Foto: (Orlando Danton)
Um jovem identificado por Luan dos Santos, 18 anos, foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (14), na localidade de Bonzão, zona rural do município de Lapão, na região de Irecê.
De acordo com populares, o suspeito de ceifar a vida do rapaz estava numa motocicleta. A Polícia Militar foi para o local e aguardou a chegada de peritos do Departamento de Polícia Técnica. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal de Irecê.
A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O caso estava sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
A regularização fundiária para agricultores familiares do município de Gentio do Ouro, na região de Irecê, promovida pelo Governo do Estado na última sexta-feira (10), com a entrega de 97 títulos de terra, vai viabilizar a implantação de um parque eólico na região, do grupo Pec Energia, com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão. O empreendimento tem perspectiva de gerar 3,7 mil empregos e de produzir 600 MegaWatts de potência instalada.
A PEC Energia é desenvolvedora e investidora de parques eólicos há 10 anos, e em parceria com a Rio Energy, viabilizou a implantação do parque eólico Serra da Babilônia, que deve entrar em operação nos próximos dias e tem 223 MW de potência instalada. Foram investidos no projeto, que fica em Morro do Chapéu, R$ 1,2 bilhão. Entretanto, o maior empreendimento do grupo será Gentio do Ouro. Os investidores pretendem começar a estudar também a radiação solar na região.
Segundo Gilberto Feldman, diretor comercial da Pec Energia, a regularização dos títulos é essencial para viabilizar o projeto eólico que precisa preencher basicamente três questões: a viabilidade técnico econômica, que é a região ter uma capacidade de vento interessante e oferecer um resultado de energia competitivo; a viabilidade ambiental e, por fim, a viabilidade fundiária, que permite a segurança jurídica para o investimento.
“Acredito que até o final de 2019 estaremos aptos para participar do primeiro leilão com projetos habilitados em Gentio do Ouro. A relevância da entrega desses títulos é enorme porque a medida que eles forem transformados em matrículas, o projeto torna-se viável. Então, poderemos participar dos leilões e, após a vitória do mesmo, construir o empreendimento que, acreditamos, vai transformar a região de Gentio do Ouro”, explica Feldman.
A titulação dos agricultores locais foi fruto do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal criado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). A ação teve parceria também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no sentido de possibilitar a participação da empresa Pec Energia em leilões de energia. A empresa pediu apoio institucional em 2016, ocasião na qual assinou protocolo de intenções.
“Os títulos de terra garantem à Pec Energia à obtenção da Habilitação Técnica junto à Empresa de Pesquisa Energética – EPE, já que é necessária a comprovação do direito de uso ou disposição das áreas destinadas aos empreendimentos de geração de energia. Então, essa medida do governo beneficiará as famílias, as cadeias produtivas da agricultura familiar e o setor de energias renováveis, potencializando a economia regional”, destaca Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado.
A jovem agricultora Andersa Pereira Santana, de 21 anos, moradora do povoado de São Francisco, foi uma das contempladas com a titulação fundiária. “É muito importante receber o título porque todos que tiveram suas áreas regularizadas são proprietários rurais. Cuidamos de plantações, de gado e com o título teremos mais direitos garantidos e segurança das nossas áreas”, afirma.
Fonte: SDE
Um homem identificado por Adaide Venâncio de Souza, 45 anos, foi preso me flagrante por uma equipe da Polícia Civil de Cafarnaum, na região de Irecê, após ameaçar a sua companheira de convívio, além de danificar objetos da residência e por possuir uma arma de fogo, tipo espingarda, sem a devida autorização. As informações são da Polícia Civil.
O flagrante ocorreu na última quinta-feira (09). Segundo o delegado Alex Nunes, a prisão aconteceu após uma denúncia anônima.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cafarnaum onde está preso à disposição da Justiça.
Fonte: Central Notícia
Na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 11h45, Aleomar Francisco Da Silva, Conhecido por Mar De Assis, vice-prefeito da cidade América Dourada, na região de Irecê, foi vítima de assalto.
Segundo a Polícia Civil, o político seguia por uma estrada vicinal do município com o seu veículo Besta Est, Cor Prata, Placa CGR-3954, na função de taxista, com 7 passageiros, momento em que foi abordado por dois homens que estavam fingindo corta uma cerca de quiabento na estrada.
