Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022
Região de Irecê

Os primeiros pivôs do projeto de irrigação Baixio de Irecê começaram a funcionar. A informação foi divulgada nessa terça-feira (16), por meio do Instagram do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, resgatou do abandono o Baixio do Irecê, perímetro irrigado no sertão baiano que vai permitir a produção de alimentos e a geração de milhares de empregos”, diz a publicação.

“Os primeiros pivôs começaram a funcionar. É riqueza para o sertanejo que você não verá na maior parte da imprensa”, concluiu.

O Baixio de Irecê é considerado o maior projeto de irrigação do Brasil. Localizado nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigável. Grãos de milho, soja e feijão são as principais culturas potenciais do projeto.

E junho deste ano, a área do Projeto de Irrigação do Baixio do Irecê foi arrematada por R$ 83 mi, no primeiro leilão de irrigação do Brasil. O certame ocorreu na B3, em São Paulo. O vencedor foi o BRL T 2010 Fundo de Investimentos Multiestratégia Investimento no Exterior.

A previsão de investimento inicial é de R$ 1,1 bilhão em até 35 anos, com a projeção de beneficiar mais de 250 mil pessoas e gerar cerca de 180 mil novos empregos.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Agosto de 2022
Região de Irecê

 

Em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Irecê, Leonellea Pereira, solicitou, com urgência, a abertura de edital para provimento das vagas de juiz nas comarcas de Gentio do Ouro e João Dourado.

Segundo a presidente, há um déficit histórico que se avoluma em razão da aposentadoria de grande número de servidores e magistrados em todo o estado. O pedido de juízes para as duas comarcas da região já foi requerido em inúmeros ofícios e tratativas desde o início do ano.

Durante a reunião, Leonellea também cobrou que seja feita, em conjunto com as Corregedorias do TJBA, uma análise qualitativa e não meramente numérica da produtividade dos magistrados, especialmente dos que se encontram em estágio probatório; a revisão da lista de substituição, levando em conta a distância entre as comarcas; a necessidade de assessoria interina para juízes substitutos que acumulam mais de uma comarca.

Fonte: Justiça no Interior



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022
Região de Irecê

Um homem que não teve a identidade revelada foi atropelado por uma motocicleta em João Dourado, região de Irecê.

Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu no final da tarde de sábado (06), na BA-052, imediações do Posto Caraíbas, momento em que a vítima atravessava a pista, sendo atingida pela moto Honda CG 125, Titan, de cor azul.

Vítima e o condutor da moto foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram levados para o Hospital Municipal Dr. Benedito Ney em João Dourado.

O estado de saúde deles não foi informado, mas, conforme a polícia, as vítimas não correm risco de morte.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Agosto de 2022
Região de Irecê

Um homem condenado pela morte da companheira e suspeito de assassinar outra pessoa no interior da Bahia teve o mandado de prisão cumprido, na última segunda-feira (1º), por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), com o auxílio de equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Chapada) e Setor de Investigação (SI) da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Irecê.

De acordo com o titular da DTE/Irecê, delegado Alex Nunes Rocha, o condenado matou a companheira no estado de São Paulo, para onde fugiu após praticar outro homicídio na cidade de Barro Alto, no norte da Bahia. “Ele teria tirado a vida da mulher depois de uma discussão entre o casal, ocultando o corpo em um cômodo da casa e concretando o local”, destacou.

Julgado e condenado a 13 anos de reclusão, o homem foi beneficiado com uma saída temporária. “Fomos informados sobre a fuga do réu para o município de Canarana e passamos a investigar o paradeiro dele, tendo localizado o foragido da Justiça no distrito de Salobro, onde estava morando”, informou Alex Nunes Rocha.

Com o cumprimento dos mandados, o homem foi submetido aos exames de lesões corporais e está à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Ascom - Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022
Região de Irecê

Pré-candidato a governador visitou 16 cidades e ouviu da população queixas sobre problemas do estado, como o drama da regulação, a insegurança e o desemprego

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) encerrou nesse domingo (31) a sua agenda pela microrregião de Irecê, com percursos pelas cidades de América Dourada, Cafarnaum e Mulungu do Morro. Foram 16 municípios visitados ao lado do deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, desde a última quinta-feira (28).

Neto fez uma avaliação dos problemas enfrentados pela população da microrregião. Segundo ele, as queixas coincidem com o que se ouve em toda a Bahia. "As pessoas manifestam a preocupação em conseguir um internamento hospitalar, um tratamento médico. Ou seja, o drama das pessoas de terem que esperar por muito tempo na fila da regulação", disse.

"Então, a ampliação do serviço de saúde para o interior deve ser uma prioridade. Também preocupa o crescimento da violência, que não afeta apenas as grandes cidades, mas toda a Bahia. Infelizmente, o nosso estado é campeão nacional no número de homicídios, e é claro que os baianos de todos os cantos então preocupados com isso", completou o pré-candidato.

