Foto: Divulgação
Morro do Chapéu agora é oficialmente a capital do vinho da Chapada Diamantina. A Lei 14.683 foi sancionada pelo Governo da Bahia e publicada na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado. O projeto, de autoria do deputado Pedro Tavares (União Brasil), havia sido aprovado em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa (Alba).
De acordo com a lei agora sancionada, também fica oficialmente criado o Festival do Vinho, realizado anualmente no mês de agosto em Morro do Chapéu como parte do Festival de Inverno. O festival, ainda de acordo com a lei, será reconhecido como manifestação cultural e de interesse social e turístico para o município.
Morro do Chapéu vem se tornando um polo de produção de vinho nos últimos anos. Hoje, são quatro vinícolas em operação e outras três em fase de implantação. Nos últimos anos, a prefeitura tem investido no enoturismo, de forma a atrair visitantes e impulsionar a produção de vinhos, o que amplia a geração de emprego e renda e fortalece o setor.
“A gente fica muito feliz com a sanção dessa lei, porque Morro do Chapéu passa agora a ser considerada oficialmente a capital do vinho da Chapada. Isso reconhece e impulsiona o trabalho que nós estamos desenvolvendo para incentivar cada vez mais toda a cadeia ligada à produção de vinhos”, afirmou a prefeita Juliana Araújo.
Segundo Juliana, a sanção da lei tende a impulsionar tanto a produção de vinhos quanto o enoturismo. “Nossas vinícolas já estão se tornando referência, com vinhos premiados nacionalmente, além de atraírem milhares de visitantes anualmente. Nós vamos impulsionar esse processo ainda mais, inclusive com o Festival do Vinho, o que vai beneficia toda a nossa economia”, salientou.
Fonte: Classe Política
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recursos e manteve a decisão que decretou a inelegibilidade, pelo período de oito anos, de Jair Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto (PL), candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República nas eleições de 2022. Os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, em sessão virtual que ocorreu entre os 26 de abril e 3 de maio.
Eles foram condenados por abuso de poder político e econômico praticado nas comemorações do Bicentenário da Independência, realizadas no dia 7 de setembro de 2022, em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). Além de confirmar a inelegibilidade de ambos, o Plenário manteve a aplicação de multas no valor de R$ 425, 6 mil a Bolsonaro e de R$ 212,8 mil a Braga Netto, pela prática de conduta vedada a agente público.
A decisão foi tomada durante o julgamento conjunto de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) e de uma Representação Especial, propostas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pela candidata Soraya Thronicke (União), que concorreu ao cargo de presidente naquele pleito.
Entenda – Bolsonaro foi declarado inelegível pela segunda vez em outubro de 2023. Como a penalidade não é cumulativa, o prazo de inelegibilidade permanece o mesmo.
Em junho de 2023, por 5 votos a 2, o TSE decidiu tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por abuso de poder político em uma reunião com embaixadores meses antes da eleição. Na prática, Bolsonaro não pode se candidatar a nenhum cargo até 2030.
Os ministros que votaram para condenar o ex-presidente foram: Benedito Gonçalves, Floriano Marques, André Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.
Este é o presidente da corte e, portanto, o último a declarar o voto. Já os ministros Raul Araújo e Nunes Marques divergiram da maioria.
Fonte: Do site Bahia.ba
Foto: PRF
Foi realizada uma reunião de alinhamento, com diversos órgãos, com o intuito de expandir a iluminação da BR-242 em Seabra/BA, do km 408 ao km 414.
Participaram da reunião o Juiz de direito Dr. Flávio Ferrari, o Prefeito de Seabra/BA, Fábio Miranda de Oliveira, representante do Seinfra/BA Marcos Marton, Presidente da OAB em Seabra, Luzimário da Silva Guimarães,Vice-presdiente da OAB em Seabra, Flávio Luiz Marques dos Santos, representante do DNIT, Jarive Oliveira, representantes da Acise, Jakeline Aragão Tomaz e Tone Vinícius Teixeira Nery, Presidente da Câmara de Vereadores de Seabra, Rosilene Souza dos Santos e o Chefe da 6º Delegacia de Polícia Rodoviária Federal na Bahia, Edson Augusto de Oliveira Carneiro.