Ainda de acordo com a polícia, a dupla interceptou o veículo e anunciou o assalto. Conforme a PC, um dos bandidos mandou o motorista ir para o banco carona e passou a conduzir o carro até nas imediações de um povoado denominado Aristides, quando os assaltantes obrigaram todos os passageiros entregar aparelhos celulares, pertences e dinheiro.
Após saquear os ocupantes do veículo, a dupla fugiu com o automóvel. O carro do vice-prefeito foi encontrado incendido em um matagal na zona rural de João Dourado, município vizinho a América Dourada.
Fonte: Central Notícia
Um homem identificado por Alvino Oliveira Barbosa, conhecido por "Alvino Locutor ou Alvinho”, foi preso em flagrante após agressões físicas e verbais e também por ameaçar sua companheira de convívio, Denise aparecida Mendes. O caso ocorreu na residência do casal, localizada na Associação Carnaúbas, no povoado de Várzea Grande, zona rural de Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.
Em nota, a Polícia Civil disse que a guarnição da Polícia Militar de Itaguaçu da Bahia foi acionada pela a vítima na manhã de quarta-feira (08), por volta das 6h30min, relatando que estava sendo vítima de agressão física pelo o seu companheiro, o qual a agrediu com tapas na face e ameaçada de morte, bem como sendo xingada de louca.
Em depoimento a Polícia Civil, Denise disse que todo o fato ocorrido foi presenciado pelos os filhos menores, e quando estava preparando o alimento para eles, o suspeito começou a quebrar alguns pertences no interior do imóvel e jogando o alimento preparado por ela pela janela.
A vítima ainda relata que o suspeito sempre quando a agride diz ser amigo de policiais e políticos e, que a Lei Maria da Penha não vale nada.
O delegado Heloísio Lacerda, titular da delegacia de Itaguaçu, disse que foi confeccionada a medida protetiva de urgência, exame de lesões corporais e encaminhamento da vítima para uma unidade hospitalar, já que ela [Denise] estava se queixando de dores no corpo. O suspeito nega as agressões, mas afirma à autoridade policial que quebrou um rádio e uma caixa de isopor pertencente a ele.
O suspeito foi preso em flagrante e arbitrada a fiança em 10 salários mínimos.
Lei Maria da Penha: 12 anos
Maria da Penha Maia Fernandes, no ano de 1983, sofreu dois atentados por seu próprio marido. No primeiro, levou um tiro nas costas enquanto dormia o que a deixou paraplégica. E no segundo, ainda em recuperação, o marido tentou eletrocutá-la enquanto tomava banho.
Após o segundo atentado, Maria da Penha decidiu se separar. Foram anos de luta para provar a culpa de seu agressor. Por mais de 15 anos o processo não teve solução, até que Maria da Penha resolveu denunciar o país ao Centro de Justiça, ao Direito Internacional (CEJIL) e ao Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) a Comissão Internacional de Direitos Humanos.
Com muita luta, não só para solução do seu caso particular, mas engajada no combate à violência contra a mulher, conseguiu que fosse decretada pelo Congresso Nacional a Lei 11.340/2006. A lei que leva seu nome, Maria da Penha, foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. São 12 anos da Lei Maria da Penha.
Esta lei mudou a forma como se tratava a violência doméstica no Brasil, propondo medidas para a punição dos agressores e para a proteção das mulheres vítimas de violência.
Fonte: Central Notícia
Um representante do Governo do Estado e 16 prefeitos participaram da assembleia (Foto: Reprodução/ Rede Social)
Na manhã desta quinta-feira (09), o prefeito do município de Lapão, Ricardo Rodrigues foi reeleito presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê.
A assembleia que foi realizada em Irecê contou com a participação de 16 prefeitos. Na ocasião, o prefeito de Mulungu do Morro, Fredson Cosme Andrade de Souza, foi eleito vice-presidente. Ricardo e Fredson vão gerir o consórcio por mais dois anos.
“Uma reeleição por unanimidade que reconhece o nosso compromisso e o nosso trabalho a frente da saúde da região de Irecê, a exemplo da implantação da Policlínica Regional”, destaca Ricardo
O consórcio público é um mecanismo de cooperação intergovernamental que visa a colaboração de governos, a fim de que juntos consigam atingir objetivos compartilhados.
Na região de Irecê, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde é composto por 20 municípios. Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçú da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Barra, Buritirama, Souto Soares, Morro do Chapéu e Tapiramutá.
Fonte: Central Notícia
Após Trabalho investigativo, nesta terça-feira (07), as equipes da Delegacia Territorial de Irecê, Coordenadoria de Polícia Civil da 14ª Coorpin, juntamente com a Delegacia Territorial de Joao Dourado, na região de Irecê, deflagrou a Operação Pintagol.
Após trabalho de inteligência, foi possível efetuar a prisão em flagrante das seguintes pessoas: Luciano Gomes do Nascimento, o Nego Lú , Maria Hilda Barboza de Souza, Luana Barboza de Souza, Felipe Barboza dos Santos e Joandson Almeida dos Santos
Joandson Foi preso com 15 pedras de crack que estavam sendo vendidas em um dos pontos de drogas localizado no bairro Ana Oliveira, logo em seguida, equipes foram até a casa de Nego Lu e encontramos mais 04 pessoas, que foram flagradas embalando entorpecentes no interior de uma casa localizada no bairro Ana Oliveira, em João Dourado.
Diversos eram as informações de que Nego Lú e seus familiares fazem parte de uma facção que domina o tráfico de drogas no município de João Dourado.
Foram apreendidos com os suspeitos os seguintes materiais:
Uma embalagem contendo 1,6kg ( um quilo e 600 gramas) de maconha;
1.374 pedras de crack, embaladas prontas para a comercialização;
13 papelotes contendo cocaína;
160 trouxas de maconha;
05 aparelhos celulares;
R$ 495,00 ( quatrocentos e noventa e cinco reais) em cédulas de R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20;
02 motocicletas;
01 espingarda artesanal;
22 pássaros silvestres.
As motocicletas apreendidas eram utilizadas para realizar entregas dos entorpecentes. Diante da situação flagrancial e da enorme quantidade de drogas, todos foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Joao Dourado.
Além disso, nota-se que 01 pedra de crack é vendida pelo valor de R$10,00, o papelote de cocaína é comercializado por R$ 40,00, já a trouxinha de maconha é vendida por R$ 30. Somando-se a isso, a maconha encontrada na embalagem maior tem um valor aproximado de R$2.000. Dessa maneira a droga apreendida renderia um valor aproximado de R$21.000,00.
Fonte: Polícia Civil
O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (07/08), julgou parcialmente procedente a denúncia formulada por vereadores do município de João Dourado, região de Irecê, Carlos Átila Araújo da Silva, Cristiano Oliveira de Souza, Élcio Loula Dourado e Rute Pereira Borges, contra o prefeito Celso Loula Dourado pela prática de nepotismo. Ao longo dos últimos sete meses, o gestor agraciou 13 parentes seus e de seus secretários municipais com cargos municipais.
O relator, conselheiro Raimundo Moreira, aplicou multa no valor de R$8 mil e determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apresentada à Justiça denúncia por de ato de improbidade administrativa, em razão do evidente nepotismo. Também foi determinada a exoneração de todos os parentes do prefeito e dos secretários.
A relatoria considerou ilegal a nomeação de Rita de Cássia Amorim do Amaral, mulher do prefeito Celso Loula Dourado, de Maria Aparecida Amorim do Amaral e Renata Cristina Amorim do Amaral, cunhadas do gestor, e de Saulo Miranda Loula Dourado e Celso Loula Dourado Sobrinho, ambos seus sobrinhos. O prefeito não apresentou qualquer documento que comprovasse a capacidade técnica dos nomeados para as suas funções.
Também foram consideradas ilegais as nomeações de: Isabel Cristina Loula Nunes Loula, irmã do secretário Maurício Loula; de Priscila Oliveira Barbosa de Morais, mulher do secretário Fábio Morais; de Alana Cardoso Dourada, irmã do secretário Diego Cardoso; de Acassio de Oliveira, irmão do secretário Marcos de Oliveira; de Alex Alves Monteiro, cunhado do secretário Marcos de Oliveira; de Vivian Costa Dourado Nunes, cunhada do secretário Marcos de Oliveira; de Fábio Cardoso Dourado, cunhado do secretário Saulo Miranda; e de Elizabete Loula Dourado, cunhada da secretária de educação, Marina Loula Vasconcelos. Também não houve a necessária comprovação da qualificação técnica dos nomeados para os cargos.
Segundo o conselheiro Raimundo Moreira, a Súmula vinculante nº 13 do STF impede a nomeação de cônjuge, companheiro, parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau da autoridade nomeante ou de servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, de cargo em comissão ou de confiança, em quaisquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM/BA
As oito cidades e localidades que eram atendidas pela Barragem de Mirorós já estão recebendo água da adutora do São Francisco. A mudança acontece após acordo com a Agência Nacional de Águas e demais usuários da barragem, numa reunião ocorrida em maio deste ano. A Embasa só captará 22 litros por segundo de água da Barragem de Mirorós para abastecer o sistema local do povoado e mais seis localidades adjacentes.
Desde o mês de maio, a Embasa vem realizando intervenções para integrar a Adutora do São Francisco à Adutora do Feijão, com investimentos da ordem total de R$ 1,8 milhão. Foram ativadas mais quatro estações de bombeamento, para aumentar a produção do sistema. Estão em operação 12 estações, que bombeiam água entre Xique-Xique e Irecê, além da estação de reversão, que leva água até a estação de tratamento de água de Ibititá. Lá, a água está sendo distribuída para as cidades que ainda eram atendidas por Mirorós.
“Esse trabalho tem demandado um esforço muito grande de nossa Equipe. Nos últimos 15 dias, temos nos revezado em regime de plantão para que todas as dificuldades surgidas durante os testes operacionais sejam resolvidas. Será um marco para unidade regional assim como para toda a região. Uma demanda que há tempo vem sendo cobrada e que agora esta se concretizando”, comentou o gerente da Unidade Regional de Irecê, Odirlei Rocha.
Com as intervenções operacionais, a oferta de água do Sistema Adutor do São Francisco aumentou de 1.400 metros cúbicos de água por hora, para 2.200 m3/h. Um incremento de 43%, considerado suficiente para atender às 16 cidades da microrregião de Irecê, que representam uma população estimada em 360 mil pessoas.
O superintendente de Operações Norte da Embasa, Raimundo Neto, informou que o atendimento de todas as cidades pelo São Francisco não é uma medida definitiva. “Havendo uma recuperação da barragem de Mirorós, existe uma pretensão de retornar o abastecimento pela Adutora do Feijão, até porque é um patrimônio da região que deve ser cuidado”, afirmou.
Fonte: Ascom/ Embasa - Irecê
Um homem identificado por Deudedith de Souza Neto, 35 anos, foi assassinado na manhã desta terça-feira (07), por volta das 07h50, na localidade de Recife, zona rural do município de Jussara, na região de Irecê.
Em nota, a Polícia Civil informou que a vítima, a pé, estava chegando na casa na casa de uma amigo, quando foi abordada por cerca de três homens que estavam num veículo Fiat/Strada de cor cinza ou prata, os quais efetuaram vários disparos de pistola 380. A polícia localizou cápsulas de cartuchos no local.
A autoria e motivação do crime são desconhecidas. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Irecê.
Populares disseram à polícia que o mesmo carro utilizado no crime foi visto na localidade do fato por vários dias, com cerca de três ocupantes. O caso será apurado pelo delegado Paulo Ribeiro, que vai instaurar inquérito.
Fonte: Central Notícia
Foto: Sandoval Dourado/Divulgação Desde o início da parceria com a Embas...
Ocorreram 12 oficinas com grande potencial de geração de renda, nas áreas de artesanato e culinária - Foto: Engie ...
Anderson Oliveira de Sá foi condenado na quarta-feira, dia 27, a 45 anos, 1 mês e 25 dias de reclusão pelos homicídios qualific...
Foto: Ricardo Stuckert/PR O presidente Lula (PT) afirmou que a ampliação...
Foto: Agência Brasília O recorde de emprego registrado no trimestre ence...