Você confunde financiamento com empréstimo com garantia? Calma, a CashMe ajuda. Confira:
Para fazer um empréstimo, é necessário que haja um planejamento prévio. É importante conhecer suas opções e todas as modalidades de créditos. Empréstimos pessoais, consignados, até mesmo outras categorias que podem parecer mais difíceis de serem encontradas como empréstimo para autônomo, ou até para negativos.
Contudo, é bastante comum confundir empréstimos com financiamento, em especial o empréstimo com garantia. De fato, existem semelhanças entre essas duas modalidades, mas suas diferenças também podem ajudar na hora na hora de escolher o que é melhor para a sua necessidade e o que cabe no seu bolso. Basta fazer as perguntas e a CashMe dará as respostas.
Empréstimo x Financiamento
Saiba mais sobre o melhor Simulador de empréstimo de 200 mil
Antes de tudo, é preciso saber quais são as semelhanças entre o financiamento e o empréstimo. Em ambas as operações existe um contrato no qual a instituição financeira empresta um valor para o cliente e ele se compromete a devolvê-lo em um período de tempo e com os encargos que foram acordados. Esses encargos incluem taxas de juros, tarifas adicionais e o IOF.
A principal diferença entre um empréstimo e um financiamento é o destino do capital. No empréstimo o cliente pode utilizar o dinheiro como bem entender, sendo geralmente usado para pagamento de dívidas, que começam pequenas e vão se acumulando até formar um montante.
Existem vários tipos de empréstimos e o empréstimo como garantia de imóveis é frequentemente confundido com financiamento por aqueles que pouco conhecem do mercado financeiro. Isso se deve ao fato de ambos lidarem com o imóvel como garantia.
No crédito com garantia de imóvel, o beneficiário transfere uma propriedade para o nome do banco, com usufruto do crediário, até que o empréstimo seja pago. Serve como uma segurança para a empresa bancária que receberá o dinheiro de volta.
Já no financiamento, o dinheiro deverá ser usado com uma finalidade específica, como a compra de um imóvel, por exemplo. Assim como o empréstimo com garantia de imóveis, geralmente é pedido uma garantia ao beneficiário ligada ao bem que o mesmo adquiriu com o dinheiro. Por exemplo, caso o dinheiro tenha sido destinado para a compra de um apartamento, este apartamento deverá ser a garantia até a dívida ser paga.
Outra diferença entre o empréstimo e o financiamento é a liberação do crédito. No primeiro, o capital é entregue diretamente para o crediário, que pode decidir a forma como quer utilizá-lo, como já foi mencionado. No financiamento, o dinheiro vai diretamente para o vendedor do imóvel ou bem que será financiado.
Apesar de não ser uma regra, é possível dizer que o empréstimo para autônomo é mais indicado para situações de emergência ou que não necessariamente se tem um direcionamento especificado pelo cliente, como quitar uma dívida. Em contrapartida, o financiamento é uma opção melhor para quem pretende adquirir bens específicos e de valor mais elevados como imóveis, uma vez que é para isso que serve e só pode ser usado neste caso.
Os dois tipos mais comuns de financiamento são a hipoteca e a alienação fiduciária.
O que é alienação fiduciária?
De modo resumido, a alienação fiduciária permite que a instituição financeira em que o empréstimo foi solicitado fique como a proprietária do imóvel que está sendo financiado até que todas as parcelas da dívida sejam quitadas dentro do prazo combinado.
A posse fica com o beneficiário que pediu o financiamento, o que quer dizer que o cliente pode utilizar o imóvel ou o bem quando e como quiser, mas a empresa bancária é a dona da propriedade. Quando o financiamento termina de ser quitado, a propriedade passa para o nome do cliente.
Portanto, as taxas de juros do financiamento não dependem só do relacionamento do cliente com a instituição escolhida. isso ajuda a diminuí-las, é claro, mas também dependem do tipo de bem que o cliente pretende adquirir com o valor que foi solicitado.
Empréstimo e financiamento: qual é melhor?
A melhor escolha entre empréstimo e financiamento é sempre aquela que se adequa às necessidades específicas do que o beneficiário precisa e procura. As taxas de juros e os prazos tanto de um quanto de outro podem variar bastante entre as instituições financeiras e as modalidades de empréstimo.
Antes de escolher entre uma ou outra, é preciso se planejar bem e ter a certeza absoluta de que irá pagá-los dentro do prazo estipulado. No caso do financiamento, caso não o faça, o imóvel, adquirido será retomado pela empresa bancária mesmo que já tenha pago muitas parcelas. Em contrapartida, o empréstimo disponibiliza mais flexibiliza para gastar o dinheiro – e por esse motivo é preciso ter ainda mais cuidado.
Outras informações
Antes de optar tanto pelo empréstimo quanto pelo financiamento, vale a pena considerar se o dinheiro será mesmo necessário e se as prestações das parcelas caberão no seu bolso sem qualquer tipo de aperto.
Quando se solicita um empréstimo ou um financiamento, é feita uma análise de crédito. Essa análise será necessária para determinar quais serão as cobranças feitas, ou seja, qual será a taxa de juros que o beneficiário irá pagar efetivamente. A taxa depende do perfil do solicitante e, além disso, será avaliado se tem o nome negativado, se possui renda mensal, como é essa renda e seu histórico de movimentação de conta.
Para contratar uma modalidade de empréstimo ou um financiamento, o cliente deve apresentar a documentação pessoal e do imóvel, se for o segundo caso. É dever da instituição financeira informar previamente quais serão as taxas cobradas como o IOF e o valor das tarifas, juntamente com as taxas de juros. Diversas empresas bancárias disponibilizam a possibilidade de fazer uma simulação para que o solicitante veja o custo efetivo total (CET) antes de fechar o contrato.
Além disso, outros cuidados são necessários para que nada dê errado quando for fechar um empréstimo, como checar a instituição e ler o contrato com extrema atenção. Atente-se: um empréstimo e um financiamento mal planejados podem colocar os consumidores em uma situação financeira muito pior do que quando os solicitaram.
Fonte: As informações são de assessoria
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, por meio da Coordenação de Extensão, torna público primeira retificação do edital de inscrições para seleção de dez propostas de Projetos/Cursos, orientados por professores com uma bolsa estudantil para ajudar na elaboração e validação do Projeto/Curso.
O presente edital tem por objetivo regularizar e institucionalizar as atividades de extensão tecnológica no Campus Irecê, através de apoio as propostas de extensão, a serem inscritas no primeiro semestre de 2022.
As submissões das propostas devem ser direcionadas para a Coordenação de Extensão entre os dias 15/04/2022 a 13/05/2022, através do envio dos formulários nos Anexos I e II devidamente preenchidos para o e-mail coext.ire@ifba.edu.br.
O presente Edital é compreendido como um incentivo aos servidores do IFBA campus Irecê, para elaborar uma proposta de curso/projeto em parceria com um estudante bolsista. Tais cursos/projetos - que possuam caráter educativo, cultural e científico - serão ofertadas à comunidade em parcerias com as prefeituras do Território de Irecê, de forma que possam contribuir para a capacitação do cidadão e transformação da realidade local/regional, buscando o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante sua formação no respectivo curso, por meio das atividades técnico-didáticas.
Fonte: IFBA Irecê
Profissionais com ensino superior completo e curso de aperfeiçoamento na área podem se inscrever para atuar em 14 estados brasileiros
A Fundação Bradesco está com 16 vagas abertas para instrutores de banda. O profissional deve ser graduado em música, ter curso de aperfeiçoamento na área e vivência como maestro e instrutor de música, além do domínio em instrumentos específicos a depender da escola, como sopro, percussão, corda, teclado e metais. As vagas estão disponíveis para atuar em 14 estados, nas seguintes cidades: Aparecida de Goiânia (Goiás), Cacoal (Rondônia), Ceilândia (Distrito Federal), Conceição do Araguaia e Paragominas (Pará), Cuiabá (Mato Grosso), Irecê e Salvador (Bahia), Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco), João Pessoa (Paraíba), Macapá (Amapá), Natal (Rio Grande do Norte), Paranavaí (Paraná), Propriá (Sergipe), São João Del Rei (Minas Gerais) e São Luís (Maranhão).
O instrutor terá carga horária de 20 horas semanais e será responsável por direcionar, instruir e ensinar os estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2, nas atividades do contraturno escolar (manhã ou tarde). Com oficinas nas áreas artísticas, como canto e instrumentais, o profissional irá auxiliar no aperfeiçoamento musical, além de orientar e promover ensaios de repertório e ajustes para que os alunos estejam preparados para eventuais apresentações em público.
Para se inscrever, é preciso acessar o link (clique aqui) e preencher a ficha. As inscrições estão disponíveis até o dia 8 de maio.
Sobre a Fundação Bradesco
A Fundação Bradesco foi criada em 1956, com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social, oferecendo educação gratuita e de qualidade a mais de 60 mil alunos anualmente. Possui 40 escolas próprias, localizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada e Educação de Jovens e Adultos. São priorizados os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por isso, também recebem material escolar, uniforme e assistência médica e odontológica gratuitos.
Fonte: Ascom - Fundação Bradesco
Nesta segunda-feira (02), a Policlínica Regional de Irecê inicia o Mutirão da Saúde, voltado especificamente para as mulheres. Graças à parceria entre Governo do Estado e o Consórcio Público de Saúde, as pacientes do território terão oportunidade de realizar exames de raio-x, endoscopia, colonoscopia, tomografia computadorizada e ressonância. Para não alterar o fluxo normal de atendimentos da Policlínica, o Mutirão começa às 18h e vai até às 22h, de segunda a sexta. Já aos sábados e domingos, vai das 7h às 18h.
Mas, não se preocupe: os municípios vão oferecer ônibus gratuitamente com todo conforto, comodidade e segurança. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), pacientes já cadastradas na lista única de cada cidade receberão notificações com datas e informações importantes. Portanto, fique atento!
Ao todo, serão realizados 3035 exames. Enquanto isso, o Mutirão de Cirurgias também foi iniciado nas clínicas conveniadas, que precisaram se adequar para atender todos os critérios da SESAB.
Nesse contexto, em função de questões burocráticas, houve um pequeno atraso no início da campanha de exames e cirurgias. Mas, agora tudo vai transcorrer da melhor maneira possível.
Na condição de anfitrião, o prefeito de Irecê e presidente do Consórcio de Saúde, Elmo Vaz, agradeceu ao governado Rui Costa pela parceria, e fez questão de mandar uma mensagem de apoio e desejou boa sorte a todas as mulheres que serão contempladas pelo Mutirão. “Vocês são a força do nosso território”, concluiu o gestor.
Fonte: As informações são de assessoria
A Feira Agropecuária e de Agricultura Familiar de Morro do Chapéu, que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, no Parque de Exposições, superou todas as expectativas dos organizadores, prefeitura e secretarias.
O comércio local, prestadores de serviços e principalmente os hotéis da região foram os grandes beneficiados, bem como os expositores, além da geração de emprego e renda no local do evento. De acordo com estimativa preliminar da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, foram movimentados cerca de R$ 6 milhões nos três dias de exposição.
Segundo o presidente da entidade, apenas um único criador chegou a movimentar cerca de R$ 2 milhões. O público também foi grande e chegou a cerca de 10 mil visitantes diariamente apenas no Parque de Exposições.
A prefeitura disponibilizou ônibus gratuito, que circulou a cada 30 minutos da sede do município até o local do evento, todos os três dias. O acesso à Feira foi aberta o público em geral, também gratuitamente.
A exposição contou com diversos shows que aconteceram todos os dias, com vários artistas que se revezaram em um grande palco montando no local. Nomes como Kiko Cigano, Brega e Vinho, Alcymar Monteiro, Seu Maxixe, Entre Ares, DNA de Vaqueiro animaram um público que se divertiu e cantou até altas horas da noite.
A prefeita Juliana Araújo (PL) frisou que achava que "iríamos incrementar o comércio apenas de Morro do Chapéu, mas estamos incrementando o comércio de toda uma região. Hoje (sexta-feira, dia da abertura) eu soube que não tem hotel na região toda”.
