Quinta-feira, 19 de Março de 2020
Notícias

Passageiros recebem orientações acerca da pandemia do coronavírus – Foto: Montagem/CN

Com o objetivo de prevenção no município de Irecê, em função da pandemia do coronavírus, todos os passageiros que estão chegando à cidade por meio de transporte coletivo estão sendo monitorados.

Uma equipe de profissionais de saúde do município vem realizando aferições de temperatura, como forma de prevenção do contágio do coronavírus.

Além disso, a equipe vem dando orientações de como higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e como agir em casos de tosse e espirros. Vários panfletos estão sendo distribuídos aos passageiros.

A medida se estende, também, em outros pontos de ônibus espalhados pela cidade, que recebem passageiros de outros lugares da região.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 19 de Março de 2020
Região

A medida é por tempo indeterminado no município – Foto: Central Notícia

Por causa do avanço do coronavírus no país, a Prefeitura de Jussara anunciou por meio de decreto a suspensão - desde quarta-feira (18) -, por tempo indeterminado das aulas na rede municipal de ensino. Na cidade não há casos suspeitos da doença.

A Administração Municipal fez uma recomendação para as faculdades e escolas da rede privada para também adotarem às medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus. No entanto, as áreas administrativas permanecem em funcionamento para assistência e orientação.

As viagens de rotina de pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), também foram canceladas - com exceção de pacientes oncológicos e casos crônicos disciplinados por Portaria da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura recomendou ainda o fechamento de academias de ginástica em Jussara. A medida é para evitar aglomerações.

Já que a situação de pandemia é reconhecida, a Secretaria de Saúde do Município aconselha que as pessoas tomem os seguintes cuidados:

  • Lavar as mãos, com água e sabão, até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas;
  • Usar álcool gel 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca;
  • Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo, mantendo distância mínima de 1 metro das pessoas quando estiver nessa condição;
  • Evitar IV) tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos;
  • Manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo;
  • Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;
  • Evitar multidões;
  • Usar máscaras caso apresente sintomas ou se for em ambientes muito cheios ou fechados;
  • Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando;
  • Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo;
  • Se informar sobre os métodos de prevenção e passar informações corretas.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 19 de Março de 2020
BAHIA

O Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou o diagnóstico de nove novos casos do novo coronavírus (Covid-19). Os novos casos são de residentes em Salvador (8) e Porto Seguro (1). As vigilâncias municipais ainda investigam o histórico dos pacientes a fim de aferir se há ou não transmissão comunitária. 

De janeiro até às 18h desta quarta-feira (18), a Bahia registrou 747 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 27 confirmados nos municípios de Salvador (17), Feira de Santana (5), Porto Seguro (5) e Prado (1). Outros 335 aguardam análise laboratorial e os demais foram descartados. No total, 46 municípios fizeram notificação.

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no site da Sesab.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

Fonte: Sesab



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 19 de Março de 2020
BAHIA

Estudantes do curso de Farmácia da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) começaram a produzir álcool gel para distribuição gratuita na instituição, depois do surgimento dos casos do coronavírus na cidade. Até a última terça-feira (17), Feira de Santana registrava cinco casos confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Em uma semana, os estudantes produziram dez quilos do álcool gel para funcionários e alunos da Unef. A iniciativa partiu depois que o produto, uma das ferramentas de prevenção ao coronavírus, começou a faltar nas farmácias. “É uma preocupação com a prevenção. O coronavírus tem uma distribuição mundial, e o álcool gel é muito importante na prevenção e disseminação da doença, na comunidade acadêmica principalmente, explicou a professora Fernanda Pinheiro, coordenadora do curso de Farmácia da Unef.

A professora do curso de Farmácia, Letícia Junqueira, que tem monitorado a produção dos estudantes, explica que o processo de produção do álcool gel dura menos de 20 minutos, mas só pode ser feito em laboratório, com orientação profissional. “Para formar o álcool gel, a gente, além de usar o álcool 70 como veículo, a gente utiliza um agente gelificante, o carbopol, e algo para balancear o PH, que é a trietalonomina”, pontuou Letícia. Além disso, é usado também glicerina na mistura, para não ressecar as mãos.

Para os estudantes, a atitude para prevenção do coronavírus também é uma forma de praticar o que aprende nas aulas. “É uma grande oportunidade estar no laboratório da faculdade, podendo produzir o álcool gel e poder colocar em prática tudo o que a gente aprendeu em sala de aula”, disse Malena Santos, aluna do curso.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 19 de Março de 2020
Publicidade

Realize AGORA GRATUITAMENTE sua inscrição em nosso Vestibular ou use sua Nota no Enem para começar seu Curso Superior aqui na #unoparirece AINDA ESTE SEMESTRE com um excelente DESCONTO de até 100%

Oportunidade única para iniciar seu curso!

Confira os valores das mensalidades SEM o DESCONTO:

  • NUTRIÇÃO 408,99
  • FISIOTERAPIA 399,00
  • EDU. FÍSICA BACHAREL 274,91
  • EDU. FÍSICA LICENC 238,98
  • PEDAGOGIA 219,00
  • ADMINISTRAÇÃO 228,99
  • EMBELEZAMENTO 228,99
  • CIÊNCIAS CONTÁBEIS 228,99

E mais 30 cursos.

CORRA!

Realize agora GRATUITAMENTE sua inscrição aqui pelo Tel.:(74)99904-3106

Sua Melhor Decisão EAD é aqui: Unopar!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 18 de Março de 2020
Notícias

O Bispo diocesano, Dom Tommaso Cascianelli, determinou a suspensão de missas em todas as igrejas católicas da Diocese de Irecê, por causa do novo coronavírus.

O Bispo busca evitar aglomerações e assim combater a expansão de possíveis contaminações do coronavírus. A decisão da suspensão não tem data para terminar.

As missas serão celebradas nos domingos às 07hs e às 19hs sem a presença de fiéis e com transmissão pela Rádio Irecê Líder FM, para que todos possam celebrem em suas residências.

Fonte: Líder Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 18 de Março de 2020
Política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na noite desta terça-feira (17), o diploma de primeiro suplente de deputado estadual de Luizinho Sobral (PODEMOS). O provimento da cassação do ex-prefeito de Irecê foi aprovado por 7 a 0.  O relator do recurso foi o Ministro Sérgio Banhos.

A decisão atrapalha os planos de Sobral para as eleições deste ano. O político tentaria, mais uma vez, a eleição para prefeito de Irecê.

O processo de cassação foi impetrado, em 2018, pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE). Sobral foi condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder no pleito de 2012 - cujo recurso foi julgado pelo TSE em setembro de 2019 -, e estava inelegível. 

Nas eleições de 2018, Sobral obteve 46.162 votos, não suficientes que garantissem uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Pela sucessão da coligação, quem assume a vaga de primeiro suplente é o ex-deputado e principal articulador do PSB de Feira de Santana, Angelo Almeida.

Fonte: BNews



Compartilhar no Whatsapp