Foto: Fiocruz
O Ministério da Saúde vai oferecer dois novos remédios (a alfaepoetina e a hidroxiureia) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar a doença falciforme, uma condição hereditária que é muito comum entre pessoas negras, especialmente em mulheres.
A alfaepoetina é indicada para pacientes com declínio da função renal e agravamento da anemia. Já a hidroxiureia, na dose de 100 mg, é recomendada para pacientes com pelo menos 9 meses de idade. A ampliação para a dose de 500 mg é destinada a pacientes entre 9 e 24 meses sem sintomas ou complicações. Os medicamentos estarão disponíveis no SUS em até 180 dias após sua incorporação.
Essa enfermidade genética é a mais prevalente tanto no Brasil quanto globalmente, com um grande número de casos e mortes entre pessoas pardas e pretas.
A condição afeta os glóbulos vermelhos. O diagnóstico é feito na gravidez e no teste do pezinho. Exames de sangue também podem detectar o quadro a qualquer momento.
Os principais sintomas incluem crises dolorosas de dor que podem durar dias ou semanas, maior risco de infecções graves e anemia, que causa cansaço e falta de ar. Outros episódios possíveis são crescimento retardado, AVCs e problemas pulmonares.
Entre 2014 e 2020, a incidência de nascimentos com doença falciforme no Brasil foi de 3,75 a cada 10 mil nascidos vivos. A taxa de mortalidade pela doença é de aproximadamente 1,12 por 100 mil habitantes.
Entre 2015 e 2019, a maioria dos óbitos por doença falciforme ocorreu entre pessoas pardas ou negras (78,6%), sendo 52,2% mulheres.
Em 2023, de acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, 14.620 pacientes estavam recebendo tratamento para a doença nas Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) do SUS.
Fonte: As informações são do site G1.
Conduzida pela presidenta da seccional, Daniela Borges, solenidade acontece às 18h, com a presença de autoridades e advocacia da região — Foto: Angelino de Jesus
A advocacia de Irecê contará, a partir desta quarta (31), com uma sede totalmente reformada e estruturada para o exercício das suas atividades. Conduzida pela presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, a reinauguração da nova sede da subseção de Irecê acontece às 18h, na Rua Mateus Nunes Dourado, com a presença de representantes do Sistema da OAB-BA, autoridades locais e advocacia da região.
A reinauguração é mais uma iniciativa da seccional em busca da valorização da advocacia do interior. Além da estrutura reformada, a nova sede contará com equipamentos e mobiliários novos e prontos para atender as demandas dos 21 municípios que integram a subseção. “A seccional segue entregando novas salas para a advocacia do interior, dignificando o trabalho dos colegas e das colegas que estão fora da capital”, destacou Daniela.
Serão contemplados pela nova sede advogadas e advogados de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Cafarnaum, Central, Buritirama, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique, além de Irecê.
Fonte: Ascom - OAB/Bahia
Foto: PRF
Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem por dirigir alcoolizado. A prisão aconteceu após uma denúncia de usuários da rodovia de que o motorista estaria realizando manobras. O fato foi registrado no Km 416 da BR 242, no município de Seabra (BA).
Os policiais chegaram ao local indicado e abordaram o veículo FIAT/STRADA. O condutor foi submetido ao teste do etilômetro, cujo resultado aferiu 0,76 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões).
Além de detenção por crime de trânsito, a multa por alcoolemia custa R$ 2.934,70, valor que é duplicado em caso de reincidência. Ademais, ocorre a penalidade administrativa que suspende ou proíbe o motorista de obter a habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor por um período de 12 meses.
Fonte: As informações são da PRF.
Foto: Divulgação
Em entrevista dada na última sexta-feira (26), à rede de televisão gaúcha TV Pampa, o ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), voltou a proferir declarações polêmicas contra a região Nordeste do país.
Em sua entrevista, o ex-presidente discutiu sobre o fluxo migratório interno, afirmando que o nordeste seria “a pior região do Brasil”. De acordo com ele, o fluxo migratório no país é do nordeste para o sul, sudeste e centro-oeste.
Por fim, Bolsonaro ainda mencionou que não entende quando os nascidos no nordeste vão para estes estados e acabam votando em candidatos do PT, Psol. “Isso aí tem que estudar o cidadão”, afirmou o ex-presidente.
MICHELLE PRESIDENTE?
Outro assunto abordado na mesma entrevista foi a possível candidatura da ex-primeira dama à presidência da República. De acordo com o ex-presidente, ele não vê com bons olhos a candidatura da esposa, “mas ela é livre para escolher”.
De acordo com ele, mesmo que ela chegasse ao cargo mais alto do executivo brasileiro, seria difícil governar. “Precisa ter mais experiência, talvez o Senado pelo Distrito Federal”, afirmou o político.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (28), que o mundo “voltou a acreditar no Brasil”, como resultado de uma diplomacia “ativa e altiva” do governo brasileiro. Em pronunciamento à nação, Lula fez balanço de um ano e meio de gestão, citando conquistas econômicas e sociais e apontando a reinserção do país no cenário internacional.
