Sábado, 08 de Fevereiro de 2020
Política

Ex-prefeito de Central, Osmar Rodrigues Torres – Foto: Central Notícia

Faltando oito meses para as eleições 2020, as movimentações em torno da política municipal em Central, na região de Irecê, seguem a ‘todo o vapor’.

Na manhã deste sábado (08), durante entrevista ao site Central Notícia, o ex-prefeito de Central e também ex-deputado estadual pela Bahia, Osmar Tores, declarou apoio à pré-candidatura ao cargo de prefeito de Hermenito Amaral. “ Hermenito foi vereador por dois mandatos e presidente da câmara. É um bom pai, um bom amigo e uma ótima pessoa”, elogiou”. “ Estamos trazendo da zona rural um agricultor para governar o município de Central", salientou Osmar Torres.

Na visão do ex-deputado, a agricultura irrigada pode ser a ‘mola mestra’ para o avanço da economia local. “ Não temos indústrias, o comércio não é forte, mas temos uma terra fértil e muita água no subsolo”. ‘Então, precisamos encontrar meios para colocar o alimento na mesa das pessoas menos favorecidas’, destacou.

Outro ponto importante que Torres destacou foi com relação à cultura do sisal (agricultura de sequeiro). Para ele, o sisal seria ideal para ser plantado no município, pois se adéqua às questões climáticas, além de ter preço e procura em todo o Brasil.

Torres foi deputado estadual na década de 1990, eleito prefeito de Central no ano 2000 e há mais de 50 anos mantém atividades comerciais na região de Irecê e em outras cidades da Bahia. O ex-gestor comparou o ano eleitoral de 2018 na esfera nacional com o que pode ocorrer nas eleições 2020 em Central. "O povo se revoltou e acabou elegendo Bolsonaro. Acredito que isso poderá acontecer em Central no pleito de outubro”.

CN – Há 20 anos, o senhor derrotou um candidato que tinha o apoio da 'máquina pública', em Central. O que é preciso para derrotar candidatos apoiados pela 'máquina' no pleito deste ano?

Osmar Torres: Verdade. Dr. Genário era muito forte, e, além disso, na época, tinha apoio do governador, deputados e vários prefeitos da região. Mas o grande segredo é trabalhar em benefício do povo, dos menos favorecidos e ser sempre verdadeiro. Fui para luta, andei de casa em casa e ganhei com 29 votos de frente. Depois disso, fiz um bom governo, pois mudei a ‘cara da cidade’. Confesso que teve falhas, porém, existiu muito mais acertos do que erros.

CN - Nos fale um pouco do atual governo?

Osmar Torres: Uilson Monteiro é uma pessoa boa e amiga. Não tenho nada pessoal contra ele, mas acho que sua administração está ‘perdida’. É inadmissível o fechamento de várias escolas, demolição. Esperava que a gestão de Monteiro fosse boa, levando em conta sua experiência.

CN - Nas eleições de 2016, o que o senhor acha que determinou a vitória do atual prefeito?

Osmar Torres: Acho que o prefeito usou e abusou do Hospital Municipal. Esse foi o ponto principal que favoreceu a vitória dele, pois o hospital era mantido como um centro político para angariar votos.

CN – Pelo menos até o momento, a gente vê rumores que existem muitos pré-candidatos com o mesmo objetivo. Na sua opinião, se não houver união desses postulantes ao cargo de prefeito, isso pode favorecer uma possível vitória da situação?

Osmar Torres: Acho muito difícil a vitória da situação, mas se não houver união dos seis pré-candidatos de oposição, isso pode favorecer o prefeito. No entanto, acredito na união para Central ‘sair de dentro do buraco’.

Os seis pré-candidatos citados pelo entrevistado são: Hermenito Amaral, Ilmário Caetano, Renato Santana, Iko Alencar, Moisés Lima e Diego Maciel. Nos bastidores, existe a informação de que Monteiro já definiu o nome de seu futuro candidato a prefeito. Comenta-se que pode ser Tarcísio Rodrigues, assessor do prefeito. A informação ainda não foi checada pela reportagem.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2020
Publicidade

Fevereiro é o mês de festa, é mês de comprar barato no carnaval de ofertas das lojas Center Móveis e Eletros, tudo em até 10x sem juros no cartão!

