Foi divulgado, nesta terça-feira (14), o resultado do edital do Governo do Estado para habilitar fabricantes de máscaras artesanais de proteção facial. No total, 603 empreendimentos foram cadastrados, em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, sendo 220 associações, 33 cooperativas, 308 microempresas e 42 empresas. A lista dos empreendimentos habilitados está disponível nos sites da CAR e da SDR.
A habilitação dos fabricantes das máscaras foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que promoveu o edital em parceria com as secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O potencial de produção instalado é de 9 milhões de máscaras artesanais em 30 dias, já que nesses empreendimentos foram identificadas 6.338 máquinas de costura apropriadas a este tipo simplificado de confecção, com 9.969 costureiras e costureiros em condições de trabalharem na fabricação desse equipamento de proteção individual (EPI).
De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, a ação é de extrema importância para tornar o uso de máscaras mais intensivo pela população. “Com o edital, criamos uma rede de instituições, empresas e microempresas que estão habilitadas a confeccionar máscaras em todos os territórios baianos. Portanto, queremos reforçar a importância do uso de máscaras para aquelas pessoas que precisam sair de casa”, afirma.
Para o superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da SDE, Paulo Guimarães, o edital teve um ótimo resultado, com quase 700 empreendimentos inscritos, o que permitirá a confecção de um grande número de máscaras reutilizáveis para distribuição à população e descartáveis para distribuição às unidades de saúde dos municípios baianos. “Isto permitirá que um grande número de profissionais do setor de confecções voltem a trabalhar durante a quarentena, prestando um serviço essencial na luta contra a Covid-19".
Catálogo eletrônico
A partir do resultado do edital, a CAR vai publicar um catálogo eletrônico com o nome do empreendimento, sua localização, contato comercial e potencial produtivo das máscaras, cujo objetivo central é disponibilizar para as Prefeituras Municipais, Consórcios Públicos e para organizadores e promotores locais e regionais de campanhas de uso das máscaras, como meio efetivo de contenção da Covid-19, como tem orientado os diversos órgãos de controle da pandemia.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, com o catálogo em circulação, a expectativa é que os processos de produção de máscaras sejam mais facilitados e rápidos. “O objetivo do edital foi identificar essa rede de ofertantes, e, com o catálogo, aproximar de forma dinâmica, como o momento emergencial requer, os potenciais fornecedores dos contratantes”, destaca.
As instituições habilitadas poderão ser contratadas por diversos órgãos e secretarias do Governo, tanto para confeccionar as máscaras, com insumos providos pelo próprio Estado (tecidos, TNT, elástico e linha), obtidos de doações de empresas, clubes e outras instituições privadas, adquiridas no atacado, ou não, com todo material de responsabilidade das próprias instituições habilitadas.
Fonte: Secom-BA
Três pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus em Barra, no Vale do São Francisco e em Canarana, na região de Irecê, já são considerados curados. Os dados constam nos boletins divulgados pelas prefeituras das duas cidades nesta segunda-feira (13).
As Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de Barra e Canarana, onde foram registrados os casos, seguem as orientações do Ministério da Saúde, para que os pacientes passem 15 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas; após o 14º dia, ele pode ter contato com outros ambientes e pessoas da casa, no entanto, deve continuar recluso na residência por mais uma semana em observação.
Além dos pacientes recuperados, os boletins afirmam ainda que existem três casos suspeitos (em monitoramento e isolamento domiciliar, sem critérios para coleta de exame) em Canarana e um caso suspeito que aguarda resultado em Barra.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Fonte: Central Notícia
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 431 votos a 70, o Projeto de Lei Complementar 149/19, substitutivo ao projeto conhecido como Plano Mansueto, que prevê ajuda financeira da União a estados, Distrito Federal e municípios para o enfrentamento à pandemia de covid-19. O texto segue para apreciação do Senado.
O projeto prevê compensar a queda de arrecadação do Imposto de Circulação, Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços (ISS) de 2020 em relação ao ano passado. “Foi uma vitória importante das unidades da federação e dos seus municípios, desobrigando o congelamento de salários por dois anos e também barrando uma onda de privatizações propostos pelo Governo Federal”, avalia a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA).
A parlamentar baiana também lembra que a votação é válida para o período crítico e que logo que debelada a pandemia, os cuidados com a questão fiscal serão retomados.
Fonte: Ascom - Lídice da Mata
Prezados servidores,
Informamos que diante dos atrasos constantes nos salários dos servidores, como sempre estamos tomando todas as medidas jurídicas e mesmo diante do cenário de dificuldade que estamos passando, o nosso jurídico vem constantemente trabalhando para tentar encontrar uma solução para esse desmando praticado pelo prefeito municipal.
Quando se tem um prefeito que não cumpre decisão judicial dificulta um pouco a eficácia do resultado positivo conseguindo nas demandas judiciais, mas diante da insistência desses descumprimentos as consequências negativas pra gestão virão e temos certeza que o Judiciário tomará decisões mais duras para obrigar o seu cumprimento.
Infelizmente o Judiciário tem formalidades a seguir e só após o descumprimento de decisões judiciais é que ele toma decisões mais duras, como já vem sendo tomadas, mas ainda não foi suficiente para obrigar o cumprimento da decisão judicial diante da irresponsabilidade da gestão municipal que insiste em não pagar corretamente os salários dos servidores públicos.
Assim, sugerimos a categoria que demonstre suas indignações nas redes sociais enquanto tomamos as medidas jurídicas cabíveis.
Infelizmente isso é o preço alto de eleger pessoas que não têm um mínimo de humildade para governar e resolver os problemas enfrentados, por isso importante neste ano de eleição o servidor refletir e observar o perfil de cada candidato pra não incorrer nos mesmos erros do passado quando elegeu para governar pessoas que não tem o perfil de se dar com o povo diante da arrogância e prepotência.
Como já falamos linhas atrás, outras medidas jurídicas estarão sendo tomadas para que o judiciário tome providências no sentido de cumprir a decisão judicial que determinou o pagamento dos salários dos servidores até o quinto dia útil de cada mês.
Atenciosamente,
Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Central
Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos de Central
O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 1.355, um acréscimo de 105 óbitos nas últimas 24 horas. A nova totalização foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda (13). O resultado marca um aumento de 9% em relação ao último domingo (12). São Paulo concentra o maior número de casos (8.895) e de mortes (608), com mais da metade do total contabilizado na atualização. Em seguida, os estados com os maiores números de mortes são Rio de Janeiro (188), Pernambuco (102), Ceará (91) e Amazonas (71).
Além disso, foram registradas mortes no Paraná (31), Maranhão (27), Santa Catarina (24), Minas Gerais (23), Bahia (22), Rio Grande do Norte (17), Rio Grande do Sul (16), Distrito Federal (15), Pará (15), Espírito Santo (14), Goiás (15), Paraíba (13), Piauí (8), Amapá (5), Sergipe (4), Mato Grosso do Sul (4), Mato Grosso (4), Alagoas (3), Acre (3), e Roraima (3) Rondônia (2).
Tocantins é o único estado onde ainda não houve morte. Já o número de casos no país somou 23.753. O número representa um crescimento de cerca de 6% em relação a domingo, quando o balanço do Ministério da Saúde marcou 22.169. A taxa de letalidade do país ficou em 5,7%. Sobre o perfil das vítimas, 58,9% eram homens e 41,1%, mulheres. Do total, 74% tinham acima de 60 anos e 75% apresentavam algum fator de risco, como cardiopatia, pneumopatia, diabetes e doenças neurológicas.
Tratamento
O secretário de Ciência e Tecnologia do ministério, Denizar Vianna, voltou a falar que não existem evidências suficientes sobre a hidroxicloroquina, cuja adoção é recomendada em casos de média e alta gravidade: “Ainda não há estudos definitivos. Nos casos graves e críticos, quando se pesam riscos e benefícios, no uso compassivo podemos usar”. Ele chamou a atenção para o fato de novos tratamentos estarem em avaliação por pesquisadores, como é o caso de transfusão do plasma de pessoas que se curaram da Covid em infectados.
Quando indivíduo tem infecção e se cura disso, o sistema de defesa dele gera anticorpos. “Qual é a ideia da transfusão do plasma? Oferecer uma imunidade passiva, colocar anticorpos. Começamos força-tarefa no Brasil que está tentando dar resposta a isso. Em 30 dias vamos ter respostas preliminares para que possamos utilizar isso de forma segura para pacientes”, comentou.
Fonte: Agência Brasil
Prezados clientes,
Comunicamos que por recomendações das autoridades saúde, frente a pandemia COVID-19, as lojas Móveis Potiguar – em Central e João Dourado -, se manterão fechadas por tempo indeterminado. Tal ação visa preservar a saúde e bem-estar de todos.
Para os clientes que não querem deixar os seus boletos em atraso, podem realizar depósitos online ou entregar em mãos assim que retornamos daremos baixas no sistema.
Agência: 0548-7
C/c: 110.286-8
Nome: Eliedson Dantas
Banco do Brasil
Equipe Potigaur
Agradece a compreensão!
#fiqueemcasa
Fonte: Móveis Potiguar - Direção
Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) – Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Irecê recebeu mais um resultado negativo para coronavírus. A informação foi divulgada oficialmente no Facebook.
Até agora, a cidade teve 19 casos suspeitos, sendo todos descartados após exames realizados no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado em Salvador. No momento, não há casos em investigação no Lacen.
Fonte: Central Notícia
A Assembleia Legislativa da Bahia recebeu na manhã desta segunda-feira (13) uma indicação, em caráter de urgência, do deputado estadual Jacó (PT). Trata-se de um pedido de providências ao Governo para que recupere e dê o apoio necessário a Central. As chuvas do final de semana deixaram ruas e casas alagadas no município que fica a 512 km de Salvador.
Segundo o parlamentar, as chuvas de sexta-feira e sábado destruíram a cidade em sua infraestrutura, bem como deixaram desabrigadas centenas de famílias, sem os seus pertences, o que justifica a adoção de medidas urgentes por parte dos poderes públicos - municipal, estadual e federal. A Defesa Civil de Central informou que choveu 158 milímetros, volume esperado para todo o mês de abril.
Situado na região de Irecê, Central tem cerca de 18 mil habitantes e, na semana passada, foi incluído na lista de municípios na Bahia que tiveram o pedido de calamidade pública reconhecido pela Alba em função da pandemia do coronavírus.
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: Reprodução / CN O trágico acidente ocorrido na BR-324, na altura d...
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: reprodução A Polícia Civil da Bahia intensificou as ações de segur...
Foto: Central Notícia O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xi...