Segunda-feira, 22 de Junho de 2020
Notícias

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Irecê, a cidade registra 08 novos casos da Covid-19 e 31 pessoas recuperadas. No total, já são 59 casos positivos desde o primeiro confirmado, no dia 13 de abril. Até agora, o município registrou dois óbitos decorrentes da doença.

Segundo a publicação, os novos positivos são uma criança de 04 anos; dois adolescentes de 15 e 17 anos; três homens de 20, 20 e 42 anos e duas mulheres de 28 e 33 anos, todos por transmissão local.

Ainda conforme a nota, os bairros e povoados onde já tiveram casos positivos confirmados são o Alto do Moura, Angical, Arnóbio Batista, Asa Sul, Centro, Copirecê, Fórum, Fundação Bradesco, Ginásio de Esportes, Iêda, Loteamento Costa, Itapicuru, Jardim Europa, Lagoa do Tió, Lagoa Nova, Paraíso, Paulo Freire e Recanto das Árvores.

No momento, 21 casos estão sendo analisados pelo Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado na capital baiana.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 22 de Junho de 2020
BRASIL

No dia em que o Brasil bateu a marca de 50 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, último sábado (20), o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro alfinetou o presidente Jair Bolsonaro, pelo Twitter, com uma postagem endossando o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. “Mais de 50.000 vítimas pelo novo coronavírus. Muito triste. Cuidem-se. Lembro que já tivemos Ministro da Saúde”, escreveu Moro.

A publicação foi uma resposta a um tuíte de Mandetta, que disse: “50.000 vidas perdidas . Meu respeito às vítimas . Meu ex-paciente chamado Brasil , rezo por você! Queria tanto não atingir esta marca. Vamos lutar!!! Foco. Disciplina. Ciência. SUS !!! Fiquemos unidos. Governos passam. Oremos!!”. A dobradinha de Moro e Mandetta vem apenas um dia após o ex-ministro da Saúde afirmar, em entrevista à AFP, que cogita uma chapa presidencial com o ex-juiz em 2022.

Na entrevista, depois de dizer que se dá bem com Moro, Mandetta foi perguntado se há um futuro político entre os dois, ao que ele respondeu: “Política é destino. Não adianta você querer fazer acontecer as coisas porque você querer. Acho que a gente tem dever como cidadão, tanto eu quanto Moro, de dialogar com a sociedade brasileira e participar ativamente das eleições de 2022, seja como candidatos, chapa junto ou campos opostos, mas de fortalecer a democracia brasileira, ou como cidadão com certeza eu vou participar nas eleições de 2022”.

E completou: “Não tem nada descartado. Vai que rola”. Antes de ser ministro da Saúde, Mandetta era deputado federal pelo DEM. Já Sérgio Moro, enquanto ainda era juiz, dizia que jamais entraria para a política.

Fonte: Revista Fórum



Compartilhar no Whatsapp






Domingo, 21 de Junho de 2020
BAHIA

O Governo do Estado enviou, nesta semana, túneis de desinfecção desenvolvidos pelo Senai Cimatec e insumos hospitalares para diversos municípios da Bahia, para fortalecer o combate ao Coronavírus no interior. A ação faz parte da força-tarefa conduzida pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE).

“Este envio tem ocorrido sistematicamente para manter as unidades de saúde abastecidas com itens essenciais para o atendimento hospitalar, neste momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Seis túneis de desinfecção foram encaminhados para os municípios de Irecê, Remanso, Itabuna, Camacã, Juazeiro e Senhor do Bonfim. Além disso, foram enviados para diversos municípios 347.500 máscaras de tecido e TNT, 1.240 litros de álcool gel para hospitais, 25 bolhas de contenção e 1.460 protetores faciais de acrílico.

Região de Irecê

Foram 133 mil máscaras para Irecê, João Dourado, Lapão, Central, Canarana, Xique-Xique, Jussara, Ibipeba, Ibititá, São Gabriel, Itaguaçú, Cafarnaum, América Dourado, Barra do Mendes, Uibaí, Presidente Dutra, Mulungu do Morro e Barro Alto. Para Irecê ainda foram enviados 195 litros de álcool gel, uma bolha de contenção e 600 protetores faciais.

Juazeiro e Remanso também receberam 12 bolhas de contenção, 60.500 máscaras, 352 litros de álcool gel, além de 600 protetores faciais (Juazeiro). Mais 42 mil máscaras foram enviadas para Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Curaçá, Pilão Arcado, Sobradinho e Uauá.

Já para os municípios de Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim foram encaminhadas 50 mil máscaras. Senhor do Bonfim também está recebendo duas bolhas de contenção, uma bolha de intubação, 100 litros de álcool gel e 50 protetores faciais.

Para Itabuna, Camacã e Pau Brasil, no sul da Bahia, foram enviadas 62 mil máscaras, 593 litros de álcool gel, além de 210 protetores faciais. Para Itabuna ainda foram encaminhadas nove bolhas de contenção e uma de intubação.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 20 de Junho de 2020
Notícias

Plantio de milho na região de Irecê

Junho traz as comemorações de São João, São Pedro e Santo Antônio e com elas as comidas típicas desta época. Na Bahia, a mesa de guloseimas tem cheiro e sabor inconfundíveis dos pratos feitos à base do principal produto que dá cor e brilho à tradição junina, o milho.

No município de Irecê, agricultores e agricultoras familiares começaram a colheita do milho neste mês e seguem até agosto, a todo vapor, com a promessa de ser a maior colheita de milho dos últimos anos. Os agricultores são apoiados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, com entrega de insumos, como grãos não transgênicos, e assistência técnica e extensão rural (Ater).

De acordo com a agrônoma do Bahia Produtiva, Zene Vieira, que acompanha os agricultores, a expectativa é que haja aumento de 80% na produção em relação ao ano passado: “Este ano teremos uma colheita maior do que nos últimos 12 anos. No território de Irecê, a gente deve ter uma safra de aproximadamente 1 milhão de sacos de milho na região. Avaliamos que 25% seja de milho não transgênico”.

Os agricultores entregam sua produção para a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), única com produtos não transgênicos da Bahia. A cooperativa já recebeu, no total, R$ 1.4 milhão de investimento do governo estadual, por meio do edital Alianças Produtivas. Os recursos estão sendo aplicados na aquisição de um caminhão para escoar a produção, comunicação visual e embalagens, construção de galpão industrial e de uma moega e a aquisição de máquinas e equipamentos.

Plantado, colhido, secado e moído, o milho utilizado pela Copirecê na produção de produtos como Flocão Puro Milho não transgênico, Canjiquinha, Mingau de Milho Verde, Mingau Multicereais, Mugunzá e Creme de Milho, é cultivado, atualmente, por 600 famílias de cooperados de todos os municípios do Território Irecê. Juntos, elas produzem em média 75 toneladas por mês.

O agricultor Hélio Rodrigues Rocha, da comunidade Baixão dos Honoratos, no município de São Gabriel, é um dos beneficiados pelo Bahia Produtiva, e cooperado da Copirecê: “A gente só planta agora semente crioula (não transgênica) semente de boa qualidade, aumentei até minha área de produção. É uma semente que vou manter pro resto da vida. E produzir um milho bom desse jeito e já saber pra quem vou vender, pra cooperativa, me deixa muito seguro e satisfeito”.

Produtos de milho delivery

Da plantação de Seu Hélio, o milho vai para a Copirecê, onde é transformado e passa a ter valor agregado, e pode ir direto para a casa do consumidor. Os festejos deste ano são dentro de casa, mas a mesa com iguarias feitas com milho está garantida. Para quem mora em Salvador, os produtos da Copirecê, a exemplo do Flocão de Milho não transgênico, podem ser adquiridos e entregues em casa, pelas plataformas balcao.online/coophub e www.escoarbrasil.com.br. Moradores de outras localidades podem entrar em contato pelo telefone (74) 3641-3722 ou pelo Instagram @flocaopuromilho.

Fonte: Ascom/ SDR



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Junho de 2020
Notícias

Um veículo VW Saveiro Robust, cor branca, ano/modelo 2017 e placa Mercosul PKL-8D13, foi apreendido por uma equipe da Polícia Militar na cidade de Jussara, região de Irecê.

A apreensão ocorreu na tarde da última quinta-feira (18), por volta das 15h. Segundo a PM, o carro tinha sido furtado em Xique-Xique. O veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Junho de 2020
Notícias

Com a entrega de mais 27 protetores faciais, ocorrida na quarta-feira  (17), no prédio do IFBA Campus Irecê, já chega a 75 o número de máscaras doadas pela instituição ao município de Canarana. Esse foi o terceiro lote destinado aos profissionais de saúde daquela cidade. As primeiras 22 máscaras foram entregues no dia 02 de maio, sendo o segundo lote, contendo 26 protetores, entregue em 02 de junho de 2020.

A entrega foi realizada pela professora do IFBA, Sílvia Garcez, à Coordenadora de Enfermagem do Hospital Municipal de Canarana, Ana Carolina.

Os equipamentos doados servirão como barreiras mecânicas contra respingos, diminuindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente naquele município no combate à Covid-19.

Fonte: IFBA Irecê



Compartilhar no Whatsapp