Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025
Agricultura

Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia

A Chapada Diamantina, região conhecida por suas belezas naturais, também vem ganhando destaque na produção de café na Bahia. Entre os municípios produtores, Bonito e Iraquara contribuem para o setor cafeeiro do estado.

Bonito, com uma área de 7.020 hectares destinados ao cultivo do café, é um dos principais produtores da região. Iraquara também tem uma participação expressiva, com 1.058 hectares cultivados.

Outros municípios como Barra do Choça, Barra da Estiva, Ibicoara, Piatã, Mucugê, Morro do Chapéu, Seabra e Mulungu do Morro também integram essa cadeia produtiva, ampliando a relevância da região no cenário estadual.

De acordo com dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a Bahia colheu 78,9 mil hectares de café em 2023, alcançando uma produção de 94,8 mil toneladas e um valor de mercado estimado em R$ 902,4 milhões. Para 2025, a produção baiana deve atingir 3,4 milhões de sacas, um crescimento de 11,3% em relação ao ciclo anterior.

A região também se destaca na produção de cafés especiais e orgânicos, como os cultivados pela Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), que já são exportados para Alemanha, Inglaterra e Austrália. As perspectivas de preço para 2025 indicam valores elevados, impulsionados por condições climáticas adversas que afetaram a produtividade nacional.

Veja mais informações da região no www.centralnoticia.com.br.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp