Quinta-feira, 27 de Julho de 2023
Notícias

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou nessa quarta-feira, 26/7, operação cujo objetivo é o cumprimento de mandados de busca e apreensão em escritório de advocacia e residência na cidade de Irecê/BA, em ação que visa apurar envolvimento de advogado em fraude à Justiça Federal. Os fatos investigados envolvem diversas ações que estão em curso na Justiça Federal de Irecê.

Os cumprimentos dos MBAs foram acompanhados por Representantes da OAB/Irecê. Os delitos apurados na Operação são falsidade ideológica, falsificação de documentos e o uso perante a Justiça Federal de Irecê daquele município.

Fonte: Ascom - PF



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Julho de 2023
Notícias

O aguardado início do julgamento no caso de Rafaela Gomes de Souza, vítima de feminicídio ocorrido no Lapão, Bahia, em novembro de 2019, trouxe à tona um cenário de emoções intensas e depoimentos conflitantes dos réus. No primeiro dia do Tribunal do Júri, as testemunhas de acusação e defesa demonstraram suas versões dos fatos, enquanto a mãe e o irmão da vítima, em um momento de grande comoção, compartilharam suas lembranças e exigiram justiça.

A mãe e o irmão de Rafaela estavam presentes no Tribunal e, durante os depoimentos, relataram uma profunda dor causada pela perda prematura de uma ente querida. Com lágrimas nos olhos, eles descrevem Rafaela como uma jovem cheia de sonhos e esperanças, cuja vida foi brutalmente interrompida. Seus depoimentos emocionados destacam a necessidade de responsabilizar os culpados.

Os três réus, Alfredo Vítor de Oliveira Mattos, Ériton Dias (conhecido como "Rato") e Ramon Silva Santana, foram ouvidos no Tribunal do Júri. Cada um deles apresentou uma versão contraditória dos eventos que culminaram na morte de Rafaela. Suas declarações contraditórias e tentativas de se eximir de responsabilidades trouxeram tensão e perplexidade à sala do tribunal.

No início do julgamento, Alfredo Vítor alegou que o plano inicial era roubar o celular de Rafaela e que havia combinado com Ériton Dias (Rato) que este simularia um assalto próximo à fazenda do pai de Alfredo. No entanto, segundo Alfredo, Rato teria tomado a decisão por conta própria de mudar o rumo do certo assalto e assassinar a vítima.

Por outro lado, Ériton Dias recusou a versão de Alfredo, afirmando que enquanto ele simulava o assalto e procurava o celular da vítima dentro do veículo, Alfredo teria levado Rafaela para trás do carro e colocando-a no porta- malas. Rato relatou que Alfredo voltou e disse que dali em diante eles dariam um fim à Rafaela, chegando a ameaçá-lo caso não o ajudasse.

Já Ramon Silva Santana, o terceiro réu, afirmou que tanto Alfredo Vítor quanto Ériton Dias o convidaram para um "serviço" sem especificar do que se tratava. Só ao chegarem ao lixão, Ramon teria percebido que ali havia uma mulher para ser morta. Segundo Ramon, Alfredo e Rato levaram Rafaela até o local do assassinato, onde a colocaram em uma vala, cobrindo-a com galhos e lixo. Em seguida, tendo pedido para Ramon jogar combustível sobre o corpo, mas ele disse ter virado as costas e, logo depois, um deles ateou fogo.

Muitas contradições nos depoimentos dos réus. O Tribunal busca elucidar as discrepâncias para chegar a uma conclusão precisa sobre o desenrolar do crime. As versões divergentes levantam dúvidas sobre a verdade dos fatos que culminaram no assassinato de Rafaela e a responsabilidade individual de cada réu no crime.

O julgamento do caso Rafaela continua hoje Hoje, 27/07/2023. Os advogados de defesa e acusação entrarão em “embates“. Será um dia de intensas emoções! A sociedade e a família da vítima esperam que a justiça seja feita e que os culpados sejam responsabilizados pelos atos cometidos. Acompanharemos a próxima fase do julgamento para informar sobre o desfecho dessa trágica história.

Fonte: Da redação, com texto de Altemar Bastos - MTB-7055/BA | Fotos: Lenec Mota



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Julho de 2023
Notícias

Seu filho bate um bolão? Sua filha é craque? Então, não perca tempo! Estão abertas as inscrições no Projeto Gol de Placa, Escolinha de Futebol criada pela Prefeitura de Irecê para incentivar a atividade física e revelar jovens talentos. Gerido pela Secretaria do Esporte, sob coordenação do professor Murilo Pereira, o projeto é voltado para crianças de 08 a 12 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede municipal de Educação ou na iniciativa privada.

Com a metodologia Gol de Placa, meninos e meninas vão conhecer fundamentos e táticas do futebol, melhorar a socialização, aprender a ter disciplina e a trabalhar em equipe.

Que beleza! Inscrições na sede da Secretaria do Esporte, na Praça da Juventude, das 8h às 12h e das 14h às 18h - vagas para os turnos matutino e vespertino. Outras informações, pelo ZAP 74-999721241.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 25 de Julho de 2023
Notícias

Nessa semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) completa 49 anos. No Norte da Bahia, a empresa atua em 205 municípios por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro, atendendo uma população de cerca de 10 milhões de pessoas com diversas ações promotoras de desenvolvimento regional, como agricultura irrigada, estruturação de atividades produtivas, obras de conservação ambiental e de desenvolvimento urbano, entre outras.

Na área de segurança hídrica, encontram-se diversas ações, como perfuração e instalação de poços artesianos e construção de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA). Entre os projetos de destaque está o Canal do Sertão Baiano, obra a ser executada pela Codevasf na região e que irá garantir água de qualidade a 1,2 milhão de pessoas, em 44 municípios.

Conhecida inicialmente como Eixo Sul da Transposição do São Francisco, a obra, segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho, deverá ser tirada do papel em breve. “Calcula-se que devem ser gerados mais de 45 mil empregos diretos e indiretos. O custo estimado até o momento é de R$ 6,9 bilhões e o prazo previsto de conclusão da obra é de 10 anos”, explica.

O superintendente regional confirma que a etapa 1 do projeto, referente ao estudo da viabilidade técnica, já foi concluída e a etapa 2, de elaboração do Projeto Básico, partindo do Projeto de Irrigação Salitre, deverá estar concluída até o final deste ano. “A licença ambiental já foi solicitada pela Codevasf ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -INEMA”, ressalta Cussa Filho.

O Canal do Sertão Baiano consiste em um sistema hídrico de adução e distribuição de água bruta com captação no rio São Francisco, no Projeto de Irrigação Salitre, para garantia da segurança hídrica das bacias hidrográficas do Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe e município de Uauá, localizados no estado da Bahia.

O empreendimento terá cerca de 300 quilômetros de extensão e será fonte de água para consumo humano e para o desenvolvimento de atividades produtivas diversas nos 44 municípios a serem beneficiados. Aproximadamente 70 mil agricultores poderão ser atendidos com o aumento da oferta hídrica.

Os municípios a serem beneficiados pelo Canal do Sertão Baiano são: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Ichu, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Ourolândia, Pé de Serra, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Sobradinho, Tapiramutá, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova e Uauá.

 Histórico

A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, vinculada atualmente ao MIDR.  Orientada pelas vocações e potencialidades locais, a Companhia contribui para a melhoria de vida e desenvolvimento socioeconômico na sua área de atuação, por meio da execução direta ou de parcerias, com ações relacionadas a agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, estruturação de atividades produtivas e oferta de água para garantia da segurança hídrica.

Fonte: Ascom - Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 24 de Julho de 2023
Notícias

A Polícia Civil emitiu, nesta segunda-feira (24), um comunicado, em que alerta a população de Irecê e região sobre o golpe do “empréstimo facilitado”.

Na maioria das vezes, o anúncio veiculado em Redes Sociais e sites é atrativo, onde juros baixos, sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito e longas datas para pagamento do empréstimo, acaba sendo uma ‘isca’ para fisgar as vítimas. Dessa forma, muita gente está sendo seduzida e caindo na armadilha (estelionato).

Abaixo, leia a nota da Polícia Civil de Irecê acerca de como os estelionatários agem, e a maneira de evitar esse tipo de golpe.

Nota da Polícia Civil

Criminosos criam sites e colocam anúncios atrativos em páginas principais de pesquisas, na maioria das vezes, usando nomes de bancos famosos, ou até mesmo em nome da Receita Federal ou Banco Central.

A vítima não se atenta ao site que está acessando e acaba fornecendo todos os dados para que os golpistas entrem em contato, afirmando que há um empréstimo pré-aprovado.

Os fraudadores entram em contato com a vítima, por telefone ou até mesmo por whatsApp, solicitam um depósito inicial na conta dos estelionatários para liberação do valor do empréstimo, a título de taxa ou qualquer outra justificativa. Após esse primeiro depósito, outros serão solicitados e a situação se estenderá até o máximo de valor que os golpistas puderem extrair de você.

As principais modalidades aplicadas são o depósito antecipado para liberação do crédito e o empréstimo para roubo de dados pessoais.

Como não cair no golpe do empréstimo falso?

Nunca faça pagamentos antecipados;

Não divulgue os detalhes do seu pedido de empréstimo em redes sociais;

Erros ortográficos nas mensagens: golpistas não se atentam aos erros da Língua Portuguesa;

Horários não comerciais: golpistas não utilizam somente o horário comercial (9h às 18h) para enviar áudios para as suas vítimas. O contato ocorre a qualquer hora do dia;

Nunca faça pagamentos para pessoas físicas;

Não se desespere com as dívidas em atraso.

As "propostas" dos criminosos parecem "perfeitas". Exatamente para saciar o desespero do endividado.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 24 de Julho de 2023
Notícias

Equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis desarticularam um grupo de caçadores e apreenderam 12 armas de fogo, após flagrar um suspeito com três motosserras e animais silvestres abatidos, no povoado de Beira Rio, em Oliveira dos Brejinhos, no domingo (23).

As equipes realizavam rondas quando abordaram um veículo modelo Gol, com o primeiro preso que indicou o local onde estaria o segundo suspeito do grupo. Com eles foram encontradas quatro armas e partes de um animal silvestre.

O terceiro integrante foi localizado com outras armas e também com carne animal. O major George Porto, comandante da Cippa, contou que além do material bélico, três cães foram encontrados em situação de maus tratos com os caçadores.

“Nossos policiais sempre estão nas ruas combatendo os crimes ambientais. Os criminosos foram conduzidos para a Delegacia Territorial (DT) de Ibotirama”, finalizou.

Na DT, o trio foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e crime ambiental.

Fonte: Ascom - SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 23 de Julho de 2023
Notícias

A preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente é uma questão vital para a sociedade, especialmente em áreas onde a escassez de água e a degradação ambiental se tornam desafios urgentes. Nesse contexto, a 47ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bahia (FPI-BA) concentra seus esforços na conscientização, orientação e diálogo com gestores municipais da área de educação e meio ambiente. Com foco na educação ambiental, essa iniciativa visa proteger as águas e os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, incentivando o engajamento da sociedade local e o envolvimento de estudantes e educadores.

Através das equipes de Educação Ambiental e Gestão Ambiental, a FPI-BA trabalha para implementar efetivamente a Política de Educação Ambiental nos municípios, buscando a construção contínua da cidadania socioambiental. O objetivo central é sensibilizar a população sobre a importância da preservação da Bacia Hidrográfica do São Francisco, bem como informar os objetivos e o propósito da própria FPI, com destaque para a educação ambiental. Para alcançar esse objetivo, a FPI promove uma série de atividades, como oficinas, palestras, reuniões, entrevistas, documentários e orientações em diversos temas, tanto em ambientes escolares como comunitários e institucionais.

Valda Aroucha, coordenadora das equipes de Educação Ambiental 1, 2 e 3, ressalta que a FPI-BA busca deixar um legado significativo no campo da educação ambiental. "Nosso trabalho abrange desde a educação formal até a educação sócio-educativa, proporcionando palestras que orientam a população sobre suas responsabilidades com o meio ambiente". Essa abordagem holística visa engajar as comunidades locais em ações concretas para a proteção e preservação dos recursos naturais da região.

Dilmar Dourado, coordenador da equipe de Gestão Ambiental 1, 2 e 3 da FPI-BA, compartilha preocupações sérias após fiscalizar 18 municípios da Bacia do São Francisco, na região de Irecê. Ele destaca que "todos os 18 municípios fiscalizados não possuem estrutura adequada para a defesa do meio ambiente". A situação encontrada é crítica, com mais de 95% das cidades tendo políticas municipais de meio ambiente desatualizadas, anteriores à lei complementar 140/2011, o que demanda uma urgente adequação.

A falta de estrutura e de adequação das políticas ambientais municipais pode representar um obstáculo significativo para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. Diante dessa realidade preocupante, a FPI-BA assume um papel fundamental, buscando conscientizar e auxiliar os gestores municipais na implementação de práticas sustentáveis e no fortalecimento das ações de proteção ambiental em suas respectivas localidades.

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das mais importantes do Brasil, abrangendo diversas regiões e sustentando a vida de milhões de brasileiros. A preservação desse ecossistema é uma responsabilidade compartilhada por todos, e a atuação da FPI-BA representa uma esperança para o futuro sustentável dessa região.

As equipes de Educação Ambiental e Gestão Ambiental do Programa continuam empenhadas em promover mudanças significativas, por meio do engajamento da população e do diálogo com gestores municipais. Espera-se que essas ações resultem em melhorias efetivas nas políticas ambientais e na conscientização da sociedade, para que o patrimônio natural da Bacia Hidrográfica do São Francisco seja preservado para as gerações presentes e futuras.

Encontro de Gestão e Educação Ambiental

Na última quinta-feira, 20, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Irecê, aconteceu o XXII Encontro “Perspectivas da Gestão e Educação Ambiental Municipal". O evento reuniu secretários e secretárias municipais responsáveis pelas pastas de meio ambiente e educação para uma discussão integrada sobre os temas, visando aprimorar a relação entre educação e meio ambiente no âmbito municipal.

A iniciativa teve como objetivo apresentar os resultados dos trabalhos realizados até o momento, bem como esclarecer dúvidas, trocar experiências e fornecer orientações e sugestões para uma gestão ambiental mais eficiente. O encontro também serviu como uma devolutiva socioambiental para toda a sociedade, buscando engajar a população em prol de ações sustentáveis e conscientes.

A mesa de abertura contou com a presença de importantes representantes no campo da gestão ambiental e educação. Entre eles estavam Dilmar Dourado, Coordenador da equipe de Gestão Ambiental; Edvalda Aroucha, coordenadora das equipes de educação ambiental 1, 2 e 3; Drª. Luciana Khoury e Dr. Romeu Coelho Filho, ambos Promotores; e Kitty Tavares, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA).

Com a participação ativa dessas autoridades e profissionais do setor, o encontro promoveu um espaço de reflexão e aprendizado, onde foram discutidas estratégias para aprimorar a relação entre a educação e o meio ambiente no contexto municipal. Essa integração entre gestores e especialistas é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e sustentáveis que beneficiem a comunidade local.

O evento evidenciou a importância de abordar a educação ambiental de forma transversal, integrando-a às diversas esferas da gestão municipal. Dessa maneira, busca-se fomentar uma consciência ambiental nas novas gerações, estimulando práticas que visem à preservação e conservação do meio ambiente.

Ao final do encontro, os participantes saíram munidos de novas ideias e estratégias para promoverem uma gestão ambiental mais eficiente e engajada, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da sociedade como um todo. A expectativa é que os frutos dessas discussões se traduzam em ações concretas, beneficiando o meio ambiente e as futuras gerações.

Audiência pública

Ao final das ações, foi realizada audiência pública que aconteceu no dia 21 de julho, às 8h30 no Colégio Modelo, na cidade de Irecê. O objetivo foi apresentar os resultados da Fiscalização Preventiva Integrada para os gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.

Coordenação-geral da FPI-BA

A coordenação-geral é realizada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE), do Trabalho (MPT) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 21 de Julho de 2023
Notícias

Na terça-feira (18), a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Gizelle Tocchetto, e a gerente de Responsabilidade Social, Giovana Porteiro, representaram a Galvani Fertilizantes em reunião com a Secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, e o assessor especial da secretaria, Manoel Calazans. Na ocasião, estiveram em pauta os projetos sociais e o plano de expansão da empresa no estado.

Recentemente, a Galvani anunciou investimentos de mais de R$ 500 milhões no Estado. Serão aportados R$ 340 milhões para a nova fase de operação da unidade de mineração de fosfato em Irecê e R$ 200 milhões para duplicar sua produção anual de fertilizantes em Luís Eduardo Magalhães, que saltará de 600 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas.

Além disso, a Galvani também apresentou à Secretaria Estadual de Educação os projetos sociais que estão sendo desenvolvidos na Bahia. A companhia está investindo mais de R$ 5 milhões em iniciativas em suas regiões de atuação, que incluem os estados da Bahia, São Paulo e Ceará. Os projetos apoiados desenvolvem atividades em diversas áreas, como música e artes cênicas, educação de qualidade, esportes, saúde integral e bem-estar, combate à fome, diversidade e inclusão, resgate à ancestralidade, moral e ética, empreendedorismo e preservação ambiental.

No encontro, as representantes da empresa tiveram a oportunidade de contar sobre o trabalho realizado no Parque Vida Cerrado, primeiro e único centro de educação socioambiental do Oeste da Bahia, localizado entre os municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras. Idealizado e patrocinado pela Galvani há 16 anos, o parque abriga um criadouro conservacionista e um centro de excelência em restauração do bioma Cerrado.

Sobre a Galvani

Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes, operando na mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição destes insumos. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê – todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista além de estar desenvolvendo um novo projeto de fertilizantes no Ceará.

Fonte: Ascom - Galvani



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 20 de Julho de 2023
Notícias

A Neoenergia Coelba estará no município de Souto Soares, na Chapada Diamantina, com unidade móvel do Energia Com Cidadania (ECC), projeto de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para troca de lâmpadas. Além da cidade chapadeira, outros três municípios do oeste baiano terão a mesma ação nesta semana: Tabocas do Brejo Velho, Wanderley e Boa Nova.

A ação acontece de segunda (17) a sexta-feira (21), das 8h às 17h, e no sábado (22), das 8h às 12h. Os consumidores das cidades poderão fazer a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED gratuitamente. Voltada para os clientes residenciais, a ação será realizada nas principais ruas dos municípios, onde os clientes terão acesso à troca de até cinco lâmpadas ineficientes por LED, gerando economia de energia para sua residência.

Os consumidores interessados em participar do projeto devem seguir alguns critérios, como ser cliente residencial ou rural-residencial, além de ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). É necessário também apresentar a conta de energia do mês anterior paga e não ter débitos com a distribuidora.

Aliado a isso, o cliente não pode ter trocado lâmpadas em projetos da concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas) e deve entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

No primeiro semestre de 2023, a Neoenergia Coelba atendeu 34.132 clientes, totalizando a substituição de mais de 145 mil lâmpadas, superando em 26% o montante trocado no mesmo período de 2022.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 19 de Julho de 2023
Notícias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus de Irecê, torna público edital de  Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento das vagas remanescentes do SISU 2023.2 dos cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Manutenção Industrial.

O Processo Seletivo destina-se a forma de cadastro reserva para o preenchimento de vagas remanescentes do SISU para ingresso no semestre 2023.2. A indicação “Cadastro Reserva” expressa que não há disponibilidade de vagas imediatas. Os candidatos serão convocados para matrícula em caso de surgimento de vagas publicadas conforme o cronograma (Anexo I).

 Poderão inscrever-se no Processo Seletivo os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:1. Para todos os candidatos: ter concluído o Ensino Médio, a ser comprovado no ato da matrícula.

2. Para todos os candidatos: ter realizado obrigatoriamente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma das edições dos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022.

As inscrições serão online e gratuitas e ocorrerão até o dia 23 de julho 2023, exclusivamente pela internet através do link disponível na página da seleção.

Fonte: Ascom - IFBA/Irecê



Compartilhar no Whatsapp