Foto: Reprodução/Rede Social
José Maciel Pereira, conhecido como Zé de Pituta, faleceu na madrugada desta quarta-feira, 28.
Professor, comerciante e pai de Zezé, Ana Melia e de Iko, atual prefeito de Central.
A equipe do Central Notícia expressa suas condolências e pede a Deus que conforte Júlia e toda a família neste momento de dor.
Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Fonte: Da Redação
Imagem ilustrativa
Nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 8h45 da manhã, a cidade de Irecê receberá a Pedra Fundamental do Colégio Adventista. A programação, que será aberta ao público, marcará o início da construção da nova unidade escolar na região.
A cerimônia contará com a presença de autoridades locais, líderes religiosos e representantes da Rede Adventista de Educação.
O evento traz com uma sessão de boas-vindas, seguida de um momento de reflexão espiritual, destacando o compromisso da Rede Adventista com uma educação baseada em valores cristãos.
O novo colégio, que construído na rua Assis Chateaubriand, 323 – Bairro Asa Norte, em Irecê, promete trazer uma infraestrutura moderna, oferecendo desde a educação infantil até o ensino médio, sempre com foco na formação integral dos alunos. Autoridades municipais estarão presentes para celebrar este importante passo para a educação na cidade.
A Pedra Fundamental (ou Pedra angular, em português europeu) é o nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Durante uma cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o início efetivo de uma edificação.
Fonte: Ascom - Igreja Adventista/Norte da Bahia
Membros do CBHVJ e convidados presentes na plenária, em Souto Soares (BA) - Foto Nathan Rocha
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ), realizou no dia 21 de agosto a sua 69º Reunião Plenária Ordinária, no município de Souto Soares, na Chapada Diamantina, Bahia. O encontro contou com as presenças dos membros do comitê, de autoridades locais, técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e representantes da empresa Galvani, instalada no território.
Na abertura da reunião, o presidente do CBHVJ, Paulo Neiva, falou da importância da realização da plenária, enfatizando que aquele era um local para troca de informações sobre as atividades realizadas e um espaço aberto para debate entre as instituições ali presentes.
Convidada pelo Comitê, a Galvani, empresa líder na produção de fertilizantes e que atua há mais de 50 anos nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, enviou representantes que apresentaram a empresa e os planos para a futura instalação no município de Irecê, semiárido baiano. Gleice Barcelar, coordenadora de meio ambiente da Galvani, falou da preocupação em realizar a extração mineral de uma maneira que cause pouco impacto ambiental.
Segundo Gleice, “o projeto não vai contar com uma barragem de rejeitos, já que todo o material será transformado em produtos de fertilização e correção de solo, o que diminui o consumo de água; ocorrendo um aproveitamento econômico e um ganho ambiental nesse processo”. Ela elencou também todas as medidas que vêm sendo tomadas pela empresa para que haja uma redução dos danos ambientais.
Já na fala de Alfredo Araújo, um dos técnicos do Inema presentes, foram explicadas todas as etapas e tipos de licenciamento ambiental necessários para a implantação de empresas e realização de grandes empreendimentos. “O tipo de licença pedida depende do empreendimento, da área utilizada, de como o local será afetado”, explicou. Na oportunidade, colocou-se à disposição do comitê para futuras discussões.
A nova logomarca do Comitê também foi pauta e colocada para votação, sendo aprovada por unanimidade. Já no final da reunião, Paulo Neiva, presidente do comitê, ainda comentou sobre os próximos eventos, das vagas em aberto no CBH Rio Verde e Jacaré e mais uma vez ressaltou a importância de se estabelecer debates e da troca de informações, como ocorreu nesta plenária.
Fonte: Ascom - CBHVJ
Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente a partir dos 18 anos de idade. Decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza o recrutamento, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.
De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.
Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.
A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.
As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.
Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação
O serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que nos próximos dias e ao longo do próximo mês a baixa umidade persistirá no Vale do São Francisco e no Oeste baiano. Essa condição está ocorrendo desde o dia 19 de agosto e foi registrado níveis baixos de umidade relativa do ar, com índices inferiores a 20% durante as tardes.
Essa situação é provocada pela influência de uma massa de ar quente e seco que tem predominado na região, resultando em céu claro, sem chuvas, e temperaturas elevadas. Estas condições são típicas do período mais seco do ano.
O meteorologista do Inema, Aldírio Almeida, reforça a importância de redobrar os cuidados com a saúde, especialmente em relação à hidratação. "É crucial que a população, em especial crianças e idosos, mantenha-se bem hidratada, pois são mais vulneráveis a esses extremos climáticos", afirmou Almeida. Ele também destacou o risco de incêndios florestais. "A combinação de baixa umidade e altas temperaturas deixa a vegetação mais seca, aumentando significativamente o risco de incêndios. Por isso, é fundamental evitar o uso de fogo em atividades agrícolas neste período.”
A baixa umidade pode agravar condições respiratórias como asma e bronquite, além de causar desconfortos gerais, como irritação nos olhos e ressecamento das vias respiratórias. Por isso, é recomendável adotar medidas preventivas, como manter-se hidratado, utilizar umidificadores e evitar atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia.
Romaria do Bom Jesus da Lapa representa a força do turismo religioso baiano - Foto: Ascom/Setur-BA
No site do Inema e nas redes sociais, você pode acompanhar o monitoramento da previsão do tempo na Bahia. Além disso, o aplicativo 'Vai dar Praia' oferece informações atualizadas sobre as condições das praias no estado.
Fonte: Ascom/Inema
As entrevistas ocorreram durante o Jornal do Meio Dia — Foto: Montagem/CN
Na tarde desta terça-feira, 27, os candidatos à prefeitura de Central, Iko Alencar (PT), Rubens Bonfim (MDB) e Renato do Boi (PSB), participaram de uma sabatina realizada pela Rádio Irecê Líder FM, durante o programa Jornal do Meio Dia. A entrevista contou com a mediação dos radialistas Jota Sidnei, Sandro Moreno e Jaílza Saille. O candidato Del Cedro (PSOL) não compareceu.
Iko Alencar, atual prefeito de Central e candidato à reeleição, abordou diversos temas durante sua participação, como economia local, saúde e política. No entanto, suas declarações foram amplamente rebatidas pelo candidato Rubens Bonfim.
Em uma das discussões, Sandro Moreno questionou Iko sobre a extensão das estradas vicinais do município, ao que ele respondeu serem "100, 100 e poucos quilômetros". A resposta gerou controvérsia, com Rubens Bonfim contestando os números apresentados.
Rubens Bonfim, que é contador e especialista em gestão, orçamento e planejamento, afirmou que Central possui mais de 230 quilômetros de estradas vicinais, abrangendo mais de 42 povoados, e criticou duramente a atual gestão. "O prefeito não conhece o município. Central recebeu quase R$ 8 milhões em convênios este ano, mas ele não soube responder sobre a aplicação desses recursos. Além disso, a cidade deveria ter 9 PSFs, podendo chegar a 10, mas, por falta de gestão, só tem 6", disparou Rubens.
A questão da possível união das oposições também foi abordada por Jota Sidnei. Quando perguntado sobre a chance de se unir a Renato do Boi, Rubens foi claro: "Sou candidato até o final, mas não descarto a união da oposição. Sou uma pessoa de diálogo, de adesões. Meu projeto não é pessoal, mas sim pela cidade".
Renato do Boi, último a ser sabatinado, também criticou a administração atual. Professor aposentado e agricultor, ele alegou que sua cassação foi fruto de perseguição política e afirmou que não acredita na sua impugnação.
A sabatina completa pode ser vista e ouvida, logo abaixo, no canal oficial da Rádio Irecê Líder FM no YouTube.
Fonte: Da Redação
Prefeito Edimário Boa Ventura - Foto: Divulgação/Facebook
A candidatura de Edimário José Boaventura a prefeito de Mulungu Do Morro foi homologada pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (27). Com filiação vinculada ao PSB, ele terá como candidato a vice Manoel De Sousa Lima (PSD) na disputa que acontece no próximo dia 6 de outubro.
Com nome nas urnas firmado em Edimário Boaventura, o agora candidato tem o apoio dos partidos PP / PSB / PSD / Federação Brasil da Esperança - Fe Brasil(PT/PC do B/PV).
Fonte: Bahia Notícias
Foto: Reprodução
O programa Incra Itinerante está levando seus serviços a 1.025 famílias assentadas na Chapada Diamantina durante uma jornada de 11 dias, que ocorre de 16 a 27 de agosto. A iniciativa abrange nove áreas de reforma agrária e busca oferecer suporte técnico e administrativo, promovendo melhorias na qualidade de vida e na organização das comunidades rurais atendidas.
Até o dia 25 de agosto, a iniciativa já beneficiou diversas localidades. Foram atendidos o assentamento Moreno, em Nova Redenção; as áreas Florestan Fernandes, Roseli Nunes, Macaco Sêco e Santa Clara, em Itaetê; o assentamento Andaraí I, em Andaraí; e a comunidade de Chapada Bonita, em Souto Soares.
O programa também prestará serviços no assentamento Santa Cruz, em Tapiramutá, nesta segunda-feira (26). A jornada será concluída na área de reforma agrária 1º de Abril Paraguaçu, em Ipirá, encerrando o itinerário de atendimento.
Serviços disponíveis
Segundo o servidor Osvaldo de Oliveira, que integra a equipe do Incra Itinerante, os serviços mais requisitados pelos assentados são o desbloqueio no sistema da autarquia e a emissão do Contrato de Concessão de Uso (CCU). “Atualizamos os dados das famílias, geramos e entregamos o contrato. A rapidez tem deixado as famílias satisfeitas”, considerou.
No Incra Itinerante, trabalhadores rurais têm a oportunidade de regularizar seus lotes, desde que atendam aos critérios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Além disso, são oferecidos serviços como atualização cadastral, emissão de certidões e da Relação de Beneficiários (RB), bem como inclusão ou exclusão de cônjuges nos registros.
Conquistas
Roberto Oliveira, que é beneficiário do assentamento Roseli Nunes em Itaetê há 27 anos, relata que ficou bloqueado por três anos. “Apresentei os documentos necessários e consegui o desbloqueio”, ressaltou. Segundo o agricultor, “o Incra Itinerante é um avanço para os moradores do campo”.
Assim como o agricultor, Marinalva Correa, assentada no Florestan Fernandes, também em Itaetê, ressaltou a importância da iniciativa. “traz os serviços que estávamos precisando, estava ansiosa para receber o CCU e consegui”. Ela afirmou torcer para o atendimento continuar acontecendo para resolver as pendências das famílias.
Fonte: Do site GOVBA.
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...
Stefane Xavier da Silva foi atacada pelo próprio pit bull em Cidade Ocidental, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: PRF Um homem foi preso na tarde do último sábado durante uma fisca...
O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu um reconhecimento nacional de grande relevância: sua Unidade ...