evento aguardado com muita expectativa, não será realizado em decorrência de prejuízos causados pela pandemia da covid-19 ao longo dos últimos dois anos.
Segundo a Administração Municipal, apesar da tradição, não há tempo hábil para o planejamento do evento, que pela grandeza cultural exige vários meses de organização.
Veja abaixo a nota na íntegra
Prefeitura prioriza investimentos essenciais à comunidade e o pagamento da folha de servidores.
A Prefeitura de Uibaí comunica oficialmente que este ano não vai realizar os festejos juninos. A decisão foi anunciada na última quarta-feira (18), após avaliação da equipe técnica do município levando em conta os prejuízos causados pela pandemia da covid-19 ao longo dos últimos dois anos. Apesar de ser tradição, a Administração Municipal informa que não há tempo hábil para o planejamento do evento, que pela grandeza cultural exige vários meses de organização. Além disso, o principal acesso à cidade ainda está comprometido e o Governo do Estado, responsável pela obra, não definiu cronograma de execução, o que poderia colocar a vida dos motoristas em risco.
Com 13 dias de duração na sede e povoados, o São João de Uibaí requer mobilização de equipes e gastos elevados com Infraestrutura, som, palco, luz, ornamentação, atrações, logística e segurança. De forma transparente, a Prefeitura reforça os compromissos de garantir investimentos essenciais à comunidade e honrar o pagamento do funcionalismo. Por fim, ciente do seu papel social, a Gestão Municipal segue monitorando a pandemia e já trabalha na organização de eventos futuros.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Uma operação da Polícia Civil com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas e homicídios foi realizada em cidades da Região de Irecê nessa sexta-feira (20).
A Operação Medrado foi realizada pela Coordenadoria de Irecê (14ªCOORPIN), CATI/ CHAPADA, DTE/DRACO, NEAM, equipe da Coordenadoria de Seabra( 13ªCOORPIN) e Delegacias das cidades de João Dourado, Presidente Dutra, Central, Ibititá, Barro Alto, Jussara, Morro do Chapéu, depois de um trabalho de investigação realizado desde fevereiro do ano passado. As informações são da Polícia Civil.
Durante as investigações, segundo a Polícia Civil, foram identificadas diversas pessoas que faziam parte de uma organização criminosa que atuava na Região de Irecê, sendo responsáveis por diversos crimes de homicídios e pelo controle do tráfico de drogas.
“A Polícia Civil conseguiu montar o organograma da facção criminosa que estava estabelecida em diversos municípios da região, onde foi possível identificar o papel de cada um dos agentes integrantes da organização criminosa. Além disso, foi possível identificar que aproximadamente 70 % dos homicídios ocorridos nos anos de 2016 a 2022 nestas cidades tinham ligação direta com a organização criminosa investigada”, diz a Polícia Civil em nota.
Ficou também constatado, que durante as investigações, a PC conseguiu identificar e qualificar 21 membros da facção criminosa, sendo todos eles indiciados pela Polícia Civil e denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de Organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, o que culminou com a decretação da prisão preventiva de todos os envolvidos.
De acordo com a Polícia Civil, foi possível realizar o cumprimento de prisão de 18 pessoas, sendo que 17 deles integravam a Organização Criminosa. Todos ficarão custodiados e à disposição da Justiça.
“Alguns mandados de prisão foram cumpridos em diversos presídios do Estado da Bahia e também do Distrito Federal. Os demais alvos estão sendo procurados pelas forças de segurança objetivando o cumprimento do referido mandado”, explicou.
Durante a operação, os policiais apreenderam R$ 5.380,00 de origem duvidosa, colete e diversos aparelhos celulares.
Ainda conforme a Polícia Civil, no momento do cumprimento dos mandados de prisão foi possível ainda apreender e flagrantear uma pessoa que estava com uma arma de fogo.
Fonte: Polícia Civil
Na quarta-feira, 18, o Secretário de Agricultura, Jheasper Pires, esteve representando o município na Caravana Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O evento aconteceu em Irecê e contou com a participação de dirigentes da SDR, representações do poder público e sociedade civil do Território de Irecê.
Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, é uma estratégia da SDR que visa a integração das ações do Governo do Estado, com prefeituras municipais, Consórcios Públicos Intermunicipais e demais parceiros do poder público e de organizações que representam ou atuam no segmento da agricultura familiar.
O objetivo da estratégia é fortalecer os sistemas produtivos da agricultura familiar, com investimentos do Governo do Estado, em ações como a do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, distribuição de insumos, infraestrutura, agroindustrialização, apoio à logística e ao acesso ao mercado e registro no Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), dentre outras.
Fonte: Ascom - PMPD
Foto: IFBA/Irecê O campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciênci...
Foto: Reprodução A seca prolongada tem causado impactos significativos n...
Foto: Ascom – Sesab O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado ...
Abastecimento de água está suspenso em Irecê e região /Adutora do São Francisco — Foto: Embasa O ab...
Leo Prates lidera comitiva que irá discutir efeitos das mudanças climáticas nas produções loca...