Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020
BAHIA

Em recente agenda de trabalho, na segunda (10) em Barreiras, e sexta-feira (07) em Lauro de Freitas,o governador Rui Costa realizou a entrega de ônibus escolares para 35 municípios baianos. A ação representa um investimento de R$ 5,4 milhões e contou com recursos de emendas parlamentares, inclusive do secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, que direcionou os recursos quando exercia o mandato de senador.

“São investimentos necessários para estimular os jovens nos seus estudos, uma vez que muitos deles moram distante de suas escolas e o transporte regular contribui para evitar a evasão escolar, ao tempo em que melhora a qualidade de vida dos estudantes. Além disso, estes veículos fortalecem o regime de colaboração entre o estado e os municípios, ampliando o acesso à educação em cada lugar”, destaca Pinheiro, que direcionou R$24.078.998 em emendas parlamentares individuais do Orçamento Geral da União (OGU) de 2018 e 2019 para a Bahia. Do total de 38 emendas, 17 foram para a Saúde, seis para a Educação e 15 voltadas para o desenvolvimento de municípios e da agricultura familiar.

Os ônibus são de dois modelos: ORE 1 e ORE 3. O primeiro tem capacidade para 29 estudantes sentados e o ORE 3 comporta 59 estudantes sentados. Ambos possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os veículos irão atender aos estudantes das redes municipais e, também, aos estudantes da rede estadual de ensino que moram nas zonas rurais.

Os municípios contemplados são: Conceição do Almeida, Barrocas, Caetanos, Guanambi,Mirangaba, Lamarão, Tanquinho, Santa Bárbara, Utinga, Fátima, Antas, Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Caturama, Camacã, Iramaia, Valente, Ichu, Sapeaçu,Vitória da Conquista, Arataca, Boa Vista do Tupim, Andaraí, Santa Inês, São Gonçalo dos Campos, Capela do Alto Alegre, Itapitanga, Campo Formoso, Itambé,Itarantim, Condeúba, Amélia Rodrigues, Bom Jesus da Lapa, Riachão das Neves e Serra do Ramalho.

Fonte: Ascom - Wlater Pinheiro



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020
Notícias

No início da tarde desta terça-feira (11), por volta das 12h, um rapaz identificado por Mateus Silva Souza, 21 anos, conhecido por "Mateuzão", foi morto a tiros na cidade de Lapão, região de Irecê.

Segundo a Polícia Civil, o caso ocorreu no bairro São João Batista, rua Alto Bonito. Populares disseram à polícia que os suspeitos de cometerem o crime estava em carro de cor escura. Após dispararem contra a vítima, os atiradores fugiram.

Ainda conforme a PC, a vítima era apontada como participante em alguns homicídios e também tráfico de drogas.

O corpo de Mateus Silva foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020
Região

Mais de duas mil pessoas acompanharam a equipe do prefeito Hailton Dias - Foto: Divulgação

A vereadora Daiane que nas duas últimas eleições foi a mais bem votada da oposição e recetemente aderiu à situação ofereceu nesse domingo (09) uma feijoada para o prefeito Hailton Dias e sua equipe em sua residência na Vila de Recife, interior do município de Jussara, na região de Irecê.

Conforme informações checadas pela reportagem, era para ser um simples almoço, mas o evento se transformou repentinamente em um grande ato político com a presença do pré-candidato Tiago Mendes e mais de 2 mil pessoas.

A comitiva do prefeito retornou para Jussara no final da tarde em um grande comboio festivo com mais de 200 carros.

Para o prefeito Hailton, o povo de Jussara está tomando iniciativa de reconhecer o trabalho do grupo e a adesão da vereadora Daiane demonstra essa perspectiva.

Já o pré-candidatos Tiago Mendes,  diz que continuidade do trabalho implementado pelo prefeito é salutar para o desenvolvimento de Jussara, porém, inovar é sempre necessário para garantir serviços públicos de qualidade.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020
Notícias

Uma equipe da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa) realizava o patrulhamento rural no povoado de Nova Iguira, zona rural do município de Xique-Xique, no fanal da tarde dessa segunda-feira (10), por volta das 17h, quando recebeu denúncias de moradores informando que vários motociclistas ficavam realizando manobras perigosas e transitando em alta velocidade.

Após averiguação, a equipe visualizou uma motocicleta Honda/CG 150, cor vermelha, transitando em alta velocidade, sendo ainda conduzida com a roda dianteira suspensa.

Segundo a corporação, depois que o condutor foi interceptado, a polícia constatou que a moto não possuía número de chassi e placa de identificação.

O veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020
Publicidade

Fevereiro é o mês de festa, é mês de comprar barato no carnaval de ofertas das lojas Center Móveis e Eletros, tudo em até 10x sem juros no cartão!

Situada na rua Augusto Pereira Nunes, número 173, em frente ao Boticário, vizinho ao Shopping Fiesta, no coração de Irecê

Center Móveis e Eletros a loja que vende mais barato na Bahia com entrega e montagem grátis em Irecê e Região!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020
BAHIA

Depoimentos emocionados de estudantes, educadores, profissionais da Educação, e de familiares dos estudantes marcaram a aula inaugural do ano letivo 2020, nessa segunda-feira (10), na rede estadual de ensino. A aula aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. A atividade foi transmitida ao vivo pela TVE e redes sociais da Educação Bahia. A rede conta com 750 mil estudantes.

Ao dar as boas-vindas a todos, o secretário Jerônimo Rodrigues destacou que o ano letivo na rede estadual é dedicado a reverenciar o legado e a memória do educador baiano, Anísio Teixeira, que completa 120 anos de nascimento, em 2020, por meio do projeto 2020: Ano Anísio Teixeira. Jerônimo destacou a importância do envolvimento de todos pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. "Neste momento somos todos pela educação da Bahia, e o nosso desejo é de fazermos todos os esforços para promover a qualidade da educação que os estudantes merecem. A Secretaria existe para desenvolver o conteúdo e a aprendizagem que compartilhamos nesta aula inaugural. As apresentações assistidas foram uma pequena amostra do que vemos nas escolas, uma expressão artística interligada com a aprendizagem. Temos projetos estratégicos para os estudantes utilizando o esporte, a cultura e as ciências, além de recursos como o EMITEC (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica) para que possamos possibilitar o atendimento às crianças e jovens”.

Ainda segundo Jerônimo, os esforços são para tornar a escola atraente para os estudantes. “Além dos estudantes que estão na rede estadual, temos que nos preocupar com aqueles que estão fora. Queremos tornar a escola atrativa e inclusiva. Pensando também na Educação Especial, na Educação Indígena, Quilombola e do Campo. Em 2020 queremos a consolidação Educação Baiana. Estamos correndo com as licitações para construção de novas escolas, chamando mais professores e coordenadores pedagógicos e ampliando as escolas da Educação em Tempo Integral. A ideia é seguir de fato os ensinamentos do educador Anísio Teixeira, onde os alunos aprendem com uma formação completa fazendo pesquisa e arte”, disse.

Durante a cerimônia foram destacados projetos desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado, como o programa Mais Estudo e o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). “O Mais Estudo foi muito importante para mim e meus colegas. Isso ajudou a desenvolver o ensino na escola e nos deu uma grande oportunidade de nos prepararmos ainda mais para nossa formação. Espero que o programa dê mais chance a outros estudantes”, ressaltou o estudante Jardel da Silva Santos, 17 anos, monitor certificado de Língua Portuguesa, do programa Mais Estudo, da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas (EFARA).

O estudante Diego Régis, 17, do curso técnico de nível médio em Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, teve a oportunidade de apresentar, como pesquisador, o trabalho “Utilização do fruto do Jatobá para a produção de bebida nutricional”. “Venho conquistando muito espaço com o trabalho de pesquisa do meu curso. E toda essa experiência na minha formação acaba influenciando outros colegas. Meu irmão que está entrando agora no Ensino Médio já dei a sugestão que faça curso técnico pois realmente é uma oportunidade que abre diversas portas profissionais”, contou.

Para Maria Olívia, mãe de Acácia Araújo, 18, do Colégio Edvaldo Brandão, relatou como a escola estadual ajudou na formação de sua filha. “Transferi minha filha para a escola pública e sempre tivemos uma conversa muito franca de que em grande parte o seu aprendizado dependia dela. Mas no Colégio Edvaldo Brandão tivemos uma boa surpresa quando percebemos que tínhamos uma estrutura de aprendizagem muito boa. Ela participou de cursos de teatro, rádio e música, além de estágio. Fiquei feliz porque minha filha teve um excelente aprendizado”, disse.

Fonte: Ascom - SEC



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020
Chapada Diamantina

Sempre prontos para atender a população, eles permanecem em alerta 24h e enfrentam ocorrências todos os dias. Esta é a equipe de voluntários Anjos da Chapada, que atua há mais de três anos salvando vidas e prestando socorro à população em diferentes situações na região da Chapada Diamantina.

Desde a criação da associação no final do ano de 2015, a equipe é mantida através de doações, não possui nenhum convênio direto com o Estado ou prefeitura. No entanto, a demanda de atendimentos só tem aumentado e as doações não estão sendo suficientes.

Atento a isso, o presidente da Câmara Municipal de Seabra, o vereador Marcos Pires, acrescentou uma Emenda Modificativa de número 012/2019 ao projeto de Lei Orçamentária Anual de número 14/2019, de 30 de outubro de 2019. A emenda foi aprovada por todos os vereadores e vetada pelo prefeito.

O veto da prefeitura sobre a Emenda Modificativa referente a "Implantação de Instituição de Utilidade Pública e Manutenção da Associação Anjos da Chapada", fez com que os Anjos da Chapada parassem os serviços.

De acordo com Cezar Maciel, coordenador da equipe voluntária, cerca de oito ocorrências são atendidas por dia. A aprovação do projeto daria melhores condições de trabalho à equipe. Com a paralisação dos serviços por tempo indeterminado, toda a população perde. Seabra não tem bases próximas do Samu ou Corpo de Bombeiros.

É necessário incentivar o serviço voluntário dos Anjos da Chapada para que continuem na missão de salvar vidas. Em muitos casos, a equipe é a primeira a prestar socorro a vítimas de acidentes rodoviários. A exemplo do acidente que ocorreu no dia 18 de janeiro deste ano na BR- 242, envolvendo uma carreta e uma moto. O acidente deixou três mortos e um ferido.

Fonte: Ascom - Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp