Terça-feira, 23 de Julho de 2019

O jovem que completar 16 anos poderá ganhar outro direito, além de votar, tirar a carteira de motorista. Um Projeto de Lei em tramitação no Senado propõe a concessão de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória a partir desta idade. O autor da proposta, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), defende “que adolescentes nesta faixa etária já têm maturidade para dirigir e que a medida inclusive vai diminuir os acidentes de trânsito”.

“O projeto permite que o jovem tenha a carta provisória para dirigir porque em nosso entendimento é que se estamos discutindo a maior idade penal isso quer dizer que os jovens brasileiros estão cada vez mais conscientes”, salienta o parlamentar. Sem especificar quais, o parlamentar cita pesquisas que mostrariam que cerca da metade desses jovens já dirige, embora não tenham carteira nacional de habilitação. Hoje a maioria já dirige, só que, de forma ilegal.

“O nosso projeto vai autorizar e vão dirigir legalmente podendo frequentara uma escola de trânsito, podendo conhecer todas as leis e ter autorização legal para dirigir”, completa Mecias em entrevista no senado federal. O texto será votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo, isto é, sem necessidade de ser avaliado pelo Plenário do Senado.

Fonte: Gazeta do Povo



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Notícias

Instituto Médico Legal de Irecê (Foto: Central Notícia)

Um rapaz identificado por Rafael Alves de Araújo, de 21 anos, foi morto e pedradas na cidade de Irecê. O corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira por uma equipe da Polícia Civil, em um terreno baldio, aos fundos do cemitério localizado entre os bairros Nobelino e São Francisco.

O corpo até então sem identificado, foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê, onde foi examinado. Segundo a Polícia Civil, o rosto da vítima estava desfigurado por causa das pedradas. Já no IML, o corpo foi reconhecido pela família.

A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso.

Veja a nota da Polícia Civil

Chegou ao conhecimento deste plantão, neste horário das 09:30, da existência de um corpo sem sinais vitais, num terreno baldio, aos fundos do cemitério localizado entre os bairros Nobelino e São Francisco. Que a equipe do plantão se dirigiu ao local, onde constatou a veracidade dos fatos, sendo encontrado um corpo do sexo masculino, de cor parda, cabelos castanhos claros, magro, trajando bermuda rosa, camisa de malha branca, sandália tipo havaiana com desenhos quadriculados nas cores branco, preto e vermelho, possuindo a tatuagem de uma carpa na panturrilha da perna direita, com o rosto desfigurado devido às pedradas, estando o mesmo irreconhecível e sem portar documentos pessoais.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Chapada Diamantina

Um ônibus da empresa Viação Novo Horizonte capotou na madrugada desta segunda-feira (22), por volta das 02h, na BR-242, entre o povoado Saquinho e o posto de combustível ‘Carne Assada’, no município de Seabra, região da Chapada Diamantina. O veículo saiu da pista, desceu uma ribanceira e virou.

“Fomos acionados por volta das 2h22 para atender um acidente com um ônibus na BR. A equipe que estava de plantão rapidamente foi para o local do sinistro”, afirmam os brigadistas Anjos da Chapada, em nota na rede social. No interior do veículo havia no total 15 passageiros, sendo que desse total há o registro de duas crianças. Não tem informações de vítimas em estados grave apenas com escoriações.

Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional da Chapada, em Seabra.

Fonte: Central Notícia com informações do Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Bahia

Em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (22), o governador Rui Costa afirmou que não participará da inauguração do Novo Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Na opinião do governador, o evento se transformou em uma convenção político-partidária. “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse ao explicar a decisão.

Vídeo:

Na mensagem, Rui destacou a importância de todos os trabalhadores que se dedicaram por muitos anos na construção do equipamento e reconheceu o papel dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer; do ex-governador Jaques Wagner; e do ex-secretário estadual de infraestrutura, Otto Alencar, para a conclusão da obra.

Leia na íntegra a fala do governador:

"Olá, meus amigos e amigas. Quero reafirmar o orgulho de ter nascido na Liberdade. O meu profundo orgulho de ser baiano, de ser nordestino. Nordestino que acima de tudo é um resistente, um trabalhador. Como o povo da região de Vitória da Conquista, que trabalhou muito durante anos para tornar esse sonho realidade, o novo aeroporto da região. Exercitando o que aprendi com a minha família, a gratidão, quero aqui reconhecer aqui o papel fundamental do ex-governador Jaques Wagner que iniciou esta grande obra. Do ex-secretário de infraestrutura, Otto Alencar, que também participou de forma decisiva. Reconhecer o papel da presidenta Dilma Rousseff, que assinou os dois convênios. O primeiro, da pista, no ano de 2012, e o segundo, do terminal de passageiros, já no ano de 2015. E quero agradecer também ao ex-governo Temer, que pagou a última parcela, em novembro de 2018.

 Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o Governo Federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia. A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso. Por isso, não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o Governo do Estado construiu. Porque entendo que o Brasil precisa de paz para crescer e para gerar emprego. Quero pedir a Deus e ao Senhor do Bonfim que continue iluminando meus passos, me dando serenidade e saúde para que eu continue trabalhando pelo povo da Bahia, pelo povo do Nordeste e pelo povo brasileiro. Que Deus nos abençoe".

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Notícias

O novo comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar é o tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira Dias.  Ele substitui o tenente-coronel Florisvaldo Passos Ribeiro, que estava no cargo há cerca de um ano (veja aqui).

O 7º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Irecê realiza patrulhamento nas 23 cidades que integram a área de responsabilidade da unidade policial. América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Buritirama, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentil do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê , Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Publicidade

O Programa de Parcelamento Próprio da FAI (PROFAI) tem como objetivo conceder financiamento a estudantes calouros com renda familiar per capita de até três salários mínimos matriculados nos cursos superiores de Graduação da FAI – Faculdade Irecê. O PROFAI financia 50% do valor da mensalidade, possibilitando o pagamento após o término do curso a juros zero!

Com o PROFAI a mensalidade vai caber no seu bolso para você começar a estudar agora no 2º Semestre, pagando apenas 50% do valor da sua mensalidade e os outros 50% você começará pagar assim que concluir seu curso e sem juros, não é legal?.

Leia o Regulamento, o Edital 2019.2 e obtenha mais informações sobre o PROFAI e suas condições de contratação.

Acesse AQUI e saiba mais: ou fale conosco pelos telefones: (74) 3641.8000/4234 e Whatsapp 9.9904-3106.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Região

Samara Teles é filha do prefeito de Barro alto – Foto: Reprodução: Rede Social

Morreu neste domingo (21), em Salvador, a Jovem Samara Teles Santos, 26 anos filha de Orlando Amorim, prefeito de Barro Alto,na região de Irecê.

Há cerca de três meses, Samara descobriu um câncer e lutava contra a doença que teve início no útero. Ela estava em tratamento no Hospital Aristides Maltez, na capital baiana.

Em sua página no Facebook, amigos lamentaram o falecimento da jovem. “Sem explicação para a morte! Sentimentos a toda família de Samara, que Deus a receba de braços abertos”, escreveu Emilly Ferreira. ‘Muito triste! Que Deus conforte a todos descanse em paz’, postou Olinda Souza.

Samara era casada e deixa três filhos. O clima na cidade é de comoção. O horário do sepultamento ainda não foi divulgado.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Notícias

Maydelkis Ferrer estabeleceu moradia em Jacobina, onde casou e divide a vida com um baiano; “Eu vendo espetinho com meu esposo até conseguir um emprego melhor”, diz a cubana - Foto: Divulgação/Acervo Pessoal

A médica cubana Maydelkis Ferrer, que foi destaque na imprensa por vender espetinho de churrasco para conseguir se manter, depois da saída dos profissionais do país no programa ‘Mais Médicos’, voltou a ser assunto na mídia. Dessa vez, ela foi assunto de uma matéria especial publicada no site G1 deste domingo (21). O Central Notícia já tinha reproduzido um texto sobre Maydelkis (veja aqui) no início do mês de julho. Ela está no Brasil há quase três anos, e é natural da cidade de Morón, que fica na província Ciego de Ávila, em Cuba. Atualmente, a médica cubana mora em Jacobina, na Chapada Norte, e não pretende ir embora do Brasil. A médica se casou com um baiano no ano passado, com quem divide a vida e a nova ocupação.

“Prefiro fazer um trabalho honesto do que ficar parada, sem roubar ninguém e pagando minhas contas. Eu vendo espetinho com meu esposo até conseguir um emprego melhor. E também conto com a ajuda de minha sogra”, contou ela ao G1. Maydelkis Ferrer lembra que quando chegou em terras brasileiras, em agosto de 2016, passou cerca de 60 dias em Brasília, em acolhimento pelo ‘Mais Médicos’. “Eu esperei também a documentação com a Polícia Federal para ter uma estadia legal no país. Logo fui estabelecida na Bahia, no município de Jacobina. Eles [governo] nos colocaram no local em que íamos a trabalhar”. A médica conta que trabalhou junto com outras quatro cubanas, em várias unidades de saúde da cidade, inclusive substituindo médicos brasileiros quando eles saíam de férias.

Médica cubana casou com baiano durante estadia no Brasil por conta do programa Mais Médicos - Foto: Arquivo Pessoal

“Passei todo o tempo de duração do programa aqui [em Jacobina]. Trabalhei em seis postos de saúde no município, prestando ajuda quando os médicos saíam de férias, mas sem abandonar o meu posto”, disse. Adaptada na cidade chapadeira, Maydelkis diz que não foi difícil se adequar ao local. Para ela, os baianos são receptivos. “Jacobina é uma cidade muito acolhedora. Aqui eu tenho muitas amizades que me apoiam. Parece muito com Cuba esta área. Logo em um ano [de chegada na cidade], eu conheci a pessoa que hoje é meu esposo. Começamos a namorar, até que ficamos noivo e casamos”, relembra. Apesar da hospitalidade baiana, a médica fala também sobre o preconceito que os profissionais cubanos sofreram, além dos ataques de xenofobia.

“Ainda temos que escutar de muitas pessoas, nas redes sociais, que muitos de nós cubanos que estávamos no programa não éramos médicos. Inventavam que éramos enfermeiros ou veterinários em Cuba. Muitos comentários absurdos, mas eu não presto ouvidos a essas coisas. Sou uma pessoa que vou para frente sem escutar comentários que me deixem abatida”, disse Maydelkis. Depois que o governo de Cuba decidiu sair do programa em novembro de 2018, citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente Jair Bolsonaro – eleito na época –, a cubana chegou a voltar para seu país.

Maydelkis e colegas durante atendimento à população de Jacobina - Foto: Divulgação/Arquivo pessoal 

“Eu fui à Cuba e pedi minha liberação de saúde, aí eu voltei ao Brasil para continuar minha vida como tinha programado. Só não deu certo a questão do emprego, que prometeram dar trabalho para nós, para todos os médicos cubanos que ficassem, e não aconteceu assim. Ainda não tem um projeto para a gente, não colocam data para fazer o Revalida”, pondera. O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, que médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que tiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras, precisam fazer para terem a graduação reconhecida.

“A gente procura trabalho porque tem o diploma de médico, só que aqui tem que fazer o Revalida. Não podemos exercer [a profissão], e não encontramos trabalho porque as pessoas ficam com vergonha de contratar um médico em uma loja, uma farmácia”, lamenta. Enquanto segue trabalhando como ambulante, Maydelkis mantém a esperança de voltar a trabalhar como médica no Brasil. “O governo brasileiro diz que está aguardando uma medida provisória para regularizar os médicos cubanos pela parte jurídica. Eu acho que logo vai ter uma proposta de trabalho para nós, tenho fé que vamos voltar a trabalhar”, disse.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp