Hoje, dia 21 de março, é o último dia para quem deseja se inscrever no Processo Seletivo realizado pela Prefeitura de Irecê. Promovido pela Fundação Luís Eduardo Magalhães, o Reda 2022 abrange os níveis médio e superior. São 177 vagas e mais cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 1.272,00 a R$ 3.242,29, com jornadas de trabalho atrativas. Você não vai perder essa chance, vai? Então, não deixe pra última hora!
Confira o edital e faça a sua inscrição pelo site http://www.flemconcursos.org.br.
São vagas para recepcionista, monitor social, cuidador, técnico em Laboratório, Radiologia e Agricultura e mais: Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Bioquímica, Educação Física, dentre outras áreas. As provas do Processo Seletivo de Irecê serão realizadas no dia 24 de abril.
Fonte: As informações são de assessoria
Ao lado do presidente do BNB, João Bacelar falou sobre financiamento, capacitação e geração de emprego e renda.
Terra fértil, clima adequado, experiência na Agricultura e mão de obra qualificada. Essas foram algumas das vantagens da Região de Irecê apontadas pelo deputado federal João Carlos Bacelar, nessa sexta-feira (18), durante evento em Canarana para discutir a estruturação da cadeia do Sisal no território. Em parceria com a Prefeitura e a Cooperativa Agroindustrial do Sertão, o deputado reuniu produtores, empresários e gestores públicos para avaliar as potencialidades econômicas e sociais da implantação da nova cultura.
Com o intuito de oferecer apoio institucional, Bacelar trouxe o presidente do Banco do Nordeste (BNB), José Gomes da Costa, que demonstrou empenho para melhorar a qualidade do atendimento e facilitar o acesso ao crédito. “Estamos empenhados em aproximar ainda mais o BNB do homem do campo e do empreendedor”, disse o presidente do maior banco de desenvolvimento regional da América Latina.
“O objetivo é diversificar a produção para movimentar a economia local e gerar emprego e renda. Seja o pequeno produtor ou o grande irrigante, todos terão financiamento, capacitação e apoio logístico. Meu compromisso é transformar a vida das famílias do campo e impulsionar o crescimento da Região de Irecê”, concluiu João Carlos Bacelar, o deputado federal que mais trabalha em prol do território.
Além de produtores rurais e empresários, o evento contou com a presença de prefeitos, secretários, vereadores de diversas cidades, assim como representantes da UNIPI, Sebrae, dentre outras entidades.
Fonte: As informações são de assessoria
Marcos de Oliveira, secretário de Transportes do município de João Dourado, na região de Irecê, foi morto na tarde dessa sexta-feira (18), na Ceasa, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador.
O secretário estava em uma veículo em companhia do vereador Marcos Paraná (PL). Segundo a polícia, eles foram interceptados por quatro homens a bordo de um outro carro, que deram voz de assalto.
Ainda conforme a polícia, um carro forte passou no momento e a equipe de segurança colidiu o carro-forte contra os veículos. Houve troca de tiros, sendo que Marcos Oliveira foi baleado. Ele foi socorrido, mas não resistiu.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.
Prefeitura de João Dourado emite Nota de Pesar
A Prefeitura de João Dourado externa profundo pesar pelo falecimento do Secretário Municipal de Transportes, Marcos Oliveira, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 18 de março de 2022.
Homem de fé, pai exemplar, amigo dedicado e servidor respeitado neste município, o qual servia com excelência desde 2017, Marquinhos - como era carinhosamente chamado - certamente deixará muitas saudades e eternas lembranças de sua serenidade e sabedoria.
Aos amigos e familiares enlutados, em especial à esposa Eneida Oliveira e aos irmãos e servidores deste município, Kátia Oliveira, Cássia Oliveira e Acácio Oliveira, rogamos o Divino consolo neste momento de dor imensurável.
Fonte: Da Redação
O projeto “Jovem empreendedor: criatividade e responsabilidade”, protagonizado por professores e estudantes do Colégio Estadual José de Souza Machado, no município de Central, venceu em primeiro lugar estadual, na categoria Ensino Médio, no II Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, em cerimônia realizada no último dia 10. A premiação, que integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), visa reconhecer e valorizar os educadores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos.
A professora de Inglês e Projeto de Vida, Cleonice Carneiro Lima, do Colégio Estadual José de Souza Machado, fala sobre a importância do projeto ligado ao empreendedorismo. “Nossa equipe queria aproveitar a oportunidade para ajudar os alunos a refletirem sobre suas vidas, fazendo-os acreditar que é possível mudar a realidade para melhor. Com esse trabalho, refletimos sobre os principais fundamentos do empreendedorismo e o modo como as ações empreendedoras podem transformar a vida dos alunos e da comunidade local. Com esta vitória, podemos confirmar que tudo é possível para quem tem sonhos e os coloca em ação e que não podemos desistir da educação”.
O projeto “Jovem empreendedor: criatividade e responsabilidade” – que contou também com os educadores Jair Antônio Teixeira; Jucimar Fernandes Cambuí, Rafael Mendes, Maria Valdilene Cipriano e Rodrigo Alves Santos – foi abraçado por estudantes como Rebeca Alves, 16, 3º ano. “A educação empreendedora despertou em nós a vontade de estudar e gerou o entendimento de que esse é o meio para alcançar um estágio profissional de qualidade. Foi de profunda importância ter participado do projeto, visto que contribuiu para abrir minha mente quanto ao empreendedorismo e foi um grande estímulo para eu continuar desenvolvendo minhas habilidades para o exercício da minha profissão”, revela.
A colega Ana Clara de Jesus, 17, 3º ano, comenta sobre a importância de ter participado de um projeto premiado pelo SEBRAE. “Foi uma experiência que me ensinou bastante sobre o mundo do empreendedorismo. Foi uma ótima iniciativa dos professores, porque acabou me despertando para a ideia de abrir o meu próprio negócio, no setor de confeitaria. Inclusive, vi que muitos colegas abriram suas lojas on-line”.
Outros premiados – Dentro da proposta de identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021 também premiou o projeto “Como economizar tinta ou toner nas escolas da rede de ensino público”, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, Palmas de Monte Alto, na categoria Ensino Médio, com troféu de prata. À frente estiveram os professores Ueliton Oliveira, Catarina Lima e Dário dos Santos Melo. O troféu de bronze foi para o projeto “Orçamento familiar”, do Colégio Estadual de Integração (CEI), em Mucuri, orientado pelos professores Leilio Maximon Alves, Gabriel Peres, Cleidiane Santos e Silva Soares. Os vencedores estaduais recebem um bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo.
Fonte: As informações são de assessoria
Motoristas devem buscar vias alternativas!
Nesta quarta-feira (16), dando continuidade ao processo de manutenção urbana e segurança do tráfego, a Prefeitura de Irecê faz a recuperação asfáltica de trechos das avenidas Santos Lopes e 1° de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, em virtude do grande acúmulo de água das últimas chuvas, os pontos foram “bastante afetados” e por isso foi necessário realizar drenagem, remoção da malha antiga e compactação. “Só agora, com piso firme, nossas equipes tiveram condições de aplicar o Asfalto Quente”, explica o titular da pasta, Jazon Junior, que justifica a escolha do material em virtude da resistência e durabilidade.
Hoje, na Santos Lopes, está sendo recuperado o trecho entre a Praça da Pedra e o Estádio Municipal. Já na 1° de Janeiro, entre a Yamaha e o depósito Mega Center, está sendo finalizada a etapa preparatória e a camada asfáltica será aplicada nesta sexta-feira (18). Por conta da movimentação de máquinas pesadas, a Superintendência de Trânsito e Mobilidade de Irecê pede para que motoristas evitem circular nesses locais.
“O transtorno é temporário e os benefícios serão permanentes, na medida em que avançamos também com as obras do Sistema de Macrodrenagem. Eu peço, mais uma vez, a compreensão da nossa comunidade. São desafios históricos, que afetam a cidade há gerações... É preciso coragem para assumir essa responsabilidade e nós não vamos fugir à luta”, afirmou o prefeito Elmo Vaz.
Fonte: As informações são de assessoria
A estação mais charmosa do ano já está batendo a porta, e com ela o guarda roupa passa por alterações. Entenda o que vestir no quesito calça masculina e não saia da tendência nem sequer por um minuto.
A calça masculina, nos últimos, passou por certas transformações. Não que seja algo muito grande, no tamanho da mudança, mas com uma importância bem relevante.
Quando o assunto é inverno, os modelos tendem a usar cores diferentes do verão, mudam um pouco o corte e até mesmo a espessura do tecido, trazendo mais proteção ao clima mais agressivo.
A ideia da moda masculina na maioria das vezes é permanecer simples, com o foco nos homens que normalmente procuram facilitar ou talvez, em muitos casos, não se ater tanto à moda. Embora que nos dias atuais, a moda masculina aparentemente capturou a atenção dos homens, que por sua vez, começaram a tomar muito mais conta do seus próprios looks. Algo bom, cultivar a boa moda é saudável, e se vestir bem faz bem à saúde mental e auto estima.
Neste guia iremos falar sobre essas diferenças e citar as 4 principais tendências e modelos que irão marcar o inverno de 2022.
Calça Jogging (ou Jogger)
A calça jogger é perfeita para atividades esportivas, seja na academia ou uma corrida na rua, quanto o tempo permitir. Porém o estilo é excelente quando combinado num modelo mais casual, com jaqueta e bons sneakers. Muito relevante no dia a dia, e pode ser uma pedida ideal para quem gosta de optar por conforto e praticidade.
Seja para passar o final de semana assistindo suas séries favoritas, quanto para passear nos dias mais bonitos, ela sempre irá cair bem. Apenas evite usá-la em ambientes mais formais, onde é melhor ser levado mais a sério.
Calça Chino
Se o assunto é ser levado mais, essa tendência irá te fazer boa companhia. A calça masculina do momento, sem dúvidas está entre a calça chino ou a calça jeans slim. Porém vamos focar um pouco na calça chino, modelo esse que foi inspirado no uniforme militar americano na guerra espanhola, quando o exército pegava material com a china para fazer suas calças.
No início era um item mais fino para o verão, com material mais leve e refrescante, porém com o intuito de criar um modelo entre o casual e o formal, a calça chino veio atender essa demanda, criando assim um modelo bem interessante para ambientes mais maduros e sérios, ou até o casual e descontraído, mas com ar de gente grande. Procure modelos que ofereçam o material mais resistente e quente, para suprir suas necessidades de inverno.
Calça Jeans Slim
Combatendo o bom combate de maior tendência no mundo da calça masculina na moda atual, a calça jeans slim é frente a frente com a chino. Mas aqui vai a dica, apesar de a chino ser um item mais próximo do formal, mesmo sem deixar de ser casual, a calça jeans slim é mais voltada ao casual, sendo raras as exceções de seu uso num ambiente formal, que na maioria das vezes é melhor não usá-la para esse efeito.
Focando no ambiente casual, ela é sem dúvidas o item mais versátil da lista e da moda atual do universo masculina. Ícone no que se refere a calça masculina, a calça jeans slim é essencial para todo homem. Ela produz um conforto com seu tecido, estilo com seu corte, trazendo acentuações à parte posterior do corpo sem prejudicar o estilo e mobilidade.
Dica Bonus
Comentamos no começo do texto a respeito de características na calça masculina e suas tendências para o inverno. Não poderíamos fazer um material de inverno e falar sobre calça masculina sem citar uma das principais tendências do inverno, que são as cores.
Não é um bicho de sete cabeças saber a cor exata para o inverno, apenas opte por cores mais escuras, deixando as cores claras para os dias mais quentes.
Procure abusar mais das botas estilo Timberland junto com sua calça masculina. No mais capriche nas compras e aproveite o melhor do inverno com estilo.
Fonte: As informações são de assessoria
As taxas de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos municípios de Jacobina e Seabra estão elevadas. Já em contrapartida, as de Irecê e Itaberaba permanecem em queda, segundo dados divulgados diariamente no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Confira:
Um aumento expressivo foi registrado na taxa de ocupação dos leitos de UTI no município de Jacobina, que agora com 80%. No entanto, isso se deu em razão da diminuição de leitos destinados à covid-19 que agora são apenas cinco e conta com quatro ocupados. Já os leitos clínicos do Hospital Regional Vicentina Goulart também estão em 80% pela mesma razão, contando com dois leitos disponíveis e oito ocupados.
No município de Seabra, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Hospital Regional da Chapada está em 60%, com 12 leitos ocupados e oito desocupados. Já a taxa de leitos clínicos está em 5%, com um leito ocupados e 19 disponíveis.
Já em Irecê, a ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional Doutor Mario Dourado Sobrinho permanece em 30%, com sete leitos disponíveis. A unidade hospitalar não dispõe de leitos clínicos.
No Hospital da Chapada de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva diminuiu para 30%, com seis leitos ocupados e 14 disponíveis. Já a taxa de leitos clínicos encontra-se em 15%, com apenas três leitos ocupado e 17 disponíveis.
Fonte: Jornal da Chapada
Entre os lançamentos estão produtos como Flocão de milho, Creme de milho, Canjica amarela e Canjiquinha xerém
Com o Trilhas para São Paulo, a Copirecê tem como metas no curto, médio e longo prazo. Divulgar ao máximo seus produtos e prospectar novos parceiros, consolidar as novas parceiras, dar volume aos negócios, continuar na prospecção e ter uma base de apoio definitiva em São Paulo e tornar essa praça umas das principais fora do Nordeste estão entre as metas da cooperativa.
O Trilhas para São Paulo é um projeto que visa facilitar a comercialização de produtos oriundos dos seis biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal - para o Estado de São Paulo, com enfoque na região Metropolitana. O projeto é resultado da parceria entre o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e o Instituto Conexsus - Conexões Sustentáveis -, que vão oferecer uma série de vantagens para aproximar os fabricantes de produtos agroecológicos, feitos de forma artesanal, do mercado paulista.
A COPIRECÊ - Cooperativa Mista Regional de Irecê -, na Bahia, é um dos treze Negócios Comunitários que integram o Trilhas Para São Paulo, que a partir do mês de fevereiro lança para o varejo de São Paulo uma linha especial de produtos à base de milho não transgênico.
Na linha da Copirecê estão produtos como flocão de milho, creme de milho, canjica amarela, canjiquinha xerém, mingau de milho instantâneo zero açúcar e mingau de cereais instantâneo zero açúcar. Os produtos da Copirecê são certificados pelo IBD Certificações como Não OGM.
Vamary Santos, Assistente técnica de apoio a gestão-ATeG, destaca: “Esses produtos foram desenvolvidos pensando na comercialização para compras institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação a Escolar (PNAE), mas a Cooperativa tomou a decisão de fazer a comercialização para o varejo. No início a oferta ainda era pequena, pois não havia tanta demanda, mas com um trabalho de fortalecimento da base produtiva e divulgação em feiras de produtos da agricultura familiar essa demanda foi aumentando cada vez mais. Os nossos produtos trazem também o conceito de alimentação saudável, produzida por pequenos produtores rurais, que se preocupam com a sustentabilidade ambiental, com o desenvolvimento econômico da sua comunidade. acrescenta. Neste sentido, compreendemos que São Paulo é uma cidade com muito potencial para expansão do nosso negócio. O Trilhas veio em um momento que estávamos precisando de apoio para nos firmamos nessa praça tão importante que é São Paulo”.
“Levaremos saudabilidade e sabor do nordeste, através dos nossos produtos derivados de milho livre de transgenia”, acrescenta Vamary.
Sobre a Copirecê
A Copirecê é uma cooperativa de produtores rurais da agricultura familiar, fundada em 1970, na cidade de Irecê, estado da Bahia. Hoje conta com mais de 600 cooperados em seu quadro de sócios. Está construindo uma nova unidade de beneficiamento de milho para ampliar sua capacidade de atendimento.
Fonte: As informações são de assessoria
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT/Campus XVI – Irecê, marcou a retomada de suas aulas presenciais com o início das atividades do curso de Agroecologia na tarde da última terça-feira, 15, por meio de um evento simbólico de resistência e leveza com o plantio de um baobá africano e mudas de ipê.
“Esse ato representa o reinício do nosso encontro presencial, sendo o primeiro encontro da turma de Agroecologia. Essas plantas – presenteadas por Leonellea Pereira (técnica administrativa da instituição) e por Índia Caatingueira (aluna egressa da UNEB) – carregam a representatividade da resistência, acolhimento e afeto, características que devemos preservar. O curso de Agroecologia vem suprir uma recorrente reivindicação da comunidade regional e, enquanto gestão, reafirmo que estamos juntos na construção de uma UNEB que irá fortalecer ainda mais o nosso território”, afirmou Ana Karine Loula, nova diretora do Departamento da UNEB, campus Irecê.
Durante o evento, ressaltou a coordenadora do Colegiado de Agroecologia, professora Maria Dorath Sodré, “o baobá, árvore de extrema versatilidade e resistência, é muito representativo da nossa luta na implantação do curso de Agroecologia na região. Um curso que irá contribuir com o nosso território dentro da perspectiva do manejo ecológico dos recursos naturais”.
Por sua vez, acrescentou o estudante do 3º semestre de Agroecologia, Venâncio Ferreira, “somos hoje na Bahia e na UNEB pequenas mudas da Agroecologia que irão florescer para que possam surgir novas turmas e novos cursos”.
Estiveram presentes na cerimônia - que contou com apresentações musicais e declamação de poemas - o secretário de Meio Ambiente de Irecê, Flávio Cordeiro; o secretário de Educação de Presidente Dutra, Ancelmo Machado; além de técnicos, professores e alunos de Agroecologia da UNEB.
Fonte: As informações são de assessoria
A Prefeitura de Seabra, na Chapada diamantina, anunciou processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Ação social para preenchimento de vagas para profissionais de nível superior, nível médio e nível fundamental para unidade de abrigo regional de criança e adolescente.
Conforme a gestão municipal, a inscrição poderá ser feita até o dia 29 de março, de forma on-line no site oficial da Prefeitura Municipal de Seabra, ou presencialmente no setor da Comissão do Processo Seletivo Simplificado na Secretaria Municipal de Assistência Social no endereço, localizada na Rua Jacob Guanaes, no 364, Centro.
Vagas disponíveis:
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...