Vereadores da situação
Em função do imbróglio judicial que impede o funcionamento da Câmara Municipal de Ibititá, na região de Irecê, desde o início do ano, o vereador Celson Marques de Almeida protocolou Reclamação Disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a magistrada Andréia Neves Cerqueira, da 1ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo - Comarca de Irecê. No documento, Celson Marques sustenta que a juíza reclamada tem atuado com “parcialidade em casos da mesma natureza” em total desrespeito ao “Código de Processo Civil, Constituição Federal, Constituição do Estado da Bahia e Lei Orgânica da Câmara Municipal de Vereadores de Ibititá”.
A Reclamação Disciplinar leva em conta decisões da magistrada Andréia Neves Cerqueira que anularam por três vezes consecutivas eleições vencidas pela vereadora Maria Gilaide com 07 votos, maioria absoluta dos integrantes da Casa Legislativa. Da mesma forma, em contraponto ao argumento da proporcionalidade, a juíza da 1ª Vara validou eleição de uma Mesa Diretora com votos de apenas 04 dos 11 integrantes da Câmara Municipal eleitos pelo povo.
No texto protocolado no CNJ, Celson Marques solicita que o processo seja remetido ao substituto legal, comprovada a parcialidade da juíza. Além disso, solicita que a mesa diretora eleita pela maioria absoluta da casa seja mantida, a título provisório, até que se julgue o mérito deste mandado de segurança ou até que haja nova decisão deste ou de outro juízo sobre o caso. “Por que a magistrada não age com a mesma apreciação em processos que envolvem as mesmas partes, mesmos fatos, mesmo atos? Por que julga diferente mesmo em processo que as nulidades estão patentes?”, questiona o reclamante.
Por conta da confusão, a Câmara Municipal de Ibititá permanece totalmente inoperante há 10 meses.
Fonte: Ascom - Vereador Celson Marques
A Prefeitura de Barra
A Prefeitura de Barra, na região do Vale do São Francisco, anunciou através de uma emissora de rádio local, que irá realizar processo seletivo para preenchimento de vagas temporárias nas áreas da saúde e educação.
As vagas serão para os cargos de Professor, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Condutor de ambulância SAMU e Odontólogo. A expectativa é que o edital seja divulgado em até 45 dias. Segundo o anúncio, cerca de 50 vagas poderão ser disponibilizadas.
Fonte: Central Notícia
Mês das crianças na Center Móveis e Eletros tem ofertas que é um presentão para você também. Confira:
Corra até uma loja Center Móveis e Eletros e compre pagando barato com entrega e montagem grátis em toda região!
Center Móveis e Eletros, localizada na Rua Augusto Pereira Nunes, número 173, Centro - em frente o Boticário, no coração de Irecê.
Fonte: Informe Publicitário
Um veículo Mitsubishi/L200 Triton, com ocorrência de roubo registrada em 2010, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta terça-feira (08), no município baiano de Feira de Santana.
Agentes federais realizavam policiamento de rotina no Km 173 da BR 101, quando deram ordem de parada ao veículo, conduzido por um homem de 36 anos.
Durante os procedimentos de fiscalização, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação na L200. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.
Após consulta ao sistema de dados, os agentes constataram se tratar na realidade de um automóvel roubado em fevereiro/2010. Questionado, o condutor informou não ter conhecimento das irregularidades apresentadas.
Dada às circunstâncias, foi dada voz de flagrante delito ao motorista e conduzido a Delegacia de Polícia Civil local. Inicialmente, ele responderá pelo crime de receptação, previsto no art. 180 do Código Penal. O veículo será devolvido ao seu legítimo proprietário.
A PRF em 2019 já recuperou mais de 350 veículos furtados, roubados ou adulterados. O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desses crimes em determinadas regiões do país.
Com o sistema SINAL, o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em seqüestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo pelo site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel.
Fonte: PRF/BA
Durante a manutenção da Central de Ar-Condicionado do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, duas pessoas ficaram feridas.
Questionado pela reportagem do Central Notícia se houve a explosão do cilindro de ar-condicionado, a assessoria de comunicação disse que a unidade está apurando.
Em comunicado, a direção do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho informou que por volta das 10h15, desta quarta-feira (09) houve um incidente durante a manutenção de um ar condicionado.
O fato ocorreu envolvendo um funcionário de uma empresa terceirizada e um colaborador da unidade que tiveram ferimentos nas mãos. Imediatamente a equipe multidisciplinar realizou todos procedimentos necessários na assistência dos envolvidos. A causa do acidente está sendo investigada.
Fonte: Central Notícia
Um jogo do Campeonato Municipal, equivalente à terceira rodada, terminou em pancadaria generalizada na noite do último domingo (06), em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco.
A partida entre Rio Negro e Praças foi interrompida no final do segundo tempo, após os jogadores das duas equipes se desentenderem e saírem no tapa.
Segundo a imprensa local, o estádio Dr. Hélcio Bessa estava com arquibancadas lotadas e torcedores também se estranharam. A Polícia Militar estava presente na partida, mas se ausentou antes do término do jogo.
Fonte: Central Notícia
O governador Rui Costa negou a possibilidade de greve de policiais militares na Bahia e descredibilizou o deputado estadual Soldado Prisco (PSC), que apareceu em vídeos incitando a categoria para o movimento paredista.
"A PM da Bahia demonstra seriedade e responsabilidade e não aceita a liderança de alguém, muito menos de um deputado, que quer fazer um movimento com viés político partidário, que em 2014 foi pego em áudios mandando tocar fogo em ônibus com criança", bradou o chefe do Executivo baiano durante transmissão ao vivo do Papo Correria nesta terça-feira (8).
Durante a transmissão ele ainda afirmou que "a Bahia não quer ser ameaçada". "Não quer ver deputado ou líder dizendo que vai tacar fogo em ônibus escolar. Chega. Já basta o que fizeram no Brasil", disse o governador ao garantir que não existe risco de adesão em nenhum município do estado.
O petista ainda afirmou que o governo do estado tem estudado um novo modelo de promoções para os policias militares. "Mas vamos encontrar esse modelo ideal dialogando", completou Rui Costa.
Fonte: Bahia Notícias
A família do padeiro Railson José de Souza, de 41 anos, de Andaraí, município da Chapada Diamantina, está revoltada com as agressões sofridas por ele no último sábado (5). Em conversa com o Jornal da Chapada, a irmã de Railson, Marciane Souza, contou que policiais militares (PM’s) teriam sido os responsáveis pela violência física.
Ela contou que, no sábado à noite, Railson José de Souza saiu, bebeu com amigos na localidade de Bernadino, na Fazenda Velha, e com um policial militar, que estava no horário de folga. Na hora de ir embora, o padeiro deu carona ao policial. Nesse momento teria começado a confusão. O PM não queria que Raílson dirigisse o carro e quis pegar a chave do veículo para ele mesmo o conduzir.
Os ânimos se exaltaram e o PM chamou seus colegas de trabalho que estavam de plantão, na patrulha da cidade. Souza afirmou que o carro só sairia do local guinchado, mas acabou sendo espancado por três policiais já identificados. Segundo as informações, depois do primeiro soco Raílson já ficou desacordado, mas os murros, golpes de cacetete e pontapés não cessaram. O padeiro teve fratura no nariz, os olhos foram muito afetados, inclusive ele não está conseguindo enxergar direito.
De acordo com a família de Souza, ele foi deixado no Hospital Regional de Andaraí e nenhuma queixa contra ele foi registrada. “Eles fizeram isso e foram para o patrulhamento normalmente”, contou Marciane. “A população está revoltada porque mesmo ele tendo se exaltado, não merecia ser agredido assim”, disse.
Ato na Câmara
Moradores e a família de Raílson, munidos de cartazes com palavras de ordem contra a violência policial, lotaram a Câmara de Vereadores do município na última segunda-feira (7) para uma Assembleia Pública onde foi discutido o caso com o Poder Legislativo local.
Representantes da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) estiveram presentes e ouviram as queixas. “Foi exposta a indignação da família na conduta errada desses três policiais, mas não generalizamos com toda a PM, pois sabemos que a corporação tem pessoas de bem”, disse Marciane.
Segundo ela, houve aparecimento de novos casos após esse acontecimento com seu irmão. “Aqui na cidade nós não queremos esse tipo de policial. Queremos aqueles que cumprem com o juramento de proteger toda a comunidade”, finalizou.
Fonte: As informações são do Jornal da Chapada
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Foto: Google Street View O Magazine Luiza (Magalu), uma das maiores rede...
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 16h, na Casa do Comércio, o Procon vai atender moradores de Irecê e da região, que...
Foto: Google Street View Os moradores de Irecê terão a oportunidade de ...
Rodovia BA-148 em Ibipeba — Foto: Reprodução Na manhã desta quinta-feira...