Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019
Notícias

Uma plantação com cerca de 35 mil pés de maconha foi localizada após denúncia anônima, em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, informou nesta quinta-feira (08), a Companhia Independente de Policiamento Especializada CIPE-Semiárido. O plantio que media 1,5m de altura, distribuído em 7 roças, às margens de uma lagoa, estava nas proximidades do povoado de Areia Branca, zona rural do município. Ninguém foi preso.

As roças foram localizadas por policias da CIPE-Semiárido após denúncia de populares. A polícia disse ainda, em nota, que além da droga foram encontrados 03 acampamentos e 01 pequeno barco usado pelos traficantes para se deslocarem entre os lagos e os locais plantios.

A plantação foi incinerada, enquanto parte do material foi enviado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e, posteriormente, deverá ser destruído. As investigações devem continuar, com o objetivo de localizar os proprietários e responsáveis pelo plantio da droga.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019
Artigo

Frequentemente, no consultório, é comum ouvir relatos de mães que dão chás, sucos ou água aos seus bebês antes mesmo que completem os 6 meses de vida. A grande maioria apegada à "experiência" de avós, tias, vizinhas que fizeram o mesmo em gerações anteriores. Diria até que é algo cultural encarado como uma tradição familiar.

Entretanto, não podemos deixar de reforçar sobre a importância do aleitamento materno exclusivo (do nascimento até os 6 meses) e seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Anualmente, a primeira semana de agosto é destinada à divulgação de informações que objetivam conscientizar as famílias (mães, pais) para a amamentação e, consequentemente, melhorar a saúde dos bebês.

A principal mensagem é que o leite materno é completo. Tem a composição nutricional (inclusive com água suficiente), metabólica e imunológica ideal, ajuda na redução da mortalidade infantil, previne doenças infecciosas, alérgicas e crônicas, além de auxiliar no desenvolvimento cognitivo do bebê. Para a própria mãe, o fato de amamentar de imediato ajuda a prevenir hemorragias pós-parto, reduz riscos de câncer, auxilia na perda de peso.

O aleitamento deve ser iniciado imediatamente após o nascimento e mantê-lo exclusivo até os primeiros 6 meses de vida. Somente após os 6 meses até 2 anos de vida, o aleitamento deve passar a ser complementado, ou seja, leite materno alternado com outros tipos de alimentos. Obviamente, ocorrem exceções em que deve ser contraindicado a amamentação como mães portadoras de HIV, HTLV, por ex.

Outro ponto a ser considerado é a respeito do uso do leite de vaca. Muitas mães ofertam aos seus bebês sem saber das diferenças nutricionais, do aumento do potencial alérgico do leite da vaca, a baixa absorção do cálcio - se comparado com o leite humano -, a difícil digestão, aumento de cólicas abdominais e riscos de infecções.

Em suma, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Aquelas que não possuem confiança para amamentar precisam do estímulo e do apoio do pai da criança, bem como da família e dos amigos. Portanto, todos devem ter acesso às informações sobre os benefícios do aleitamento materno. Tudo pela saúde dos nossos bebês!

Tiago Nunes é médico e escreve para o Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019
Notícias

Em Irecê, estão abertas até o dia 31 de agosto as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Colégio Odete e nas Escolas Joel Americano Lopes (São José) e José Francisco Nunes (Itapicuru).

A ação visa dar oportunidade para jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade em idade ideal de continuarem e concluírem os estudos. Os interessados devem levar a documentação (histórico escolar, R.G., comprovante de residência e 03 fotos 3x4) para uma das escolas.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019
Bahia

O governador Rui Costa determinou a adoção de todas as medidas e esforços necessários para a implantação imediata das promoções e o pagamento retroativo de 487 soldados da Polícia Militar que concluíram o curso de formação em maio deste ano. A determinação foi encaminhada imediatamente após o governador ser comunicado que, em decorrência do grande volume de procedimentos operacionais, estes servidores ainda estavam recebendo suas remunerações como aluno soldado.

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) fará o pagamento da diferença salarial retroativa ao dia 31 de maio deste ano, data em que estes policiais concluíram o curso de formação da PM. A promoção destes servidores é obrigatória após o término do curso e será efetivada neste mês de agosto.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019

O ministro da Justiça, Sergio Moro, mandou a Polícia Federal (PF) abrir inquérito para investigar um youtuber pelo crime de ameaça. Num vídeo, Vina Guerrero disse que o presidente Jair Bolsonaro “tem que ser assassinado”. Para Moro, a declaração é criminosa, se encaixa no tipo penal de ameaça. O ministro também quer a PF enquadre o youtuber na Lei de Segurança Nacional.

O youtuber em questão tem pouco mais de 6 mil inscritos em seu canal, que já teve todo o conteúdo apagado. É um canal inexpressivo, portanto: o 250º maior canal de YouTube do Brasil tem 3,5 milhões de inscritos e mais de 300 milhões de visualizações.

Em despacho desta quarta-feira (7), Moro diz que, “diante da gravidade dos fatos”, pediu que a PF tome providências “com vistas” à investigação do caso. O ministro pediu que Boslonaro registre a ocorrência do crime de ameaça, para que a investigação possa começar. As informações são do Conjur.

Veja a nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública:

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública requisitou à Polícia Federal, em 06/08/2019, a abertura de inquérito policial para a apuração de graves crimes de ameaça, incitação à violência e contra a honra praticados contra o Sr. Presidente da República, Jair Bolsonaro, por pessoa identificada como ‘Vina Guerrero’, e que foram efetuados por meio de vídeo divulgado no Youtube. Foi ainda solicitada, em vista da gravidade das ameaças e da incitação à violência, a verificação de eventual enquadramento das condutas na Lei de Segurança Nacional”.

Fonte: As informações são do Conjur



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019
Notícias

Na tarde desta quarta-feira (07), por volta das 17h, uma equipe da CAESA, em conjunto com guarnições do 7° BPM, realizou a intensificação do policiamento, a fim de antever os festejos de emancipação do município de Central, região de Irecê.

Durante o patrulhamento na Rua J.K, um homem evadiu ao visualizar as guarnições, adentrando em uma residência. Ao proceder o acompanhamento, fazendo o cerco no imóvel, o indivíduo efetuou disparos contra os policiais. Na tentativa de fazer cessar a injusta agressão, foram realizados disparos, tendo o suspeito sido atingido. Foi prestado o imediato socorro, conduzindo o suspeito até o hospital local, mas ele não resistiu.As informações são da Polícia Civil e CAESA.

Ao proceder o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Central, o resistente foi identificado como Wesley Silva Ribeiro, 35 anos, conhecido por Pú, pesando contra ele passagens por tráfico de drogas e porte de arma de fogo.

Material apreendido:

  • Revólver ROSSI, sem numeração, Cal. 32, municiado com 3 cartuchos deflagrados e 3 picotados;
  • 500 gramas de maconha, em trouxas e um pedaço de um tablete.

Fonte: DPC Michael Alves e CAP/PM Thiago Oliveira



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019
Notícias

A Polícia Civil de Central, na região de Irecê, prendeu na manhã desta quarta-feira (07), Moisés Andrade Pereira, de 48 anos, suspeito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Andrade compareceu à delegacia para registrar um boletim de ocorrência alegando que estava sendo vítima de calúnia. Ao ser consultado no banco de dados, a Polícia Civil descobriu um mandado de prisão em aberto em desfavor do suspeito. O mandado foi expedido pela Justiça de Gentio do Ouro. As informações são da Polícia Civil.

Após o cumprimento do mandado de prisão, o homem será encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique onde ficará preso à disposição da Justiça.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp