Foto: Embasa
As reclamações recorrentes de falta de água na Praça Ayrton Senna, em Irecê, onde não havia ocorrências de desabastecimento, chamaram a atenção dos técnicos da Embasa.
A suspeita de vazamento não-aparente se confirmou, após o monitoramento da rede distribuidora da área, por meio da técnica de geofonamento. O geofone - equipamento que capta a fuga de água a partir do som, ajudou os técnicos da empresa a detectarem o barulho da água que estava escapando por baixo do solo e seguindo pelas galerias de águas pluviais da praça.
Somente este ano, a Embasa identificou 25 vazamentos em redes distribuidoras e ramais por meio do geofone em Irecê. Para manter uma sistemática de trabalho, a equipe do escritório local faz monitoramentos noturnos semanais, com o objetivo de identificar vazamentos.
“Com o geofonamento, estamos conseguindo resolver muitas situações de vazamentos não aparentes. Quando há baixa na pressão da rede distribuidora, a equipe já tem um trecho a percorrer, facilitando a identificação e retirada destes vazamentos”, assinala o gerente do escritório local de Irecê, Alexson Cardoso.
Fonte: Ascom - Embasa
Foto: Agência Brasil
A população estimada do Brasil chegou a 212,6 milhões de habitantes, na data de referência de 1º de julho de 2024. O dado, divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), faz parte do estudo Estimativas da População 2024, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
Dos 15 municípios com mais de 1 milhão de pessoas, 13 são capitais. “Ao todo, 42,7 milhões de habitantes estão nessas cidades, representando 20,1% do total do país”, informou o IBGE.
Com 11,9 milhões de habitantes, São Paulo permanece como a cidade mais populosa do país. Na sequência vêm o Rio de Janeiro, com 6,7 milhões, Brasília, com 3 milhões, Fortaleza com 2,6 milhões e Salvador, com 2, 6 milhões de habitantes.
Os únicos municípios não capitais que aparecem na lista são Guarulhos (1,3 milhão) e Campinas (1,2 milhão), os dois em São Paulo. “Eles também são os municípios mais populosos entre os 26 municípios com mais de 500 mil habitantes que não são capitais. São Gonçalo (RJ) é o terceiro, com 961 mil”, informou o IBGE.
O censo mostra que 26 municípios têm menos de 1.500 habitantes. O menos populoso é Serra da Saudade (MG), com 854 habitantes. Anhanguera (GO) com 921 e Borá (SP), com 928, também são municípios que têm menos de 1 mil habitantes.
Nos estados com mais habitantes, 21,6% da população está em São Paulo, com 46 milhões, seguido de Minas Gerais, com 10% (21,3 milhões) e Rio de Janeiro, com 8,1% (17,2 milhões). As cinco unidades da federação com menos de 1% da população do país são Rondônia (0,8%), Tocantins (0,7%), Acre (0,4%), Amapá (0,4%) e Roraima (0,3%).
Na análise da população das regiões metropolitanas e regiões integradas de Desenvolvimento e Aglomerações Urbanas, o estudo mostrou que há 30 municípios com mais de 1 milhão de habitantes, concentrando mais de 100 milhões de pessoas. Mais uma vez a liderança é de São Paulo com 21,5 milhões. Na sequência ficaram Rio de Janeiro (12,9 milhões), Belo Horizonte (6 milhões), Distrito Federal e Entorno (GO/MG – 4,7 milhões), Fortaleza (4,2 milhões) e Porto Alegre (4,1 milhões).
A distribuição da população brasileira e dos municípios, conforme as classes de tamanho da população apontou que 65,7 milhões de pessoas, ou 30,9% do total, estão em 48 municípios com população maior que 500 mil habitantes, ou 0,9% dos municípios brasileiros. Cerca de 58 milhões (27,3%), estão nos 339 municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. O número representa 6,1% do total de municípios.
Para o gerente de Projeções e Estimativas Populacionais do IBGE, Marcio Minamiguchi, esse fenômeno reflete o processo de distribuição da população no território. “Embora atualmente os maiores centros urbanos já não apresentem o grande crescimento do passado, eles ainda possuem o peso demográfico que vem de um processo de concentração de algumas décadas. E ao longo dos anos, vários municípios acabaram superando a marca dos 500 mil habitantes”, explicou.
Já os municípios menos populosos, com até 5 mil habitantes, equivalem a 23,1% (1.288) das 5.570 cidades e concentram somente 2% da população (4,3 milhões).
Estudo
De acordo com o IBGE, o estudo Estimativas da População foi calculado com base nas Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2024, e nos totais populacionais dos municípios enumerados pelos censos demográficos 2010 e 2022.
Segundo Minamiguchi, houve um ajuste nas populações que passaram pelos dois últimos censos realizados pelo IBGE, e a cada ano as alterações de limites geográficos que ocorram entre os municípios são incorporadas nas estimativas municipais de população.
“As populações recenseadas nos municípios nos dois últimos censos foram ajustadas e serviram de base para o estabelecimento da tendência de crescimento da população para as Estimativas da População até a data de referência, em 1º de julho de 2024”, explicou.
Fonte: Agência Brasil
Pesquisa Ipex aponta vantagem de quase 28 pontos percentuais - Foto: Reprodução
Uma pesquisa recente realizada pelo instituto Ipex revelou que Gildásio Mendes (PSD) é o favorito na corrida pela prefeitura de Jandaíra, cidade localizada no nordeste do estado da Bahia.
Pai do atual prefeito de Jussara, Tacinho Mendes (PP), Gildásio lidera com ampla vantagem, aparecendo com 51,42% das intenções de voto no cenário estimulado, mais do que o dobro de sua principal adversária, a vereadora Paloma (PDT), que obteve 23,93%.
A pesquisa, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, ouviu 422 eleitores do município e tem um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4,63%.
A liderança folgada de Gildásio, com quase 28 pontos percentuais de vantagem, destaca sua força política na região e o coloca como franco favorito para vencer as eleições municipais.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-01499/2024.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta terça-feira (27), durante evento no Centro Industrial de Subaé em Feira de Santana, que, após dialogar com o ministro Silvio Costa Filho, o governo federal e estadual possuem projetos para a região de Irecê.
“Nós sentamos lá com o ministro Silvio na semana passada, o projeto é um só. Inclusive recursos do orçamentário, nós inclusive pedimos ajuda a ele para equipamentos, para voos noturnos, melhorar quando tivermos aeronaves maiores. Então tá unificado isso, assim como outros, como outro projeto que nós estamos trabalhando para Irecê. Estamos fazendo isso de uma forma bastante bem alinhada agora. Minha pressa agora é que, enquanto a obra aconteça no aeroporto João Durval Carneiro, a gente possa dialogar com as empresas aéreas para poder garantir voos. Vai ser agora um desafio para a gente”, disse o governador.
A fala de Jerônimo ocorreu após a autorização do governo do estado para obras de pavimentação para a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Durval Carneiro.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Divulgação
A Bahia é um dos oito estados brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a federalização dos dados de saúde. A boa notícia é da diretora do DataSUS do Ministério da Saúde, Paula Xavier, que apresentou nesta quarta-feira (28), em Brasília, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) aos secretários e representantes das 27 unidades federativas durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Na avaliação do subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, que esteve presente ao encontro, “o Brasil experimentará uma transformação profunda em seu sistema de saúde com o estabelecimento da Rede Nacional de Dados em Saúde como a principal plataforma digital de inovação, informação e serviços de saúde. Esse avanço, que beneficiará pacientes, profissionais, organizações de saúde e gestores em todo o país, terá a Bahia como um dos estados protagonistas dessa revolução digital”.
O subsecretário da Bahia pontua ainda que isso permitirá a continuidade do cuidado em diferentes níveis de atenção, fortalecendo a prevenção, a promoção e um atendimento mais qualificado. “O paciente é único, e todas as suas informações de atendimentos são essenciais para que os profissionais possam tomar decisões mais assertivas”, explicou. Ele ainda enfatizou o impacto positivo na redução de custos: “se o paciente já realizou uma tomografia recentemente, não será necessário repetir o exame se o médico tiver acesso a esse resultado”.
A diretora do DataSUS antecipou para os secretários e representantes estaduais que “o governo baiano desenvolveu uma solução tecnológica que conecta o sistema de prontuário eletrônico AGHUse à rede nacional. Atualmente, o sistema já está em operação em 31 unidades na Bahia e agora será disponibilizado para todo o Brasil”.
Na próxima sexta-feira (30), em Salvador, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinarão um protocolo de intenções que ratificará essa parceria, acelerando o processo de modernização e digitalização do sistema de saúde em todo o país.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
O Bahia recebeu o Flamengo na noite desta quarta-feira (28), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil 2024. No primeiro tempo, o tricolor conseguiu as melhores chances no ataque, entretanto, esbarrou na defesa Rubro-Negra. Logo no início da segunda etapa, Bruno Henrique marcou de cabeça o único gol do jogo.
Com o resultado, o Bahia prcisará vencer a partida de volta por dois gols de diferença. Em caso de 1 a 0 para o Bahia, a vaga será decidida nos pênaltis. Como próximo desafio, o Tricolor terá pela frente o Red Bull Bragantino, no próximo domingo (1º), às 18h30, no Nabi Abi Chedid. Já o Flamengo encara o Corinthians, também no domingo (1º), às 16h, no Maracanã.
Fonte: Bahia Notícias
Tacinho Mendes celebra obras e avanços na saúde em Jussara, além de manter compromisso com servidores
O prefeito de Jussara e candidato à reeleição, Tacinho Mendes (PP), participou de uma sabatina na rádio Irecê Líder FM nesta quarta-feira (28), onde teve a oportunidade de discutir as principais realizações e desafios de sua gestão.
Durante a entrevista de 25 minutos, Tacinho destacou as condições precárias em que encontrou o município ao assumir o mandato, em 2021. “Prédios públicos e escolas estavam literalmente acabados, as unidades de saúde e a própria prefeitura em condições precárias, ruas esburacadas e uma dívida previdenciária altíssima, em torno de R$ 21 milhões. Mas, graças a Deus, viramos essa página e hoje Jussara está em outro patamar”, afirmou.
Tacinho também enfatizou os avanços na área da saúde, uma prioridade em seu governo. “Por ser médico, tenho um conhecimento mais profundo das necessidades da população. Desde o primeiro dia, priorizamos a saúde em Jussara. Reformamos o Hospital Municipal e várias unidades de saúde, incluindo as de Recife, Queimada Nova, Toca, Algodões, Larga do Cruzeiro e Morros do Higino. A saúde de Jussara hoje é referência na região”, disse. Ele ressaltou ainda que o município alcançou uma nota de 9,4 na atenção básica, um avanço importante em comparação à nota 4 quando assumiu.
Questionado sobre os desafios financeiros, Tacinho revelou que a gestão anterior não deixou recursos em caixa para pagamento de salários atrasados, mas que, com planejamento e organização, conseguiu regularizar os pagamentos dos servidores, inclusive com o 13º salário e férias. “Pagamos de forma antecipada, salários e todos os direitos dos servidores”.
Tacinho finalizou rebatendo notícias falsas e reafirmando seu compromisso com a população. Sobre a eleição, confirmou a manutenção da chapa com Ronaldo Almeida como vice, e destacou que a candidatura foi deferida pela justiça eleitoral.
Ronaldo, por sua vez, reforçou seu apoio ao atual gestor: “Tacinho é um grande parceiro e gestor. Estou lado a lado com ele, orientando sempre que posso”.
Fonte: Da Redação
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...