Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
Notícias

Na manhã dessa terça-feira (06) por volta das 09h, uma equipe da Polícia Militar do município de Central, na região de Irecê apreendeu em uma residência um revólver calibre 32, marca Taurus,  seis munições intactas, uma quantia de uma erva analóga a maconha, uma tesoura e alguns sacos plásticos, além de uma espingarda tipo socadeira.

A apreensão ocorreu Rua Francisco Ferreira dos Santos (Barreirão). De acordo com a corporação, a guarnição de serviço recebeu uma ligação informando que um homem teria sacado uma arma de fogo e ameaçado de morte outra pessoa. “ A vítima informava que o autor estaria em um veículo Parati Bola, de cor verde e vidro fumê. De imediato a equipe deslocou até o endereço do suposto autor, aonde avistar a viatura entrou em sua residência, retornando para fora novamente. Foi feito abordagem com busca pessoal, aonde ele foi questionado sobre a suposta arma de fogo, a todo instante negava que não sabia de arma”, diz a nota.

Ainda segundo a PM, a esposa do suspeito disse que a arma estava no interior da casa. O suspeito e o material foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Da Redação



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Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
Notícias

O estudante Helder dos Santos Lima, 19, do município de Xique-Xique, está entre os 28 estudantes do país que conquistaram a nota 1000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em meio a cerca de 2,4 milhões de candidatos que fizeram as provas do último exame. Esta é a terceira vez que ele alcança bom desempenho na redação, o que já contribuiu para o seu ingresso no curso de Direito, em 2020, na Universidade Federal de Goiás. 

Filho da professora Juliana, da rede municipal, e do porteiro Nilton, Helder é só orgulho dos pais por todo apoio que sempre deram a ele para estudar. “Venho de uma família simples em que poucos tiveram acesso ao estudo, mas, mesmo assim, sempre fui estimulado a estudar para garantir o melhor no meu futuro. Estou muito feliz e grato, principalmente aos meus pais, Juliana e Nilton, que sempre me deram incentivo para eu atingir esta conquista. Tive uma boa base no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Xique-Xique, onde conclui o Ensino Médio, e atribuo a minha conquista também ao meu permanente interesse pelo conhecimento”, revela.

Helder conta que, em 2018, passou a ter uma rígida rotina de estudos nos três turnos: pela manhã estudava Português e treinava redação, em casa; pela tarde frequentava as aulas do colégio; e à noite fazia o cursinho do UPT, programa do Governo do Estado da Bahia que se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior. “Naquele ano, fiz o ENEM pela primeira vez e alcancei 680 pontos na redação, passando em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás. Em 2019, mesmo já tendo ingressado no Ensino Superior, continuei fazendo o ENEM, quando tirei 880 na redação e, no ano passado, alcancei a nota máxima na redação”, celebrou.

Nascido em Xique-Xique, onde sempre morou, Helder também teve residência fixa em Gameleira do Assuruá, no município de Gentio do Ouro, onde estudou por todo o Ensino Fundamental. Já o 1° e 2° ano do Ensino Médio foram cursados no Colégio Estadual Maria Quitéria, localizado em Itajubaquara, outro distrito de Gentio do Ouro.

Fonte: Ascom - SEC



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Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
Notícias

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram procedente denúncia formulada contra o prefeito de Seabra, na Chapada Diamantina, Fábio Miranda de Oliveira, em razão de irregularidades na contratação direta – por inexigibilidade de licitação – da empresa “Pedro de Araújo Teles Júnior – ME”, no valor total de R$113.760,00. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Ele ainda foi multado em R$3 mil. A decisão foi proferida na sessão desta terça-feira (06/04), realizada por meio eletrônico.

A denúncia foi formulada pelo cidadão Oswaldo Teixeira de Almeida, que apontou supostas irregularidades em duas inexigibilidades de licitação (nº 0005I e nº 0008I) realizadas no exercício de 2019. Para o denunciante, as inexigibilidades não respeitaram os requisitos do artigo 25, II, da Lei nº 8.666/93, vez que não foram demonstradas a singularidade do objeto e a notória especialização da empresa.

O conselheiro Paolo Marconi, em seu voto, destacou que este não é o primeiro caso trazido a julgamento do plenário do TCM envolvendo irregularidades nas contratações realizadas pelo prefeito Fábio Miranda de Oliveira com a empresa “Pedro de Araújo Teles Júnior – ME”, que vem prestando serviços à prefeitura desde 2017, o que demonstra uma conduta reiterada do prefeito em não realizar licitação. Além disso, afirmou que o gestor não comprovou, em cada processo administrativo, a singularidade do objeto contratado e a notória especialização da empresa, comprometendo a legalidade dos procedimentos.

O Ministério Público de Contas, através da procuradora Camila Vasquez, também se manifestou pela procedência da denúncia, com imputação de multa e recomendação para que o prefeito se abstenha de contratar por inexigibilidade sem o preenchimento dos requisitos legais. A procuradora sugeriu, ainda, a representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, em razão da burla ao dever de licitar.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM-BA



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Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
MUNDO

Estudo com mais de 230 mil pacientes, a maioria deles norte-americanos, mostrou que um, em cada três sobreviventes da covid-19, foi diagnosticado com distúrbio cerebral ou psiquiátrico dentro de seis meses, indicando que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais e neurológicos, afirmaram cientistas nessa terça-feira (6).

Os pesquisadores que conduziram a análise disseram que não está claro como o vírus está ligado a condições psiquiátricas como a ansiedade e a depressão, mas que esses são os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios que foram considerados.

Casos de derrame, demência e outros distúrbios neurológicos após a covid-19 são mais raros, segundo os pesquisadores, mas ainda assim são significativos, especialmente em pacientes que tiveram quadros graves da doença.

"Nossos resultados indicam que doenças cerebrais e distúrbios psiquiátricos são mais comuns após a covid-19 do que após a gripe ou outras infecções respiratórias", disse Max Taquet, psiquiatra da Universidade britânica de Oxford, um dos coautores do trabalho.

O estudo não pôde determinar os mecanismos biológicos ou psicológicos envolvidos, afirmou Taquet, mas pesquisas urgentes são necessárias para identificá-los "com uma visão para prevenir e tratá-los".

Especialistas de saúde estão cada vez mais preocupados com evidências de riscos mais altos de distúrbios neurológicos e mentais entre sobreviventes da covid-19. Um estudo anterior, feito pelos mesmos pesquisadores, concluiu no ano passado que 20% dos sobreviventes da covid-19 foram diagnosticados com algum problema psiquiátrico dentro de um período de três meses.

O novo estudo, publicado na revista Lancet Psychiatry, analisou registros de saúde de 236.379 pacientes, a maioria nos Estados Unidos, e concluiu que 34% deles foram diagnosticados com doenças psiquiátricas ou neurológicas em seis meses.

Os distúrbios são significativamente mais comuns em pacientes da covid-19 do que em grupos de comparação com pessoas que se recuperaram da gripe ou de outras infecções respiratórias no mesmo período de tempo, disseram os cientistas, sugerindo que a covid-19 tenha impacto específico.

A ansiedade, com 17%, e distúrbios de humor, com 14%, são os mais comuns, e não parecem estar relacionados ao fato de a infecção ter sido leve ou grave no paciente.

Entre os que foram internados em unidades de tratamento intensivo com quadro grave de covid-19, no entanto, 7% apresentaram derrame dentro de seis meses, e cerca de 2% foram diagnosticados com demência.

"Embora os riscos individuais para a maioria dos distúrbios tenha sido pequeno, o efeito por toda a população pode ser substancial", disse Paul Harrison, professor de psiquiatria de Oxford que também participou do estudo.

Fonte: Agência Reuters



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Quarta-feira, 07 de Abril de 2021
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Terça-feira, 06 de Abril de 2021
Notícias

Estudantes da rede estadual de ensino têm mostrado seu potencial pelo desempenho alcançado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". Nos municípios de Irecê e Valente, seis estudantes fizeram entre 900 e 940 pontos e alimentam o sonho de ingressar no Ensino Superior. Elas contaram que, ao longo de 2020, participaram dos programas voltados à preparação dos estudantes para o exame, promovido pela Secretaria da Educação do Estado  (SEC), dentre os quais o ENEM 100%, que envolveu aulões virtuais até às vésperas das provas; o Universidade para Todos (UPT); o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Simula SABE); e os “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, exibidos pela TVE, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, entre outros programas.

Carla Emily Medeiros Souza, 18, do curso técnico de nível médio em Administração no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), no município de Irecê, alcançou 940 pontos na redação do ENEM 2020. “No primeiro instante, fiquei sem acreditar. Só depois de algum tempo a ficha caiu de verdade. Estou muito feliz. Sabia que tiraria uma boa nota, mas nunca imaginei que passaria dos 900 pontos. Desde o Ensino Fundamental, gosto de ler e escrever textos A Língua Portuguesa sempre me encantou e tenho muita afinidade com ela, o que me ajudou bastante”, relatou.

As colegas Késia Silva Oliveira e Lígia Souza Borges, ambas de 18, também externam a felicidade de terem conseguido, cada uma, fazer 920 pontos na redação. “Estou extremamente feliz. O resultado foi surpreendente, porque este foi o meu primeiro ENEM. Costumo ler muito e procurei me manter atenta às informações e buscando obter dicas de como fazer uma boa redação nos conteúdos disponibilizados pelo site da SEC e outros que também forneciam materiais de apoio e orientação de forma gratuita para o ENEM”, revela Késia. Lígia completa: “A preparação com o apoio do projeto do CETEP foi muito importante. Deu tudo certo, graças a Deus!”.

A diretora do CETEP de Irecê, Joice Machado Carvalho, comentou sobre a vitória das alunas da unidade, que inclui, ainda, Ionete Gomes, com 900 pontos na redação. “Saber que em meio à pandemia da Covid-19, elas romperam barreiras, com muito comprometimento em seus estudos, é algo muito significativo para a nossa unidade escolar, pois sabemos o quanto estão comprometidas em alcançar seus objetivos”.

Boas leituras – Estudante do 3º ano do Colégio Estadual de Valente, no município de Valente, Beatriz Sampaio Rios, 17, atribuiu o sucesso de alcançar 920 pontos na redação à sua própria dedicação e ao apoio dos educadores da sua unidade escolar. “Acredito que esta pontuação é consequência de uma bagagem que busco sempre enriquecer com boas leituras e com uma frequente prática na escrita das minhas redações, como também por ter encontrado professores muito competentes para me ajudar”.

A colega Roseane Almeida dos Santos, 18, 3º ano, contou que, ao tomar conhecimento de sua nota, sentiu um misto de emoções. “Estou muito feliz com a minha nota. Gostei do tema da redação, pois diz respeito a problemas altamente prejudiciais para a sociedade, principalmente quando se trata das redes sociais, que foi o ponto que mais ressaltei no meu texto”.

A diretora do colégio, Alessandra Barreto, comentou sobre o empenho e a dedicação das estudantes e dos professores.  “Estamos todos com o coração transbordando de alegria e satisfação com o resultado de um trabalho realizado com amor e dedicação à missão que escolhemos: garantir a todos o direito de aprender”. A professora de Redação da unidade, Vanusa Carvalho, falou que atribui o resultado à dedicação das alunas. “Elas são muito comprometidas com o processo de aprendizagem e leitoras em potencial, o que resulta em repertórios fantásticos para uma argumentação sólida".

Fonte: Ascom - SEC



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Terça-feira, 06 de Abril de 2021
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