Situada na rua Augusto Pereira Nunes, número 173, em frente ao Boticário, vizinho ao Shopping Fiesta, no coração de Irecê

Center Móveis e Eletros a loja que vende mais barato na Bahia com entrega e montagem grátis em Irecê e Região!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 08 de Fevereiro de 2020
Chapada Diamantina

Após os resultados da oficina de Planejamento Agroecológico realizada pelo Sebrae em Mucugê, na comunidade rural de Caraíbas, em outubro de 2019, a secretaria de Agricultura do município decidiu ampliar os trabalhos. Entendendo o potencial do segmento na região, foi elaborado o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável de base agroecológica. As atividades terão duração de oito meses e iniciam em março.

Sob a coordenação de Diego Miranda, que também foi o facilitador do Sebrae, as atividades do plano serão aplicadas às mais de 60 comunidades rurais de Mucugê, divididas em 13 microrregiões. Os produtores receberão capacitações em agroecologia, farão um diagnóstico, além de elaborar um plano de ação para a sua microrregião.

O Sebrae seguirá como parceiro das ações que serão desenvolvidas. O secretário de Agricultura do município, Tiago Profeta, destacou a aproximação que a instituição tem com os produtores, além da oferta de soluções voltadas para o segmento. “Após os oito meses de atividade, o Sebrae pode nos ajudar muito para a elaboração do plano de ação do município. Seja com as capacitações, viagens técnicas ou ainda com seus consultores credenciados”, destaca o secretário.

“A ampliação dessa atividade reflete um impacto tão positivo, que o município decidiu replicar para outras comunidades rurais. Seguimos firmes com o propósito do Sebrae de transformar a realidade das comunidades em que atuamos”, afirma o analista do Sebrae Heitor Marback.

Agroecologia no Sebrae

O Sebrae em Irecê iniciou suas ações voltadas para a agroecologia em 2013, com a proposta do cultivo de morango para a Chapada Diamantina. Em 2017, com essa cultura consolidada, foi implantado o projeto de Horticultura, com foco na ampliação do cultivo de frutas vermelhas, encerrado em 2019.

Para 2020, o Sebrae passa a integrar o programa AgroNordeste e ampliará o seu campo de atuação. Além do segmento de horticultura, irá assistir também à fruticultura, apicultura, bovinocultura de leite e caprinocultura. O atendimento contempla 28 cidades, 12 do território da Chapada Diamantina e 16 do território de Irecê.

Fonte: Sebrae Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020
Notícias

Um grave acidente envolvendo dois veículos ceifou a vida de três pessoas na noite dessa quinta-feira (06) nas imediações do município de Canarana, região de Irecê.

As vítimas que estavam em dos veículos são conhecidas por Diva da Verdura e Edenilton, pai e filho, respectivamente. Eles moravam em Barra do Mendes. Eles viajavam em um carro modelo Caravan, quando colidiu frontalmente contra um Fiat Strada. A mãe de Edenilton foi socorrida às pressas para a emergência do Hospital Regional de Irecê. A unidade não divulgou seu estado de saúde.

Segundo informações enviadas à redação do CN, Luiz Carlos Bezerra de Souza,  motorista do veículo Strada, também faleceu no acidente. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal de Irecê.

Os veículos ficaram completamente destruídos. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020
Publicidade

A empresa é especializada em embalagens,  produtos descartáveis variados, artigos para festas, salgadinhos e bomboniere.

A loja vende no varejo e atacado. A Central Embalagens é ideal para atender empresas do setor alimentício, como padarias, lanchonetes e sorveterias de Central e região.

A Central Embalagens está localizada na Praça do Comércio, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9985-4101. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 07 às 18h e, aos sábados, das 07 às 15h – não fecha no horário de almoço.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020
Cidade

Universitários da UNEB no Museu Arqueológico de Central – Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (07), vinte e um alunos e a professora Tâmara Bastos do Curso de Engenharia Sanitária Ambiental da Universidade do Estado da Bahia - Uneb (Campus Xique-Xique), participaram de uma visita ao Museu Arqueológico de Central, na região de Irecê. “Ir para além das quatro paredes da sala de aula. Ter contato direto com elementos que contam nossa história. Essa é realmente uma experiência marcante”.

É lá que está preservada uma coleção que ajuda a contar e entender como era a vida do homem primitivo que viveu no Médio São Francisco.

No Museu de Central, o acervo apresentado é composto de 150 telas com reproduções de pinturas executadas pelo homem pré-histórico sobre os paredões rochosos dos cânions ou nas “paredes” das tocas e abrigos; cerâmicas; urnas funerárias e ossos fossilizados de animais pleistocênicos como os da Preguiça Gigante, da Paleolhama, do Toxodonte, entre outros.

Só essa semana, cinco pessoas de cidades da região entraram em contato com esse veículo com o intuito de obter mais informações acerca do museu, que, aliás, necessita de uma reforma em sua parte física para melhor receber o visitante. Em agosto do ano passado, a cidade de Central entrou no Mapa do Turismo do Brasil (veja aqui).

Recentemente na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada Fabíola Mansur (PSB) sugeriu ao governador Rui Costa a implantação de estrutura para operação e funcionamento do museu arqueológico do município de Central (lembre aqui).

Para a parlamentar, a existência de uma infraestrutura qualificada é condição essencial para o funcionamento do museu e será uma mola propulsora para o fortalecimento institucional das atividades “que propiciarão a transformação da região em uma das principais zonas de afluência do estado para estudos, turismo e prospecção de novos negócios.

O acesso ao Museu Arqueológico de Central é gratuito e aberto diariamente –  de terça a sexta-feira, das 08 às 12h e das 14h às 17; aos sábados, o funcionamento é até ao meio-dia. O telefone para contato e agendar visitas é o (74) 3655-1747.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020
Publicidade

Robério Martelinho de Ouro - desamassa o carro sem danificar a pintura, mantendo a originalidade do veículo.

Atendimento a domicílio em Irecê e Região.

Ligue e faça um agendamento sem compromisso!

Telefone e WhatsApp: (74) 9.9984 - 1770.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020
Comunicado

O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho vem a público alertar para a circulação, nas redes sociais, de informações falsas sobre uma suposta onda de demissões, perseguições aos profissionais e consequente interrupção no atendimento prestado aos pacientes. A direção da unidade esclarece que tais denúncias não condizem com a realidade dos fatos e que não há desligamentos em massa, perseguições de qualquer natureza nem paralisação dos serviços em saúde. O complexo hospitalar segue em pleno funcionamento, tanto na composição de seu quadro de profissionais quanto nos atendimentos realizados.

Entre as informações falsas em circulação, estão supostas reclamações acerca da falta de enfermeiros na Sala Vermelha durante o período noturno. O hospital esclarece que mesmo quando ocorre a ausência pontual de algum colaborador, por razões justificadas conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Artigo 473), não existe desassistência, pois os setores são imediatamente atendidos por outros profissionais já escalados pela coordenação. A situação das escalas segue normalizada, havendo sempre as devidas substituições quando necessário. Portanto, a unidade reitera que são inverídicos os relatos de que setores do complexo estariam descobertos por falta de funcionários.

Quanto às denúncias de que pacientes estariam morrendo em virtude dessa desassistência, a própria Taxa de Mortalidade Institucional do hospital desmente tal informação. Os números comprovam que a assistência prestada pelo Hospital Regional de Irecê é uma das mais qualificadas da Bahia. Em 2019, por exemplo, a média da Taxa de Mortalidade Institucional ficou em 6,69%, índice menor que o estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado. Tal indicador ainda pode ser traduzido como uma Taxa de Sobrevivência da ordem de 93,31%, uma das melhores do Estado (Fonte: DIS/SESAB – RIPSA 2019).

Outro item que comprova a qualidade dos serviços prestados está na própria taxa de satisfação do usuário, realizada pela Pesquisa de Satisfação do Cliente (SAC), sempre com índice de aprovação em torno de 90%. Com 120 leitos e  serviços de saúde para média e alta complexidade, o complexo hospitalar é referência para mais de 700 mil habitantes de 38 municípios e do Estado, ao receber pacientes de outras regiões da Bahia através da Central Estadual de Regulação. 

Com relação também aos procedimentos de contratação e demissão, o hospital informa que os mesmos são regidos por protocolos e instruções de trabalho, com avaliações de desempenho periódicas, reservando-se à entidade o direito de demitir qualquer profissional que não esteja atendendo ou que deixou de atender as necessidades da instituição e do público assistido.

Através do seu departamento jurídico, o Hospital Regional de Irecê  já está tomando as medidas necessárias para combater tal circulação de informações falsas, difamatórias e 

Fonte: Direção do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho



Compartilhar no Whatsapp