Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Notícias

Rui Costa durante live — Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (14), o governador da Bahia, Rui Costa, determinou toque de recolher e restrição no comércio em Presidente Dutra e Cafarnaum, na região de Irecê. O decreto tem o objetivo de controlar o crescimento da Covid-19. Entram na lista, também, mais 13 municípios do estado.

De acordo com o documento, vão funcionar apenas os serviços essenciais e pelo período das 5h às 17. Já o toque de recolher deve valer das 18h às 5h.

Ainda conforme o decreto, durante à noite, a circulação vai estar liberada somente  para ida a serviços de saúde, farmácia ou em caso de urgência.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Região

Na tarde do último sábado (11), a Polícia Militar de Barra do Mendes, na região de Irecê, apreendeu duas armas de fogo durante o trabalho ostensivo na cidade.

De acordo com a PM, a corporação recebeu uma denúncia anônima de que um homem estaria exibindo armas de fogo na redes sociais, além de ameaçar pessoas da comunidade onde mora, na zona rural do município.

Após a denúncia, os militares foram até o local, mas não localizaram os suspeito. As armas de fabricação artesanal foram apresentadas à Delegacia de Polícia Civil.  

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Notícias

A Comissão Intergestora Regional (CIR), do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê reuniu-se, por videoconferência, com secretários municipais de saúde de cidades da região na manhã desta terça-feira (14).

Na ocasião, a Coordenadora Regional de Vigilância Epidemiológica, Lidiany Menezes mostrou aos gestores o panorama regional com relação a Covid-19. Até o último boletim divulgado às 18h deste segunda-feira (13), a região contabilizava 889 casos confirmados da doença, sendo 339 ativos e 541 recuperados.

Ainda em andamento, a Coordenadora do Fórum Perinatal, Lânia Corrêa fez uma apresentação sobre os testes para Covid-19, os que são realizados no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado na capital baiana e os teste rápidos.

Segundo Marlúcia Rocha, apoiadora Regional de Saúde do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte/Irecê, as reuniões da Comissão Intergestora Regional (CIR), coordenadas pela Secretária de Saúde Presidente Dutra, Grazia Mendes e pela Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Centro Norte, Lúcia Albuquerque, acontecem mensalmente, de forma Ordinária. O encontro online conta com a presença dos 19 secretários municipais de saúde da Região de Irecê, com a referência técnica do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/BA), Katia Barreto, e, dependendo da temática da reunião, com a presença de técnicos dos municípios.

Para finalizar a reunião da Web,  a Coordenadora Regional de Saúde do Trabalhador Josane Lino,  vai abordar sobre a Vigilância a Saúde do Trabalhador na região.

Em nota enviada à imprensa, o Núcleo Regional de Saúde ressalta, que apesar de a epidemia ter se propagado inicialmente em grandes metrópoles (fortemente conectadas por linhas aéreas nacionais e internacionais), nas últimas semanas as cidades médias (20 mil e 50 mil) passaram a contar com casos de Covid-19 e a tendência é o crescimento  em cidades pequenas. A grande preocupação dessa tendência reside no fato de que nessas regiões para onde a doença se difunde,  apresenta recursos de saúde em  menor disponibilidade e capacidade de resolução.

“Devido às limitações do conhecimento da doença e falta de uma vacina e medicamentos que permitam proteger ou curar as pessoas expostas ou doentes, vivemos um contexto onde as medidas mais eficientes até o momento são:  a higienização das mãos, a etiqueta respiratória, o uso das máscaras faciais, o distanciamento social seletivo ou ampliado e até mesmo o bloqueio total. Essas medidas não farmacológicas visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e portanto retardar a progressão da epidemia. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico”, diz a nota.  

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Publicidade



Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Região

O deputado estadual Jacó (PT) protocolou na semana passada, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma indicação ao Governo do Estado em que solicita a ampliação dos serviços da rede de água para Serigado, povoado no município de Barra do Mendes (Região de Irecê), através da Embasa. O petista alega "as profundas dificuldades" por que passa a comunidade do semiárido baiano, sem ter acesso a um direito fundamental, que é o direito à água.

Direito universal reconhecido pela ONU desde 2010, o acesso à água potável para consumo humano e saneamento tornou-se mais necessário em 2020, com a pandemia do coronavírus. E foi também pensando nisso que Jacó se pautou ao fazer a indicação de Serigado ao Governo do Estado. E completa, em sua justificativa, que a extensão da rede da Embasa para o povoado tem um elemento facilitador para a implementação do serviço: a proximidade.

Fonte: Ascom - Deputado Estadual Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 14 de Julho de 2020
Publicidade



Terça-feira, 14 de Julho de 2020
BRASIL

Agência da Caixa Econômica Federal (CEF), em Irecê - Foto: CN

Beneficiários do auxílio emergencial contemplados no terceiro lote podem sacar hoje (14) os recursos da primeira parcela. O saque está liberado para os nascidos entre outubro e dezembro. O auxílio foi criado pelo governo para reduzir os efeitos da pandemia na economia brasileira.

A Caixa antecipou o calendário de saque em dinheiro aos beneficiários com direito a receber a primeira parcela do auxílio emergencial por terem sido aprovados no início do mês de junho.

Essas pessoas, que pertencem ao terceiro lote que a Caixa recebeu da Dataprev, teriam originalmente a liberação do saque em espécie concluída em 18 de julho. O calendário de saque em dinheiro teve início no dia 6 de julho, de forma escalonada pelo mês de nascimento.

Os beneficiários nascidos entre julho e setembro puderam sacar ontem. Os nascidos em junho tiveram o saque liberado no último sábado (11).

Nos dias 16 e 17 de junho, os valores de R$ 600 e R$ 1.200 (no caso de mães solteiras) já haviam sido depositados para esse público na conta poupança social digital da Caixa, de maneira escalonada conforme a data de aniversário do beneficiário.

Nas datas disponíveis para saque, havendo saldo, o valor será transferido automaticamente para a conta que o beneficiário indicou, sendo poupança da Caixa ou conta em outro banco.

Cartão de débito virtual

A Caixa informou que o beneficiário não precisa sacar o auxílio para transacionar o dinheiro. O aplicativo Caixa Tem possibilita que o cidadão faça transferências bancárias e ainda pague contas, como água, luz e telefone.

Além disso, o aplicativo disponibiliza gratuitamente o cartão de débito virtual. Com ele, é possível fazer compras pela internet, aplicativos e sites de qualquer um dos estabelecimentos credenciados. O cartão também é aceito em diversas lojas físicas.

O banco explica que, para utilizar o cartão virtual, o beneficiário precisa gerá-lo. Para isso, o primeiro passo é atualizar o Caixa Tem. Depois, entrar no aplicativo e acessar o ícone Cartão de Débito Virtual.

Feito isso, o usuário deverá digitar a senha do Caixa Tem. Em seguida, aparecerão os seguintes dados: nome do cidadão, número e validade do cartão, além do código de segurança. Ao lado do código, é preciso clicar em “gerar”. Pronto. O cartão está disponível. O código de segurança vale para uma compra ou por alguns minutos. Para realizar uma nova compra é preciso gerar um novo código.

QR Code

Além da possibilidade de uso do cartão de débito virtual, disponível para compras online, o Caixa Tem também oferece a opção “pague na maquininha”, forma de pagamento digital que pode ser utilizada nos estabelecimentos físicos habilitados.

É uma funcionalidade por leitura de QR Code gerado pelas maquininhas dos estabelecimentos e que pode ser facilmente escaneado pela maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Quando o cliente seleciona a opção Pague na maquininha, no aplicativo, automaticamente a câmera do celular é aberta. O usuário deve apontar o celular para leitura do QR Code gerado na “maquininha” do estabelecimento.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp