A música forró recebeu oficialmente o reconhecimento como expressão da cultura nacional, após a sanção do projeto de lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última terça-feira (07). Aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, o projeto destaca o forró como um dos gêneros mais autênticos da música brasileira.
O forró, originado da fusão de ritmos tradicionais do Nordeste, como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, tem uma história de aproximadamente sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia reconhecido as raízes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.
A cerimônia de assinatura contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do deputado federal Zé Neto (PT-BA), proponente do projeto e da senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do projeto no Senado.
Nas redes sociais, o deputado Zé Neto expressou sua satisfação, considerando o reconhecimento como um avanço significativo para o forró nordestino, conferindo-lhe maior grandiosidade, respeito e possibilidade de integração nas políticas públicas do país.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...