Foto: Reprodução/ Rede Social
O estudante Riquelme Souza, de 14 anos, morreu na manhã do último sábado (11) após passar mal na comunidade de São Felipe, zona rural de Gentio do Ouro.
Segundo informou o site meio minuto, o adolescente chegou a ser socorrido pela Samu e levado para Irecê, mas não resistiu. A causa da morte ainda não foi esclarecida.
Riquelme era aluno do Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro (CEMGO), que, juntamente com a Secretaria de Educação, lamentou a morte do estudante.
Fonte: Central Notícia
A Rússia está mais perto de se tornar o primeiro país a iniciar a distribuição de uma vacina contra o coronavírus para a população. O país anunciou hoje que concluiu parte dos testes clínicos necessários para comprovar a eficácia da imunização desenvolvida por iniciativa do governo russo. "A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura", disse Yelena Smolyarchuk, chefe do centro de pesquisas clínicas da Universidade Sechenov, à agência de notícias estatal TASS.
A vacina aprovada foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa para Epidemiologia e Microbiologia Gamalei. Segundo o diretor da instituição, Alexander Gintsburg, a previsão é que a vacina "entre em circulação civil" entre 12 e 24 de agosto.
Essa distribuição será equivalente a um teste de fase 3, já que as pessoas que receberem a vacina ficarão sob supervisão, informou a agência de notícias RIA. Os testes de fase 1 e fase 2 normalmente verificam a segurança de um remédio antes de este avançar para a fase 3, que testa sua eficácia em um grupo maior de voluntários.
O Ministério da Saúde russo realizará esses últimos testes bioquímicos da vacina, mas espera finalizar o processo até setembro, mesmo mês para o qual Gintsburg prevê o início da produção em massa por laboratórios privados.
Globalmente, das 19 vacinas experimentais contra a covid-19 em testes com humanos, só duas estão em testes finais de fase 3 —uma da chinesa Sinopharm e outra da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, que tem parte do teste realizada no Brasil. A chinesa Sinovac Biotech deve se tornar a terceira no final deste mês, e também com testes no Brasil.
A versão russa
A vacina russa está perto de ser distribuída porque os testes clínicos começaram em junho. A Universidade Sechenov agrupou 38 voluntários remunerados para o estudo. Parte deles já receberá alta nesta quarta-feira (15), quando terão completado 28 dias em isolamento. A intenção foi protegê-los de outras possíveis infecções.
Os voluntários têm entre 18 e 65 anos e ainda serão monitorados por mais seis meses. Também no mês passado, o exército russo iniciou uma outra frente de testes clínicos da vacina. O estudo vai durar dois meses e segue em andamento.
A Rússia é o quarto país do mundo com o maior número de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o país tem mais de 730 mil pessoas infectadas e já passou de 11 mil mortes causadas pela covid-19.
Fonte: UOL
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.575 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,5%), 47 óbitos (+1,9%) e 594 curados (+0,8%). Dos 105.763 casos confirmados desde o início da pandemia, 73.730 já são considerados curados, 29.550 encontram-se ativos e 2.483 tiveram óbito confirmado.
Os casos confirmados ocorreram em 398 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (41,08%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.660,25), Itajuípe (2.322.97), Ipiaú (2.005,54), Lauro de Freitas (1.739,57) e Itabuna (1.656,01).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 209.099 casos descartados e 98.366 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (12).
Fonte: Ascom/ Sesab
Imagem ilustrativa
Um motociclista de 22 anos tem o veículo apreendido por dirigir sem ser habilitado na tarde deste sábado (11), no município de Canarana, região de Irecê.
Segundo a Polícia Militar, o veículo foi abordado na Avenida Planalto, no Distrito de Salobro, interior do município.
Nas revistas pessoal e veicular, os policiais constaram que o motociclista não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os documentos de identificação do veículo.
A moto foi apreendida e encaminhada ao pátio da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Irecê, para as medidas cabíveis.
Fonte: Central Notícia
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a Amazônia “tem 87% de Mata Atlântica” durante uma entrevista concedida ao canal CNN Brasil, na última quinta-feira (9 de julho). O genro de Silvio Santos acabou se tornando assunto nas redes sociais.
Em meio às pressões sobre o governo por causa das altas taxas de desmatamento na Amazônia, o ministro defendia a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (10/7), apontam que a degradação na Amazônia Legal aumentou 64% de agosto de 2019 a junho de 2020. Foram 7.540km² de desmatamento ante 4.589km² entre agosto de 2018 e junho de 2019.
Em entrevista, o ministro afirma que “se você chegar em Manaus e pousar, e se você quiser pedir um avião: ‘Ah, eu quero aqui ver a Mata Atlântica’. Você fica ali três horas sem parar vendo Mata Atlântica atrás de Mata Atlântica.
Faria ainda acrescentou que 87% da Floresta Amazônica é formada por Mata Atlântica e, os outros 13%, correspondem às queimadas. “Mas também, se você quiser fazer o que muitos jornalistas fazem no exterior, alguns artistas… ‘Ah, eu quero ver aqui queimadas’, também tem. Ele vai mostrar ali a região onde tem algumas queimadas que, no total da Amazônia, nós temos 87% de Mata Atlântica e 13% de queimadas”, explicou.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa brasileira – do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul – presente em 17 estados do Brasil, mas não em Manaus, no Amazonas, como apontou o Ministro. O bioma presente na região é o Amazônia.
Fonte: Correio Braziliense
Em uma ação conjunta com a Prefeitura de Morro do Chapéu para reforçar a capacidade de atendimento de saúde e auxiliar a cidade na resposta à pandemia do coronavírus, as empresas EDF Renewables, Enel Green Power e Rio Energy, que atuam no desenvolvimento de parques de geração eólica na região e proximidades, realizaram a reforma de uma Unidade de Pronto Atendimento do município. Os investimentos somam mais de R$ 550 mil e contemplam, além das obras para recuperar a estrutura do espaço que abriga a UPA, a doação de leitos e outros móveis, insumos hospitalares, TVs e aparelhos de ar-condicionado para equipar a unidade e viabilizar sua reabertura para a população.
Com a reativação da UPA será possível garantir até 11 mil atendimentos clínicos e 13.750 diagnósticos mensais por meio de exames. O espaço também será referência no tratamento do novo coronavírus para a população local e de outros municípios próximos tais quais Bonito, Cafarnaum, Iraquara, Mulungu do Morro e Souto Soares, evitando deslocamentos para cidades mais distantes, em casos de necessidade de atendimento emergencial. Segundo Leonardo Rebouças Dourado Lima, prefeito de Morro do Chapéu, a iniciativa é importante para fortalecer o relacionamento entre as empresas, as comunidades e o governo local, reforçando o compromisso das companhias com a região nas quais elas mantêm projetos.
Cada empresa ficou responsável por uma parte das doações. A EDF Renewables doou insumos hospitalares, num total de mais de 11 mil itens. O pacote incluiu de abaixadores de língua a máscaras faciais protetoras e termômetros digitais infravermelhos de testa. Todos os insumos, exceto os termômetros, foram adquiridos de uma empresa próxima do município, a fim de estimular a economia local. Segundo o CEO da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches, a união de forças proporcionou uma resposta rápida que beneficiará a saúde da população durante e após a pandemia.
A Enel Green Power realizou as obras civil, hidráulica e elétrica para recuperar a estrutura da UPA, que será um importante legado para a região após a pandemia do Coronavírus. Para Roberta Bonomi, responsável pela EGP no Brasil, a geração de valor compartilhado é um valor importante para a empresa. A abordagem significa que, para a Enel, o desenvolvimento dos negócios da empresa precisa dialogar com as necessidades das regiões onde ela atua.
Já a Rio Energy foi responsável pela aquisição do mobiliário, entre leitos, móveis para armazenamento de materiais, TVs e aparelhos de ar-condicionado. De acordo com Marcos Meireles, CEO da Rio Energy, é uma satisfação participar da aliança na inauguração da unidade de atendimento. Segundo ele, a união é muito importante para cada vez mais se salvar vidas.
Fonte: Agência Canal Energia
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...
Foto: Reprodução Na noite desta terça-feira (25), um homicídio foi regis...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, mais conhecido como Robertão, anunciou há poucos instantes por m...