Falando especificamente da região de Irecê, existe um grande potencial de produção agrícola por conta do solo fértil. Porém, por falta de um fomento maior do governo do estado, há escassez de água. "Eu destacaria, de maneira muito especial aqui na região, a questão das oportunidades de trabalho. É preciso ampliar o apoio ao homem do campo, à produção rural, à pecuária, aos projetos que precisam acontecer de irrigação", disse.

"Estive, por exemplo, lá no distrito Mirorós do município de Ibipeba. A gente vê apenas um terço daquele projeto de irrigação sendo utilizado. Então, diante de um potencial agrícola tão grande na região, vai ser preciso ter um investimento massivo em infraestrutura hídrica", completou.

Segundo ele, mesmo quem já possui acesso à água tem dificuldade em pagar a conta de energia para bombeá-la. "O estado precisa ajudar o pequeno produtor. Pagar a conta de energia que é altíssima, facilitar o acesso a máquinas e a implementos agrícolas. Também acesso a financiamento, a suporte técnico. São muitos os desafios que dependem do governo, que são uma demanda grande da região, e que, tenham certeza, a gente pretende chegar junto", afirmou.

Otimismo para a convenção

No próximo final de semana, ACM Neto e Cacá Leão dão uma pausa na intensa agenda viajando o interior da Bahia, mas por um motivo especial: na sexta-feira (5), realizam a convenção do União Brasil que oficializará os dois como candidatos. O evento será no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, a partir das 9h.

Neto disse que a agenda em Irecê o encheu ainda mais de otimismo para a convenção. "Muito especial viver o carinho das pessoas ao longo dos últimos dias. É claro que a gente sai daqui com muito entusiasmo. Eu estou muito otimista e confiante, não só pelo que as pesquisas apontam, mas principalmente pelo que a gente vem percebendo nas ruas", disse.

"A gente sai fortalecido por essa troca de calor e de energia, por toda essa vibração dos baianos, pela leveza e verdade. Eu sinto verdade nas pessoas que vão às ruas espontaneamente para manifestar o seu apoio e a sua confiança na nossa caminhada. Então, vamos nessa vibração e nesse ritmo, vamos pisar o pé no acelerador, aqui não tem espaço para descanso. E, se Deus quiser, vamos construir uma grande vitória em outubro", completou o pré-candidato.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 30 de Julho de 2022
Região de Irecê

Ao lado do pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP), Neto visitou nesta sexta o município de João Dourado, onde foi recebido pelo prefeito Di Cardoso (PL)

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou nesta sexta-feira (29) a importância de fomentar a agricultura na microrregião de Irecê, sobretudo nos distritos que trabalham com irrigação. Ao lado do pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP), ele visitou João Dourado, onde foi recebido pelo prefeito Di Cardoso (PL), que aderiu na última semana à pré-campanha e criticou o tratamento dado pelo governo do estado.

"É do próximo governador que João Dourado e região terão que cobrar um olhar atento para a força econômica, para o potencial da agricultura e cobrar investimentos para o homem do campo. Esses investimentos não vão chegar por meio de promessas, de discursos e nem com propaganda. Esses investimentos vão chegar por meio do trabalho comprometido", discursou ACM Neto.

O ex-prefeito de Salvador destacou que já percorreu a região de Irecê várias vezes desde o ano passado, quando começou a sua pré-campanha, tendo inclusive visitado João Dourado. "Vi de perto projetos de agricultura que estão dando certo, iniciativas que se tiverem o apoio do governo do estado vão se multiplicar levando emprego para as pessoas que vivem do campo", disse.

No encontro político, o prefeito Di Cardoso e a vice-prefeita Kel do Riacho pediram a criação de estradas para a região norte de João Dourado. "É onde se concentra a maior parte da nossa produção agrícola. Hoje, somos a principal cidade economicamente de produção irrigada na região, mas somos uma das menores em malha asfáltica", disse.

Neto se comprometeu a resolver o problema: "O prefeito tem o direito de cobrar uma atenção especial ao norte do município. Vocês falaram da situação das estradas. Concordo que João Dourado, que já é uma das grandes cidades produtoras da Bahia, pode expandir ainda mais a sua produção se tiver uma infraestrutura digna. E não é de outra pessoa que vocês terão que cobrar senão do governador", afirmou o pré-candidato.

Prefeito critica governo

Filiado ao PL, Di Cardoso explicou os motivos da sua adesão à pré-campanha de ACM Neto, que foi anunciada nesta semana, na última segunda-feira (25). Segundo ele, desde que foi eleito, tem convivido com a falta de diálogo com o grupo que hoje está no comando do governo do estado.

"O povo tem que ter a confiança no seu prefeito e o prefeito tem que ter a confiança do governo do estado. Coisa que Di Cardoso não teve em momento algum nesse trabalho. Não tem coisa pior do que um político ir a Salvador e não ter confiança do governador. Eu quero falar agora ao povo de João Dourado: nós temos agora uma oportunidade diferente. Temos um pré-candidato a governador que veio a João Dourado para conhecer as necessidades desse povo", discursou Di Cardoso.

O gestor lembrou da amizade que seu avô, João Cardoso, ex-prefeito de João Dourado, teve com o avô de Neto, Antonio Carlos Magalhães. E disse que ambos ficariam orgulhosos de ver essa nova parceria. "Sabe porque Di Cardoso apoia Neto? Por acreditar que ele é o candidato mais preparado. Tem know how, já foi prefeito duas vezes, já foi deputado e sabe como fazer o melhor governo da história da Bahia", disse.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 23 de Julho de 2022
Região de Irecê

Uma motocicleta Honda Bros foi furtada na madrugada dessa sexta-feira (22), em Gentio do Ouro, na região de Irecê. O ano da moto é 2018, cor preta e vermelha e placa PLF-9412.

De acordo com a proprietário, o furto ocorreu dentro da garagem de sua residência. A vítima só percebeu na manhã deste sábado (23), por volta das 07h.

Qualquer informação sobre o veículo pode ser comunicada à polícia ou, através do telefone (74) 9.9134-7673.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Julho de 2022
Região de Irecê

Em movimento popular realizado segunda-feira (18),  as mulheres marcharam pelas ruas de Uibaí, exigindo respeito e o fim do machismo e dos crimes que vêm sendo perpetrados contra o gênero feminino em Uibaí e no Território de Identidade de Irecê.

Participaram também do movimento representantes do Coletivo Somos, do Centro de Referência da Mulher e oficiais da Ronda Maria da Penha.

Na pauta, além da demanda por atitudes firmes, enérgicas e urgentes por parte das autoridades, o importantíssimo pleito pela instalação de uma Delegacia da Mulher.

Segundo informação prestada pelo Coordenador do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável - CODETER, a Delegacia Territorial da Mulher foi um pleito aprovado na Escuta Territorial para o PPA 2020/2023, mas não foi acolhido entre as 30 propostas do Território. O tema, contudo, não saiu da pauta de reivindicações e, certamente, voltará ao planejamento do Estado por proposição do CODETER.

Texto: Edimário Oliveira Machado

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 18 de Julho de 2022
Região de Irecê

Um jovem identificado por Bruno Rangel Severino da Silva, 21 anos, foi morto a tiros na cidade de Lapão, na região de Irecê. O crime ocorreu na noite de sexta-feira (15).

“De acordo com as informações, a vítima trafegava em via pública quando um veículo se aproximou, tendo um dos passageiros efetuado diversos disparos de arma de fogo que atingiram a vítima que foi a óbito no local”, diz o relato da Polícia Civil.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 17 de Julho de 2022
Região de Irecê

Eumara Maciel é do povoado de Nova Vista I de Central e fez os cursos de graduação em Letras e Mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em 2019, tornou-se Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição de ensino pela qual foi convidada a concorrer ao PhD pelo Programa de Pós-Gradução em Literatura e Cultura. Tendo a posposta aceita, desenvolveu estudos sobre as contribuições epistemológicas negro-africanas e negro-brasileiras para as literaturas, ofertou cursos, fez consultorias, publicou textos, participou de lives, palestras e realizou estágio na área, finalizando com êxito o curso na semana passada, tornando-se Pós-doutora em Literatura e Cultura pela UFBA.

“Sempre que eu avanço no âmbito acadêmico-profissional, vem toda a lembrança daqueles tempos em que era preciso um grande esforço para chegar na escola, do sacrifício que nossas famílias faziam para nos manter matriculados em meio a todas as dificuldades de toda ordem. Cheguei a esse mais alto grau acadêmico sendo oriunda do ensino público: Escola Municipal João Ribeiro Maciel, Escola Municipal Professor Rosalvo Ferreira dos Santos, Colégio Estadual José de Souza Machado e também da Cooperativa Educacional de Central. Minha gratidão aos professores, técnicos, colegas e colaboradores por terem me ajudado a me tornar quem eu sou hoje. Caminhos abertos! Que mais estudantes possam seguir rumo à realização de sua carreira. Coloco-me sempre à disposição do município para apoiar políticas educacionais de incentivo ao estudo e de busca de oportunidades para a prosperidade de cada um, entendendo que, quando um consegue, toda uma estrutura é abalada e mobilizada no rumo que devemos seguir juntos na busca por uma educação que transforma histórias individuais e coletivas”, disse ao Central Notícia.

Eumara tem 34 anos e é servidora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), tem dois livros publicados e já trabalha com projetos extensionistas, que envolvem a educação para a diversidade, acreditando no poder transformador do movimento de educar-aprender.

Texto: Eumara Maciel 

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp