Uma médica cubana que mora em Irecê relata a vontade de trabalhar no combate ao coronavírus no estado. Ela, que tem experiência de 11 anos na área, não pode exercer a medicina no país pela falta do Revalida, um sistema de revalidação de diplomas médicos estrangeiros.
O Revalida é um exame com validade anual feito pelo governo federal, que teve última edição aplicada no ano de 2017. Sem uma nova previsão para a prova, médicos com diplomas de outros países ficam impedidos de atuar.
A médica Keylan Oris Robles é um desses profissionais. Ela chegou a atuar durante o programa Mais Médicos no interior do estado, e resolveu permanecer na Bahia quando os contratos foram encerrados pelo governo federal.
“Sou médica cubana, 11 anos de formada como clínica geral, tenho pós-graduação em cuidados intensivos, especificamente para atenção a pacientes graves. Cheguei no Brasil no ano de 2017 com meu esposo. Nós fomos deslocados para trabalhado no interior da Bahia, no município de Central, perto de Irecê, é um município muito pequeno e também com pouca estrutura de saúde”, disse.
“Trabalhei na unidade de saúde familiar na zona rural, e junto a essa unidade tinham outras duas unidades satélites, que eu fazia o deslocamento duas vezes por semana. Amei o trabalho com minha equipe brasileira, enfermeiros, clínicos, agentes de saúde comunitários. Nunca tive incidência na mortalidade infantil, mortalidade materna. Fizemos atividades para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, conta Keylan.
“Após o rompimento do contrato, ficaram muitos cubanos por aqui, em muitos estados do Brasil. Especificamente aqui na Bahia, ficamos cerca de 150 médicos cubanos, com a melhor disposição do mundo e o conhecimento para trabalhar e ajudar a população brasileira nessa pandemia”.
“Ficamos tristes, ficamos desanimados ante tanta humilhação por parte do governo, exigindo que para trabalhar nesse momento, devemos ter o diploma revalidado, coisa que é muito difícil já que não se faz o revalida desde 2017. Só tenho para falar para o governo da Bahia e para o governo do Brasil, que aqui temos um exército de médicos e médicas cubanas, com conhecimento e disposição para trabalhar e ajudar o povo brasileiro”, ponderou.
Também cubano, o marido de Keila está atuando no estado do Pará. Por lá, o governo estadual tomou a iniciativa de contratar 86 médicos com diplomas estrangeiros sem a liberação do governo federal.
A medida gerou polêmica com o Conselho Regional de Medicina do estado paraense, mas o governador Helder Barbalho sustentou a posição e disse que está pensando em salvar vidas.
“Eu estou feliz e triste ao mesmo tempo. Triste por que estou separada do meu esposo, mas feliz porque ele foi para o estado do Pará, que tomou a iniciativa de contratar médicos cubanos. Já tem muitos cubanos lá, trabalhando nos hospitais de campanha em Belém, especificamente na capital”, disse.
“E eles [médicos] estão felizes e contentes de, depois de muito tempo, poder fazer o exercício da medicina para sobreviver. Hoje eles estão colocando seus jalecos de médico, pegando seus instrumentos para trabalhar à disposição do povo brasileiro nessa pandemia”, avaliou Keylan.
O governo da Bahia, junto com os governadores do Consórcio Nordeste, tentam a liberação do governo federal para a contratação de médicos cubanos, mas o aval ainda não foi dado.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por enquanto, está descartada a contratação dos médicos sem a atualização do Revalida.
Em contrapartida, o estado prorrogou as inscrições para contratação de 400 médicos até a próxima segunda-feira (25), por causa do não preenchimento do quadro necessário. Até esta segunda-feira (18), 329 profissionais se inscreveram, mas nem todos estão aptos para trabalhar.
As vagas serão distribuídas entre as unidades de referência e retaguarda para o coronavírus em território baiano. A convocação é para médicos com experiência, sendo especialistas nas áreas de medicina intensiva, anestesiologia, cirurgia, pneumologia, clínica médica, cardiologia, nefrologia, infectologia e áreas afins.
Fonte: G1
O Programa Especial de Aprendizagem Remota foi aprimorado! Visando oferecer maior comodidade e melhorar a experiência de aprendizagem remota de seus discentes, a Faculdade IreCê - FAI - migrou o PROREM do formato PDF para o Moodle.
O roteiro de estudos continua o mesmo, mas a melhoria integra todas as aulas, textos, vídeos e sala de discussões em uma única plataforma. Ficou ainda mais fácil estudar em casa.
Fonte: Ascom - FAI
Hoje é o “Dia Nacional do Pedagogo”, um profissional fundamental na estrutura da nossa sociedade que atua como professor na Educação Infantil e no ensino de disciplinas pedagógicas. Neste período de isolamento, estes profissionais tentam se adaptar as novas necessidades da educação, como o ensino a distância. Essa data comemorativa foi instituída no Brasil pelo Deputado Eduardo Gomes, por meio do Decreto de Lei nº 7.264, de 20 de maio de 2010.
Hoje é também o “Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem”, profissionais que cuidam da saúde auxiliando médicos e enfermeiros. Neste momento, muitos destes profissionais estão trabalhando para combater a pandemia do novo coronavírus. Essa data comemorativa foi instituída a partir da resolução n° 294, de 15 de outubro de 2004 e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
A Câmara Municipal de Seabra, na região da Chapada Diamantina, parabeniza estes profissionais! Que neste dia possamos lembrar da fundamental importância que estes têm para a estrutura da nossa sociedade e valorizar o trabalho que desempenham.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
O sinal digital da TVE Bahia foi inaugurado, nesta terça-feira (19), em solenidade realizada virtualmente, na região de Irecê. Durante a transmissão, foi apresentada toda a programação da TV pública da Bahia, que traz conteúdos diversificados de educação, jornalismo, esporte, cultura, saúde, música e programação infantil. A cerimônia contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Silva Gonçalves, entre outras autoridades.
O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 277.162,90, alcançando uma população de 179.081 mil pessoas. No Território de Irecê, receberam o sinal os municípios de Irecê, Lapão, Presidente Dultra e Central, que vão operar através do canal 5.1. Já na cidade de Xique-Xique, a programação da emissora estará disponível pelo canal 4.1.
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a qualidade do sinal e dos conteúdos exibidos. "Nós não gostaríamos de passar este momento sem registrar a abertura de um sinal de uma TV pública no Estado da Bahia, para a gente poder chegar à população com qualidade e com informações qualificadas, pois a TVE possui uma programação diferenciada, rica e muito abrangente, que vai desde economia à educação ao esporte e cultura".
O diretor geral do IRDEB, Flávio Silva Gonçalves, ressaltou a importância do canal para a população baiana. "A TV pública da Bahia é uma fonte importante de informação, educação, cultura, esporte, saúde. Neste momento da pandemia, e também depois, a TVE é um importante veículo para todos os baianos, sejam eles crianças, jovens, adultos ou idosos. A informação ajuda a salvar vidas. Combater as informações erradas é fundamental na pandemia. A programação da TVE é diversa e esta diversidade agora está chegando aos baianos no interior do Estado através do sinal digital com qualidade".
As novas estações de retransmissão digital do sinal da TVE no interior do Estado também já foram inauguradas nos seguintes municípios: Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Cachoeira, Brumado, Araci, Conceição do Coité, Serrinha, Biritinga, Teofilândia e Itaberaba.
Programação - A TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo, shows e esportes a programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade, projetos audiovisuais realizados pelas universidades públicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais.
Alguns dos destaques da grade de programação do canal são os programas voltados para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A TVE exibe de segunda a sexta, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa Hora do ENEM, exibido nos mesmos dias, sempre às 18h.
A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
Fonte: Ascom - SEC
Foto: Reprodução/Google
O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão realizada nesta terça-feira (19/05) por meio eletrônico, julgou procedente representação formulada pelo Ministério Público de Contas contra o ex-prefeito de América Dourada, na região de Irecê, Joelson Cardoso do Rosário. A apuração apontou o cometimento de ilegalidades em contratações temporárias realizadas no ano de 2016, entre as quais, a burla à regra do concurso público. Foram contratados cerca de 69 servidores, todos sem a realização nem mesmo de processo seletivo simplificado.
O conselheiro substituto Cláudio Ventin, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Os conselheiros do TCM ainda aprovaram uma multa no valor de R$5 mil.
As contratações temporárias foram realizadas, segundo o relatório, “para satisfazer as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2016, sem a observância das normas legais”. O ex-prefeito desrespeitou, inclusive, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Trabalho da 5ª Região e o Município de América Dourada, que o obrigava a abster-se de celebrar contratos temporários e só contratar por meio de concurso público.
De acordo com a relatoria, o ex-prefeito não comprovou a legalidade das contratações, sequer nos aspectos formais ou materiais, demonstrando que as mesmas ocorreram sem qualquer critério objetivo que visasse o interesse público, em descumprimento ao disposto na Constituição Federal e em Lei Municipal.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
Subiu para 106.794 o número de pessoas recuperadas da COVID-19 no Brasil, o que representa 39,3% do total de casos confirmados até o momento (271.628). Há também 146.863 pessoas em tratamento. O Governo do Brasil, junto às secretarias de saúde estaduais e municipais, está cuidando de todos. Nesta segunda-feira (18) o Brasil bateu a marca de 100 mil casos recuperados. As informações foram atualizadas até as 19h desta terça-feira (19/5) pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Outras 146.863 pessoas estão sendo acompanhadas (54,1%) pelos profissionais de saúde.
Nas últimas 24h, 6.335 pessoas se recuperaram da doença. Até o momento, o país registra 17.971 óbitos, sendo que 1.179 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24h, apesar de a maioria ter acontecido em outros dias. Isso porque as notificações ocorrem apenas após a conclusão da investigação dos motivos das mortes. Desse total, 225 mortes ocorreram, de fato, nos últimos três dias e outras 3.319 estão em investigação.
O Ministério da Saúde tem empenhado esforços e investido em infraestrutura, com habilitação de novos leitos de UTI, reforço de recursos humanos e aquisição de equipamentos de proteção individual, insumos e respiradores. A pasta também tem liberado recursos para auxiliar estados e municípios a enfrentarem a pandemia, com o intuito de garantir a estrutura necessária ao atendimento dos pacientes. Entre abril e maio, já foram habilitados mais de 4 mil leitos de UTI, voltados exclusivamente para o atendimento de pacientes graves ou gravíssimos do coronavírus.
Atualmente, a doença circula em pouco mais da metade dos municípios brasileiros, mas a maior parte não registra nenhum óbito.
SITUAÇÃO DE TERÇA-FEIRA 19/05/2020 - 19h
GRUPOS DE RISCO
Pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham doenças pré-existentes, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus.
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Reprodução / CN O trágico acidente ocorrido na BR-324, na altura d...
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: reprodução A Polícia Civil da Bahia intensificou as ações de segur...
Foto: Central Notícia O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xi...