“O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial. Participamos de todos os principais fóruns internacionais. O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil”, disse Lula citando a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro. O Brasil está na presidência do G20, grupo composto por 19 países e dois órgãos regionais (União Africana e a União Europeia).
Ele citou propostas no Brasil no bloco, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a taxação dos super-ricos. “Não podemos nos calar diante de um drama que afeta a vida de 733 milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo. Para tornar o mundo mais justo, estamos levando para o G20 a proposta de taxação dos super-ricos, que já conta com a adesão de vários países”, explicou.
Em 2025, o Brasil também sediará a reunião dos Brics (grupo composto por 10 países em desenvolvimento) e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em Belém.
Entre os destaques da sua atual gestão, o presidente citou ainda o crescimento econômico, controle da inflação, a retomada de programas sociais e de investimentos, geração de empregos com carteira assinada, o resgate de políticas de proteção de minorias sociais, a priorização da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de políticas com foco na transição energética, para o combate às mudanças climáticas.
“O Brasil se reencontrou com a civilização”, afirmou.
Segundo o presidente, tudo está sendo feito sem abrir mão da responsabilidade fiscal.
“Queremos um Brasil que cresça para todas as famílias brasileiras. Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, dona Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais”, disse, citando o estado que sofreu a maior tragédia ambiental da sua história nos meses de maio e junho deste ano, com enchentes e alagamentos.
O presidente argumentou que governar “é cuidar de milhões de famílias”. “Toda mãe e todo pai sabem a dificuldade que é cuidar de uma família. Garantir que os filhos tenham uma boa alimentação, saúde, educação, segurança e um futuro melhor”, disse.
“É o que venho fazendo desde o início do meu governo. Hoje o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. Estamos prontos para dar o exemplo de que aqui, no Brasil, a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio”, completou Lula.
Fonte: Do site Bahia.ba
Evento de três dias reúne artistas renomados e multidão da região — Foto: Thiago Drone
No último final de semana, Jussara comemorou seus 62 anos de emancipação com uma festa de aniversário grandiosa, que ocorreu de sexta-feira a domingo.
O evento contou com diversas atrações, incluindo Tayrone, Edson Gomes, Igor Kannário, Limão com Mel, Dorgival Dantas, Kevi Jonny, Lambasaia, Armandinho e os Rubis, Danilo e Felipe, Zan Batista e Kleittão.
A região de Irecê compareceu em peso, tornando o evento um sucesso de público e considerado por muitos como o melhor e mais bonito já realizado em Jussara.
O prefeito Tacinho Mendes mais uma vez se destacou, proporcionando cultura e entretenimento para todos.
A celebração ficará marcada na memória dos moradores e visitantes como um momento inesquecível.
Fonte: Da Redação
Foto: Divulgação
As turmas de estudantes da 3ª série dos cursos técnicos em Administração e Serviços Jurídicos do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Irecê participaram do Fórum das Profissões, realizado na unidade escolar ao longo desta semana. O evento teve como objetivo orientar os alunos sobre a dinâmica do mundo do trabalho e desafiá-los para a reflexão em relação às suas escolhas profissionais a partir do contato direto com especialistas de áreas diversas. Ao estimular o protagonismo juvenil, a iniciativa busca abrir perspectivas para outras possibilidades profissionais no futuro.
Os profissionais convidados responderam perguntas sobre questões práticas das profissões; dilemas e conflitos do cotidiano; e ética profissional, bem como a abrangência de cada área e seus percursos singulares. Participaram representantes do Direito, da Odontologia, Medicina, Engenharia, Jornalismo, Enfermagem, Contabilidade, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, entre outras. A cirurgiã-dentista Laís Nunes Silva, ex-aluna do Cetep de Irecê, falou sobre a iniciativa. “Foi uma honra participar de um evento como este, que traz conhecimentos tanto para os alunos, como para nós, profissionais. Foi uma oportunidade para trocarmos informações e esclarecer dúvidas”.
Vice-líder estudantil no Cetep de Irecê, Maria Eduarda Dourado falou sobre a importância do Fórum das Profissões. “Tivemos uma oportunidade maravilhosa de conhecer vários profissionais falando sobre suas respectivas áreas de atuação. Isso nos deu um direcionamento para que, no futuro, de acordo com o interesse de cada um de nós, possamos escolher o curso que devemos seguir na universidade”.
A ação está alinhada à matriz curricular da Educação Profissional da rede estadual de ensino, que tem na intervenção social um princípio pedagógico para contribuir com o estudante na sua formação integral, mostrando a dimensão social da futura profissão. A professora Jaciara Souza do Eixo Gestão e Negócio contou que foi um momento “muito significativo” para os educadores e, especialmente, para as quatro turmas da 3ª série dos cursos técnicos de Administração e Serviços Jurídicos.
“Nossos estudantes puderam ouvir dos profissionais informações sobre suas vivências e experiências, bem como tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com 18 profissionais de 15 diferentes áreas de atuação. Estamos recebendo vários depoimentos de alunos falando como foi importante esse evento para que viessem a ter uma ideia de qual profissão irão seguir e de que forma poderão se inserir nas universidades”, declarou a professora Jaciara.
Fonte: Ascom - SEC/BA
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...