Foto: Reprodução
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, parabenizar os(a) estudantes Maicon Queiroz @maiconq0, Pedro Henrique Costa @phsccosta, Phanttyny Souza @phanttyny e Thiago Cunha @th1ag0h, por sua brilhante participação na ITMC (International Talent Mathematics Contest), um desafio internacional de talentos matemáticos, que aconteceu entre os dias 24 a 28 de fevereiro, em Bangkok, na Tailândia.
Os alunos embarcaram no último dia 21 para o evento. Eles voltam com uma medalha de bronze conquistada por Maicon, e três menções honrosas conquistadas pelos demais.
Valeu todo o esforço e contribuições. Nossos alunos representaram muito bem nossa instituição e país.
O ITMC incentiva o estudo da matemática entre os jovens ao redor do mundo.
A seleção para a participação no torneio veio através da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), em que os estudantes que alcançam uma boa colocação a nível nacional são convidados a participar do torneio na Tailândia.
Certamente todos que contribuiriam para que isso se tornasse uma realidade estão muito orgulhosos.
Fonte: Com informações do IFBA Irecê
Foto: Reprodução
As cidades de Irecê e Jacobina entraram de cabeça no projeto Vacinação nas Escolas, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e que tem a parceria com a Secretaria da Saúde (Sesab).
Na segunda-feira (26), primeiro dia de vacinação de crianças e adolescentes pelas equipes de saúde nas instituições, 613 doses foram aplicadas em 12 unidades de ensino, como o Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II e o Colégio Modelo, ambos em Jacobina, e as escolas Marcondes Batista Félix, Angical, Municipal Padre Cícero e Luiz Mário Dourado, em Irecê.
“Nosso objetivo é alcançar o maior número de estudantes não só na rede estadual, como nas redes municipal e privada. O programa é um sucesso porque traz a questão da prevenção e prioriza um público-alvo o qual também multiplica o projeto nas suas casas e suas famílias”, declara Lúcia Albuquerque, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Centro-Norte, que abrange os dois municípios.
O projeto foi lançado na abertura do ano letivo 2024 para erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas, devido às baixas coberturas vacinais apresentadas em todo país e à possibilidade do retorno de doenças antes controladas por meio da imunização.
Agendamento
Para participar do projeto, é preciso que as unidades de ensino agendem a visita dos profissionais e comuniquem previamente aos pais ou responsáveis dos alunos. O cronograma prevê duas semanas de mobilização, sendo a do primeiro semestre programada para ocorrer da última segunda-feira a 1º de março e a do segundo semestre, de 8 a 12 de julho.
Alunos das redes municipal e privada também estão sendo contemplados. Para que isso ocorra, é necessário que as escolas solicitem a presença das equipes.
É importante a apresentação do cartão de vacina para ser avaliado e atualizado conforme a necessidade. Também estão sendo realizadas mobilização de pais, responsáveis e famílias sobre a importância da vacinação para manter a comunidade escolar protegida e abordagem do tema para a comunidade em escolas e eventos do setor de educação.
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Reprodução/JC
O ex-prefeito de Jacobina, Rui Macedo, celebrou uma importante conquista na justiça na última terça-feira (27). O político ganhou um recurso que determinava a suspensão de seus direitos políticos e multa de aproximadamente 300 mil reais.
Liderada pelo advogado Durval Borges, a defesa de Rui Macedo reafirmou que não houve enriquecimento ilícito nem dano ao erário com os recursos recebidos através do Fundo Nacional de Educação, argumento que foi acolhido pelos desembargadores federais.
A decisão do tribunal anulou completamente o veredicto de primeira instância, deixando o caminho livre para o ex-prefeito concorrer a cargos públicos nas eleições de 2024.
O ex-prefeito, que administrou o município de Jacobina por dois mandatos, atualmente não está filiado a nenhum partido político.
No entanto, há indícios de que ele deverá se filiar a uma nova legenda até o mês de abril, com o intuito de lançar sua pré-candidatura e concorrer à prefeitura municipal nas eleições deste ano. Seu último partido foi o PMDB.
Fonte: Jacobina 24 horas
Foto: reprodução
O Conselho Regional de Odontologia da Bahia interditou nesta terça-feira (27) uma Clínica de Imagem Radiológica, no município de João Dourado por exercício ilegal da profissão.
De acordo com a fiscalização, uma mulher realizava exames radiográficos sem a devida formação acadêmica de Técnico de Saúde Bucal (TSB), e sem a supervisão de um cirurgião-dentista.
Ficou constatado também que o estabelecimento não possuía alvarás de funcionamento e sanitário, comprovando a ausência de responsável técnico. A referida Clínica de Imagem também não possui registro na Autarquia.
Diante das gravidades éticas, os fiscais registraram boletim de ocorrência na Delegacia Territorial para as devidas providências e o caso também será encaminhado para que o Ministério Público tome as medidas cabíveis, com a eventual responsabilização civil ou penal dos infratores.
Denúncias sobre possíveis profissionais, clínicas ou consultórios em situação irregular e/ou podem ser feitas pelo canal oficial do CRO-BA: fiscalizacao@croba.org.br
Fonte: CRO-BA/Conselho regional de odontologia
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou a manifestação pró-Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (25/2), como um ato “em defesa do golpe”. Em entrevista ao programa É Notícia, da RedeTV!, o petista reconheceu, porém, que a mobilização foi “grande”.
“Eles fizeram uma manifestação grande em São Paulo. Mesmo quem não quiser acreditar, é só ver a imagem. Como as pessoas chegaram lá, ‘é’ outros 500”, disse Lula, na entrevista que foi ao ar na noite desta terça-feira (27/2).
“Foi uma manifestação em defesa do golpe. É importante ficar atento porque essa gente está demonstrando que não está para brincadeira. Não só no Brasil, no mundo inteiro”, afirmou Lula.
Lula também comentou o pedido de anistia em relação aos presos do 8 de janeiro, feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o ato.
“Eles nem foram julgados ainda. Eles estão presos como garantia da paz e da ordem deste país. Ainda não descobriu quem mandou, financiou, porque houve uma tentativa de golpe”, pontuou o presidente.
“Como alguém começa a pedir anistia sem nem ser julgado? Tem que terminar o processo. As pessoas têm que ser ouvidas. O cidadão tá pedindo anistia antecipada”, criticou o petista, em referência a Bolsonaro.
Reações à manifestação
O governo Lula tem evitado comentar a manifestação bolsonarista do fim de semana. O presidente chegou a ser questionado sobre o ato em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (26/2), mas não respondeu.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, foi evasivo e disse: “Quem tem que fazer avaliação são eles”.
Já o chefe da Casa Civil, Rui Costa, por sua vez, afirmou que, “diante do que tinham divulgado e da força que tiveram no passado”, não tem surpresa.
“Surpresa se refere apenas ao conteúdo, à confissão dos crimes praticados. O Brasil inteiro ficou surpreso. Pela primeira vez na história, pessoas que cometeram eventos criminosos chamam evento em praça pública e, na praça pública, em frente à multidão, confessam o crime e vão além disso. Pedem perdão, anistia pelos crimes cometidos”, disse Costa.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Cafarnaum
Na sessão realizada nesta terça-feira (27), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiu parecer prévio recomendando a aprovação com ressalvas das contas referentes ao exercício de 2022 de sete prefeituras baianas. Dentre elas, destaca-se Cafarnaum, onde as contas da gestão da prefeita Sueli Fernandes de Souza Novais foram analisadas e aprovadas.
Os conselheiros relatores, ao final de cada voto, também apresentaram Deliberação de Imputação de Débito (DID), com proposta de multa a cada gestor no valor de R$1 mil a R$3,5 mil, em razão das ressalvas indicadas nos relatórios técnicos.
No entanto, no caso de Cafarnaum, as ressalvas foram consideradas de pouca relevância, levando o relator a optar por não aplicar sanção pecuniária, apenas alertando o gestor no sentido de evitar a reincidência.
Essa decisão reflete a eficiência e transparência na gestão municipal de Cafarnaum, evidenciando o compromisso da administração em cumprir as normas e garantir o bom uso dos recursos públicos.
Cabe destacar que as decisões podem ser contestadas através de recursos pelos gestores municipais.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...