Diversas secretarias municipais se uniram para organizar o evento. “Na década de 90 nós tínhamos exposições e esta Feira não deixa nada a desejar, muito pelo contrário. Se Deus quiser, vamos voltar para o calendário baiano, colocar o Morro em seu lugar de destaque, nos jornais, na rota dos grandes eventos, mostrar o que Morro do Chapéu tem, do que é capaz, do que podemos fazer”, diz o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Fábio Oliveira Pinto.
Ele informa que houve trocas de experiências, novas tecnologias, novas formas de cultivo, nova genética com expositores e empresas vindas inclusive de outros estados como Sergipe e Pernambuco.
“Nós elevamos o patamar. Incialmente, queríamos realizar apenas uma Feira, mas acabou se transformando em uma exposição, porque tomou uma proporção muito grande. Esse evento foi comentado em toda região. De Salvador a Juazeiro só se fala nessa Feira”, comemorou Maurício Sodré, secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Além da mostra agropecuária, houve a enogastronomia sensorial com defumados, queijos, vinhos, óleos essenciais, rosa do deserto, uma gama de produtos, informou.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através do Projeto Morro Verde, decidiu homenagear as vítimas da Covid no município e plantou 34 mudas de ipê rosa, uma árvore para cada vítima. “O Projeto Morro Verde foi o primeiro programa de plantação de mudas de plantas nativas para recuperação de áreas degradadas em habitats de Morro do Chapéu. E tivemos essa ideia de homenagear as vítimas da Covid em nossa cidade, além de recuperar e embelezar nosso Parque de Exposições”, conta a secretária titular da pasta, Ana Raquel Cedraz.
Houve espaços para todos os gostos e idades, inclusive um parquinho de diversões para as crianças, assim como praças de alimentação, quiosques com bebidas, exposição e comércios de diversos animais de pequeno, médio e grande porte.
Na abertura oficial da Feira Agropecuária, a prefeita aproveitou para lembrar que já está sendo organizado também o Festival de Inverno de Morro do Chapéu, programado para acontecer nos dias 5, 6 e 7 de agosto e que deve ser ainda maior que a exposição.
“Se vocês acham que esta Feira está bem organizada e com toda esta estrutura, esperem só para ver o nosso Festival de Inverno, um sonho que a gestão ‘O Amanhã é Agora’ irá realizar!”, finalizou Juliana Araujo em seu discurso.
Fonte: As informações são de assessoria
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai abrir processo seletivo em educação a distância para ocupar 505 vagas em 03 cursos de graduação em Licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira e de Licenciatura Interdisciplinar em Artes, ambos vinculados ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), para ingresso no semestre letivo correspondente a 2022.1. No Polo Irecê estão disponíveis 25 vagas para curso de matemática.
As inscrições para os interessados acontecem no período de 09 a 22 de maio, por meio do endereço eletrônico disponível.
Os cursos serão oferecidos na modalidade de educação a distância, com a realização de até 30% (trinta) de atividades presenciais obrigatórias, desenvolvidas nos polos de apoio presencial, de acordo com o planejamento e o Projeto Pedagógico de cada curso.
Matrícula
Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no Sistema de Matrícula da UFRB.
Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.
Início das Aulas
O início das aulas para o semestre 2022.1 está previsto para o dia 29 de agosto de 2022, de acordo com o Calendário Acadêmico.
Fonte: Ascom - UFRB
O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) se comprometeu a viabilizar a estrada de ligação entre Sento Sé e Xique-Xique, caso seja eleito. O anúncio foi feito nesse sábado (30), durante evento em Sento Sé.
“Eu não sou um homem que faz promessa à toa. Hoje, eu firmo esse compromisso com vocês, afirmou o pré-candidato, que segue ainda neste sábado para as cidades de Remanso e Casa Nova. O périplo pelo norte baiano começou na sexta-feira (29), em Curaçá.
Segundo o pré-candidato do UB, a rodovia terá repercussão regional ao facilitar o transporte e a comercialização de insumos cultivados pelos pequenos, médios e grandes produtores locais.
“Essa estrada vai ser capaz de gerar a integração da região norte com a região de Xique-Xique e Irecê. Com ela, vamos aproveitar mais ainda o projeto do Baixio (em Irecê) e encurtar o acesso à região oeste do estado”,concluiu.
Fonte: Do site Bahia.Ba
A Prefeitura de Presidente Dutra firmou um convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) destinado à pavimentação em intertravado de ruas do município. O investimento é de R$ 955.000,00.
Ao anunciar a assinatura do convênio, ocorrida quarta-feira (27), na sede da Codevasf, em Brasília, o prefeito Robertão (MDB) disse, por meio do Facebook que a Infraestrutura sempre será uma das prioridades da sua gestão.
Na audiência em Brasília, o chefe do Executivo de Presidente Dutra esteve acompanhado do deputado federal Cláudio Cajado (PP), além do presidente da empresa, Marcelo Moreira.
Fonte: Da Redação
Rapaz morre atropelado na BA-052, em Morro do Chapéu - Foto: Rede Social
Um rapaz identificado pelo prenome de Ivan morreu atropelado na rodovia BA-052 (Estrada do Feijão), na noite da última sexta-feira (22), em Morro do Chapéu.
De acordo com informações da polícia, o acidente ocorreu próximo à Barragem do Angelim.
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.
Segundo informações, o veículo envolvido no atropelamento não foi localizado.
A vítima residia em Morro do Chapéu, mas era natural da comunidade de Poço Bonito, município de Tapiramutá. De acordo com familiares, Ivan era andarilho e tinha problemas mentais.
Fonte: Da Redação
“A mulher é protagonista da própria história e esse reconhecimento significa alegria pelo trabalho da gente, por toda luta, por tudo que a gente tem feito durante esses anos com a Dandaras, com o Sabores do Quilombo”, diz a vencedora, do quilombo de Queimada Nova.
O Prêmio Impacto por Todas, iniciativa do Todas Group em parceria com o Pacto Global da ONU e Projeto Florada da 3 Corações, selecionou seis mulheres vencedoras à frente de projetos com ações sociais sustentáveis e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
As vencedoras foram Danielle Bezerra, empreendedora e organizadora do Nasa Space Apps Challenge; Dani Junco, founder e Ceo da B2Mamy; Katiana Pena, fundadora do Instituto Katiana Pena; Karla Meura, idealizadora do Projeto Co-missão de Igualdade Racial na OAB/RS; Pollydiana Salazar, criadora do Projeto Social Mover e Sirlene Jesus Santos Azevedo de Melo, idealizadora do Sabores do Quilombo.
Para Sirlene Santos, que é assistente social, quilombola e natural de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, este é um momento de muita felicidade e o Prêmio Impacto por Todas significa alegria. “A mulher é protagonista da própria história e esse reconhecimento significa alegria pelo trabalho da gente, por toda luta, por tudo que a gente tem feito durante esses anos com a Dandaras, com o Sabores do Quilombo”, diz a vencedora do quilombo de Queimada Nova, Morro do Chapéu – BA.
Sirlene destaca, ainda, a representatividade da mulher rural entre as outras finalistas, que têm perfis urbanos. “As outras companheiras que ganharam, são mulheres urbanas, então, a gente tem essa sensação de que as mulheres rurais também estão ocupando os espaços e também podem impactar outras mulheres. E quando eu consultei o perfil das outras, eu fiquei chocada, porque são mulheres com histórias incríveis: astronautas, doutoras, advogadas”, lembra.
“O prêmio não é meu, o prêmio é nosso”
Criado em 2019, o Projeto Sabores do Quilombo é o resultado do projeto “Resgatando os saberes e sabores quilombolas”, desenvolvido pela Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandaras dos Palmares (AMQADP), na Comunidade Quilombola de Queimada Nova. Esse projeto tem como objetivo o resgate da culinária ancestral e a troca de saberes entre as gerações quilombolas locais.
Em 2021, o Projeto Sabores do Quilombo, lançou a primeira edição do livro de receitas intitulado de “Sabores do Quilombo – um resgate da culinária quilombola”, com apoio do Edital Municipal Marcolino do Violão, através da Lei nº14.017 de 29 de junho de 2020 - Lei Aldir Blanc.
Fonte: As informações são de assessoria
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...