Quinta-feira, 30 de Agosto de 2018
Educação

Foto: Ilustração/ Claudionor Jr

O projeto Escolas Culturais será lançado na cidade de Xique-Xique (a 660 km de Salvador), nesta sexta-feira (31), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, às 9 horas. Implantado pelo Estado da Bahia, este projeto objetiva promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. A iniciativa vem sendo desenvolvido em 85 escolas estaduais.

O projeto é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação, de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que participará do lançamento, disse que “o projeto potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas ações, inclusive, de estímulo ao empreendedorismo, criando uma interação entre a escola e o Território”.

Serviços:

Lançamento do projeto Escolas Culturais

Quando: sexta-feira (31 de agosto)

Onde: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Horário: 9 horas

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018
Educação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou, até o dia 21 de setembro, o prazo das inscrições para o Processo Seletivo 2019 para cursos técnicos nas formas integrada e subsequente. Com a mudança, a data das provas também foi alterada para o dia 25 de novembro.

O edital que prevê a alteração foi publicado no dia 24 de agosto e está disponível no site da instituição.

Ao todo, são ofertadas 5.185 vagas, sendo 2.715 para o integrado e 2.430 para o subsequente, distribuídas em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Podem se inscrever, estudantes que concluíram o ensino fundamental (para os cursos da forma integrada) e estudantes que concluíram o ensino médio (para os cursos da forma subsequente). Dentre as novidades deste ano, estão a possibilidade de inclusão da 2ª opção de curso, a exclusão da prova de redação, e a possibilidade de atendimento pelo nome social no dia da aplicação da prova.

As inscrições serão realizadas na página do processo seletivo. O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar as instalações físicas do IFBA para realizar sua inscrição. Nesse caso, é necessário entrar em contato com os campi ou com a reitoria e verificar os horários disponíveis.

O edital do Processo Seletivo 2019 está disponível também na versão adequada à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Caso o candidato tenha necessidade de atendimento diferenciado, é possível realizar a prova em braile.

A taxa de inscrição é de R$ 35. O prazo para os candidatos pedirem isenção parcial da taxa de inscrição também foi prorrogado. Agora, os candidatos têm até o dia 13 de setembro para fazer a solicitação.

Para fazer a solicitação é necessário que o candidato comprove que cursou os últimos cinco anos em escolas públicas (para os cursos do integrado) ou que cursou todas as séries do ensino médio em escolas públicas (para os cursos do subsequente). Os contemplados pagarão o valor de R$ 3,50, referente a 10% da taxa de inscrição.

Reserva de vagas

O IFBA reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, conforme critérios e mapa de vagas disponibilizados na página do processo seletivo. Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.

Os candidatos podem ter mais informações pelo e-mail selecao2019@ifba.edu.br, pelos telefones (71) 2102-0474 e (71) 2102-0470 e na página do Processo Seletivo 2019.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 26 de Agosto de 2018
Educação

Entre os dias 13 e 14 de agosto, a equipe da FAI recebeu a visita de uma Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), composta pelo Prof. Dr. André Luis Mattos e pela Profª. Dra. Juliana Ortiz. A comissão teve como objetivo avaliar a implantação do Curso de Direito pleiteado na FAI junto ao Ministério da Educação.

Ao longo de dois dias de visita, a Comissão analisou diversas variáveis, como corpo docente, infraestrutura e instalações, além dos recursos didático-pedagógicos disponíveis, identificando, ao término do processo, plenas condições da oferta do curso de Graduação em Direito, com a qualidade exigida pelo MEC, o que fez com que a FAI alcançasse uma excelente avaliação para o curso.

Esse conceito, que vai da nota 1 à nota 5, indica a situação dos cursos de graduação no país, sendo que os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais.

O curso de Direito da FAI tem sua estrutura, corpo docente e capacidade didática devidamente reconhecidas, apresentando um corpo docente formado por 90% de professores com Mestrado ou Doutorado, biblioteca física moderna e atualizada, núcleo de práticas jurídicas já em funcionamento, através das Unidades do CEJUSC (Pré-processual e Processual) e um projeto pedagógico inovador e alinhado com o contexto social do Território, onde a FAI se insere.

Para o Prof. Hebert Durães, Coordenador do Curso de Direito, a aprovação representa não só uma vitória institucional para a FAI, mas um ganho de enorme valia para todo o território de Irecê. "O curso de Direito da FAI será um grande divisor de águas para Irecê e região. Seja porque atrairá novos recursos para o Território, seja porque os nossos jovens, que desejam cursar a graduação em Direito, não precisarão mais sair de suas casas para realizar um sonho que outrora era tão distante. O curso de Direito da FAI ofertará a mesma qualidade que os bacharelados dos grandes centros",  frisou o professor.

De Acordo com a Diretora Acadêmica da FAI, a Prof.ª Maria da Conceição Araújo, vencer mais essa etapa institucional coroa todo o esforço da equipe da Faculdade que, desde a elaboração do projeto até os mínimos detalhes da infraestrutura, pensaram tudo de maneira muito cuidadosa e dedicada. "A equipe não mediu esforços. Todos se empenharam para que tivéssemos o melhor resultado possível", disse a Conceição.

Com a avaliação positiva do MEC, o processo de autorização do Curso de Direito da FAI entra em sua fase final. Segundo informações da Direção da Instituição, a portaria deve ser publicada ainda em 2018 para a oferta de 100 vagas anuais. "Estamos muito felizes com esse resultado, a população do Território estava ansiosa pela oferta do Curso de Direito e sempre nos interpelavam sobre o prazo para oferta. O curso tem extrema relevância para o desenvolvimento da região, dessa forma, a FAI continua cumprindo sua missão institucional", afirmou o Prof. Marcos Carvalho, Diretor Geral da FAI.

Fonte: Ascom/FAI



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018
Educação

O Instituto Federal Baiano, Campus Xique-Xique, vai abrir inscrições para o provimento de vagas nos cursos de qualificação profissional, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Vão ser ofertadas 330 vagas distribuídas em 6 opções de cursos gratuitos.

A Formação Inicial e Continuada – FIC consiste em cursos de qualificação, de formação e aperfeiçoamento profissional, de curta duração.

Interessados podem se inscrever de 24 a 28 de agosto de 2018. Confira os cursos e o cronograma, acessando a página deste processo seletivo.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018
Educação

A secretaria da Educação do Estado da Bahia vai contar com o apoio do Ministério da Educação (MEC) para novos cursos de nível superior na rede estadual, além da liberação de recursos de emendas parlamentares. O apoio foi firmado durante a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), realizada na última segunda (6), em São Paulo.

O apoio do Ministério da Educação vai ao encontro da proposta de implantar na Bahia o curso superior de Tecnólogo na rede de Educação Profissional e Tecnológica, além de apoio também para a implantação do mestrado profissional na modalidade de Ensino à Distância (EaD) para professores da rede estadual.

“O Ministério deve intermediar junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a organização deste mestrado profissional aqui na Bahia, uma vez que a Capes é uma fundação vinculada ao MEC. Também articulamos com o ministro a liberação das emendas parlamentares para o sistema de Educação do Estado da Bahia”, destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, durante a reunião, que também contou com a presença do ministro Rossieli Soares.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018
Educação

Jorge Portugal se encanta com o apoio de comerciantes à educação de Morro do Chapéu (Foto: Montagem/CN)

Confira a íntegra do texto:

Morro do Chapéu é uma cidade da Bahia, da região da Chapada Diamantina, conhecida pela delícia de sua temperatura média, pela beleza da “Ferro Doido” e pelo Centro de Pesquisas Ufológicas de “seu” Alonso. Recentemente, outra façanha de “Morro” me encantou mais ainda: há cinco anos, um empresário da cidade, Luciano da Casa do Pão, resolveu dar uma pequena mostra de solidariedade para ajudar estudantes da rede pública no seu desempenho escola.

