Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
Notícias

Evento acontece na cidade de Barra, no polo produtivo do Médio São Francisco, e representará um avanço na atividade

A contagem regressiva para a primeira edição do Seminário da Fruticultura Irrigada, realizado em Barra, na Bahia, já começou. O evento é o primeiro do segmento no estado e deve consolidar a região do Médio São Francisco, encabeçada pelo município de Barra, como novo polo nacional da produção de frutas e agroindústria relacionada.

Realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Espaço Barra Frutos, o Seminário tem vagas limitadas e quase já preenchidas, com cerca de 350 pessoas de todo o Brasil. Empresários do setor, produtores, investidores e startups estão sendo esperados pela organização do evento, liderada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barra (SindBarra).

Cerca de 30 empresas de tecnologia, irrigação e outros segmentos do agro já confirmaram presença no evento.

Programação e estrutura

O evento já teve programação de painéis e minicursos divulgada no site oficial e contará também com visitas a grandes propriedades onde são cultivados uva e cacau em grande volume na região.

Informações técnicas sobre a produção de manga, maracujá, coco e melancia, por exemplo, também serão transmitidas durante o Seminário, com o intuito de fomentar e tecnificar ainda mais essa produção.

Os interessados em participar ainda conseguem se inscrever também através do site oficial: www.barraagroshow.com.br.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
PRESIDENTE DUTRA

Prefeito agradece a confiança dos eleitores e parceiros como o governador Jerônimo Rodrigues e Jayme Vieira Lima

O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, conhecido como Robertão (MDB), mal teve tempo para descansar após as eleições do último domingo, 06 de outubro, quando foi reeleito com quase 90% dos votos, além de eleger todos os 11 vereadores de sua base.

Nesta quinta-feira, 10, Robertão já deu início à recuperação asfáltica no município, demonstrando que o trabalho não pode parar.

“Já foi iniciada a primeira etapa da recuperação do asfalto que liga os povoados de Campo Famoso a Barro Branco, garantindo mais segurança e qualidade para quem trafega por lá”, afirmou o prefeito.

O líder político destacou que a segunda etapa, que abrange o trecho entre Barro Branco e Água Clara, já está assegurada, e em breve, a localidade de Baixa Verde também será beneficiada.

Por meio de vídeo, Robertão fez questão de agradecer ao presidente do MDB na Bahia, Jayme Vieira Lima Filho, a José Trindade, da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e ao governador Jerônimo Rodrigues, pela parceria que possibilitará a continuidade das obras no município.

“Nosso compromisso com o desenvolvimento de Presidente Dutra só aumenta com a confiança que recebemos dos eleitores. Estamos prontos para fazer ainda mais nos próximos quatro anos”, concluiu o prefeito.

Vídeo:

Fonte: CN Comunicação & Marketing



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
Notícias

Foto: HRI

Com o tema “A vida pode continuar - seja um doador de órgãos”, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou a campanha 2024 em prol da doação de órgãos e tecidos, evento idealizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) com o apoio das instituições Faculdade Irecê - FAI, Centro de Estudos Formação e Assistência de Irecê (CEFAI) e da Superintendência de Trânsito e Mobilidade (STM). 

A programação realizada durante o mês de setembro contou com várias ações em prol da conscientização sobre a importância da doação de órgãos com sessão cinema, palestras, rodas de conversa e divulgação de depoimentos dos receptores de órgãos em TVs da unidade hospitalar. Também foi realizada uma mobilização para professores e alunos na Escola Coperil, além de uma ação com panfletagem no semáforo e dinâmica com pedestres na manhã da sexta-feira (27) - Dia Nacional do Doador de Órgãos na praça Dr. Mário Dourado Sobrinho.

“O intuito do evento é incentivar a doação de órgãos tendo o papel exercido pela família como fundamental em todo esse processo. Ela garantirá que, durante o momento delicado do acolhimento, mesmo diante da dor da perda e do luto possa dizer ‘sim’ tendo a oportunidade da realização da doação, proporcionando a continuidade da vida daqueles que aguardam na lista de transplantes. Este ano, 11 famílias autorizaram a captação de órgãos de entes queridos em nossa unidade hospitalar, resultando na doação de 52 órgãos que ajudaram a salvar muitas vidas”, declara Lucinete Oliveira, enfermeira da CIHDOTT.

Segundo dados da SESAB referente ao primeiro semestre de 2024, a Bahia avançou no número de doações de órgãos, quando comparado ao mesmo período de 2023. Neste ano, foram realizadas 499 doações, o que representa um aumento de 24% quando comparado com as 401 captações realizadas no primeiro semestre do ano passado.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
BAHIA

Foto: Divulgação/IAT

O governo baiano irá direcionar U$ 52,5 milhões ao longo de cinco anos para a execução de projetos na área de transformação digital. A iniciativa é resultado da aprovação de uma linha de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução do programa Bahia Mais Digital, que prevê uma série de ações voltadas para aprimorar a eficiência da gestão pública e promover a inclusão digital, além de ampliar a oferta e a utilização de serviços públicos digitais.

No último dia 27 de setembro, a diretoria do BID autorizou, em reunião interna, a liberação de U$ 42 milhões em financiamento para o governo baiano e a expectativa é de que até o final do ano a medida seja formalizada, com a assinatura do contrato de empréstimo. Já os outros U$ 10,5 milhões previstos para a execução do programa serão investidos diretamente pelo governo do Estado, como contrapartida para o financiamento.

O especialista principal em modernização do Estado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mariano Lafuente, conta que a qualidade técnica da carta consulta apresentada pelo governo baiano – e a boa situação fiscal do Estado – foram fatores decisivos para a aprovação da linha de crédito, em um processo concorrido, devido ao grande interesse que as condições de financiamento oferecidas pelo BID despertam nos mais diversos Estados brasileiros.

De acordo com o coordenador-executivo de Transformação Digital da Secretaria da Administração (Saeb), Igor Takenami, o processo foi deflagrado em março de 2023, quando o governador Jerônimo Rodrigues enviou uma carta manifestando o interesse do Estado em participar do Brasil Mais Digital, que oferece apoio técnico e financeiro a estados e municípios. “A linha de credito do BID foi vista como uma janela de oportunidade para alavancar ainda mais os esforços que temos empreendido na área de transformação digital”, conta Takenami.

“A Bahia é um dos estados mais bem posicionados em governo digital do Brasil e a decisão da administração estadual de realizar este investimento maior em transformação digital tem um grande potencial para permitir ao Estado aprimorar ainda mais este desempenho, prestando excelentes serviços à cidadania baiana”, elogia Mariano Lafuente.

De acordo com o especialista, a expectativa do BID é de que as ações do programa gerem uma economia de cerca R$ 230 milhões para os cofres estaduais e no mínimo R$ 111 milhões para a sociedade em geral, além de contribuir para incrementos significativos em uma série de indicadores relacionados, por exemplo, ao uso e disponibilidade de produtos digitais e ao acesso sem custo à internet nos municípios.

Linhas de atuação – O planejamento do Bahia Mais Digital prevê três linhas de atuação: transformação digital da gestão pública, transformação digital dos serviços públicos e infraestrutura digital e conectividade. A primeira vertente inclui, entre outros itens, elaboração de estratégias de governo digital, dados e cibersegurança, modernização de ferramentas e sistemas corporativos, ampliação e melhoria da cobertura cartográfica digital do Estado e a implementação de um Laboratório de Inovação.

Na segunda vertente do programa, estão contemplados os esforços para intensificar e aprimorar a oferta de serviços públicos digitalizados e automatizados, inclusive com a disponibilização de funcionalidade modernas para acesso universal a pessoas com deficiência. Ainda nesta vertente, destaque para a proposta de elaboração e implementação de uma estratégia de alfabetização digital para a população, com atenção especial para as mulheres.

Já o terceiro e último componente do programa reúne ações voltadas para ampliar a infraestrutura de conectividade para serviço público de acesso gratuito à internet no interior do Estado e modernizar a Infovia Digital da Bahia, além de iniciativas com foco no fortalecimento da resiliência do data center, da infraestrutura e dos serviços de cibersegurança do Estado. 

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
Notícias

Polícia não encontra sinais de violência e investiga a causa da morte, suspeitando de causa natural — Foto: Reprodução (Internet)

Na madrugada de segunda-feira (07), o corpo de um homem foi encontrado às margens da rodovia BA-144, no município de Morro do Chapéu.

Motoristas que trafegavam pela via avistaram o corpo e acionaram a Polícia Militar, que chegou ao local por volta de 1h30.

De acordo com informações da PM, a vítima era um homem de 40 anos, cuja família relatou que ele sofria de problemas mentais. O homem havia saído de casa na tarde de sexta-feira (04) e não havia retornado.

A 4ª Companhia do 7º Batalhão da PM esteve presente no local e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê, onde será analisado para determinar a causa da morte.

A polícia não encontrou sinais aparentes de violência e suspeita que o óbito tenha ocorrido por causas naturais. A investigação continua.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
BRASIL

Foto: Reprodução/ Internet

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta quarta-feira (9) que ajuizou cinco ações na Justiça para cobrar R$ 89 milhões de pessoas físicas e jurídicas acusadas de destruir vegetações nativas com queimadas na Amazônia.

A atuação dos infratores ambientais foi investigada pelos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos municípios de Boca do Acre (AM), Lábrea (AM), Altamira (PA), São Felix do Xingu (PA). Cerca de 5 mil hectares foram desmatados.

Nas ações, a AGU pede o bloqueio dos bens dos acusados, a obrigação de reparar as áreas desmatadas e a proibição de explorar comercialmente as localidades. A suspensão de benefícios fiscais também foi solicitada à Justiça.

A propositura das ações foi coordenada pelo AGU Recupera, comitê responsável pela adoção de medidas jurídicas para proteção do meio ambiente e do patrimônio cultural do país.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
Publicidade