As movimentações políticas estão ocorrendo de forma intensa no município de Central. Neste domingo,13, toda a cidade voltou a sua atenção para a convenção do Democratas, que oficializou os nomes de Dr. Dihego Maciel, candidato a prefeito, e do Dr. Moisés Lima, como candidato a vice-prefeito, além de 14 candidatos a vereador. Tanto Dihego, quanto Moisés são médicos e receberam durante a convenção, muitas manifestações de apoio, tanto da população, quanto de grandes lideranças políticas de todo o estado. Ambos também propõem a renovação nos quadros da política no município de Central. Jovens, com formação técnica, determinados e com muita disposição para trabalhar, os candidatos pelo Democratas possuem um forte grupo político, que pretende trazer dias melhores para a população centralense.
Os candidatos afirmaram que todo o seu projeto de governo passa por uma gestão participativa, que mantenha um contato direto com a população, para conhecer e solucionar as carências enfrentadas pelos cidadãos do município nos últimos anos.
''Temos na cidade de Central o mesmo grupo político no poder há 16 anos. Consideramos que esse é o primeiro fator que impede o desenvolvimento do município, que convive com carências em diversos setores. Pretendemos, a partir de um modelo de gestão, que o município resgate sua história, oferecendo melhores serviços públicos de saúde, educação, assistência social e infraestrutura, além de estabelecer um diálogo com o funcionalismo público e diversos outros segmentos da sociedade'', disse o candidato a prefeito Dihego Maciel.
Foram exibidos ao longo da programação, depoimentos de importantes lideranças políticas de todo o estado, como os deputados Pedro Tavares, Arthur Maia e Paulo Azi que é também presidente estadual do DEM, além do prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas ACM Neto. Outra importante liderança a se pronunciar na convenção do Democratas foi o ex-prefeito e importante apoiador da candidatura dos jovens médicos, Dr. Genário, que pediu o engajamento e união de todos os presentes, com o objetivo de trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade.
Durante a convenção, sabendo da preocupação com as medidas sanitárias, o partido realizou a distribuição de máscaras descartáveis e alocou em 10 pontos, álcool em gel para o uso dos presentes no evento.
Fonte: Ascom - DEM
O filho do ex-prefeito, Joacy Dourado, o médico Luciano Dourado (PDT) em entrevista nesta segunda-feira, 14, à rádio Caraíbas FM, declarou que após a abertura de diálogo entre ele, seu pai, Joacy, o vice-prefeito de Irecê, Erício Batista e o vereador Tertinho resolveu abrir mão da sua pré-candidatura e, que deverá marchar ao lado da reeleição do prefeito Elmo Vaz.
Numa postura crítica a gestão Vaz, ele diz que neste período faltou diálogo, e ao sentar para uma conversa, se surpreendeu com a abertura do prefeito a novos projetos, o que não aconteceu com outros postulantes. “O prefeito reconhece que há erros e acertos na gestão, e essa análise mais técnica, mais voltada para solução de alguns problemas, que não foram resolvidos, com um novo olhar, com entendimento, pequenas mudanças e ajustes, isto poderá vir acontecer para o bem de todos”
Ele disse que a decisão de apoiar Elmo não é própria sua, mas de uma conversa com o deputado Felix Mendonça, seu Pai, vereador Tertinho, Mauro Barreto, a sociedade, agentes de saúde, dentre outros, e decidiu apoiar forma explicita, com todas suas forças, a candidatura à reeleição do prefeito Elmo Vaz. Ele descartou a possibilidade de compor a chapa como vice.
Fonte: Com informações de Ray Cruz
Provavelmente os nomes do pré-candidato a Prefeito Hipólito e do pré-candidato a vice Daí, serão escolhidos para disputa na chapa majoritária
A convenção partidária do PP, PL e PV de São Gabriel acontecerá neste dia 12 de Setembro, das 15h às 22h, na Creche Joana Gomes Ferreira na sede do município
Na ocasião, os convencionais decidirão os candidatos a prefeito e vice-prefeito, além de vereadores que concorrerão as eleições municipais no dia 15 de novembro.
O evento será fechado somente para os convencionais, e obedecerá todas as recomendações sanitárias de combate ao Novo Covid-19-Coronavírus, com a obrigatoriedade do uso de máscara e higienização constante das mãos
Fonte: Ascom - Hipólito Rodrigues
Avante define chapa majoritária no município de Central - Ascom/Avante
Central - Mais um partido com pré-candidatos a prefeito e vice confirma data de convenção. O Avante, que tem o ex-prefeito de Central e ex-deputado estadual Osmar Torres como pretenso candidato, se reúne nesta sexta-feira (11), a partir das 09h.
Esta é mais uma das legendas que lançaram nomes para o executivo municipal. Confirmaram, até agora, o PSD com Tarcísio Rodrigues, PSB com Renato do Boi e Ilmário Caetano, PSC.
A convenção do Avante que terá todas as medidas de segurança à saúde e prevenção à Covid-19, será realizada no Clube do Sertão.
Na oportunidade, o partido também deve homologar os nomes de Gildásio de Castro Dourado Filho (Dazinho), pré-candidato a vice-prefeito, além de 09 nomes que vão disputar uma das vagas na Câmara de Vereadores.
Fonte: Central Notícia
Chapa definida: Oberdan, Elivânia e Robertão, aliança definida - FOTO: Ascom/MDB
O grupo liderado por Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão) em Presidente Dutra, comemora, no final da tarde desta quarta-feira, 9, a manutenção da unidade política, com a definição da chapa majoritária de pré-candidatos a prefeito e vice. “A grande expectativa que circundava os bastidores da política local, até a poucos instantes, era com esta definição, tendo os oposicionistas se mantido na torcida e até projetado um racha entre a gente. Mas o bom senso prevaleceu, a chapa está definida, prego batido e ponta virada, com Oberdan sendo o nosso pré-candidato a vice-prefeito, mantendo a poio da atual vice-prefeita, a amiga Elivânia”, comemora o presidente do MDB da Capital da Pinha, Marcos Vitório.
A definição dá um fim a uma sequência de agendas políticas que tinham como indicados à composição de chapa, nomes como do sindicalista João da Cruz, dos empresários Elivânia Queiroz, atual vice-prefeita e Rajado, Vailton Miranda, além dos médicos Igor Figueiredo e Misterbrando Machado.
“Após várias desistências em nome da unidade, o vereador Oberdan se reuniu com a vice-prefeita Elivânia e fecharam questão com relação a esta composição. Estou muito feliz pelo bom desfecho, onde os amigos, cada com seus projetos e trajetórias, foram dando uma demonstração de grandeza e altruísmo, e, de forma amigável, alinharam-se, mantendo todos unidos no mesmo projeto, para o qual me escolheram para conduzir. Este encaminhamento por parte deles, nos amima e nos encoraja a continuar lutando e trabalhando pelo nosso município”, avaliou Robertão.
Oberdan também se manifestou. “Não ocorreu maiores contratempos. Todos estão imbuídos dos mesmos propósitos. Para prefeito e para vice-prefeito, só tem uma vaga para cada. Temos vários bons nomes para qualquer uma destas atribuições. Para prefeito todos definiram o nome do amigo Robertão. Para vice, a definição foi um pouco mais demorada, mas igualmente tranquila. Todos terão missões importantes na campanha que se avizinha e no novo governo, que, com este grupo sempre foi de todos e para todos e assim continuará sendo”, disse o presidente da Câmara.
Fonte: Ascom - MDB
Apesar de ter tido as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), o ex-prefeito do município de Cafarnaum, na Região de Irecê, Wilson Macambira, diz que é pré-candidato nestas eleições. Ele aponta que não está inelegível, como seus adversários políticos vêm alardeando na região.
De acordo com texto publicado pelo site Política Livre, o relatório do TCM não foi ainda apreciado pela Câmara de Vereadores e, se for, Wilson diz que tem seis dos 11 vereadores como aliados, e que ele teria maioria para derrubar a decisão do tribunal de contas. No entanto, para que isso aconteça, Wilson precisa na verdade de dois terços dos votos, ou seja, sete vereadores e não seis como declarou.
Sem a aprovação do parecer pelos edis, Macambira permanece ‘ficha limpa’. “Estou enfrentando uma campanha sórdida, mas a verdade prevalecerá”, diz Macambira em telefonema ao site Política Livre.
O político alega ainda que inventar o boato de sua inelegibilidade foi a única forma que opositores conseguiram encontrar, até agora, para enfrentar seu grupo político. “Mas não vai conseguir e vou me eleger”, afirmou.
Fonte: Política Livre
Está definido o pré-candidato a vice-prefeito que irá compor a chapa ao lado de Osmar Torres (Avante), que disputará a prefeitura de Central, na região de Irecê. É Gildásio de Castro Dourado Filho, conhecido por Dazinho, membro da tradicional família Dourado.
O vice também pertence ao Avante. A reunião para a escolha do nome de Dazinho ocorreu nesta quarta-feira (02). Para ele, o papel de vice na campanha e, numa eventual eleição, é estar ao lado do prefeito. “Somos muito afinados. Temos em comum atuar pelos interesses da população de Central”.
Já o pré-candidato a prefeito Osmar Torres ressaltou que o ‘escolhido’ e todos os pré-candidatos a vereador representam centenas de centralenses que, espontaneamente, têm se somado diariamente ao projeto de uma cidade com mais empregos, com uma saúde mais digna e uma educação de qualidade.
“ O momento agora é de união. Nosso grupo está aberto ao diálogo com qualquer pessoa ou líder político, que porventura, comunga com os nossos pensamentos de ver, a partir de 2021, uma cidade sendo administrada por quem tem experiência, responsabilidade, muita vontade de trabalhar e de servir ao próximo”, salientou.
A data da convenção que homologará as candidaturas ainda será definida.
Fonte: Ascom - Osmar Torres
Juliana Araújo (PL) vai anunciar oficialmente, em live em suas redes sociais (Facebook - @JulianaAraujoPR, Instagram: @julianaaraujopl), na próxima quinta-feira (3), às 19h, a pré-candidatura de vice-prefeito (a) que vai concorrer com ela na chapa das eleições majoritárias deste ano em Morro do Chapéu.
Ela afirma que está há meses ouvindo os cidadãos de Morro do Chapéu e seus anseios. “A cidade está abandonada pela atual gestão municipal”, frisou.
“Nas nossas conversas sentimos o desejo de renovação, pois a população de Morro do Chapéu merece uma qualidade de vida muito melhor. E este é o nosso compromisso. Temos um nome relevante que vai compor este processo de construção coletiva de uma nova cidade. A escolha foi feita escutando e dialogando com a voz das ruas. Um dos quesitos que achamos importante para a escolha foi o apelo popular, portanto, asseguro que a composição da chapa foi realizada da maneira mais democrática”, frisou Juliana.
“Temos demonstrado ao longo desses meses projetos para a cidade: como educação em tempo integral; a nova rodoviária; fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e tornar resolutiva a média complexidade do SUS; criação do Fundo Municipal para o Esporte; desenvolvimento da agricultura familiar; dentre outros programas", acrescentou.
Juliana Araújo afirma que a pessoa escolhida está em sintonia com essas propostas e tem também outros projetos de cunho social para agregar ao programa de governo.
“A escolha da composição da chapa com a pré-candidatura a vice foi feita consultando o povo. Portanto, no próximo dia 3 anunciaremos o pré-candidato (a) a vice que nos acompanhará nesta jornada que culminará com a vitória no dia 15 de novembro da população de Morro do Chapéu”, disse Juliana Araújo.
Fonte: Ascom - Juliana Araújo
O ex-prefeito de Central, Osmar Torres disse ao Central Notícia na tarde desta terça-feira (01) que é pré-candidato a prefeito de Central nas eleições de novembro pelo partido Avante. Há pouco mais de 10 dias, Torres e seu grupo político tinham declarado apoio ao projeto do pré-candidato Dihego Almeida (DEM).
“Nosso grupo é formado por 9 pré-candidatos a vereador. Temos o respaldo da população centralense que aspira mudanças, tanto no executivo como no legislativo. Pelo visto, as nossas ideias expostas ao grupo do pré-candidato Dihego não estavam sendo aceitas”, disse Torres.
Osmar garantiu que vai participar das convenções partidárias e em seguida, registrar sua candidatura para disputa do executivo municipal.
Fonte: Central Notícia
O ex-Secretário de Educação e de Assistência Social, Dai, será o pré-candidato a Vice-Prefeito do município
O Prefeito de São Gabriel, e pré-candidato Hipólito Rodrigues, anunciou neste sábado dia 29, através das suas redes sociais, o nome do pré-candidato a Vice-Prefeito no município. O escolhido pelo grupo foi o ex-secretário de Educação e de Assistência Social, José Adailson Paiva Morais, mais conhecido como Dai.
A escolha foi feita em conjunto, ouvindo a população, lideranças, apoiadores e conversando com o grupo que apoia o Prefeito.
Agricultor apaixonado pela agricultura familiar, José Adailson, 42 anos, é pai de três meninas, Ana Beatriz, Júlia e Vitória. É Técnico em Agropecuária formado pela Esagri, e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Dai trabalhou por quase 20 anos na Uneb, já foi Secretário de Assistência Social na Gestão de Zé Carlos da Cebola, onde atuou efetivamente nas áreas de habitação, melhorias sanitárias e geração de emprego e renda, realizando muitos cursos profissionalizantes, e capacitações para a população através dos programas Peti e Pró-Jovem.
Começou na Secretaria de Educação como digitador, foi diretor administrativo e sempre participou dos Conselhos Municipais, principalmente os Conselhos voltados para a agricultura. Foi também Secretário de Educação na gestão de Hipólito Rodrigues, onde contribuiu na construção do plano de Cargos e Salários dos Servidores, e participou ativamente na busca de recursos para finalização da obra da Creche Joana Gomes Ferreira, antigo sonho da População.
O pré-candidato a vice-prefeito, Dai, falou sobre a escolha do seu nome, e ressaltou a importância do fortalecimento da agricultura familiar no município como impulsionador de geração de emprego e renda para os que mais precisam.
“São Gabriel é um município extenso e com muitas áreas que podemos fortalecer com o cultivo de alimentos e produção de animais. Vamos fomentar a assistência social através da agricultura, disponibilizando conhecimento técnico, inserindo políticas públicas voltadas para a agricultura e realizando ações efetivas voltadas para o homem e a mulher do campo. Estou pronto para esse desafio, e fico feliz e agradecido pela confiança de todos”, disse.
Fonte: Ascom - Hipólito Rodrigues
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...