A Seinfra comprometeu-se em realizar os procedimentos iniciais do projeto e encaminhar a demanda à Coelba, a Prefeitura de Seabra, assim como os demais órgãos assumiram o compromisso de prestarem todo apoio necessário para a execução da demanda.
Na oportunidade, foi discutida a importância da iluminação para a segurança viária, existe uma grande preocupação com os sinistros na entrada do município e o projeto visa reduzir os acidentes na entrada da cidade com o aumento da visibilidade na rodovia no período noturno, tendo em vista que de 2019 a 2024 foram registrados 73 acidentes (nesses 5 km do projeto), sendo 12 vítimas fatais.
Fonte: As informações são da PRF.
Foto: Concresul/Divulgação
O número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 32 na sexta-feira (03/05). De acordo com a Defesa Civil, 74 pessoas estão desaparecidas e 56 ficaram feridas. Os temporais causaram estragos em 235 municípios e afetaram mais de 351 mil pessoas.
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na quarta-feira devido às chuvas intensas que atingem o estado. Nesta quinta-feira, a barragem 14 de Julho, na Serra Gaúcha, colapsou parcialmente. As autoridades locais pediram para que a população da região saia o mais rápido possível de suas casas. Ao menos 19 barragens no estado estão em estado de alerta ou atenção.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que as chuvas, que afetam mais de 100 cidades, já prenunciam o “maior desastre da história” gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é “pior” do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais.
“Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou. Infelizmente, será maior do que o que assistimos no ano passado”, afirmou Leite a coletiva de imprensa no início da noite em Porto Alegre.
Devastação
Além dos mortos e feridos, cerca de 17 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e se alojar na casa de parentes, amigos ou em hospedagens.
A Defesa Civil afirmou que a maior parte das bacias hidrográficas do estado correm o risco de inundação. Há ainda risco de deslizamentos, especialmente na Serra e nos vales dos rios Taquari e Caí.
Até o momento, 235 prefeituras reportaram ao governo estadual terem sido afetadas, seja por alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos ou outras consequências dos temporais. As aulas nas escolas da rede pública estadual também foram suspensas até esta sexta-feira.
A previsão do tempo é de que há ainda risco de chuva no Rio Grande do Sul até sábado. Nos últimos quatro dias, choveu no estado o equivale a três vezes a média para esta época do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Estamos vivendo um momento muito crítico no estado”, acrescentou Leite antes de usar expressões como “guerra” e “caos” para se referir à situação. De acordo com o governador, deslizamentos de terras estão ocorrendo em boa parte do estado e barragens estão sendo monitoradas, embora ainda não haja evidência de risco de rompimento dessas estruturas.
Apoio do governo federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silvavisitou o estado nesta quinta-feira. Após desembarcar em Santa Maria, o presidente se reuniu com o governador e outras autoridades locais, além de prestar solidariedade às famílias afetadas. Lula prometeu ainda recursos federais para ajudar o estado.
“Em um primeiro momento, temos que salvar vidas. Em um segundo tempo, vamos fazer a avaliação dos danos e buscar dinheiro para reparar”, afirmou Lula. “É o segundo em um ano que acontece. Então é preciso que a gente comece a ficar preocupado em cuidar do planeta Terra com muito mais carinho, com muito mais amor”, acrescentou.
Segundo o Ministério da Defesa, desde esta quarta-feira, 335 militares da Aeronáutica, Exército e Marinha foram mobilizados para prestar apoio à população gaúcha, com ajuda de 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas, além de equipamentos para transporte de material e pessoal. Os governos de outros estados, como São Paulo e Santa Catarina, também ofereceram ajuda.
Fonte: Isto é
Foto: Banco de imagens
VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 03/05/2024
EMPREGADA DOMÉSTICA
Experiência na área ou como cuidador de idosos
Dormir no local de trabalho de segunda à sexta
Salário mínimo
01 VAGA
RECEPCIONISTA
Ensino Médio Completo
Experiência com atendimento ao público
02 VAGAS
VENDEDOR INTENRO
Ensino Médio Completo
Não exige experiência
Boa comunicação
02 VAGAS
GERENTE DE PÓS-VENDAS
Desejável que tenha nível superior
Experiência com liderança de equipe
01 VAGA
GERENTE COMERCIAL
Desejável que tenha nível superior
Experiência com gestão
01 VAGA
PANFLETEIRO (TEMPORÁRIO)
Não exige escolaridade
Não exige experiência
04 VAGAS
Fonte: Da Redação
O Cine Eldorado de Irecê, na Bahia, recebe o lançamento do documentário Lugar de Escuta em três sessões, no dia 6 de maio, às 19h, e no dia 7 de maio, às 15h e às 19h45.
O filme média-metragem leva para o registro audiovisual um pouco da história e da experiência do projeto homônimo, que realiza rodas de conversa entre homens, abordando temáticas diversas do universo masculino e suas interações com a sociedade de forma geral.
Parte das gravações ocorreram em escolas do ensino municipal de Irecê e as escolas do município foram convidadas para as sessões gratuitamente. O documentário é patrocinado pela Galvani. Proposto pelo cineasta Alex Vissoto, o filme é realizado pelo Ministério da Cultura e tem coprodução da Nave Mãe Filmes, da Veedro Films e da Girassol Caminhos Criativos, responsável também pela produção executiva.
Com pouco mais de 60 minutos, a produção é centrada nas conversas e trocas entre os homens que participam - ou participaram - dos encontros do projeto Lugar de Escuta, em narrativas de compartilhamento de experiências de vida, desafios, conquistas e conflitos.
Fonte: Ascom - Galvani
Foto: João Ramos
O potencial baiano para a geração de energia elétrica por meio da fonte solar fotovoltaica é gigantesco. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), até 2030, a perspectiva é que a Bahia tenha 634 parques solares fotovoltaicos em operação, com mais de 27 Gigawatts (GW) de potência instalada. De acordo com dados consolidados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), estima-se que os 71 parques em operação tenham investido R$ 9 bilhões e gerado 62 mil empregos em toda a cadeia produtiva.
“No Dia Mundial do Sol, comemorado nesta sexta-feira (03), reafirmo que o time do governador Jerônimo Rodrigues tem trabalhado para contribuir com a transição energética com o enorme potencial baiano que nós temos. O estado apresenta condições ideais para o desenvolvimento do setor solar fotovoltaico na modalidade de geração centralizada, bem como em termos de geração distribuída. Em relação à geração centralizada de energia elétrica pela fonte, nós temos muito a crescer quando as usinas em construção e em construção a iniciar estiverem prontas. As 563 usinas estimam investir R$ 90,3 bilhões e serão capazes de gerar 750 mil vagas de trabalho”, afirma Angelo Almeida, gestor da pasta.
Foto: Divulgação/Enersol
Geração Distribuída
Todos os 417 municípios apresentam unidades geradoras pela categoria de geração distribuída (GD) por fonte solar fotovoltaica no estado da Bahia, totalizando 1,28 GW de potência instalada. A potência instalada em GD pela fonte solar equivale a cerca de 63% da potência outorgada de geração centralizada, isso demonstra a importância dessas conexões para o fortalecimento da segurança energética no estado. Dentro deste contexto, a microgeração equivale a 94% das conexões enquanto a minigeração equivale a 6%, sendo o grupo tarifário mais expressivo os de baixa tensão onde destacam-se as classes de consumo residencial, comercial e rural, nesta ordem.
Fonte: Ascom - SDE
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...