Começou doando um computador para o aluno que tivesse o melhor aproveitamento ao longo do ano. Isso já deixou a comunidade estudantil atenta e empenhada em ganhar o cobiçado prêmio. No ano seguinte, outros empresários e profissionais liberais juntaram-se a Luciano e ampliaram o leque das premiações: notebooks, motos, uma agência bancária local ofereceu uma poupança de R$ 2 mil, a dentista do lugar entrou com tratamento ortodentário por um ano.

Além disso, aos melhores das séries finais do fundamental e médio, garantiram cestas básicas por um ano, O movimento foi crescendo com a participação entusiasmada de mais pessoas da cidade. Hoje, premiam, principalmente, o desempenho escolar (notas boas) e a assiduidade. Primeiro resultado: existem alunos, há dois anos, sem uma falta sequer e as “supermédias“ chegam a atingir a nota 9,75, levando em conta todas as matérias. Segundo resultado: a elevação da média do IDEB dos alunos do município.

A entrega dos prêmios é feita em noite de gala, com a comunidade presente, em clima de verdadeiro “Oscar da Educação Morrense”. Não à toa, num distrito de Morro do Chapéu chamado Fedegosos, conheci a escola pública Edigar Dourado Lima, que me fez parecer estar entrando em algum colégio suíço, dada a organização, limpeza e alto padrão de civilidade entre professores, servidores e alunos. O diretor, Professor Edinho, tem tratamento de pop-star pela sua comunidade.

Pergunto à Bahia e ao Brasil: será que só Morro do Chapéu consegue fazer isso? Que tal pegarmos esse extraordinário exemplo e espalharmos pelo restante do país?

Jorge Portugal – Educador

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Julho de 2018
Educação

Cursos técnicos na rede estadual da Bahia (Foto: Divulgação/Secretaria de Educação)

O prazo, que terminaria nesta quinta-feira (26), para matrículas em cursos técnicos de nível médio da rede estadual da Bahia foi prorrogado até o dia 3 de agosto. A ampliação do prazo foi divulgada pela Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com o órgão, no total, são 17.310 vagas para o segundo semestre letivo, em 50 cursos nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas da rede, em 115 municípios, em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

As aulas irão começar no dia 6 de agosto. A lista com a oferta de vagas por unidade de ensino e por município está disponível no Portal da Educação - acesse aqui.

Do total de vagas, 9.335 são para a modalidade subsequente, destinadas a estudantes que concluíram o Ensino Médio e se inscreveram no processo seletivo que foi encerrado no último dia 18. A lista com as pessoas que passaram nesta seleção e podem realizar a matrícula já está divulgada: acesse aqui.

As demais vagas são para as modalidades: Proeja Médio, voltadas para quem concluiu o Ensino Fundamental ou tenha o Ensino Médio Incompleto, com 18 anos completos, e concomitante ao Ensino Médio,direcionada para o aluno que está matriculado no 2º ano do Ensino Médio em qualquer escola da rede estadual de ensino. Nessas duas últimas modalidades, as pessoas que queiram realizar matrícula não precisam ter passado por nenhum processo seletivo.

Matrícula

No caso dos que se inscreveram no sorteio eletrônico, os classificados conforme o número de vagas, devem se dirigir às unidades para as quais foram inscritos para realizar a matrícula.

Nos demais casos, os interessados devem se dirigir às unidades com matrículas abertas, cuja lista está disponível no Portal da Educação (lista).

No ato da matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar; originais e cópias da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, internet, contrato de aluguel, IPTU ou cartão de crédito), com data recente.

IFrame

Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Cozinha, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Áudio e Vídeo, Dança, Instrumento Musical e Manutenção Automotiva.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Julho de 2018
Educação

O prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para vagas no segundo semestre deste ano foi prorrogado até as 23h59 desta terça-feira (24). As inscrições devem ser feitas na página do Fies na internet.

Com a extensão do prazo, o resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 30 deste mês, em chamada única, e não mais no dia 27. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição do dia 30 deste mês até 3 de agosto e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.

Pode concorrer às vagas quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, teve média igual ou superior a 450 pontos e não tirou zero na redação. O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o MEC, o prazo de inscrição foi prorrogado porque o Departamento de Tecnologia da Informação do ministério identificou problemas no sistema no dia seguinte ao início das inscrições. A falha foi corrigida, e os estudantes atingidos foram comunicados, mas o MEC decidiu ampliar o prazo para que ninguém fosse prejudicado.

Modalidades

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato. A que tem juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 2.862). Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, e o limite máximo semestralde R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capitaentre três (R$ 2.862) e cinco salários mínimos (R$ 4.770).  Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 13 de Julho de 2018
Educação

Foto: Divulgação/ Ilustração

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas até domingo (15 de julho), para 9.335 vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio, na rede estadual de ensino. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas no endereço, para 42 cursos, em 82 municípios. Pode participar do processo quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista. Os cursos têm duração de dois a três semestres e são gratuitos. 

Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Processos Fotográficos, Recursos Humanos e Guia de Turismo. 

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, curso e turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 17 de julho. A matrícula dos selecionados será entre os dias 19 e 23 de julho na unidade escolar para qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 30 de julho.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 11 de Julho de 2018
Educação

(Foto: Reprodução/Léo Ricardo)

A ampliação do viveiro de mudas nativas do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Chapada Diamantina II, no município de Morro do Chapéu, é um dos focos da 1ª Semana do Meio Ambiente da unidade, que começou na segunda-feira (9) e prossegue até sexta (13). O evento, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e parceiros locais, envolve diversas atividades voltadas à preservação e recuperação dos recursos naturais da região. A atividade é aberta à comunidade local.

Em meio a palestras e cursos que participarão ao longo da semana, os estudantes irão apresentar a proposta de ampliação do viveiro de mudas nativas, implantado do Cetep há um ano e meio. A diretora da unidade escolar, Milena Paula de Moura, fala sobre o objetivo do projeto, apresentado na abertura do evento. “A ampliação do viveiro visa a realização de uma intervenção ambiental mais intensificada em Morro do Chapéu e das cidades vizinhas de Bonito e Cafarnaum. Já estamos fazendo o mapeamento no município para resgatar dez nascentes de rios onde faremos o reflorestamento em um período de um ano e meio”.

O estudante Humberto da Silva, 18, 4º ano do curso de Agropecuária, fala com entusiasmo sobre a realização da atividade. “Estou empolgado com a Semana do Meio Ambiente no nosso Cetep porque é um momento interessante para refletirmos sobre questões voltadas ao nosso tempo e à nossa realidade, como desmatamento e extinção de animais. Como estagiário do viveiro descobri o quanto é necessária a nossa intervenção no meio ambiente para que daqui a alguns anos nossa flora e fauna não se extinga”, revela.

Ex-aluna do Cetep Chapada Diamantina II, onde fez o curso técnico de Meio Ambiente, Jaqueline Dementino é, atualmente, auxiliar de viverista na empresa Enel Green Power, do Senai, parceria do projeto. Ela reforça a importância da Semana do Meio Ambiente como uma oportunidade de se voltar as atenções para o viveiro da unidade.

“Este é um momento valioso para abordarmos a importância de ter sido criado o viveiro de plantas nativas no Cetep e, agora, sobre a ampliação dele, que além das plantas nativas, vamos plantar árvores frutíferas e, possivelmente, ornamentais. Nossa ideia é abraçar o município, envolver a comunidade do entorno e a população em geral no trabalho de reflorestamento de áreas degradadas no Parque São Mário. Também iremos fazer doação de mudas para produtores rurais, por exemplo, possam plantar em áreas de suas propriedades”, relata.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp