Sexta-feira, 26 de Julho de 2019
Notícias

O município de Irecê será uma das cidades polo da Zona Franca do Semiárido Nordestino, área de livre comércio de exportação e importação e de incentivos fiscais, que será criada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/11. A inclusão da cidade baiana deve-se a uma emenda à PEC, apresentada pelo deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA).

A nova Zona Franca abrange os nove estados nordestinos, além de uma parte dos territórios de Minas Gerais e do Espírito Santo. A proposta inicial previa uma zona franca com o ponto central na cidade de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, e abrangia a área de um raio de 100 quilômetros.

“O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), relator da PEC, apresentou texto alternativo, mantendo o ponto central paraibano, mas ampliando o raio para 250 quilômetros em torno e multiplicando os pontos. Foi nessa ampliação que conseguimos incluir Irecê”, explica Félix.

Tendo como modelo a Zona Franca de Manaus, a Zona Franca do Semiárido Nordestino terá, inicialmente, a duração de 30 anos e, para a sua criação, terá que ser aprovada no plenário da Câmara por 308 votos, em dois turnos de votação. Depois, segue para o Senado onde será votada também em dois turnos. “A PEC irá a plenário assim que o presidente Rodrigo Maia e o Colégio de Líderes decidirem a data da votação. Acredito que até o final deste ano”, diz  Patriota.

Além de Cajazeiras e Irecê, as outras cidades polo são Salgueiro (PE), Juazeiro do Norte (CE), Mossoró (RN), Picos (PI), Arapiraca (AL), Itabaiana (SE), Bacabeira (MA) e Montes Claros (MG). O semiárido nordestino tem uma área de quase 1 milhão de quilômetros quadrados, abrangendo 1.134 municípios, e uma população superior a 22 milhões de habitantes, maior que a população do Chile.

Fonte: Ascom/Deputado federal Félix Mendonça Jr



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 26 de Julho de 2019
Bahia

Gastronomia e agricultura familiar se encontraram no Mesa Ao Vivo Bahia, nesta quinta-feira (25), em Salvador. Durante o evento, que tem apoio do Governo do Estado, chefs de cozinha, formadores de opinião e um público especializado puderam conhecer produtos diferenciados produzidos no estado. A participação de cooperativas de agricultores familiares em eventos dessa natureza faz parte da política da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de fortalecer a comercialização da produção.

“É bom registrar que 25 de julho é uma data especial porque é o dia da agricultura familiar. Hoje estão acontecendo três eventos em Salvador  que simbolizam bem o que é oportunizar esse segmento da economia baiana às políticas públicas criadas nos últimos 13 anos e construídas junto com os agricultores”, afirmou o chefe de gabinete da SDR, Geandro Ribeiro. Além do Mesa Bahia, acontece a Super Bahia, feira atacadista e varejista, na Arena Fonte Nova; e a Feira da Reforma Agrária da Bahia, realizada na Praça da Piedade.

O chocolate fabricado em Ibicaraí, no sul do estado, com o cacau plantado na região, marcou presença no Mesa Bahia. A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA) levou bombons e barras com concentração de 35%, 50% e 70% cacau. “Nossa participação vem fortalecer a divulgação de um chocolate diferenciado, com maior concentração de cacau, sem adição de açúcar e leite” avaliou o diretor-presidente da COOPFESBA, Osaná Crisótomo.

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) apresentou, dentre outros produtos, o novo estilo da cerveja de umbu. “É uma cerveja Belgian Pale Ale, mais leve, mais frutada e mais refrescante do que a outra cerveja que a gente já tinha no mercado, que é uma sizeal”, explicou a engenheira de alimentos da Coopercuc, Leidiane Mendes.

Café especial, mel, flocão de milho, cachaça e produtos derivados do licuri também foram apresentados no evento. As opções são novas possibilidades de sabores para profissionais da gastronomia. “Hoje a gente tem uma gama de opções e cooperativas trabalhando produtos muito conceituados, inclusive, no Brasil inteiro. A gente tem o maior prazer de trabalhar com eles. É muito rico. Quanto mais esses produtos estiverem na mesa do consumidor, mais nós ficamos felizes”, declarou a chef de cozinha, Bruna Moreira, que fez, durante o evento, uma receita usando caprinos do sertão e milho de Irecê. “Isso enriquece muito nossa aula”, completou.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 25 de Julho de 2019
Região

O pequeno produtor conhecido por Gene possui uma propriedade rural no município de Barra do Mendes, na região de Irecê, que cultiva um canavial irrigado para produzir cachaça orgânica. O vídeo foi produzido por Rosimar Silva e inicialmente divulgado na página Sustentabilidade Agroflorestal na Rede Social Facebook.

Além da cana, a ‘Fazenda Velha’ também produz beterraba, cenoura, cebola, aipim e batata-doce. Da cana vem os seus derivados, cachaça, rapadura e melado.

Veja o vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 25 de Julho de 2019
Notícias

Irecê - Na madrugada desta quinta-feira (25), por volta de 01h15, o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) acionou uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar, pois um estabelecimento comercial [Barbearia e Choperia Patron], localizado na área central da cidade, tinha sido furtado.

Com o acompanhamento  do videomonitoramento, o CICOM informou que o suspeito estava se deslocando sentindo mercadão, onde a PM fez a abordagem.

Com ele, a PM encontrou R$ 249,10 reais,  um aparelho celular e três pencas de chaves - oriundos do furto, conforme o Cicom. O suspeito identificado por Manoel Messias Júnior e todo o material foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 25 de Julho de 2019
Solidariedade

Central - Queremos agradecer aos que se juntaram a CORRENTE DO BEM para ajudar a família de Andreia. Uma mulher como tantas que vem sofrendo todos os tipos de violência simplesmente por ser mulher.

 No primeiro casamento, teve 4 filhos, foi violentada pelo marido que nunca respeitou nem a presença dos próprios filhos, cansada de apanhar, procurou a justiça e foi beneficiada por medida protetiva e se viu livre de tanto sofrimento.

 Foi aí que pensou em refazer a vida e lutar para criar os filhos, apareceu o segundo relacionamento, chegaria aí uma oportunidade de ser feliz, em um relacionamento saudável. Coitada! O pesadelo voltou com outro protagonista, mais violência e, agora, ameaça de matar os filhos. Novamente ela se viu na situação vulnerável e sofrida que muitas mulheres continuam a passar. Outra vez buscou a justiça. Dessa vez com a medida protetiva veio a situação de miséria total.

Mas graças a você que ajudou com todo amor do mundo, essa situação vem chegando ao fim da seguinte forma:

Ela já tem assessoria jurídica para pleitear as pensões das crianças, já tem encaminhado a laqueadura de trompas, encaminhado a inserção nos programas sociais para fortalecer o vínculo familiar e o Instituto Central da Cidadania vai acolher as 4 crianças a partir do próximo ano com o reforço escolar e atividades extracurriculares em turno oposto ao da escola e, assim, oferecer mais oportunidades as crianças e a possibilidade da mãe trabalhar.

Para amenizar todo esse sofrimento conseguimos várias doações de alimentos, roupas, cobertas, utensílios domésticos, colchões e, até uma televisão.

Se quiser continuar ajudando, o telefone de Andreia é (74) 99922-9820.

Agradecemos a todos e pedimos a Deus que abençoe a cada um que se mobilizou nesse ato de amor.

Matéria relacionada:

Central: Mulher grávida e com quatro crianças pequenas passa por necessidade e precisa da sua ajuda

Fonte: Central Notícia - Texto: Sueine Dourado



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 25 de Julho de 2019
Publicidade

 

Uma máquina de Tinta Iquine que faz 1200 cores a preço de branco. As Tintas Iquine apresentam o Icores, primeiro sistema tintométrico 100% base água do mercado. Saiba mais!

Promoção de Tintas!

A cidade de Central está fazendo aniversário e quem ganha o presente é você! Compre no Cimentão e participe do sorteio para pintura da fachada da sua casa grátis.

Descontos de 15% e 20% nas compras à vista. Aproveitem!!

Promoção por tempo limitado!

O Cimentão, na Praça do Mercado, 23, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9913 8444 ou WhatsApp: (74) 9. 9970 4306.

O Cimentão - Construindo Sonhos!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 25 de Julho de 2019
Notícias

A Embasa informa que o abastecimento de água na região de Irecê está interrompido, desde à noite desta quarta-feira (24) devido um vazamento ocorrido na Adutora do São Francisco.

Ainda conforme a Embasa, a previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda nessa quinta-feira (25). O abastecimento será gradativamente regularizado no período da noite.

Cidades Afetadas: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, além dos respectivos povoados e distritos.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 25 de Julho de 2019
Região

Na sessão desta quarta-feira (24/07), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente o termo de ocorrência formulada contra a prefeita de América Dourada,  na região de Irecê, Rosa Maria Dourado Lopes, por irregularidades referentes ao acúmulo de cargos por quatro servidores públicos em prestação de serviços nos Municípios de América Dourada, Irecê e Barro Alto, bem como vínculo com o Estado da Bahia, no exercício de 2018. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel, multou a gestora em R$1,5 mil.

Segundo a denúncia, o servidor Dursenal Neri de Barros Filho apresenta jornada de trabalho incompatível, tendo dois cargos de Professor Nível I, no município de América Dourada. Francisca Batista de Oliveira também possui acúmulo de cargos incompatível. São eles: Professora Nível I em América Dourada; Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia; e Professora no município de Irecê. Maria Aparecida Alves Dourado tem a jornada de trabalho incompatível, exercendo a função de Odontóloga nos municípios de América Dourada e Barro Alto. Por fim, Rui Franca Dourado possui cargos não acumuláveis, são eles: Agente de Serviços da prefeitura de América Dourada e Inspetor Escolar no município de Irecê.

A prefeita de América Dourada e o gestor de Barro Alto, Orlando Amorim Santos foram notificados, todavia não apresentaram defesa. O prefeito de Irecê, Elmo Vaz Bastos de Matos, apresentou justificativas no processo, informando que, no caso de Francisca Batista de Oliveira a carga horária não ultrapassaria as 20 horas semanais. Já em relação a Rui Franca Dourado, houve o pedido de exoneração. Todavia, a documentação foi considerada insuficiente para esclarecer a questão.

A Constituição Federal, ao proibir, expressamente, a acumulação remunerada de cargos públicos, admitiu apenas três exceções à regra, são elas: a acumulação de dois cargos de professor; de um cargo de professor com outro, técnico ou científico; e de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. Após exame de cada uma das quatro situações retratadas no termo, o relator concluiu que as atividades em questão não estão previstas nas exceções.

O relator alertou ainda que a prefeita de América Dourada e os gestores dos municípios de Irecê e de Barro Alto devem adotar medidas imediatas para regularização das indevidas acumulações de cargos públicos.

Ao contrário da prefeita de América Dourada, os prefeitos de Irecê, Elmo Vaz Bastos de Matos e de Barro Alto, Orlando Amorim Santos, não haviam sido notificados antes da lavratura Termo de Ocorrência. Por esse motivo foram apenas advertidos.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM/BA



Compartilhar no Whatsapp