Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
Notícias

Soldado Lucas Pereira

Um soldado da Polícia Militar identificado por Lucas Pereira Alencar, 32 anos, tirou a própria vida na tarde desta segunda-feira (30), em Irecê, Centro Norte da Bahia.

Lucas Pereira, natural de Irecê, era lotado na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa, que pertence ao 10º BPM - Batalhão da Policia Militar, m Barreiras, na região Oeste do Estado.

Segundo informações da polícia, o caso ocorreu por volta das 13h45 na Rua D – 43, bairro Coopirecê. O soldado teria atirado contra a própria cabeça, utilizando uma pistola calibre 380.

O corpo do PM foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso está sendo apurado pelas Polícias Militar e Civil.  Não há informações sobre local do velório e data do sepultamento.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
Notícias

No último sábado (28), foi publicado no Diário Oficial do Estado um decreto o governador da Bahia Rui Costa (PT), em que declara situação de emergência em municípios que integram a região de Irecê, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco. Em todo o estado foram 140 municípios.

" A escassez pluviométrica em determinados municípios baianos tem gerado graves prejuízos às atividades produtivas do Estado", diz trecho do argumento do governo. Ainda no texto, o governo autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para enviar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre para reabilitação do cenário e reconstrução.

Municípios afetados

América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Iraquara, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Sento Sé, Souto Soares,  Uibaí, e Utinga.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
Publicidade

Uma máquina de Tinta Iquine que faz 1200 cores a preço de branco. As Tintas Iquine apresentam o Icores, primeiro sistema tintométrico 100% base água do mercado. Saiba mais!

Temos também uma serraria/marcenaria completa.

Comprando sua madeira, você poderá beneficiar a mesma na hora, planeando e lixando.

Fazemos também, todo serviço de carpintaria.

O menor preço da região está aqui!

O Cimentão, na Praça do Mercado, 23, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9913 8444 ou WhatsApp: (74) 9. 9970 4306.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
Região

Um rapaz identificado por Adílio de Souza Silva, 19 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar no município de São Gabriel, região de Irecê.

O caso ocorreu na manhã deste domingo (29) por volta das 11h30, quando a PM teria recebido uma informação de que Adílio estava armado e ameaçava matar o irmão. Segundo a corporação, chegando ao local, Adílio não se entregou e atirou contra a PM, que reagiu.

Após ser atingido, o jovem foi levado para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos. A PM apreendeu um revólver Taurus, calibre 32, com quatro munições deflagradas e duas intactas.

O corpo de Adílio foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
Central

Colégio Estadual José de Souza Machado

O Colégio Estadual José de Souza Machado, em Central, realizou uma gincana na última sexta-feira (27) com propósito arrecadar alimentos não perecíveis para alunos carentes e famílias de baixa renda.

Os alunos conseguiram arrecadar mais de duas toneladas de alimentos que estão sendo transformados em cestas básicas e serão distribuídos. A iniciativa tem como objetivo além de ensinar, desenvolver o lado cidadão dos estudantes.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
BRASIL

A Polícia Federal (PF) realizou nesta tarde uma ação de busca e apreensão na casa e no escritório do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em Brasília. As buscas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ocorreram após Janot afirmar, em entrevista, que chegou a ir armado com um revólver ao STF com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar. O fato teria ocorrido 2017.

Na decisão na qual determinou as buscas, Moraes também suspendeu o porte de arma de Janot, proibiu o ex-procurador de se aproximar de integrantes da Corte, de entrar nas dependências do tribunal, além da apreensão da arma citada nas entrevistas.

Mais cedo, ao tomar conhecimento das declarações, Gilmar Mendes pediu a Moraes, que é relator de um inquérito que investiga fake news e ofensas contra a Corte, a suspensão do porte de arma de Janot e a proibição de sua entrada no STF. O episódio é narrado por Janot no livro que lança esta semana, Nada Menos que Tudo, porém sem citar o nome de Gilmar Mendes. O ex-PGR, entretanto, resolveu agora revelar a quem se referia. O nome de Mendes foi citado em entrevista à imprensa.

“Num dos momentos de dor aguda, de ira cega, botei uma pistola carregada na cintura e por muito pouco não descarreguei na cabeça de uma autoridade de língua ferina que, em meio àquela algaravia orquestrada pelos investigados, resolvera fazer graça com minha filha”, escreve Janot no livro.

Em 2017, circulou na imprensa a informação de que a filha de Janot, Letícia Ladeira Monteiro de Barros, defendia a empreiteira OAS, envolvida na Lava Jato, em processos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O ex-PGR atribuiu a divulgação da informação a Mendes e, por isso, cogitou matá-lo, segundo o relato.

Em nota, Mendes declarou que Rodrigo Janot é “um potencial facínora” e questionou a forma como é feita a escolha do ocupante do cargo.

Rodrigo Janot foi procurador-geral da República por dois mandatos de dois anos, de 2013 a 2017. As duas indicações foram feitas pela então presidente Dilma Rousseff, após ele ter ficado em primeiro na lista tríplice elaborada por membros do Ministério Público. Nas duas ocasiões, Janot foi sabatinado e aprovado pelo Senado.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019
Publicidade



Domingo, 29 de Setembro de 2019
Notícias

O acidente ocorreu nesta madrugada - Foto:Reprodução

Um professor de 36 anos morreu na madrugada deste domingo (29) após acidente no município de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco.

Segundo informações da imprensa local, Neilton Lopes da Silva retornava distrito de Nova Iguira, interior do município, quando colidiu a moto que pilotava contra uma árvore. O professor que trabalhava na Rede Pública Municipal, morreu no local.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê. Em nota divulgada no Facebook, a Secretaria da Educação e Cultura de Xique-Xique informa que as aulas de amanhã, dia 30/09, estão suspensas em toda a Rede Municipal, devido o ocorrido.

O velório está sendo na Rua Monsenhor Costa e o sepultamento será nesta segunda-feira (30) no cemitério central.

NOTA DE PESAR

Nessa madrugada, a Secretaria da Educação e Cultura de Xique-Xique perdeu um dos seus mais dedicados colaboradores.

Neilton era uma pessoa dedicada, amigo, companheiro e sempre disposto a ajudar a nossa educação.

Estamos em luto por essa perda irreparável!

Que o Senhor Deus conforte a todos os amigos e familiares e a nós, que ficamos sem a sua companhia diária!

Veja mais notícias da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 29 de Setembro de 2019
Notícias

A cidade de Irecê

Durante o mês de outubro e até o início de novembro, gestores e técnicos municipais de saúde de 249 municípios baianos participarão de encontros de formação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e parceiros locais. As formações fazem parte da iniciativa Selo Unicef e são voltadas, neste ciclo, à melhoria das políticas públicas voltadas à saúde das crianças e adolescentes. Estratégias para interiorização de crianças e adolescentes migrantes também farão parte da agenda.

A Bahia é um dos 18 estados com municípios participantes do Selo Unicef – são 1.924 municípios na atual edição (2017-2020), distribuídos na Amazônia e Semiárido. A agenda completa dos 45 encontros de formação está disponível do site do Selo Unicef.

Entre os temas trabalhados nas capacitações estão iniciativas de valorização da primeira infância, a exemplo da Semana do Bebê, de prevenção da desnutrição ou peso alto em meninas e meninos, incluindo o aleitamento materno e a importância de uma alimentação saudável, e o acesso ao pré-natal adequado.

Também serão discutidos a implementação e o funcionamento adequado de serviços qualificados para a atenção integral à saúde de adolescentes e ações de promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, além da prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis junto a adolescentes e jovens.

Agenda do 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef na Bahia:

  1. Vitória da Conquista - 2 e 3 de outubro
  2. Senhor do Bonfim - 15 de outubro
  3. Irecê - 17 de outubro
  4. Feira de Santana - 30 e 31 de outubro
  5. Barreiras - 6 de novembro

Situação no Brasil

Nas duas últimas décadas, o Brasil se destacou por reduzir significativamente a mortalidade infantil (até 1 ano) e na infância (até 5 anos). No entanto, em 2016, pela primeira vez em 26 anos, as taxas de mortalidade infantil e na infância cresceram. E, desde 2015, as coberturas vacinais – que vinham se mantendo em patamares de excelência – entraram em uma tendência de queda.

Além disso, os avanços não alcançam todos. No Brasil, meninos e meninas indígenas têm 2,5 vezes mais risco de morrer antes de completar um ano do que as outras crianças brasileiras. A desnutrição infantil é um grave problema entre as populações indígenas, e aparece como uma das principais causas básicas de morte. Também relacionada à má nutrição está a obesidade. O aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, sal e açúcar, com baixos teores de vitaminas, tem comprometido a saúde de crianças e adolescentes.

Selo Unicef

A Edição 2017-2020 do Selo Unicef conta com a participação de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram junto ao Unicef o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo Unicef avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. Mais informações no site do Selo Unicef.

Unicef

O Unicef promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp